"Sei lá. Desanimei."
Eu também...
Vou contar minha história...
Comecei a pedalar em 2005 aos 13 anos, andava de MTB, mas mais no asfalto. Com 15 anos ganhei uma speed e mantive os pedais parecidos com os anteriores, mas com mais rendimento devido à bike mais adequada. Nessa época morava em Ijuí-RS, cidadezinha de 80.000 habitantes, a maior da região e tal... Lá nunca tive nenhum incidente além de tombos bestas. Nunca me envolvi com carro, briga com motora, nada.
EU ERA MUUUITO FELIZ E NÃO SABIA.
Pois bem, aos 17 anos, em 2010 me mudei pra Porto Alegre onde residi até fevereiro. Em Porto Alegre no meu primeiro pedal me acidentei, um carro me pegou em uma rotatória, me lançou uns poucos metros longe e tal. (Sim, no primeiro pedal. Colono na capital é foda, né hahahaha)
Não me machuquei nada, tomei uns 3 pontos no queixo, quebrou o capacete, o taquinho da sapatilha, entortou meu quadro (Na época uma Trek 1500 2007 , a trek top de alu, toda Ultegra coisa mais lindinha, saudade daquela bike).
A motorista foi muito legal comigo, me levou pro hospital (Eu não queria ir, afinal tava bem, nem sabia que tinha cortado o queixo se não tivessem me contado), fiz orçamento de um quadro novo e ela me pagou uns R$2000 pra eu trocar meu quadro. Tudo certo até aí, ela foi 100% comigo, nesse ponto tive sorte...
O ruim é o bloqueio psicológico, faz 5 anos que não sei mais o que é pedalar tranquilo e sentir prazer nisso porque o medo e a preocupação com os carros tomam conta de mim e eu mais olho pra trás do que pra frente.
Logo depois do acidente fiquei mais ou menos 1 ano e meio sem pedalar ou pedalando com frequência muito baixa, mesmo tendo remontado a bike bem direitinho (Coloquei um Giant TCR de alumínio no lugar do Trek, detestei aquele quadro. Duro e desconfortável).
Nesse meio tempo até tive uma fase boa nos últimos meses de 2013, pedalava 3-4 vezes por semana e tinha ficado com um físico legal e baixado de 70kg (Hoje tenho 75kg pra 1,69m).
Agora, desde fevereiro me mudei pra Criciúma - SC, cidade bem mais tranquila que Porto Alegre, 200.000 habitantes, bastante lugar pra pedalar, bastante ciclistas na proporção do tamanho da cidade e pelo que vejo índice de acidentes de trânsito com quem treina é bem baixo, quase zero.
Mesmo sabendo disso não consigo me animar, até tenho pedalado mais de MTB porque fico bem mais isolado dos carros e até acho mais divertido, mas o bloqueio pra sair de casa é grande, essa semana, por exemplo, ainda nem pedalei e nem fico com muita vontade.
Daí eu sempre fico pensando em comprar uma pecinha nova, algo assim pra ver se me animo, fico me arranjando desculpa.
Agora tomei uma iniciativa, vou fazer terapia e vou superar esse trauma pra ver se deixo de ser tão cagão. Já fiz terapia convencional com um psicólogo, agora contatei um que faz hipnoterapia, PNL, essas coisas mais diferenciadas e profundas.
Ao invés de gastar em peças e logo voltar o medo vou investir em mim pra ver se supero isso e uso as peças que tenho que já são mais do que suficientes pra mim...
Desculpem o texto longo, mas um desabafo com o pessoal do mesmo meio ajuda!