Quadros Chineses OEM

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
ReinaldoBrisolla
Membro

Re: Quadros Chineses OEM

Post by ReinaldoBrisolla »

Marino e, voce vai fazer o que com as domesticas que ficaram sem emprego e, nao tem qualificacao, deixa-las passar fome?

Engraçado, o empresario ganhando bem ele expande seus negocios, gerando mais emprego, renda e, impostos...
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Amigos Reinaldo, Marcelo, TC e outros tantos,
Concordo muito com várias coisas que o TC disse. Eu julgo que temos que pesar algumas coisas, como a própria ação da burguesia brasileira de não engendrar uma perspectivação de capitalismo autônomo no Brasil nos primórdios de sua industrialização (anos 1880) e no momento do capitalismo verdadeiro (anos 1950); a corrupção sindical corporativista desde Getúlio; que o salário mínimo é uma garantia de emprego não para trabalhadores qualificados como nós, mas a fim de garantir um mínimo ao conjunto social do povo brasileiro (mesmo que isso não esteja efetivamente acontecendo como deveria ser).
O empresariado brasileiro não cresce não é por causa do sindicato, mas porque a própria burguesia prefere investir integralmente lá fora, o Brasil tem uma burguesia nacional associada, e não uma burguesia nacional brasileira. E isso é muito diferente. Senão parece que são as leis trabalhistas que impedem de o empresariado a crescer. Lembre-se de que o que move a economia nacional são as empresas transnacionais instaladas no Brasil. Pensem que as leis trabalhistas e os sindicatos são imensamente mais fortalecidos e com maior experiência histórica de lutas na Europa e nos Estados Unidos e lá o empresariado é mais forte do que aqui.
Tomo a liberdade de recomendar a leitura de meu colega Francisco de Oliveira, em seu clássico recém relançado Crítica da Razão Dualista e o Ornitorrinco. Quem quiser o livro comigo, posso pegar com meu desconto de professor na própria editora. Mas tem na biblioteca da FFLCH, da PUC e em outras tantas.
Eu acho que é mais ou menos por aí. Não espero que concordem, nem acho que sou dono da razão, espero apenas fomentar um debate, uma discussão aqui.
Um sincero abraço do amigo,
Roma
دفاعا عن فلسطين
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Com R$700,00 você passa muita necessidade também, os empresários vão pagar a mais seus funcionários por isso?

Eu sou engenheiro e nos escritórios de projetos antigos você tinha 50 desenhistas de prancheta. Hoje com computadores e programas que evoluem a cada dia, você pode ter a mesma produção com 5 desenhistas. E aí o que fizeram com os outros 45?

As coisas tem que evoluir e se adaptar as novas realidades. Se algumas profissões estão em baixa, outras começam a existir. Cabem as pessoas irem atrás disso e governo dar algum tipo de incentivo para novas qualificações (bem ou mal já faz isso).

Ter um funcionário na Europa é mais complicado (benefícios, salário mínimo alto). O que os empresários fazem é substituir o que for possível por máquinas, softwares. E não é por isso que os países são uma merda e todo mundo tem uma vida desgraçada, muito pelo contrário.

Acontece que tem que se contentar com ganhos menores. Acho bem provável que seu Ernesto seja bem mais "pobrinho" que o dono da Hong Fu, mesmo sendo o que é para o ciclismo e tendo sua fábrica há 60 anos.

Se você acha que poderia ganhar mais, pode ter certeza que em parte é porque existem grandes empresários, e aí um vai fudendo o outro, uma reação em cadeia.

É uma escolha entre ganhar mais ou ter um país mais evoluído e mais justo.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Para desespero das grandes marcas, acabei de comprar um quadro china.
R-016 DA Velobuild.
Pesa 850 gramas o quadro, mas tem vários reviews que ele é bem mais resistente que o fm066sl.
A geometria pra mim foi perfeita. 52 de tt, 50 de St e 140 de ht.
Vamos esperar agora ansiosamente a chegada.
Flávio, você me dá desconto na dentadura né ?
http://velobuild.com/velobuild-reviews/ ... ide-review" target="_blank
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Eu te compreendo plenamente, Marino. Mas penso diferente e espero que eu não te ofenda ou seja evasivo em minha opinião. Não espero que concorde, apenas quero registrar o que eu acho. O dono da DengFu deve ser mais rico que o dono da Colnago. A diferença é que um vende um trabalho quase-artesanal por US$20 mil e outro um processado por US$400. Aí não cabe ao consumidor final pagar o ônus de uma lógica produtiva do capital que é perversa, justamente porque essa história de que é a nossa responsabilidade de comprar uma Pinarello em vez de uma Chinarello é que vai salvar a ordem sociometabólica do capital da ruína de seu processo produtivo. Jogar nas costas do consumidor (que é um mero produtor também, como assalariado subprodutivo) um peso pela desordem do mundo é subjugar o fator histórico da entificação do capitalismo. É a velha lenga-lenga de que todo mundo fazendo a sua parte o capitalismo vai andar bem. No caso, quem é que não prefere ter uma Pina em vez de uma China? Mas é a própria condição econômica mais trivial que empurra o indivíduo não mais para a dualidade Pina vs China, mas Caloi simplona vs. China carbono, etc. Não me parece que o mesmo indivíduo que compra uma Specialized Venge na Pedal Urbano seja o mesmo que tenha cogitado em certa feita comprar a DengFu FM098.
No caso do trabalho artesanal da Colnago, é uma opção estilística de produção. Escolhem ter um trabalho fino e exclusivo. Já a DengFu se insere num outro mercado e não é exatamente concorrente direta da Colnago, é um mercado de produção em escala e com baixo custo (e aqui, infelizmente, leia-se baixo custo de produção com mão-de-obra superexplorada). No entanto, por mais que lutemos contra a mão de obra superexplorada (e eu luto diariamente, acredite!), não conseguiremos fugir da lógica: eu tomo Coca-Cola, uso celular Samsung (feito na Coreia nos mesmos moldes produtivos chineses), calço Nike. Ou então viro Vegan Hippie.
A questão de fundo é: o que é possível fazermos em escala realmente significativa para a desordenação desse mundo perverso? Será que a resposta seria comprar uma Pinarello original? Eis o problema então.
Quem aqui tem um Pacote Office com Word original? Recentemente, não lembro onde li, os mais entendidos me corrijam, por favor, que a cada cem mil computadores, um usa o pacote office original, e que isso parecia uma pesquisa da própria Microsoft. Sei lá qual é a procedência de meu word! Estou cagando pra isso, sinceramente. Porque não é exatamente isso que fará a lógica produtiva do capital ser menos densa no massacre do conjunto dos seres humanos.
Espero não tê-lo ofendido, e espero que perceba que eu o respeito profundamente a tal ponto de gastar alguns minutos para te escrever, dizendo o que sinto de tudo isso.
Um abraço sincero,
Romanetto
دفاعا عن فلسطين
ReinaldoBrisolla
Membro

A meu ver são diversos os fatos envolvidos no desenvolvimento/retração da economia brasileira, não vamos partir para reducionismos e "pré conceitos".

Marino onde disse que o salário mínimo é uma boa alternativa? Ao contrario, disse expressamente que nivelar as pessoas por baixo não é o ideal, o mais preparado deve receber melhor pelo trabalho que realiza, não nivelar o mais preparado com o menos preparado e pagar a ambos igualitariamente essa merreca...

Em primeiro lugar a base da economia nacional é a agroindústria, concordo que as grandes fabricas são transnacionais e, remetem quase todo seu lucro para a matriz, mas o que mais impede o desenvolvimento nacional é a carga tributaria enorme, seguida da enorme burocracia nacional, seguida de vários direitos trabalhistas que impedem o empresariado de contratar mais pessoas (outro exemplo que eu dou é o 13 salário, porque exigir que o patrão pague uma soma no final do ano equivalente a um salário integral, sendo que seria no mínimo mais logico eficaz e proveitoso a ambas as partes se se dividisse o 13 salário em 12 parcelas mensais com se fosse um plus no salário mensal?), além da falta de infraestrutura básica como ferrovias, hidrovias, parte de energia elétrica, etc. e, principalmente educação de qualidade para o povo,para que ele se prepare de maneira eficaz para o mercado de trabalho e para a vida.

Sabe algo que estes dias estava lendo e, achei que expressa uma enorme realidade, os pais aqui no Brasil dão a seus filhos mesada (ao menos em algumas famílias), nos USA os filhos recebem por tarefas que desempenham em seus lares, como cortar a grama do jardim, limpar o quarto, lavar o carro, entregar jornal, aqui as pessoas em conversas informais perguntam: quanto você ganha por mês? O outro responde ganho tanto, lá a pergunta é "what do you make this month?" Quanto você fez esse mês? Percebe que são conceitos culturais diferentes?

O empresariado nacional tem investido lá fora exatamente para fugir dos entraves nacionais, ninguém trabalha de graça, se o sujeito vai tirar dinheiro do próprio bolso para fazer algo, é lógico que ele visa lucro, até porque se não haver lucro o negocio por si só não vinga. Ou você trabalha de graça a alguém, ou pretende desenvolver um produto sem ganhar nada por seu trabalho intelectual? Percebe que se você não visar o ganho de algo (seja lucro monetário, seja o lucro com uma promoção, etc) você não tem no mínimo o estimulo para inovar?

Nos EUA os sindicatos são fortalecidos, sim, mas não há regulamentação de mercado trabalhista da forma como existe aqui, o sujeito trabalha/recebe conforme a necessidade de mercado, ganha conforme o mercado lhe dá valor, sem isso não há inovação/crescimento.

Vou postar link de um livro gratuito em formato pdf que explica o porque de uma economia livre sem intervencionismos...

http://mises.org.br/files/literature/De ... %20WEB.pdf" target="_blank

http://mises.org.br/EbookChapter.aspx?id=191" target="_blank

Nesse ultimo link tem um capitulo de aproximadamente umas 4 paginas desse livro que exprime mais pormenorizadamente o que quis dizer com o que postei.
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Reinaldo, off-topic: no meu caso, quando criança fazia como a criança americana, lavando a casa, arrumando o quarto, etc., mas não recebia nem a mesada brasileira (hehehe).
دفاعا عن فلسطين
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Tranquilo, eu também não estou aqui para ser o dono da verdade, é só a minha forma de ver as coisas. Se todo mundo enxergasse as coisas da mesma forma, o mundo seria mais chato.

Quando você diz que quem pode comprar uma Venge original não vai atrás de uma chinesa, é bem provável que seja assim mesmo. Mas quem vai atrás de uma chinesa poderia comprar uma Specialized de alumínio.

Aliás, a minha opção é essa, uma Pinarello de alumínio ao invés de um quadro de carbono barato, inclusive por "questões ciclísticas" e não só filosóficas.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ReinaldoBrisolla
Membro

É cultural a coisa, voce percebe isso Romanetto?

De boa, tenho um primo engenheiro de alimentos que hoje trabalha na Coca-Cola na fabrica de Maringa-PR e, antes trabalhava na Friboi, a qualidade de vida/condições de trabalho não se compara, na coca, é o paraíso segundo ele, na semana que começou a trabalhar já foi fazer curso de como falar com sinais de mão porque tinha trabalhadores na linha de produção surdos/mudos, não tem exigência de cumprimento de jornadas de trabalho malucas, ao contrário, todos ao final do turno são obrigados a deixar o que estão fazendo para ir embora e o próximo turno entrar, enfim ele fala que nunca mais sai de lá se for da vontade dele...

No Friboi ele trabalhava de 12 a 16 horas/dia, no meio de sangue/tripas/merda dos animais dependendo de onde era a escala de setor, nao via a familia, tava doente porque tem diabetes e, com o trabalho maluco da empresa nao conseguia cuidar da saude, enfim...

Concordo que tem que haver certa regulamentacao na vida da sociedade, porque cada um é cada um, as pessoas tem niveis de evolucao diferentes, alguns nao estao nem ai e cometem crimes, enquanto outros se fizerem alguma coisa errada mesmo que minima nao conseguem dormir.

A meu ver o problema esta na quantidade e qualidade dessa regulamentacao.

Editei para acrescentar um link do site da fabricante de coca cola da regiao de parana e interior de sao paulo, onde o meu primo trabalha, a empresa em 2008 foi eleita como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil...

http://www.spaipa.com.br/conteudos/inst ... istorico_2" target="_blank

Em 2008, a Spaipa foi reconhecida como uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Great Place to Work, principal organização do mundo em pesquisas sobre o tema.Neste mesmo ano, a Spaipa também foi reconhecida, pela revista Exame, uma das 500 Maiores e Melhores Empresas do Brasil. A Spaipa ficou entre as 11 melhores instituições do setor de bens de consumo do país, além de ser a 6ª colocada em crescimento de vendas e de estar entre as 10 mais rentáveis do setor.

http://www.spaipa.com.br/missaoevisao.htm" target="_blank

http://www.spaipa.com.br/conteudos/inst ... l_humano_5" target="_blank

http://www.spaipa.com.br/conteudos/meio ... mbiente_12" target="_blank

http://www.spaipa.com.br/conteudos/resp ... _social_21" target="_blank
Last edited by ReinaldoBrisolla on Sun 23 Mar 2014 00:51, edited 1 time in total.
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Pode crer, Reinaldo! Eu que me referia à produção industrializada geral. Mas é bem por aí, mesmo.
Marino, eu te entendo e respeito muito sua opinião. Só pra clarear, em nenhum momento você foi evasivo ou pareceu ser o dono da verdade, eu é que disse que eu não queria ser isso com medo de ser contundente demais. Estou ainda ressabiado com o outros meios de debate, ainda, mas já estou superando!!
Na realidade, voltando às bicicletas, é que provavelmente você saiba muito mais de bicicleta do que eu, e aí não tenho como argumentar pra você que uma China de carbono é melhor que uma simplinha de alumínio da Specialized, manja? É isso. Talvez seja, talvez não. Sobre o grupo, aí sim dá uma diferença tremenda não só no peso mas na qualidade da troca das marchas, da ergonomia da coisa, etc. Mas grupo não é o debate, e sim os quadros genéricos...
Abração.

Edit: só um detalhe que vejo é que apesar das enormes diferenças que temos em relação a opinião disso tudo, ninguém aqui está simplesmente advogando em causa própria, mas todos aqui estão preocupados não só com a bicicleta mas com os rumos da coisa em geral, do país, da produção, vendo o lado do outro, e vejo que isso é de uma boa fé tão grande que fico feliz em ter pessoas discordando, me apresentando uma outra versão das coisas. Estamos todos colocando opiniões de boa fé. Isso é ótimo.
دفاعا عن فلسطين
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Post by Enkidu »

Pessoal, relaxem, hoje é sexta. Se voces continuarem nisso, Karl Marx vai sair do sarcófago e puxar o pé de vocês!!!

Eu só fiz uma piadinha...

(Um sindicato pra chamar de meu...mesmo que seja com o Dirceu...)
Last edited by Enkidu on Fri 21 Mar 2014 16:30, edited 2 times in total.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Enkidu
Membro

Post by Enkidu »

Image
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Enkidu wrote:[ Imagem ]
[ Imagem ]
ha hauahauahauahaua PQP,
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Enkidu wrote:[ Imagem ]
[ Imagem ]
ReinaldoBrisolla
Membro

Roma,

A ideia de debate a meu ver nao é sair um agredindo verbalmente o outro achando que a opiniao dele é a mais correta, ao contrário é fomentar uma posição que acha correta e tentar mostrar o porque, até porque se nao for assim como iriamos nos desenvolver intelectualmente?

Voce já viu um documentário chamado:

A Igreja Catolica: Construtora da Civilização?

http://www.youtube.com/watch?v=SQs4Gy0R ... 3675389EE9" target="_blank

Independentemente dos pre conceitos, em certa parte o narrador Thomas E Woods, explica como funcionava as universidades que a Igreja Católica fundou (ao contrário do que propagam ela fundou todas as grandes universidades europeias durante a idade media exemplo Cambridge séc.XIII/Oxford/séc. XIII só pra citar as da Inglaterra que me lembrei agora sem contar outros países) e, um dos dogmas da universidade era o de que a cada dia no horário de intervalo um aluno (a cada intervalo/dia era um não sei se mais, sendo que todos os alunos iriam participar) subia numa espécie de parlatorio durante o intervalo e defendia algum assunto em publico, sendo que o assunto era irrestrito a tema e, a palavra era aberta tanto a professores como a alunos, exatamente para fomentar a discussão o pensamento das pessoas e lógico o estudo/aprendizado...

Pra quem nunca ouviu falar do autor que narra o documentário, o site dele é esse:

http://tomwoods.com/" target="_blank

http://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_Woods" target="_blank

Marcelo você é impagável...
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Legal, Reinaldo, gostei do vídeo. Eu tenho algumas discordâncias brutas, baseadas no Carl Sagan (meu autor de cabeceira).

(outro autor de cabeceira meu é o Marx rapper do Marcelo hehehe)
دفاعا عن فلسطين
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Você estão com um papo cabeça demais para sexta-feira. Nem acabou a tarde e eu já estou mais para esse aqui:

Image

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Mas, o que que é isso, rapaz... marvada!
دفاعا عن فلسطين
Enkidu
Membro

Post by Enkidu »

ReinaldoBrisolla wrote: Marcelo você é impagável...
Nem vem...meus clientes me pagam, ok?

Sorry não vi o video, vou ver (adoro o assunto) mas já vou dar um pitaco sobre o papel da Igreja católica. Antes até do refinamento do pensamento ocidental (sobretudo a escolástica), ela garantiu com seus exércitos a sobrevivência da Europa ante às invasões dos mongóis, árabes e outros que miravam o espólio do Glorioso Império Romano. Os mongóis chegaram até Paris...
TC
Membro

Post by TC »

Mas voltando aos quadros, só eu acho um contra-senso os quadros europeus volte e meia estarem colocando peças de ouro nas bicicletas pra mostrar que são mais valiosos ainda, ao mesmo tempo vendo que tem uma crescente demanda no mundo por bicicletas e que as mais baratas estão ganhando a concorrência?

Ou eles não se importam muito, ou querem realmente eletizar a bicicleta da marca deles, aí não adianta ficar reclamando.
ReinaldoBrisolla
Membro

Acho que eles querem fazer um produto diferenciado para o pessoal de mais grana, apesar de eu pessoalmente achar um grande absurdo, colocar cristal swarovski e ouro numa bike, ha um mercado para isso, se nao houvesse nao fariam as benditas bikes desse jeito, acho que o mercado de bikes artesanais/hand made deve estar incomodando ou despertando interesse nas grandes fabricantes de artigos de luxo e eles estao investindo na criacao desses produtos:

http://ascaribicycles.com/bicycles/" target="_blank

http://www.bikemagazine.com.br/2014/03/ ... ais-nahbs/" target="_blank

Esses dias vi uma Dogma na faixa de quase R$ 60 mil, particularmente sou apaixonado por bikes, mas algo assim, mesmo que eu tivesse $ sobrando nao compraria, ate porque nao tenho perna pra isso...

http://www.bikepointsc.com.br/catalogo/4/143" target="_blank
Enkidu
Membro

Post by Enkidu »

É uma questão de imagem, uma estratégia de diferenciação.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Estratégia de mercado. Desnatação, chama. Eles nunca vão conseguir competir com o Chinas no preço. Logo, partem para outro público. Um que não se incomoda em pagar para ter outras coisas.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Cebo wrote:Estratégia de mercado. Desnatação, chama. Eles nunca vão conseguir competir com o Chinas no preço. Logo, partem para outro público. Um que não se incomoda em pagar para ter outras coisas.
Boa!

Até porque quem é aficionado acaba comprando coisas pela emoção e não pela razão. Uma vez dominada a técnica do carbono por menores, as empresas precisam achar um modo competitivo para vender, aí investem no marketing tecnológico dizendo que seu quadro é 0,001 segundos mais rápido que o do concorrente ou parte para a exclusividade que acaba apelando para o emocional.

Um ponto fora da curva que vemos é a Canyon. Ela centralizou suas vendas para a própria fabrica e com isso consegue vender bicicletas tão boas quanto a concorrência por um preço um pouco menor. Mas o apelo da marca ainda é fraco, afinal o que chama mais a atenção, chegar no pelotão de SPZ, Cannondale ou Canuon, Wilier? ;) Coisas que o consumismo proporciona.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

TC wrote:Mas voltando aos quadros, só eu acho um contra-senso os quadros europeus volte e meia estarem colocando peças de ouro nas bicicletas pra mostrar que são mais valiosos ainda, ao mesmo tempo vendo que tem uma crescente demanda no mundo por bicicletas e que as mais baratas estão ganhando a concorrência?

Ou eles não se importam muito, ou querem realmente eletizar a bicicleta da marca deles, aí não adianta ficar reclamando.
Engano seu. A Pinarello faz até bicicleta urbana e não são as que estão no site, são bem mais simples. Só que ficam só com um mercado regional. Em Pinarello City (Treviso) "todo mundo" tem uma Pinarello, nem que seja uma "de mercado".

Nas de estrada tem para todos os bolsos, desde que mantenham um mínimo qualidade.

Tem um outro fator. Tem algumas marcas famosas que são bem pequenas. A De Rosa parece que tem uns 15/20
funcionários, mesmo mantendo a produção de alguns quadros na Itália. Então não da para abraçar o mundo.

As de ouro, edições especiais, acho que é mais para chamar a atenção mesmo.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Marcelo Marino wrote:
TC wrote:Mas voltando aos quadros, só eu acho um contra-senso os quadros europeus volte e meia estarem colocando peças de ouro nas bicicletas pra mostrar que são mais valiosos ainda, ao mesmo tempo vendo que tem uma crescente demanda no mundo por bicicletas e que as mais baratas estão ganhando a concorrência?

Engano seu. A Pinarello faz até bicicleta urbana e não são as que estão no site, são bem mais simples. Só que ficam só com um mercado regional. Em Pinarello City (Treviso) "todo mundo" tem uma Pinarello, nem que seja uma "de mercado".

Nas de estrada tem para todos os bolsos, desde que mantenham um mínimo qualidade.

Tem um outro fator. Tem algumas marcas famosas que são bem pequenas. A De Rosa parece que tem uns 15/20
funcionários, mesmo mantendo a produção de alguns quadros na Itália. Então não da para abraçar o mundo.

As de ouro, edições especiais, acho que é mais para chamar a atenção mesmo.
Feitas especialmente ao pugpugpug
Flavio Tuix
Membro
Nome Verdadeiro:: Flavio

Post by Flavio Tuix »

ftmonjardim wrote: Flávio, você me dá desconto na dentadura né ?

boa, quadro lindo!
dou desconto sim, hehehe

abrax

PS: chegaram as paradas, valeu! :) :)
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Só voltando um pouco naquilo que falei de produção em larga escala das grandes marcas, vocês se lembrar que no Camboja ou nas Filipinas (eu não me lembro exatamente) um prédio inteiro desabou e matou centenas de pessoas? E nesse prédio era feita a produção da Nike e a empresa dizia não saber das reais condições de produção lá no Oriente (mentira, claro).
دفاعا عن فلسطين
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Flavio Tuix wrote:
ftmonjardim wrote: Flávio, você me dá desconto na dentadura né ?

boa, quadro lindo!
dou desconto sim, hehehe

abrax

PS: chegaram as paradas, valeu! :) :)
chegou tudo direitinho? tá tudo em ordem?

o quadro é esse aqui, espero que os MANO olhem e diga, "IXI, aquele ali tá de CALOI 10, nem vamu roba.."

Image
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Quando você quiser descartar essa Caloi 10, me avisa.
دفاعا عن فلسطين
Post Reply