O tópico dos tubulares

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Enkidu
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Re: O tópico dos tubulares

Post by Enkidu »

samuelgouvea wrote:enkidu, hoje passei numa loja e o cara tinha 2 aros tubulares lá parados, vou ver quanto o dono quer por eles pra vc...

mas deixa eu te perguntar: já usei os open corsa, fantásticos - pra dizer o mínimo... vc acha que eu teria ganhos perceptíveis de desempenho ou os ganhos são mais pro lado do conforto? é que eu jamais usei tubulares, nem em bike emprestada...
Opa! Se estiverem detonados, melhor ainda!!!

Olha Samuel, no final de semana passado eu me dispus a fazer o mesmo trajeto tanto de tubular como de clincher, justamente pra ter alguma medida, uma vez que estou usando os CX tanto na versão tubular quanto na clincher. Ia fazer no plano, que é onde a diferença de peso das rodas pouco importa (dá meio quilo de diferença).

Só que na hora dos clincher, ELES FURARAM DUAS VEZES (problemas na fita de aro, que está assassinando as camaras), e não pude fazer a medição.
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Re: O tópico dos tubulares

Post by Enkidu »

Magnus wrote:Aquela adaptação em roda clincher para receber pneu tubular pode ser feita em rodas de carbono também? Digo isso porque o pneu vai levar uma pressão maior, qualquer roda de carbono aguenta essa pressão maior?
Magnus, esta adaptação na roda eu não conheço. O que eu sei é que a Tufo tem um pneu tubular que encaixa num aro clincher.

A questão da pressão maior é que o tubular aceita, mas não chega a ser tão vantajoso. Eu já andei com 190psi pra experimentar...mas agora to usando o normal - 115/125.
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Re: O tópico dos tubulares

Post by Magnus »

Maravilha, vou amadurecer a ideia. Estava falando da tal conversão:
phpBB [media]


Não sei porquê, mas achei que vc gostaria mais desse, mesmo sendo com pneu de trator:

phpBB [media]
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Re: O tópico dos tubulares

Post by marcoaleite »

Magnus, fazer esta conversão na roda de carbono não é aconselhável visto a restrição de pressão que as clinchers tem.
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Re: O tópico dos tubulares

Post by samuelgouvea »

enkidu, quando fizer o teste me dá um toque!
se eu fosse mexer com tubulares, eu montaria um par de rodas ultra-leves, com aros de carbono chineses, raios sapim, cubos levíssimos, etc..., pra tentar ficar próximo de 1100g o par. usando aros de perfil baixo, fica bem bom, e sendo rodas específicas pra escalar - ou seja, andar a baixa velocidade - aerodinâmica contaria bem pouco.

e aproveitando a menção ao road tubeless... um off-topic: eu cheguei a colar um pneu 26x1.0 num aro de MTB e encher com 90psi, sem câmara - daí fiquei com a impressão de que se um pneu road clincher for colado no talão do aro, dá pra converter pneus comuns... e considerando que o maior custo é exatamente o pneu road tubeless, pode ser uma boa!

fim do off-topic.
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bruno_h2
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Re: O tópico dos tubulares

Post by bruno_h2 »

Magnus wrote:Maravilha, vou amadurecer a ideia. Estava falando da tal conversão:

http://www.youtube.com/watch?v=-AqDCaHKTeQ" onclick="window.open(this.href);return false;

Não sei porquê, mas achei que vc gostaria mais desse, mesmo sendo com pneu de trator:

http://www.youtube.com/watch?v=-scRNm1VnD4" onclick="window.open(this.href);return false;
Ahh tá, não tinha entendido sua dúvida mas agora me pareceu que vc na verdade está querendo usar pneu tubeless em aro clincher normal e não pneu tubular em aros clincher...

Mas é como o Marco falou, não acho que seja recomendável fazer isso em aro clincher de carbono, mas se não me engano o carvalho usa ou usou pneu tubeless em aro de carbono, tenta ver isso com ele...
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Re: O tópico dos tubulares

Post by Enkidu »

Um artigo com estudo científico e prático sobre a montagem (colagem) de tubulares:
http://cnl.salk.edu/~jorge/xfer/Tubular ... art1-4.pdf
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Re: O tópico dos tubulares

Post by ProfClayton »

Magnus wrote:Maravilha, vou amadurecer a ideia. Estava falando da tal conversão:
phpBB [media]


Não sei porquê, mas achei que vc gostaria mais desse, mesmo sendo com pneu de trator:

phpBB [media]
Esse é o TUBELESS...

Tubeless acredito que da para montar em aros de carbono sim... Um amigo que fez (que Deus o tenha) funcionava normal...

Até porque com tubeless você pode usar pressão menor do que com as clinchers normais...

O grande problema são os pneus de tubeless... os tubulares já são dificeis de achar aqui no brasil imagina os tubeless...
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marcoaleite
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Re: O tópico dos tubulares

Post by marcoaleite »

O maior problema do aro de carbono clincher é a parede dele deformar e não aguentar segurar o pneu.
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Re: O tópico dos tubulares

Post by Carvalho_BR »

marcoaleite wrote:O maior problema do aro de carbono clincher é a parede dele deformar e não aguentar segurar o pneu.
deforma nao.
a resistencia das paredes é a mesma, pois suportam a mesma pressao que os clinchers com camara.
o problema na verdade é que o acabamento interno das paredes de carbono é irregular, principalmente na emenda do aro - e aí nao dá a vedacao necessaria pra encher o tubeless.
como exemplo, foi por isso que eu montei os meus usando o metodo ghetto, pois a camara cortada veda/amolda melhor do q a fita plastica amarela da notubes.
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Re: O tópico dos tubulares

Post by Magnus »

Carvalho_BR wrote:
marcoaleite wrote:O maior problema do aro de carbono clincher é a parede dele deformar e não aguentar segurar o pneu.
deforma nao.
a resistencia das paredes é a mesma, pois suportam a mesma pressao que os clinchers com camara.
o problema na verdade é que o acabamento interno das paredes de carbono é irregular, principalmente na emenda do aro - e aí nao dá a vedacao necessaria pra encher o tubeless.
como exemplo, foi por isso que eu montei os meus usando o metodo ghetto, pois a camara cortada veda/amolda melhor do q a fita plastica amarela da notubes.
Carvalho, qual pneu tubeless vc usa?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
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Re: O tópico dos tubulares

Post by Carvalho_BR »

sempre usei os hutchinson
acabei de comprar um par de galaktik e um par de fusion do modelo novo, aguardando chegar
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Re: O tópico dos tubulares

Post by Carvalho_BR »

samuelgouvea wrote: se eu fosse mexer com tubulares, eu montaria um par de rodas ultra-leves, com aros de carbono chineses, raios sapim, cubos levíssimos, etc..., pra tentar ficar próximo de 1100g o par. usando aros de perfil baixo, fica bem bom, e sendo rodas específicas pra escalar - ou seja, andar a baixa velocidade - aerodinâmica contaria bem pouco.
bobagem se preocupar em usar perfil baixo pra isso.
um par de zipp 404 full carbon tubular pesa apenas 1260g e te mantem em vantagem em todas as situacoes: tanto no plano (pela aerodinamica), quanto nas escaladas (pelo baixo peso).
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Re: O tópico dos tubulares

Post by Enkidu »

Sem falar na rigidez da roda, garantida pela espessura do aro (perfil alto) e os raios mais curtos.
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Re: O tópico dos tubulares

Post by FIDA »

Uma vantagem dos tubulares: Se usar com líquido, praticamente elimina os furos por arames de recape de caminhão. Hoje mesmo, tirei um araminho do pneu, escutei o barulhinho de ar vazando, uma giradinha no pneu e... vedou! :D
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Re: O tópico dos tubulares

Post by Enkidu »

Breaking News

Os Vittoria Corsa CX III que comprei agora vieram com o miolo da valvula desmontável.

Finalmente a Vittoria se ligou e tomou uma atitude de bom senso.
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Re: O tópico dos tubulares

Post by gtavares »

Ganhei um par de aros tubulares do meu cunhado (Ambrosio Montreal), coisa antiga...O problema é que esta cheio de cola, tem alguma maneira de limpar ? Começei com acetona e até que esta indo mas vai demorar MUITO tempo para limpar os dois aros...Esquentei com secador mas também não adianta muito...
ProfClayton
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Re: O tópico dos tubulares

Post by ProfClayton »

Se for de alumínio... manda um thinner que vai na boa...
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Re: O tópico dos tubulares

Post by Enkidu »

ProfClayton wrote:Se for de alumínio... manda um thinner que vai na boa...
Isso aí.
Use acetona em aro de carbono. Alias, falando em acetona, consegui comprar da pura (100%) no mercado livre, mas não experimentei ainda.
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Marcelo Marino
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Re: O tópico dos tubulares

Post by Marcelo Marino »

gtavares wrote:Ganhei um par de aros tubulares do meu cunhado (Ambrosio Montreal), coisa antiga...O problema é que esta cheio de cola, tem alguma maneira de limpar ? Começei com acetona e até que esta indo mas vai demorar MUITO tempo para limpar os dois aros...Esquentei com secador mas também não adianta muito...

Rapaz de sorte por ter um cunhado desses. :D
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
gtavares
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Re: O tópico dos tubulares

Post by gtavares »

Valeu pela ajuda !! Vou providenciar o thiner !!

Marino, ele me "emprestou", falou que quando precisar ele pega de volta... :lol:

Não sei se rola usar na Bianchi mas a principio vou montar nos cubos Dura Ace e deixar para a a clássica !! hehehe

Depois posto umas fotos...
gtavares
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Re: O tópico dos tubulares

Post by gtavares »

Só dando um update na minha saga com os tubulares...Após 3 dias de luta, consegui "limpar" um dos tubulares. A cola era tão velha que foi um parto conseguir limpar. Usei thinner e até que funcionou mas tinham sessões com MUITA cola e não estava conseguindo usar.

Tive uma idéa e funcionou maravilhosamente bem. Esquentei uma panelinha de água e quando estava quase fervendo, eu jogava no aro e com uma faca ia retirando a cola amolecida. Saia bem mais fácil que com o Thinner e é bem menos abrasiva para o aro. Dá um pouco mais de trabalho e demora mais mas vou usar essa mesma técnica para o segundo aro.
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Re: O tópico dos tubulares

Post by Tiger »

Escavando um pouco.

Estou decidido a comprar um par de rodas tubulares, após analisar bastante o assunto, vejo que há muito preconceito do pessoal da antiga que sofreu com os tubulares na base da agulha e sem tecnologias de selante. Entendo as desvantagens, mas tem uma coisa que me atrai muito: o peso, são aprox 150g a menos nas rodas e outros 150g a menos de câmaras comparando às clinchers.

Como meu cartão só terá uma brecha maior no próximo mês, pensei em começar pelos pneus neste mês. Vou trazer de fora e montá-los num par de chinezinhas. Nos meus aros clinchers ando há um bom tempo com Vittoria Open Corsa, eles têm me propiciado uma boa experiência.

As rodas que tenho em mente são essas:

http://www.ebay.com/itm/Only-1060g-Ultr ... 4ad0a26db3" target="_blank

Sei que após comprar rodas tubulares neste perfil (baixo), vou abraça-las por um loooongo tempo (vai ser difícil passá-las para frente), mas a ideia é ter um conjunto trepador (ui!), para talvez encarar a prova da graciosa (paralelepípedo), apesar de ser pouco provável que aconteça este ano. Serão rodas/pneus apenas para provas e ocasiões especiais. :twisted:

Tendo em vista que pretendo montar um par de tubulares (rodas e pneus) beeeem leves, achei que o que o meu bolso permite é um par de Corsa CX, porém ao consultar os preços vi que o 25mm é pouquíssima coisa mais pesada que o 23mm (255 contra 250g).

Dúvidas:

25 ou 23mm? Ou 21mm (sempre andei de clincher 23, não faço ideia de como será andar com 21mm).

Enkidu, alguma sugestão de pneu na faixa de preço do Corsa CX? Alguém mais?
marcoaleite
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Re: O tópico dos tubulares

Post by marcoaleite »

Eu abandonaria a ideia do 21 mm. O 25 mm seria uma tendência e o 23 mm seria ir na segurança. Acho que o 25 seria mais por questão pessoal, eu nunca usei para ter uma opinião formada, mas ando com vontade de testar um para ver como é.
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Re: O tópico dos tubulares

Post by tbortolotto »

Tiger wrote: 25 ou 23mm? Ou 21mm (sempre andei de clincher 23, não faço ideia de como será andar com 21mm)?
Tiger,
Esses valores são da largura do aro certo? Lembre-se que geralmente o aro das clincher é de 20.5 mm pra acomodar pneus de 23-25 mm que são os mais básicos. Acho q vc deve ter embaralhado os números de largura de pneu com largura de aro qdo disse "sempre andei de clincher 23", ou vc tem uma roda com largura de aro 23 mm?

Não uso tubulares por falta de dinheiro, mas não por falta de interesse e infelizmente não posso agregar mto ao assunto. No entanto, eu tenho lido mto sobre largura de aro e vou te dizer que hj há um grande consenso a favor de aros mais largos. 23 mm já virou quase "coisa do passado". Pessoal tá indo pro 24-25 mm e já tem empresa grande (HED) investindo nas 27 mm!! As Zipp 404 e 808 estão nas versões tubulares vindo com 26.5 e 27.5 mm em 2014.

Lembrando q os ganhos com aros mais largos é no grip e principalmente na aerodinâmica, oq não parece ser o seu caso. Ah e a largura do aro dessa roda do seu link é 20.5 mm e o perfil do aro é q é 24 mm.
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Re: O tópico dos tubulares

Post by Tiger »

tbortolotto wrote:
Tiger wrote: 25 ou 23mm? Ou 21mm (sempre andei de clincher 23, não faço ideia de como será andar com 21mm)?
Tiger,
Esses valores são da largura do aro certo? Lembre-se que geralmente o aro das clincher é de 20.5 mm pra acomodar pneus de 23-25 mm que são os mais básicos. Acho q vc deve ter embaralhado os números de largura de pneu com largura de aro qdo disse "sempre andei de clincher 23", ou vc tem uma roda com largura de aro 23 mm?
Não, eu estava me referindo aos pneus mesmo, creio que a onda agora é 25mm, sempre andei com pneu clincher 23mm. Imaginei que 25mm não compensaria pelo peso, mas como disse acima, a diferença no caso dos Vittoria é de apenas 5g, irrisória. Outro ponto que me atrai essa medida mais larga, é o fato de eu pretender enfiar esse kit no paralelepípedo. Imagino que esses 2mm a mais devam fazer bem para minha bunda. (edit: essa frase ficou muito gay!kkk)

Quanto as rodas, ainda pesquisarei sobre largura, mas estou com um equação difícil de solucionar: massa x dimensões x o que meu bolso pode pagar. Então penso em definir os pneus agora e estudar mais os aros par encomendá-los em um ou dois meses.
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Re: O tópico dos tubulares

Post by tbortolotto »

Ahhh entendi.
De novo não vou poder ajudar mto. Só andei com 25 mm bem fuleiros (chinas) e qdo voltei pros 23 mm (Vittoria Rubino Pro) eu senti mais conforto com 23 q com os 25, mas com ctz o efeito foi mais por causa dos 25 mm serem bem fuleiros. Tbm gostaria de experimentar um bom pneu de 25 mm, mas as vezes são difíceis de encontrar até na gringa....
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Re: O tópico dos tubulares

Post by Magnus »

Esse lance de ganho com aerodinâmica para mim fica elas por elas devido ao peso a mais. Uma diferença de 5% no peso de um pneu é muito pouco mesmo, mas duvido que o ganho aerodinâmico do 25 mm seja superior a isso... Vou procurar saber mais sobre isso...

De qualquer forma, pelo conforto valeria a pena. De qualquer forma, os tubulares já são por natureza mais confortáveis.
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Re: O tópico dos tubulares

Post by marcoaleite »

A vantagem de se escolher uma roda tubular é que usando um aro mais largo o peso da roda ainda continua muito bom!! Tenho umas ideias em mente de talvez no próximo ano migrar para os tubulares nas corridas e usar um aro mais largo é um dos planos.

O pneu 25 mm parece que está ganhando mais adeptos, até naquele vídeo da GCN tem muitas equipes já largando de 25 mm em condições normais. Se não me engano este ano na PR acho que foi a Trek ou a OPQS (ou as duas) que largou de 28 mm, algo que a dois anos atrás discutíamos se valia a pena 25 mm nos paves.
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Re: O tópico dos tubulares

Post by tbortolotto »

Magnus wrote:Esse lance de ganho com aerodinâmica para mim fica elas por elas devido ao peso a mais. Uma diferença de 5% no peso de um pneu é muito pouco mesmo, mas duvido que o ganho aerodinâmico do 25 mm seja superior a isso... Vou procurar saber mais sobre isso...

De qualquer forma, pelo conforto valeria a pena. De qualquer forma, os tubulares já são por natureza mais confortáveis.
Magnus, o ganho aerodinâmico que eu disse se refere ao aro do roda mais largo (25 mm) e não do pneu mais largo (25 mm). Um aro mais largo acomoda o pneu de forma de "U" com o piso, mas com o aro mais estreito o pneu fica no formato de "bulbo de lâmpada" (que é mais esguio, mas se mostrou menos aerodinâmico!). Pra nós mortais isso deve ser realmente pouco relevante, mas num ITT de ProTour....
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