Manutenção da Bike

Regule e ajuste sua bicicleta
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Manutenção da Bike

Post by Lenine »

Edduds, o rolê das tetas além de vista linda tem Skol Li trasso bem gelada...
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Manutenção da Bike

Post by Papillon »

Senhores aproveitando o pessoal que manja de manutenção

instalei hoje o k7 11-28 na loira, sei la porque o cara disse que precisava de um espaçador no fim porque tava com folga... e acabou metendo um dente de 13V lá no fim no lugar de uma arruela... tirando a adaptação isso procede ou foi cabacisse ?

E pra ajudar ele deixou a corrente 1 elo mais curta. :cry:

fui na moema bike pq só lá tinha corrente 8v barata... chegando lá a surpresa o preço de 39,00 valia só pro site, lá era 55,00.

no final ficou 65 com a colocação, 7 reais a mais que o segundo menor preço
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Manutenção da Bike

Post by kinbold »

dependendo do seu cubo é necessário adaptador sim, mas se nao estiver pegando nos raios não precisa por, o ajuste fica no cambio. Pra saber se o tamanho da corrente tá legal, é só fazer o teste conforme a figura abaixo:

Image
Image
Orlando Neto
Membro
Posts: 769
Joined: Sat 20 Apr 2013 12:36
Location: SP

Re: Manutenção da Bike

Post by Orlando Neto »

passa no bike gomes, pô!
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Manutenção da Bike

Post by Doido43 »

kinbold wrote:dependendo do seu cubo é necessário adaptador sim, mas se nao estiver pegando nos raios não precisa por, o ajuste fica no cambio. Pra saber se o tamanho da corrente tá legal, é só fazer o teste conforme a figura abaixo:

Image
Bem legal esse exemplo!

Mais explicativo que isso não existe!
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Manutenção da Bike

Post by Papillon »

kinbold wrote:dependendo do seu cubo é necessário adaptador sim, mas se nao estiver pegando nos raios não precisa por, o ajuste fica no cambio. Pra saber se o tamanho da corrente tá legal, é só fazer o teste conforme a figura abaixo:
Pela 3a vez me deixam a corrente esticada demais, o cara fez esse teste... na coroa peq. No afastamento me parecia ok pq não pega no raio...meu cubo é 600 (ultegra 6403) era "sacar um e colocar o outro".

Pior é que da última vez que deixaram curto a emenda ficou uma caca e estourou e só terminei o pedal com ajuda do Cleber que fez a manutenção in loco.
Orlando Neto wrote:passa no bike gomes, pô!
vo passar lá, acho que amanhã terei que fazer uma visita.
Orlando Neto
Membro
Posts: 769
Joined: Sat 20 Apr 2013 12:36
Location: SP

Re: Manutenção da Bike

Post by Orlando Neto »

Papito, pode falar que você é amigo do Orlando mineiro.
hahahahah
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Manutenção da Bike

Post by kinbold »

Poisé...não se mede corrente pela coroinha.

É até normal a corrente ficar folgada quando tá toda cruzada.
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Manutenção da Bike

Post by Papillon »

Exatamente, eu argumentei isso com o peba e ele deu de ombros, só falou falar "então leva isso desmontado daqui".
Orlando Neto
Membro
Posts: 769
Joined: Sat 20 Apr 2013 12:36
Location: SP

Re: Manutenção da Bike

Post by Orlando Neto »

Galera, só pra controle, há diferença para correntes shimano 10v?
Digo, tiagra, 105, ultegra e dura ace?
E porque algumas têm 114 gomos e outras 116? Seria o tamanho do conjunto pedivela/k7?
Valeu!
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Manutenção da Bike

Post by Marcelo Marino »

As correntes de 10v são iguais e compatíveis com todos os grupos de 10v. O que muda é o material e pequenos detalhes para se conseguir correntes mais leves (e talvez mais duráveis). A quantidade de elos não importa muito (talvez se desejar usar um 56x32 possa a vir a ser um problema, hehehe). Sempre sobram elos quando se usa a medida correta da corrente.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Manutenção da Bike

Post by Papillon »

tem diferenças "boiolísticas" do tipo pinos vazados ou elos vazados para redução de peso essas coisas, 114 para 116 é justamente para quem precisa de conjunto maior (53/25 x 50/25)

a propósito não contei para voces a saga da corrente lá na moema bike... o cara quase estragou minha blocagem pq nunca tinha visto uma com chave allen para abrir.

Ai cheguei em casa e fiquei com vontade de testar a bike mas queria usar o outro pedal, fui tirar o pedal e quem diz que sai? O Elpídio travou tanto o pedal que entortei duas chaves allen de 10mm e não soltou...

Então meu resumo de experiencias com bike shops só vai acumulando insatisfações.

Fiquei com as 2 correntes curtas em pelo menos 1 elo, uma adaptação porca no meu k7 em uma das bikes, pedivela folgado na outra (cabei de notar), conduítes curtos... só bosta.
Resultado, encomendei as ferramentas para sacar k7, vou pegar de sacar pedivela e mandar esse putos a merda, já que regulagem de cambio nenhum deles consegue chegar aos meus pés.
Orlando Neto
Membro
Posts: 769
Joined: Sat 20 Apr 2013 12:36
Location: SP

Re: Manutenção da Bike

Post by Orlando Neto »

Obrigado pelas respostas... vou comprar uma de reserva...

Papito, vai no Gomes! se quizer vou com você.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Manutenção da Bike

Post by Papillon »

Era para ter ido hoje mas não deu tempo, vou levar a ruiva lá e a loira num carinha de Diadema que prometi levar.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Manutenção da Bike

Post by Klhada »

larga de ser bicha e aprende a mexer na bike. Trocar corrente e cassete é coisa de minutos pra fazer.
Image
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Manutenção da Bike

Post by edduds »

Opa, não precisa largar de ser bicha não!!! Olha o preconceito!!

Pode só aprender a mexer na bike.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Manutenção da Bike

Post by Klhada »

edduds wrote:Opa, não precisa largar de ser bicha não!!! Olha o preconceito!!

Pode só aprender a mexer na bike.

opa, perdão :oops:

só aprende a mexer na bike Papito, mas continua sendo bicha!!!
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Manutenção da Bike

Post by Papillon »

hahaha

Eu nào tenho aqueles saca k7...nem o extrator de corrente, já pedi.

Quero ver esse lance do espaçador...achei muito amador.

Pergunta pra trocar os conduítes da pra cortar os conduítes novos na tesoura ou tem algum esquema eurostyle?

vou colocar conduítes (mais) bichas na loira, dou-ra-dos (em homenagem ao pug)
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Manutenção da Bike

Post by Klhada »

tesoura?? Só se for a tesoura mais foda do planeta. O conduíte é de aço por dentro, po. Precisa de um alicate de cortar cabos (opção 1), mas eu não gosto. Sempre amassa a ponta do conduíte. Corto com a Dremel e disco de corte, e fica muito melhor...
Image
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Manutenção da Bike

Post by Lenine »

Algum dos senhores conhece algum vídeo REALMENTE DECENTE das internet que ensine a regular câmbios?
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Manutenção da Bike

Post by Marcelo Marino »

Lenine wrote:Algum dos senhores conhece algum vídeo REALMENTE DECENTE das internet que ensine a regular câmbios?
Video tem inglês, preciso procurar, mas tem. Eu tenho uns testículos sobre mecânica de minha autoria, entre eles um para regular os câmbios.

Uma vez eu comecei a postar no Pedal, mas como o site tinha uma ultra mega parceria foda com a Shimano que "está para sair", me "proibiram" de postar. Aqui como é mais humilde acho que ninguém vai me proibir.

Só preciso de um tempo para organizar, mas vou postando aos poucos.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Manutenção da Bike

Post by Marcelo Marino »

Klhada wrote:tesoura?? Só se for a tesoura mais foda do planeta. O conduíte é de aço por dentro, po. Precisa de um alicate de cortar cabos (opção 1), mas eu não gosto. Sempre amassa a ponta do conduíte. Corto com a Dremel e disco de corte, e fica muito melhor...
Tesoura de corta grama, talvez :lol:

Com um alicate bem afiado (novo praticamente) da, mas o melhor mesmo é o alicate próprio para cabos e conduítes.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Manutenção da Bike

Post by Papillon »

Falou em dremel ai já é meu estilo.

Pô Marino solta logo um tópico de regulagem de câmbio!

minha prática quase milenar no sunrace da caloi 10 78 modelo 79 trás:

0. coloca no coroão e marcha mais pesada (k7 menor)
1. solta o cabo
2. um parafuso é limite superior (regular para não pegar no raio)
3. o outro limite inferior (regular para não cair nem ficar "tec tec tec")
4. prende o cabo.
5. testa as marchas se não estiver chegando na última aperta um pouco o cabo (tem o parafuso atrás do cambio já no conduíte pra isso).
6. parafuso tensão da mola deixa a polia superior mais próx do k7, quanto mais prox mais preciso dai é para regular na marcha mais leve para não bater.

cambio da frente:
. solta o cabo
2. um parafuso é limite superior (regular para não cair para fora)
3. o outro limite inferior (regular para não cair nem ficar "tec tec tec") << atenção se pedalar em falso é pq ta soltando a corrente "em cima" da coroinha e não no meio.
4. prende o cabo.
5. testa as marchas se não estiver chegando na última aperta um pouco o cabo (tem o parafuso atrás do cambio já no conduíte pra isso).

ps. alguma receita para sapata ressecada (além de trocar)?
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Manutenção da Bike

Post by Lenine »

Marcelo Marino wrote:
Lenine wrote:Algum dos senhores conhece algum vídeo REALMENTE DECENTE das internet que ensine a regular câmbios?
Video tem inglês, preciso procurar, mas tem. Eu tenho uns testículos sobre mecânica de minha autoria, entre eles um para regular os câmbios.

Uma vez eu comecei a postar no Pedal, mas como o site tinha uma ultra mega parceria foda com a Shimano que "está para sair", me "proibiram" de postar. Aqui como é mais humilde acho que ninguém vai me proibir.

Só preciso de um tempo para organizar, mas vou postando aos poucos.

Opa, aguardando os testículos rss

Ps..: esse Pedal tem mais é que se foder mesmo viu. O dono nada contra a maré atual onde os amantes de um certo hobby sabem que tem que se ajudar com informações e conhecimento, afinal é esse o espírito da internet
BTW, ele que se foda.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Manutenção da Bike

Post by Marcelo Marino »

Antes de ler os textos vale lembrar que o que eu escrevi é o jeito que eu faço, não o único modo, nem o melhor e nem o pior. Não tirei do nada também. Me baseio em livros, sites, conversas com mecânicos profissionais (e fuçadores também).
Outra coisa para se ter em mente é que a cada ano os fabricantes lançam novos componentes, alguns com sistemas novos e que exigem ferramentas novas. Mecânica é uma coisa que tem que sempre se atualizar.


Lista de Ferramentas


Separei em alguns níveis considerando tanto a dificuldade como a frequência de utilização. Assim cada um pode julgar até que nível está disposto a fazer.

NÍVEL I
Nesse nível daria limpar e lubrificar a corrente, remedar ou trocar câmeras e ajustar ou trocar boa parte das peças da bicicleta como câmbios, freios, selim e guidão. Não é difícil e boa parte das pessoas que pedalam tem condições de fazer. Ficar distante 100 km de casa sem um mínimo de conhecimento de mecânica não é muito legal.

- Espátulas para pneu
Duas são suficientes, alguns kits vem com três.
De preferência pelas de plástico, as de metal podem arranhar os aros. A marca mais fácil de encontrar é a Zéfal, boa e barata. A Topeak, Vittoria e Park Tool também fazem. As Park Tool de metal são usadas pelos mecânicos profissionais, são bem finas e duras, mas como já dito pode arranhar o aro.

- Kit de remendos para câmeras
Podem ser de três tipos:
Em tira, da Vipal por exemplo. Onde você recorta o remendo no formato e tamanho que desejar (http://www.borrachasvipal.com.br/produt ... dutoID=101).
Da estrelinha. Já vem cortado em vários tamanhos. Podem vir em kits como da Zéfal (http://www.zefal.com/en/protect-and-rep ... r-kit.html) ou da Innovations ou comprado separadamente (mais barato).
Sem cola. Vem apenas com uma lixa e os remendos, não necessitando de cola. É o mais prático, mas é o mais caro (http://www.parktool.com/product/super-patch-kit-GP-2).

- Bomba de pé
Em uma bicicleta de estrada, as pressões dos pneus começam geralmente em 90 psi. Apesar de dar para se virar com uma bomba de mão ou adaptador de válvula e o compressor do postos de gasolina, o ideal é ter uma bomba de pé para usar sempre a calibragem correta. Uma das mais baratas é a Giyo. Para mim, o melhor custo benefício é a Serfas TCGP e a FP200. Se você quiser uma de melhor qualidade ou se precisar de mais de 160 psi teria que partir para uma alemã SKS ou uma italiana Silca (é o mito em bombas), apesar de serem mais caras e não serem encontradas no Brasil são feitas com materiais melhores (metal, madeira) e contam com peças de reposição (são quase eternas, já vi relatos de pessoas que tem uma Silca de 30 anos atrás, você compra uma peça de reposição hoje e ela serve em uma bomba antiga). Topeak e Park Tool fazem boas bombas, porém, para mim, custam muito e não apresentam a mesma qualidade de uma Silca ou SKS.

- Jogo de chaves allen
De 2, 2,5, 3, 4, 5, 6 e 8mm. A de 8 mm nem sempre é útil, vai da bicicleta de cada um. Pode ser tanto um canivete que pode ser levado nos pedais, ou chaves individuais. Marcas boas de ferramentas como a Belzer e a Gedore fabricam chaves allen. Eu acho que elas gastam muito rápido. As da Ice Toolz e Park Tool são de melhor qualidade, mas são mais caras. De preferência para as que tem o cabo mais logo e uma das pontas é abaulada (tem uma bolinha que permite usar a chave em ângulos diferentes). Algumas tem cabo outras não.
http://www.lifu.biz/icetoolz/index_pro3 ... =29&id=152
http://www.parktool.com/product/p-handle-hex-wrench-set

- Chave Philips
Geralmente só precisa de uma para mexer nos parafusos que limitam os câmbios. Como não custa caro pegue uma de boa qualidade como uma Moretzsohn ou Belzer. No mínimo uma Tramontina. A medida é de 1/8".

- Óleo para corrente
Finish Line ou Muc-off. São um pouco caros, mas valem a pena.

- Desengraxante
Da Park Tool, da Finish Line, Pedro's ou querosene mesmo. Suco de limão também é uma boa.

- Detergentes
Podem ser tanto os próprios para bicicleta da Park Tool, Finish Line, Muc off como os de uso para casa, detergente de lavar louça ou sabão de coco neutro em pedra.

- Máquina de limpeza de corrente
Da Park Tool, Finish Line ou Barbieri. Não que seja obrigatório para limpar uma corrente, mas facilita bastante o trabalho. Existem outras marcas mais baratas, mas não são tão boas.

- Escovas
Da Park Tool ou da Finish Line para a limpeza de cassete e roldanas do câmbio traseiro. Uma escova de limpeza de casa com um cabo longo resolve também e custa muito menos.

NÍVEL II
Aqui a idéia é ter as ferramentas para uma manutenção que seja frequente porém com um bom tempo entre elas (meses) e que não tenha muita dificuldade. Se você não tem paciência, não tem muita habilidade com as ferramentas ou não gosta de mexer na bicicleta, já vale a pena levar em um mecânico profissional.

- Chave de corrente
Se sua corrente não contar com um PowerLink (Sram) ou MissingLink (KMC) ou algo do tipo, você vai precisar de uma chave de corrente. É uma das peças que mais se desgastam, então de tempos em tempos você precisa trocar por uma nova.

- Medidor de desgaste de corrente
Se não quiser comprar, é só levar em uma bicicletaria e pedir para medir. Assim evitamos de trocar a corrente muito cedo ou muito tarde. Com o tempo você vai tendo idéia de quantos quilômetros a sua corrente dura.

- Chave de Lockring
Para retirar o cassete, seja para trocá-lo por um mais novo, para limpá-lo melhor ou para passá-lo para outra roda. Vai de acordo com a marca do seu cassete.

- Chave para cassete com corrente
Para segurar o cassete em enquanto gira a chave de lockring para o outro lado.

- Chave inglesa
Para usar junto com a chave de lockring. Da Gedore por exemplo. Não vejo necessidade de uma com mais de 250mm de comprimento

- Alicate de cortar cabos
Para trocar cabos e conduítes. O da Ice Toolz já dá conta do recado para quem vai usar apenas com a sua bicicleta ou no máximo na de amigos.

- Chave de cone
Dependendo da marca/modelo dos seus cubos talvez nem seja necessário. Hoje em dia muitas rodas necessitam apenas de chave allen. As chaves de cone existem em diversas medidas. Leve as duas rodas na loja ou meça com um paquímetro para saber o tamanho que precisa. Mais uma vez eu acho que a da Ice Toolz dá conta.

- Chave fixa, combinada ou estrela
Para a roda também.

- Chave de raios
Existem diversas medidas. Compre a necessária para sua roda ou uma que possua vários tamanhos. Em algumas rodas a chave de raio vem junto. Corrigir um pequeno desalinhamento na roda não é muito difícil.

- Torquímetro
Peças muito leves de alumínio ou carbono são mais frágeis e não devem ser apertadas com muita força. Além disso, nada como uma peça apertada com o torque correto para que ela funcione o mais perfeitamente possível. O torquimetro é uma ferramenta bem cara e dá para sobreviver sem. Seriam necessários dois, um de 0 a 10/15Nm e outro de 10/15 a 60Nm. Pelo que dizem, alguns torquímetros não são bem calibrados, ou seja, se comprar dos mais baratos (que já são caros) vai continuar apertando as peças "no escuro". Muitas oficinas tem e acabam nem usando, tudo bem que os mecânicos tem a mão "calibrada", mas um pouco de cuidado no aperto já ajuda bastante. Mesmo não tendo um torquímetro, olhe sempre o torque recomendado nas peças, assim você saberá se deve apertar mais ou menos um parafuso. Tenha uma idéia da grandeza do torque. Um N é igual a 0,1kg (100g). Se tivermos que aplicar um torque de 5Nm em um parafuso e nossa chave tem, digamos, 20 cm de comprimento, teremos que aplicar uma força de F = 5/0,20 = 25N = 2,5kg. Isso da uma idéia da força a ser aplicada. Não conseguiremos distinguir uma força de 2 para 3 kg, mas com certeza saberemos a diferença de 2 para 20 kg.

- Tesoura
De tamanho médio pelo menos. Para a fita de guidão.

- Fita isolante
Também para a fita de guidão. Boa, da 3M por exemplo.

- Zip Ties
Encontrada em lojas de ferramentas de diversas cores e tamanhos. Para prender os cabos do ciclocomputar e sensores.

- Graxa
Uma de qualquer, barata: para usar contra a corrosão e na rosca de parafusos. De qualquer marca
Uma de qualidade de lítio ou Teflon: Finish Line, Shimano, Campgnolo, Park Tool, Weldite. Para rolamentos
Graxa para carbono: FinishLine FiberGrip, Tacx Carbon Compound. Para componentes de carbono que não podem ser apertados com muita força.

- Pistola de graxa
Para injetar graxa nos locais de difícil acesso. Da para viver sem, mas ela facilita o trabalho e ajuda a não desperdiçar graxa. Uma seringa (com o furo do bico maior possivel, já que a graxa é viscosa) da conta do trabalho e custa pouco.

- Pincel
Para passar graxa em roscas por exemplo ou na limpeza de algumas peças. Pode ser com uns 10 mm de largura e de preferência que não solte os pelos com faciclidade.


- Desengripante
Tipo WD-40. Sempre tem uma parafuso que emperra.

- Suporte
Aqui começa a ficar interessante um suporte para segurar a bicicleta. Existem os específicos para esse fim como os da Park Tool, Tacx e Elite. Como são caros e ocupam bastante espaço da para improvisar alguma coisa como duas cordas com ganchos nas pontas pendurados no teto (as bicicletarias mais humildes usam esse tipo de suporte), suportes para pendurar a bicicleta na horizontal na parede ou até mesmo um rolo de treinamento fixo já ajuda bastante.

NÍVEL III
Manutenção frequente com um nível de dificuldade maior ou que exigem ferramentas de pouco uso.
Daqui para frente eu vou separar por componente e não por ferramenta.

- Pedevela e movimento central
Cada marca/modelo exige ferramentas específicas. O assunto é longo. Procure saber quais ferramentas são necessárias para a sua pedevela.

- Caixa de direção Se for com rosca você vai precisar de duas chaves fixas de 32 mm, sendo que uma delas tem que ser específica para bicicleta, pois não pode ser muito espessa. Isso te resolve parte do problema, pois os copos das caixas de direção entram por pressão no quadro isso requer ferramentas específicas para retirá-los e colocá-los. Com as duas chaves fixas você consegue abrir, limpar e lubrificar, mas não consegue trocar.
Se for sem rosca você vai precisar de um martelo de borracha para retirar o garfo (alguns garfos saem sem precisar martelar), uma ferramenta tipo RT-1 da Park Tool para retirar os rolamentos ou copos e uma ferramenta tipo HHP-2 também da Park Tool para colocá-los. Depende muito da caixa e do quadro. Na maioria os rolamentos saem sem precisar de ferramenta nenhuma, alguns quadros usam caixas integradas e não necessitam dos copos.

- Rodas com rolamentos
Se sua roda não tem cubos com esfera e sim com rolamentos você vai precisar de tubos com diâmetro idêntico ao do rolamento tanto para sacá-los como para recolocá-los. A dificuldade aqui é colocar o rolamento perfeitamente alinhado. Se ele entrar torto, o mínimo que seja, pode acabar danificando alguma peça. Existem outras formas de sacar um rolamento e colocá-lo, essa não é a única.

- Pedal
A chave de pedal nada mais é que uma chave fixa de 15mm com um cabo longo. Não é todo dia que a gente precisa tirar um pedal. Se quiser ter uma dessas, compre a que tiver o cabo mais longo possível, pois os pedais geralmente ficam bem apertados e você vai precisar de chave com bastante alavanca. Alguns pedais são retirados e colocados com chaves allen de 6 ou 8mm, essas chaves também precisam ter o cabo bem longo e é interessante que tenham a parte menor do "L" seja o mais curta possível.
Para chegar nos rolamentos dos pedais cada marca/modelo é aberto de um jeito.

- Selim e guidão
Se quiser ajustar com mais precisão o seu selim e seus manetes de freio um nível de bolha, uma trena e um fio de prumo são interessantes para manter o correto posicionamento das peças.

Nível IV
Nível de dificuldade grande.

- Alinhamento/montagem de roda
Não é nada fácil (ainda mais se quiser um serviço bem feito) montar uma roda. Para isso além da chave de raio precisa-se de um centralizador de rodas (tipo TS-8 da Park Tool) ou improvisar alguma coisa com um garfo de bicicleta velho, ou ainda criar o seu próprio com madeira ou algum metal. Seria interessante também um medidor de tensão dos raios e uma régua para medir o comprimento dos raios.

Nível V
Esqueça, desentortar quadro e fazer roscas novas são muito difíceis e raros de precisar. Leve em um mecânico que é a melhor coisa que tem a fazer. :D

As ferramentas para uso geral podem ser encontradas em boas lojas de ferramentas. Em São Paulo um bom lugar é a Rua Florêncio de Abreu, no centro. Um local que reúne várias lojas desse seguimento.
As específicas para bicicletas podem ser encontradas nas lojas de bicicletas ou em sites do exterior. As ferramentas da Park Tool e Ice Toolz são mais fáceis de encontrar no Brasil, mas vale lembrar que existem outros fabricantes como a Cyclus Tools, Pedro's, a Tacx e a Weldite, além de alguns fabricantes de peças que fazem uma ou outra ferramenta como a Campagnolo ou a Shimano


Sites das marcas citadas (existem muitas outras marcas, coloco aqui apenas algumas para um conhecimento geral):
Belzer: http://www.coopertools.com.br
Cyclus Tools: http://www.cyclus-tools.eu
Effetto Mariposa: http://www.effettomariposa.eu
Elite: http://www.elite-it.com
Finish Line: http://www.finishlineusa.com/
Gedore: http://www.gedore.com.br
Giyo: http://www.giyo.com.tw
Ice Toolz: http://www.lifu.biz
Innovations: http://www.genuineinnovations.com
Moretzsohn: http://www.moretzsohn.com.br
Muc Off: http://www.muc-off.com
Park Tool: http://www.parktool.com
Pedro's: http://www.pedros.com
Serfas: http://www.serfas.com
Silca: http://www.silcapompe.it
SKS: http://www.sks-germany.com
Tacx: http://www.tacx.com
Topeak: http://www.topeak.com
Tramontina: http://www.tramontina.com.br
Vipal: http://www.borrachasvipal.com.br
Vittoria: http://www.vittoria.com
WD-40: http://www.wd40.com.br
Weldite: http://www.weldtite.co.uk
Zéfal: http://www.zefal.com
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Manutenção da Bike

Post by Marcelo Marino »

A terceira foto é mais larga que a área destinada para o texto do fórum e não está aparecendo a barra de rolagem. Tem como arrumar isso?
Alías, se desse para alargar a parte das mensagens seria melhor, já que hoje quase todo mundo usa monitor wide screen.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Manutenção da Bike

Post by Papillon »

Ta meio estreito mesmo...vou dar um talento nisso.

Vou depois fatiar esse tópico e deixar a regulagem de cambio em topico isolado.
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Manutenção da Bike

Post by Doido43 »

Papillon wrote:Ta meio estreito mesmo...vou dar um talento nisso.

Vou depois fatiar esse tópico e deixar a regulagem de cambio em topico isolado.

Boa! Acho excelente ter uma parte só para "Regulagens de Câmbios", uma espécie de tutorial para iniciantes...isso seria um baita atrativo pro fórum...
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Manutenção da Bike

Post by Marcelo Marino »

Para quem se interessar por mecânica e quiser aprender mais:

CURSOS

Pedal Power
De tempos em tempos a loja Pedal Power oferece um curso básico de mecânica voltado para qualquer tipo de pessoa que utilize a bicicleta no seu dia a dia.
http://www.pedalpower.com.br


Senai
O Senai oferece curso profissionalizante. É um curso voltado para quem realmente quer trabalhar na área.
http://www.senai.br

Barnett Bicycle Institute
Localizado nos Estados Unidos, oferece vários cursos. Provavelmente que vai para uma escola dessa já trabalha com isso e deseja se aprofundar no assunto.
http://www.bbinstitute.com


LIVROS

http://www.pelote.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=37

SITES


Park Tool: com textos e fotos explicativas, sempre citando quais ferramentas usar.
http://www.parktool.com/blog/repair-help

Sheldon Brown: muita informação sobre todas as partes da bicicleta.
http://sheldonbrown.com

Bicycle Tutor: em video ensina a manutenção das diversas partes da bicicleta.
http://www.bicycletutor.com

Canal da Campagnolo no Youtube: videos explicando a manutenção de algumas peças Campagnolo
http://www.youtube.com/user/11campy/vid ... e=1&view=u

Canal da Fulcrum no Youtube: videos explicando a manutenção de algumas peças Fulcrum
http://www.youtube.com/user/FulcrumWheels

Canal da Park Tool no Youtube: videos sobre diversas partes da bicicleta
http://www.youtube.com/user/parktoolcompany

Canal da Cyclus Tools no Youtube: videos sobre diversas partes da bicicleta
http://www.youtube.com/user/RaCoGmbH

Barnett's Manual: no site do Barnett Bicycle Institute estão disponibilizados alguns capítulos do CD para download gratuito
http://www.bbinstitute.com/the-barnett-manual


MANUAIS DOS COMPONENTES

Os manuais que acompanham os componentes novos também fornecem informações importantes. Caso não os tenha mais, a maioria dos fabricantes disponibiliza arquivos que podem ser baixados nos seus sites.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Manutenção da Bike

Post by Lenine »

Esse curso do Senai é pura loteria.
Há 2 anos que tento fazer e nunca tem vaga.
Na real, quem dá o curso é uma tal de Aliança Bikes, que usa o espaço (reconhecido pelo MEC ou algo do tipo) do Senai.
O maior problema é que eles nunca massificam o curso e formam apenas duas turmas por ano. :o
Você tem que adivinhar que o curso será aberto, ligar na Aliança e rezar pra que nenhum empresário (tipo o dono da Tutto Bikes) feche compre todas as 20 vagas disponíveis, que é super normal de acontecer e foi o que aconteceu nas duas vezes que tentei. :x

O pior é que é um curso super bem conceituado, mas precisa ser verdadeiramente capitalizado.
Post Reply