A reparação da câmera deve ser feita em casa, com calma. Após sofrer um furo na estrada, troque de câmera e verifique se o objeto que causou o furo ainda não está no pneu. Se tiver e não retirar, em breve sofrerá outro furo.
Para os tipos de remendo a serem utilizados veja na Lista de ferramentas. No mais precisaremos apenas de duas espátulas de plástico de preferência e uma bomba de pé.
Primeiro retire a roda da bicicleta e esvazie o restante do ar que possa ainda estar na câmera. Para a roda traseira, deixe a corrente no menor pinhão, afrouxe a blocagem e segurando com uma das mãos a roda ainda sobre o chão, levante com a outra a bicicleta. A roda sai com mais facilidade do que se levantar a bicicleta e puxar a roda para baixo.
Coloque a primeira espátula e prenda-a em um raio. Uns 8 a 10 cm para o lado coloque a segunda espátula com o cuidado de não beliscar a câmera, isso pode ocasionar um outro furo. Basta pegar a lateral do pneu e não é necessário "enterrar" a espátula lá no fundo. A partir desse ponto fica mais fácil retirar o restante do pneu, no começo com uma espátula (mantenha uma delas ainda presa no raio) e no fim com a mão mesmo.

Nesse ponto um dos lados do pneu deve estar todo para fora do aro. Retire a câmera e como vamos trocar de pneu também retire a segunda lateral dele com as mãos e para o mesmo lado que a primeira lateral.
Verifique o local do furo e lixe bem (você deve enxergar as marcas da lixa na câmera) uma área maior que a do remendo. Se o furo for grande basta encher um pouco a câmera e encontrará o lugar a ser reparado. Sendo um furo muito pequeno, mergulhe a câmera em uma bacia com água. Fazer uma marca com caneta marca texto em furos muito pequenos nos ajuda a indentifica-lo na hora de colar o remendo.

Tire o pó que fica após ter lixado e passe a cola também em uma área maior que a do remendo. Espere secar por 2 a 5 minutos. Verifique o tempo recomendado na embalagem do produto.

Retire o papel metálico do remendo e cole-o na câmera pressionando toda a área com os dedos.

Retire o papel transparente com cuidado. Se o remendo ficou bem feito após retirar esse papel ele não levantará nehuma ponta. Caso levante, pode ser que não tenha ficando bem feito. Aí retire o remendo e comece de novo a partir da lixa e use um remendo novo.
Pode ser que levante uma pequena parte. As vezes passando um pouco de cola e pressionando com os dedos consegue-se consertar algum erro cometido.

As operações de lixar, passar cola e colocar o remendo podem ser feitas com a câmera um pouco cheia no caso de furos pequenos, isso facilita um pouco.
Encha a câmera e verifique se está tudo certo.
Pegue o pneu novo (se for o caso de trocar) e coloque uma das laterais para dentro do aro usando apenas as mãos. Faça coincidir a etiqueda da marca/modelo do pneu com o bico da câmera, isso facilita identificar corpos estranhos escondidos no pneu, bastando comparar a posição com a do furo na câmera que futuramente poderá ter.
Coloque a câmera, um pouco cheia, começando pelo bico e depois empurrando-a já para dentro do aro.

Coloque a segunda lateral do pneu, usando somente as mãos e certificando-se de que a câmera esteja dentro do aro e não entre o pneu e o aro. Esse cuidado evita um novo furo durante a instalação. Deixe a parte do bico para o final, pois dificilmente a câmera vai estar para fora do aro nessa região e assim não correrá o risco de "morder-la" com o pneu.

A dificuldade de colocar ou retirar o pneu do aro depende do pneu e do aro. Uns são mais fáceis outros mais difíceis. Tente evitar ao máximo o uso da espátula na colocação do pneu. Para facilitar apoie a parte debaixo da roda sobre as coxas e gire os pulsos para fazer o pneu entrar no aro. Faça esses movimentos com as duas mãos, uma de cada lado do pneus até dar a volta completa na roda e chegar na região do bico.
Calibre com a pressão correta.

Coloque a roda na bicicleta e ajuste a porca da blocagem de forma que comece a sentir a pressão da alavanca da blocagem quando esta formar um ângulo em torno dos 60º com a posição da alavanca toda fechada. Uma pressão muito forte na blocagem pode danificar os rolamentos da roda ou a prórpia blocagem. No caso da roda traseira lembre-se que deixou o câmbio na posição do menor pinhão, então comece encaixando a corrente nele e puxe a roda para cima e para trás ao mesmo. Com uma das mãos você segura a bicicleta pelo canote e com a outra a roda, fazendo esse movimento na diagonal.
Ao apertar as blocagens verifique se o eixo está bem enconstado nas gancheiras de maneira que a roda não fique desalinhada.

Nesse caso foi usado remendo da estrelinha, mas para os outros tipos não muda muita coisa. Para remendos em tira como os da Vipal, recorte-o com formato arrendondado do tamanho de uma moeda. No caso de remendo sem cola, excluímos o passo da cola, mas não o da lixa. Esses remendos não tem o papel transparente por cima, apenas o debaixo.