Alimentação, disposição e fadiga.

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Post Reply
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Alimentação, disposição e fadiga.

Post by edduds »

Pessoal, gostaria de discutir sobre alimentação.

Tenho uma rotina que começa na véspera dos pedais mais longos de comer pizza e procuro, durante a noite, me hidratar o máximo possível, li não sei onde que uma boa hidratação noturna é essencial, acabei me acostumando com isso. No dia do pedal costumo levar um pedaço de pizza também (é para os fortes!), e quando lembro de comprar, levo Gu, mas não sinto que ele ajuda, gostava mesmo de um da Nestlê - que agora me fugiu o nome, mas já faz uns 2 ou 3 anos que não se encontra mais no Brasil. (Alo Carvalho_BR).

Sábado passado acabei vacilando, me alimentei mal na sexta e saí tarde para pedalar, rodei uns 85km, mas quebrei no 30º. Senti as pernas fracas, depois começaram as câimbras e depois um cansaço desestimulante. Em vários momentos eu nem estava ofegante, ao contrário, respiração suave, mas com "preguiça". Foi uma das pouquíssimas vezes que tive vontade de encostar a bike e ficar sentado descansando, o que acabei não fazendo para não piorar a situação.

Faltou estímulo? Objetivo? Alimentação? Provocação? Vergonha na cara? Só sei que comecei a pedalar devagar para aquecer direito e não aqueci. Depois de 12km ainda estava em ritmo de início de pedal.

Qual é a rotina de alimentação de vocês? Alguém mais sofre se não se preparar direito no dia anterior? E durante o pedal?

A ideia é discutir alimentação, Way Protein e Jack3D a gente podia comentar em outro tópico.
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Doido43 »

Bom, eu sempre bebo muita água (mais de 2 litros por dia) e um dia antes de cada pedal longo, costumo não comer muita comida gordurosa. Já antes do pedal, tomo um café normalzão e costumo levar de 5 a 6 barrinhas de cereal (banana e chocolate e coco e chocolate) + 1 caramanhola de malto e mais uma de água. Com isso, nunca quebrei, da uma tapeada boa no estomago e dá uma boa energia.
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
alexandre lopes
Membro
Posts: 61
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:28
Location: São José do Rio Preto - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by alexandre lopes »

Durante a semana faço a alimentação normal no almoço e janta, arroz, feijão, salada, vegetais, carne branca e vermelha.

Antes dos pedais, um pão com alguma coisa dentro ou frutas...

Uma coisa que percebi foi o seguinte... Alguns alimentos ou a maioria deles, fermentam no estomago durante o pedal.

Para eliminar este efeito, comecei a tomar o suco de 1 limão puro, sem açúcar ou água antes de sair.

O negócio já entra alcalinizando tudo, acabaram meus problemas de fermentação nos pedais. rsss

Durante o pedal só levo água, meus pedais geralmente são 60km, faço em duas horas e volto para casa.
Image
Image
GUST
Membro
Posts: 125
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:20

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by GUST »

Muita água e muita comida: antes, durante e depois de qualquer pedal.
Sempre tive problemas com alimentos; eles me atraem e rapidamente são devorados.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Papillon »

Não pode passar fome nem sede.

Costumo me alimentar "normal" no dia anterior ao pedal sem stress, tomo uma ou duas taças de vinho e procuro dormir cedo, se dormir tarde é como se não recarregasse totalmente a bateria.

Pela manhã antes do pedal costumo tomar um café reforçado:

1 Pão frances (metade manteiga metade requeijão)
1 café expresso
1 copo de suco de soja
1 ovo caipira frito com gema mole (com bacon se tiver na geladeira)

fora isso tomo meus suplementos (capsula de guaraná, complexo vitamínico, ginseng e o remédio do colesterol), preparo duas caramanholas para o pedal:

1. caramanhola 50% gatorade, 50% água (guardo o gatorade pro próximo pedal)
2. caramanhola com composto de glicodry, whey e água (se adicionar vitamina C e maltodextrina vira o endurox do gueto do Cleber), isso fica meio grosso e doce, acaba durando quase todo pedal.

levo no pedal 1 barra de banana, 1 sache. costumo comer no meio do pedal na parada 1 pão de queijo ou coxinha/pastel ou big mac (se disponível), tomar 1 coca ou cerveja e após o pedal regar tudo com no mínimo 3 garrafas de cerveja.
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by edduds »

Caraca Papillon.

Não bate aquela vontade de uma feijoadazinha umas 6:00 da manhã não? Dá para dar uma passada no Estadão e comer uma pequena (afinal não pode estufar). :lol:

50/50 Gatorade e água? fica ruim não? Ou esportista não tem paladar?
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Papillon »

É que acho o gatorade muito doce e caro, dividindo em duas garrafinhas fica mais palatável e menos caro...rs
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by edduds »

É... barato é vinho!
GUST
Membro
Posts: 125
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:20

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by GUST »

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Marcelo Marino »

Putz, agora o Edduds deu uma certeira de direita. :lol:

Vai aí uma receita para economizar no isotônico e assim poder gastar com coisas boas desse mundão.

ISOTÔNICO CASEIRO

500 ml de água

1 colher de sopa de açúcar

1 pitada de sal (1/16 de uma colher de chá)

2 colheres de suco de laranja ou limão
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Aerotech tour »

Cara, a verdade acho q todo mundo sabe,
Vou falar...
E treino!
Melhor coisa para nao fadigar e a alimentacao pos pedal.
Treine roles longos, depois alimente-se com bastante proteina, carboidrato e sono.
Antes do role, descanso, nao adianta comer um boi, so vai ajudar a cansar mais rapido
Durante, bastante hidratacao, gatorade ajuda, cafeina tb
Se tiver cansado, nao force
Se tiver descansado, vai pras cabecas, o corpo depois recupera o stress e logo vc vai conseguir rodar 100k com 2 caramanholas
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Klhada »

dieta ogra do Klhada. Todo dia antes de ir pedalar de manhã. Janta normal (seja lá o que for). Mais perto da hora de dormir, duas cervejas e um whisky ou cachacinha. Durmo legal e acordo e pedalo. Se faz bem eu não sei, mas é o que eu tenho feito faz um bom tempo já :lol:
Image
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by edduds »

Pô, deixa eu dar uma amenizada aqui porque pareceu porrada.

Sério, Papillon, falei na zoeira porque você tá sempre falando de vinho (gosto muito). Se pareceu que fui chato, por favor, leia de novo acrescentando humor.
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by kinbold »

A unica coisa que faço é procurar jantar mais cedo a noite anterior a pedalada e beber menos, mantendo a hidratação.

Tbm me mantenho hidratado durante o pedal, importantíssimo.

Gostei da receita do isotônico caseiro, alguém já tentou?
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Marcelo Marino »

edduds wrote:Pô, deixa eu dar uma amenizada aqui porque pareceu porrada.

Sério, Papillon, falei na zoeira porque você tá sempre falando de vinho (gosto muito). Se pareceu que fui chato, por favor, leia de novo acrescentando humor.

Já era agora. Mexeu com o dono do negócio vai tomar um ban.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Doido43 »

Marcelo Marino wrote:
edduds wrote:Pô, deixa eu dar uma amenizada aqui porque pareceu porrada.

Sério, Papillon, falei na zoeira porque você tá sempre falando de vinho (gosto muito). Se pareceu que fui chato, por favor, leia de novo acrescentando humor.

Já era agora. Mexeu com o dono do negócio vai tomar um ban.
Outro?!?! :lol:
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
alexandre lopes
Membro
Posts: 61
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:28
Location: São José do Rio Preto - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by alexandre lopes »

Doido43 wrote:
Marcelo Marino wrote:
edduds wrote:Pô, deixa eu dar uma amenizada aqui porque pareceu porrada.

Sério, Papillon, falei na zoeira porque você tá sempre falando de vinho (gosto muito). Se pareceu que fui chato, por favor, leia de novo acrescentando humor.

Já era agora. Mexeu com o dono do negócio vai tomar um ban.
Outro?!?! :lol:
Ri alto agora! kkkkk

Se não for o ban, vai ficar no cantinho do pensamento por 15 dias, segurando uma placa de restrito de baixo do avatar.
Image
Image
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by ProfClayton »

KKKKKK...

Antes do pedal eu sempre como alguma coisa que tiver na geladeira... não importa oq...
Durante o pedal eu levo Clube Social para comer se eu não tiver GU... Nas paradas como o que tiver e tomo Coca-Cola ou quando for com o Klhada Cerveja ( e isso que eu nem bebo heim)....
Depois do pedal como normal e durmo depois do almoço...

De resto é hidratar bem, não levo Gatorade no pedal só compro no meio do pedal para tomar...

O resto é água...
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Papillon »

Po esse ai é meu café da manhã "quase" habitual.

Só não faço todo dia pq o ovo caipira é caro, mas umas 3-4x por semana... inclusive o pedal. Minha avó já dizia que o café da manhã é a principal refeição na roça.

edduds salvo no gatorade pra gastar no que interessa...rs
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Doido43 »

Papillon wrote:Po esse ai é meu café da manhã "quase" habitual.

Só não faço todo dia pq o ovo caipira é caro, mas umas 3-4x por semana... inclusive o pedal. Minha avó já dizia que o café da manhã é a principal refeição na roça.

edduds salvo no gatorade pra gastar no que interessa...rs
É, eu quase sempre mando uns ovos mexidos no café...época de interior...é bom demais!
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Zozão
Membro
Posts: 313
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:36

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Zozão »

eu nao sigo regra alimentar alguma, apenas procuro evitar treinar de jejum e comer coisas que sei que vou vomitar se treinar
Image
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Lenine »

Meus problemas de fadiga e cãibra foram contornados tomando Endurox do Guetho (pra fadiga) e BCAA (pras cãibras) antes e depois do treino.
O BCAA somado à vitamina C e às proteínas do "endurox" ajuda bonito na recuperação pós treino.
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Voodoo »

Pra mim a regra de ouro é Chocomilk. Se tomar uma garrafinha depois de cada pedal fico sossegado, a recuperação é ótima. Isso é muito importante no meu caso pois a maioria absoluta dos meus pedais é durante a semana, sem dia de folga (que é no final de semana).

Algo que mudou muito minha recuperação e ajudou na perda de peso foi trocar os doces porcarias (cuque de farofa que adoro com café da noite, chocolates, biscoitos, etc) por frutas secas. Hoje tenho sempre à mão em casa e no trabalho damascos, ameixas secas e passas para beliscar. Também faço um mix com amendoin, castanha do pará, amêndoas, etc e como entre as refeições.

Agora hoje foi uma desgraça, acho que comi 1 kg de costela acompanhada de risoto e polenta frita. :lol:
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Klhada »

Voodoo wrote:Pra mim a regra de ouro é Chocomilk. Se tomar uma garrafinha depois de cada pedal fico sossegado, a recuperação é ótima. Isso é muito importante no meu caso pois a maioria absoluta dos meus pedais é durante a semana, sem dia de folga (que é no final de semana).

Algo que mudou muito minha recuperação e ajudou na perda de peso foi trocar os doces porcarias (cuque de farofa que adoro com café da noite, chocolates, biscoitos, etc) por frutas secas. Hoje tenho sempre à mão em casa e no trabalho damascos, ameixas secas e passas para beliscar. Também faço um mix com amendoin, castanha do pará, amêndoas, etc e como entre as refeições.

Agora hoje foi uma desgraça, acho que comi 1 kg de costela acompanhada de risoto e polenta frita. :lol:

vai ter que desenhar pro povo que nunca foi pra região sul o que é um cuque de farofa :lol: Durante muito tempo nem chocomilk tinha aqui em SP;

mas que o tal cuque é bão, isso é! :D
Image
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Voodoo »

Klhada wrote: vai ter que desenhar pro povo que nunca foi pra região sul o que é um cuque de farofa :lol: Durante muito tempo nem chocomilk tinha aqui em SP;

mas que o tal cuque é bão, isso é! :D
Uahauhauhauha, nem me liguei desse detalhe de que o dialeto aqui da província não é universal.

Aos que não conhecem, eis o cuque de farofa:

Image
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Lenine »

Voodoo wrote:Agora hoje foi uma desgraça, acho que comi 1 kg de costela acompanhada de risoto e polenta frita. :lol:
A desgraça é justamente isso: você come direitinho durante um determinado tempo ai do nada e no mesmo dia tem um almoço na casa da sogra, um churrasco na casa de não sei quem e no outro dia o aniversário de algum lazarento... ai é foda.
fbergo
Membro
Posts: 608
Joined: Wed 08 May 2013 16:55
Location: Campinas, SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by fbergo »

Lenine wrote:
Voodoo wrote:Agora hoje foi uma desgraça, acho que comi 1 kg de costela acompanhada de risoto e polenta frita. :lol:
A desgraça é justamente isso: você come direitinho durante um determinado tempo ai do nada e no mesmo dia tem um almoço na casa da sogra, um churrasco na casa de não sei quem e no outro dia o aniversário de algum lazarento... ai é foda.

"Se sua família é um problema, livre-se dela." -- Suzane von Richthofen
Se descanso é parte do treino, nunca treinei tanto na minha vida.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Papillon »

Virose brava, moleza mais dor de cabeça, zero de treinos, comendo porcaria o dia todo... engordei 3kg.

eu jamais imaginaria que cuque de farofa fosse isso da foto..rs
dmbenati
Membro
Posts: 295
Joined: Mon 13 May 2013 12:02
Nome Verdadeiro:: Davi

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by dmbenati »

edduds wrote: ...gostava mesmo de um da Nestlê - que agora me fugiu o nome, mas já faz uns 2 ou 3 anos que não se encontra mais no Brasil.
edduds, o gel da Nestlé é o PowerGel, da linha PowerBar, são gostosos mesmo, na época que trabalhei lá eram fabricados em São José do Rio Pardo, quando tinha degustação todo mundo ia lá feito doido para comer, parecia sobremesa! O de chocolate era muito bom! Não sei se ainda é fabricado lá, mas vi que a linha aumentou bastante. O produto é top, com certeza!

http://www.powerbar.com/products/
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by marcoaleite »

Edduds, eu sou magrelo e não tenho muita gordura para queimar, ultimamente andava comendo um pão com alguma coisa dentro e café, chegava em certas parte comia uma bananinha, depois outra... No final estava pregadão, se arrastando. Eu não conseguia comer muito de manhã e isto estava me prejudicando.

O que comecei a mudar foi me alimentar bem no café da manhã, hoje chego a comer até três pães com alguma coisa dentro e as vezes até uma maça ou banana. Como empurrado mesmo, pelo menos eu tento terminar de comer no mínimo uns 30 min antes do pedal de verdade. No pedal eu levo um pão com alguma coisa dentro e dependendo do dia como uma metada a cada 1/3 do trajeto, nas feed zones (hehehe). Isto tem ajudado bastante, saindo de tanque cheio de carboidrato tenho me sentido bem melhor!

PS: quando digo alguma coisa dentro é presunto, peito de peru, muçarela, etc.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Post Reply