Quadros Chineses OEM
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Magnus
Re: Quadros Chineses OEM
Então, Marino, mas apesar do depoimento de usuários não ser nada científico, nem fruto de pesquisas mais elaboradas, é fato que os quadros estão aí resistindo inclusive aos nossos asfaltos esburacados. Não acredito que quem compre esses mais conehcidos esteja correndo o risco deles partirem com essa facilidade toda, mesmo não tendo o peso, trama, espessura etc dos quadros top.
A única questão que para mim não está bem resolvida ainda é em relação ao tempo de uso mesmo, ou seja, se eles vão aguentar mesmo muitos anos de uso intensivo... mas aí cai no que eu disse...
A única questão que para mim não está bem resolvida ainda é em relação ao tempo de uso mesmo, ou seja, se eles vão aguentar mesmo muitos anos de uso intensivo... mas aí cai no que eu disse...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Pedro
Caralho!
Até ressucitar o Pedro Cury o ftmonjardim ressucitou. Deixa o cara quieto, lá. E todos vocês parem de se comportar como viúvas do inominável. Será que não estão notando que essa porra aqui é diferente????
Cada um tem a sua opinião, suas necessidades, suas preferências (ui...) e acho que cada um nesse forum deve respeitar. Eu tenho minhas convicções e por isso preferí gastar no quadro de um fabricante tradicional. Se um dia achar que devo comprar um par de rodas em carbono com perfil 35mm, não vou comprar nada que não seja italiano. E não tenho nada contra os Novatech que vejo por aí, mas adoro quando emparelho com alguém no pelotão que usa os Novatech.
Tenho nada contra os chineses. Meu quadro principal é um Wilier 2012 Zero.7. Foi fabricado na Ásia, mas não é uma cópia e tem garantia das especificações que me foram vendidas. O jogo é limpo. E o preconceito contra os Chinarellos é justamente esse:

Querem um quadro em carbono, encomendem uma pintura irada mas não faça uma cópia, por favor (nada contra, viu tuix!!). Se um dia esse quadro torar no meio e rasgar sua femural, eu também corro risco... quando você cair, pode me derrubar!
E Vice-versa.
Para finalizar, mesmo tendo escrito isso em um tempo distante por aí, não custa lembrar: Era uma estratégia da Schwinn, na época a maior fabricante de bicicletas nos EUA, mandar a produção para a Ásia e fecharam acordo com a GIANT. Perderam o know-how para a fábrica de Taiwan e hoje só vendem bicicletas em supermercados. A GIANT é uma das estrelas do protour.
Até ressucitar o Pedro Cury o ftmonjardim ressucitou. Deixa o cara quieto, lá. E todos vocês parem de se comportar como viúvas do inominável. Será que não estão notando que essa porra aqui é diferente????
Cada um tem a sua opinião, suas necessidades, suas preferências (ui...) e acho que cada um nesse forum deve respeitar. Eu tenho minhas convicções e por isso preferí gastar no quadro de um fabricante tradicional. Se um dia achar que devo comprar um par de rodas em carbono com perfil 35mm, não vou comprar nada que não seja italiano. E não tenho nada contra os Novatech que vejo por aí, mas adoro quando emparelho com alguém no pelotão que usa os Novatech.
Tenho nada contra os chineses. Meu quadro principal é um Wilier 2012 Zero.7. Foi fabricado na Ásia, mas não é uma cópia e tem garantia das especificações que me foram vendidas. O jogo é limpo. E o preconceito contra os Chinarellos é justamente esse:

Querem um quadro em carbono, encomendem uma pintura irada mas não faça uma cópia, por favor (nada contra, viu tuix!!). Se um dia esse quadro torar no meio e rasgar sua femural, eu também corro risco... quando você cair, pode me derrubar!
E Vice-versa.
Para finalizar, mesmo tendo escrito isso em um tempo distante por aí, não custa lembrar: Era uma estratégia da Schwinn, na época a maior fabricante de bicicletas nos EUA, mandar a produção para a Ásia e fecharam acordo com a GIANT. Perderam o know-how para a fábrica de Taiwan e hoje só vendem bicicletas em supermercados. A GIANT é uma das estrelas do protour.
-
- Membro
Cara, coloca em risco baseado em que? É isso que não tem cabimento o que você está defendendo, você não tem um caso sequer para me mostrar aqui que eu estarei em risco andando num quadro da velobuild por exemplo.Marcelo Marino wrote:Monjardim, não estou me baseando no eu acho. Já te disse que conheço um pouco dos projetos e da produção de alguns fabricantes. Se você leu o que está no Pedal, deve ter visto o que o que o Ricardo Muhler disse. Ele trabalha com reparação de carbono e de largada ele já diz que a espessura dos quadros chineses são bem menores. Sabe o que isso significa?
Já tive a oportunidade de conversar com Klaus Poloni também. É importante saber o que caras desse tipo veem no seu dia a dia. É importante saber o que pessoas com grandes conhecimentos no assunto, que trabalham diretamente com isso, tem a dizer.
A única coisa que quem defende os chineses tem para argumentar é a opinião de usuários e mais nada. Isso é pouco.
Muitos desses usuários nem sabem avaliar direito, nem parâmetros para avaliar tem.
Tem gente que jura ser o mesmo quadro, o de marca e o chinês. Outros acham que a diferença nem é tão grande assim.
Magnus, muita gente na Itália e Bélgica (mais ainda) roda com bicicletas mais antigas. Só para citar os que sei.
Mas independente disso o consumismo desenfreado existe e você está certo nesse ponto.
Agora, quando um produto te coloca em risco é mais complicado. Não é um celular que quebra, você joga fora e compra outro.
Quando cogitei de comprar quadro, o carvalho ofereceu num tópico quadros usados do ebay ou um Scott adict 2009 que ele ofereceu, você mesmo disse que era um absurdo fazer isso pois CARBONO FADIGA, agora você diz pra comprar um pinarello que para durar 100 anos?
Volto a dizer Marino, esse papo que comprar um "fu" está colocando a vida em risco não cola mais, duvido que alguém vai deixar de comprar por causa disso, agora você pode me mostrar alguns casos de pessoas que se arrebentaram com quadro china que eu posso mudar de idéia.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Adriano
PAF, o que a Citroen fez não foi nada diferente do que ela deveria ter feito: honrar a garantia que te prometeu quando vendeu o carro. Ela só cumpriu com o prometido, nada mais. Estamos tão acostumados com empresas picaretas que vemos uma atitude dessas com surpresa.PAF wrote:Pra finalizar, deixa eu relatar uma coisa que eu presenciei. Tenho um Citroën. Passei 40 mil km insatisfeito com meu carro, porque me fudí no preço de revenda. Tanto é que eu havia desistido de trocar o carro quando surgiu uma boa oportunidade num Suzuki, porque meu carro perdeu 40% do preço na revenda. Espalhava para todo mundo que Citroën nunca mais. Até o dia em que levei o carro para a revisão dos 50 mil. Relatei que o hidráulico da direção estava miando. A fábrica trocou minha caixa de direção, faltando 5k para o final da garantia.
Me encantei com a Citroën novamente.
P.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
-
- Membro
PAF, não ressuscitei ninguém não cara, nem estou sendo viúvo, o mesmo papo que está rolando aqui esta rolando lá no pedal e o Pedro cury está debatendo também.PAF wrote:Caralho!
[ Imagem ]
E Vice-versa.
Não entendi o emparelho do lado de alguém com Novatech, você emparelha porque o cara está usando roda com Novatech?
-
- Membro
PAF, é só não ficar na roda dele; te garanto é fácil, fácil fazer ele sobrar de roda...PAF wrote:(...)Querem um quadro em carbono, encomendem uma pintura irada mas não faça uma cópia, por favor (nada contra, viu tuix!!). Se um dia esse quadro torar no meio e rasgar sua femural, eu também corro risco... quando você cair, pode me derrubar!

"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
-
- Membro
Sim e não.
Poderiam ter argumentado e feito o reparo da caixa, uma vez que só faltava 5k para acabar a garantia. Sou engenheiro mecânico e sei que foi uma troca total apenas para fidelizar o cliente. Na verdade, foi uma decisão gerencial porque o custo do reparo era similar ou menor ao da troca direta.
P.
Poderiam ter argumentado e feito o reparo da caixa, uma vez que só faltava 5k para acabar a garantia. Sou engenheiro mecânico e sei que foi uma troca total apenas para fidelizar o cliente. Na verdade, foi uma decisão gerencial porque o custo do reparo era similar ou menor ao da troca direta.
P.
"Os chineses tem espessura mais fina". Quais chineses? Falar isso é tão genérico quanto falar "Os alemães são mais pesados". Não faz sentido.....
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
-
- Membro
ftmonjardim,ftmonjardim wrote: Não entendi o emparelho do lado de alguém com Novatech, você emparelha porque o cara está usando roda com Novatech?
Esses cubos Novatech demandam mais watts do que um cubo com rolamentos de qualidade, sejam de aço ou cerâmicos. No meu caso, uso os dois tipos. Quando eu emparelho, já estou fazendo menos força. Na primeira estilingada o caboclo sobra da minha roda.
...e deixa o PC quieto lá. Vale à pena discutir qualquer coisa citando ele não.
-
- Membro
Por isso eu digo, é muito achismo, sem fatos concretos para provar nada.Cebo wrote:"Os chineses tem espessura mais fina". Quais chineses? Falar isso é tão genérico quanto falar "Os alemães são mais pesados". Não faz sentido.....
-
- Membro
Perfeito PAF. Penso o seguinte: compre o que seu dinheiro permitir, foda-se se outros falarão que é caro ou se tá jogando dinheiro no ralo. Assuma seus gostos e caprichos sem ter que ficar se justificando, cada um gasta seu dinheiro como quiser. O foda é ficar fazendo terrorismo com quem não pode ou não tem disposição pra gastar tanto, só pra justificar o alto custo que pagou por um produto exclusivo.PAF wrote:Cada um tem a sua opinião, suas necessidades, suas preferências (ui...) e acho que cada um nesse forum deve respeitar. Eu tenho minhas convicções e por isso preferí gastar no quadro de um fabricante tradicional. Se um dia achar que devo comprar um par de rodas em carbono com perfil 35mm, não vou comprar nada que não seja italiano.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
-
- Membro
A nível de curiosidade, você tem algum gráfico ou estudo sobre isso? Não estou duvidando não, mas é até interessante para quem pensa em montar uma roda com cubos novatec.PAF wrote:ftmonjardim,ftmonjardim wrote: Não entendi o emparelho do lado de alguém com Novatech, você emparelha porque o cara está usando roda com Novatech?
Esses cubos Novatech demandam mais watts do que um cubo com rolamentos de qualidade, sejam de aço ou cerâmicos. No meu caso, uso os dois tipos. Quando eu emparelho, já estou fazendo menos força. Na primeira estilingada o caboclo sobra da minha roda.
Citei o PC pois o embate lá está sadio e interessante igual aqui.
Não o citei de forma pejorativa
-
- Membro
Também fiquei curioso em relação aos Novatech. Essa diferença é grande? Li uma vez que a diferença entre um rolamento normal e um de cerâmica é bem pequena, coisa de 0,5%. Se for só isso não justifica o cara não conseguir te acompanhar, ele sobrou porque vc é mais forte mesmo, ou ele não quis reagir.ftmonjardim wrote:A nível de curiosidade, você tem algum gráfico ou estudo sobre isso? Não estou duvidando não, mas é até interessante para quem pensa em montar uma roda com cubos novatec.PAF wrote:ftmonjardim,ftmonjardim wrote: Não entendi o emparelho do lado de alguém com Novatech, você emparelha porque o cara está usando roda com Novatech?
Citei o PC pois o embate lá está sadio e interessante igual aqui.
Não o citei de forma pejorativa
-
- Membro
Você sabe o que uma espessura mais fina significa? É me baseando na engenharia que te digo que não ficaria tranquilo em cima de um quadro desses.ftmonjardim wrote:Cara, coloca em risco baseado em que? É isso que não tem cabimento o que você está defendendo, você não tem um caso sequer para me mostrar aqui que eu estarei em risco andando num quadro da velobuild por exemplo.
Quando cogitei de comprar quadro, o carvalho ofereceu num tópico quadros usados do ebay ou um Scott adict 2009 que ele ofereceu, você mesmo disse que era um absurdo fazer isso pois CARBONO FADIGA, agora você diz pra comprar um pinarello que para durar 100 anos?
Volto a dizer Marino, esse papo que comprar um "fu" está colocando a vida em risco não cola mais, duvido que alguém vai deixar de comprar por causa disso, agora você pode me mostrar alguns casos de pessoas que se arrebentaram com quadro china que eu posso mudar de idéia.
Todo material fadiga em primeiro lugar, uns mais outros menos. Segundo que continuo acreditando que daqui há 30 anos não veremos quadros de carbono feitos hoje como vemos quadros de aço de 30 anos atrás intactos, independente da marca.
Os problemas dos fu são vários. Pirataria, falta de qualidade, desempenho.
Então fazemos assim, vamos esperar uns 5 anos e veremos os relatos sobre esses quadros. Aposto que na época vão surgir comentários do tipo: os quadros de 5 anos atrás eram ruins, mas os chineses evoluíram e agora fazem quadros bons.
Aliás, já vemos isso. Quando os quadros chineses começaram a invadir o mercado não existia fu, Velobuild, tinha essa mesma discussão e hoje falamos tal fu é bom, aquele outro lá é que é ruim, mas na época todos eram bons do ponto de vista de quem defendia.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
Novatec tem team ride conceituado nos estados unidos.
http://novatecusa.net/emiliano-ibarra-c ... aria-puig/" target="_blank
sem duvidar de você, quero ver você por esse cara na sua roda porque ele tá de novatec.
Seu amigo deve estar com o cubo ruim ou você tá muito mais forte que ele.
http://novatecusa.net/factor/" target="_blank
sem duvidar de você, quero ver você por esse cara na sua roda porque ele tá de novatec.
Cara, larga essa bosta de Palio aí! Essa porcaria popular numa colisão coloca sua vida em risco.
É só juntar dinheiro e comprar um Volvo S60 T6 que é mais seguro e tem um melhor desempenho do que esses carrinhos nacionais.
É só juntar dinheiro e comprar um Volvo S60 T6 que é mais seguro e tem um melhor desempenho do que esses carrinhos nacionais.

-
- Membro
Zo wrote:Cara, larga essa bosta de Palio aí! Essa porcaria popular numa colisão coloca sua vida em risco.
putz...

-
- Membro
A coisa não é bem assim não viu... Nisso eu posso falar com propriedade, pois meus cubos são entre o mid e high end da marca tem uma qualidade excelente, é de impressionar. Este caboclo deve estar precisando de uma revisão.PAF wrote:ftmonjardim,ftmonjardim wrote: Não entendi o emparelho do lado de alguém com Novatech, você emparelha porque o cara está usando roda com Novatech?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
O garfo de carbono da minha Bianchi de 14 anos atrás (mod. 2000) está 100%. Já o quadro de alumínio está triancado !
hahahaha
hahahaha
Sim, não e talvez né Marino... uma espessura mais fina com um material mais resistente pode representar mais resistência... Tanto é que os quadros de carbono vem perdendo peso e ganhando resistência e rigidez ao longo dos anos. Tudo depende do projeto e isso nem o china nem o ita abrem, embora nitidamente os chinas são conservadores quase sempre utilizando soluçòes largamente comprovadas enquanto alguns poucos fabricantes ficam na ponta da inovação como a Look, Time, mesmo a Pinarello e Colnago são bastante conservadoras, o desenho "onda" tem quase 10 anos e pelo que lembro levaram um bom tempo desenvolvendo.Marcelo Marino wrote: Você sabe o que uma espessura mais fina significa? É me baseando na engenharia que te digo que não ficaria tranquilo em cima de um quadro desses.
Todo material fadiga em primeiro lugar, uns mais outros menos. Segundo que continuo acreditando que daqui há 30 anos não veremos quadros de carbono feitos hoje como vemos quadros de aço de 30 anos atrás intactos, independente da marca.
Sim, sem dúvidas porém algumas aeronaves ainda voam com partes de carbono do início dos anos 80, assim acredito que como a tecnologia veio do setor aeroespacial maturada ai por 20 anos ao menos as surpresas tendem a serem menores.
Nao há como comprovar nenhum desses três pontos, a pirataria só das cópias. A qualidade demanda testes e os fu tem passado nas normas, agora o desempenho...esse só pedalando e analisando, não sei se algum site fez avaliação.Os problemas dos fu são vários. Pirataria, falta de qualidade, desempenho.
O acabamento pode ser questionado, mas ai vai do nicho e da comparação... o Galileo que tinha era mais bem acabado que o Advanced SL (fogas, encaixes), o Advanced é mais rígido, leve e caro...
ou todos ruins do ponto de vista de quem critica.mas na época todos eram bons do ponto de vista de quem defendia.

Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Grupo do Facebook
-
- Membro
Caralho de novo, ftmonjardim!!!!ftmonjardim wrote:Novatec tem team ride conceituado nos estados unidos.
Eu trabalho 14 horas por dia, mal tenho tempo pra afogar o ganso, quanto mais ficar discutindo o sexo dos anjos... lógico que quem treina regularmente não leva couro de ninguém. Se brincar, até você está andando mais do que eu!
Eu vou resumir bem ao estilo klhada de ser: Eu tenho 4 pares de rodas, uma Most Duel com PT montado, duas Fulcrum Zero, perfil 28/33mm com USB no cubo e uma Campagnolo Bora II com CULT, perfil 50mm.
Te falo com certeza que no pelotão que eu ando, não tem roda com cubo Novatec (é assim que se escreve?) que role melhor que minhas Fulcrum. E nem vou perder meu tempo argumentando sobre o FTP de fulano, peso de sicrano, coeficiente de arrasto de beltrano ou a minha bexiga cheia de mijo, etc.
Também não tenho números para apresentar à V.Sa. Só sei que minhas rodas (exceto a Most) são rígidas pra caralho e que são melhores que as que eu vejo por lá com novatec. Também sei que na descida eu embalo mais e no plano faço menos força. Agora o chegado que tinha Mavic SLR, depois teve Easton 90 e comprou um par de Fulcrum Zero e um par de Bora II me falou que não tem comparação. É da água pro vinho. Ele pode lhe falar com o embasamento e propriedade.
Por caridade, quem tem ou planeja ter uma roda com Novatec não se sinta ofendido. Seja feliz com suas escolhas e possibilidades...
Outra coisa, por favor, vamos deixar o pedal.com de lado de uma vez por todas... faz parte do passado.
Abraços
P.
-
- Membro
É muito achismo, pqp.

-
- Membro
Então faça a pesquisa e nos retorne os resultados, porque dados de potência requerida vs. consumo ninguém aqui tem.
P.
P.
O ônus da prova incumbe a quem alega torrar outro ciclista somente pela tecnologia da roda.
Last edited by Zo on Thu 22 May 2014 19:08, edited 1 time in total.
PAF, me perdoa cara, mas é achismo mesmo. Nego aí em cima argumentou que 7 tópicos lotados de mensagem não representam nada. O mesmo argumento vale aqui. Até acho que suas rodas rolem melhor, mas sem números não tem como saber realmente.
Quanto ao assunto "espessura mais fina". Repito: qual china tem a espessura mais fina? O cara lá cortou todos os quadros chineses e todos os quadros de marca pra saber qual é mais grosso onde?
Sei lá, depois de 10 anos trabalhando com marketing e publicidade aprendi algumas coisas:
1) Marcas vão falar qualquer coisa para vender.
2) Consumidores insatisfeitos reclamam MUITO. Se tem 7 tópicos com quase nenhuma reclamação, alguma coisa isso quer dizer.
Se alguém aqui duvida, entre num perfil de seguradora no Facebook e veja a quantidade de reclamação que tem.
Quanto ao assunto "espessura mais fina". Repito: qual china tem a espessura mais fina? O cara lá cortou todos os quadros chineses e todos os quadros de marca pra saber qual é mais grosso onde?
Sei lá, depois de 10 anos trabalhando com marketing e publicidade aprendi algumas coisas:
1) Marcas vão falar qualquer coisa para vender.
2) Consumidores insatisfeitos reclamam MUITO. Se tem 7 tópicos com quase nenhuma reclamação, alguma coisa isso quer dizer.
Se alguém aqui duvida, entre num perfil de seguradora no Facebook e veja a quantidade de reclamação que tem.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Olha falando em rolamentos, eu abri meu cubo Bitex, o rolamento já estava travado mas era muito muito vagabundo!
Vou colocar um rolamento NGK nele, quero ver não rolar direito... aposto que essa é a maior diferença, não lembro quem nem onde li que trocou os rolamentos de um cubo novatec e sentiu uma grande melhora.
Esse aspecto que o Pedro colocou de rolagem eu já tinha reparado... as vento rolam absurdamente mais que meus colegas de shimano, e to falando de caras SEM PEDALAR numa descida, varias vezes estive do lado do Orlando e outros aqui que tem peso semelhante ao meu e eu embalava mais.
Me deu até vontade de montar as Easton pra comparar, ainda mais que tenho os mesmos pneus aqui...

Vou colocar um rolamento NGK nele, quero ver não rolar direito... aposto que essa é a maior diferença, não lembro quem nem onde li que trocou os rolamentos de um cubo novatec e sentiu uma grande melhora.
Esse aspecto que o Pedro colocou de rolagem eu já tinha reparado... as vento rolam absurdamente mais que meus colegas de shimano, e to falando de caras SEM PEDALAR numa descida, varias vezes estive do lado do Orlando e outros aqui que tem peso semelhante ao meu e eu embalava mais.
Me deu até vontade de montar as Easton pra comparar, ainda mais que tenho os mesmos pneus aqui...
Last edited by Papillon on Thu 22 May 2014 19:05, edited 1 time in total.
Pelote Ciclismo ->
Grupo do Facebook
Grupo do Facebook
-
- Membro
Suspeitei desde o princípioPAF wrote:Então faça a pesquisa e nos retorne os resultados, porque dados de potência requerida vs. consumo ninguém aqui tem.
P.

-
- Membro
Papito, eu concordo com voce, meio que obvio isso, cubos/rolamentos com mais qualidade rodam melhor.Papillon wrote:Olha falando em rolamentos, eu abri meu cubo Bitex, o rolamento já estava travado mas era muito muito vagabundo![ Imagem ]
Oque eu acho errado é o achismo, a novatec tem cubos baratinhos e cubos top de carbono com ceramica, mas o paf generalizou a marca novatec, é exatamente oque acontece com os quadros "fu".
Sem numeros ou estudos, tudo isso só passa de achismo.
-
- Membro
Então vamos permanecer no achismo porque agora eu estou indo dar aula de mecânica aplicada!Cebo wrote:PAF, me perdoa cara, mas é achismo mesmo. Nego aí em cima argumentou que 7 tópicos lotados de mensagem não representam nada. O mesmo argumento vale aqui. Até acho que suas rodas rolem melhor, mas sem números não tem como saber realmente.
Abraços aí para todos.
Fui
P.
-
- Membro
Paf, eu acho sadia essas discussões, eu aprendo muito com isso.
Como disse, voce penaliza a marca novatec sem conhecer o produto,nao existe 1 cubo novatec e sim dezenas, entao voce nao pode afirmar que sua roda anda mais que uma roda com cubo novatec baseada na roda do seu amigo, concorda?
Como nao podemos jogar no lixo todos os quadros chinas, é muito ampla a gama de comparação.
Abraco
Como disse, voce penaliza a marca novatec sem conhecer o produto,nao existe 1 cubo novatec e sim dezenas, entao voce nao pode afirmar que sua roda anda mais que uma roda com cubo novatec baseada na roda do seu amigo, concorda?
Como nao podemos jogar no lixo todos os quadros chinas, é muito ampla a gama de comparação.
Abraco