Eu resolvi fazer um teste na contra-mão da coisa. O primeiro que fiz foi com mais água que o normal, cozinhei bastante até ficar bem empapado. Acontece que ficou molenga demais, acredito que muito úmido, e ficou sem aquela consistência legal da barrinha. Hoje fiz diferente:
1 xícara de arroz arbóreo;
1 xícara de leite de coco;
1 caixinha de suco maça de soja de 200ml;
1 pitada de sal.
Cozinhei em fogo baixo e a maior parte do tempo tampado. Quando arroz começou a grudar eu destampei e fiquei mexendo até a água secar completamente. Ficou muito mais pegajoso do quando fiz ele empapado, ficou grudando muito na colher.
Misturei uma banana madura amassada e uma calda de 3 colheres de sopa de açúcar. A calda de açúcar solidifica rápido, então eu fui quebrando em pedaços bem pequenos e misturando tudo com mais uma colher de sopa bem cheia de granola.
Ficou uma massa muito, mas muito pegajosa mesmo. Ensaquei usando aqueles plásticos de embalar congelados e moldei com a mão. Tomei o cuidado de deixar o saco entreaberto para secar bem a mistura.
Quando já estava frio e mais compacto, coloquei no freezer. Há pouco tirei do freezer e cortei em quatro pedaços, comi uma beirada e ficou bom demais. O arroz ficou meio resistente a mordida como um macarrão legitimamente italiano e o açúcar, cristalizado, não adoçou a mistura. O gosto da banana é o que sobressai, com uns pequenos "caramelos" e granolas.
Voltei com os pedaços já cortados para o freezer, mas fora do saco. Passarão a noite descansando no freezer e amanhã farei o teste de rua.
Edit: Complementando:
Ficou realmente menos úmido que o primeiro, mas ainda não estava no ponto que eu queria. Acendi o forno, esquentei por 5 minuto e coloquei eles numa forma, em cima de papel alumínio untado com margarina. Mesmo com a margarina, eles colam no papel alumínio, então a cada 5 min mais ou menos eu descolava eles com uma colher. Depois de uns 10 min virei eles e deixei mais uns 10 ou 15... sempre com o forno no mínimo. Experimentei um e ficou fantástico, crocante por fora e molhadinho por dentro. A consistência ficou perfeita!
Saindo do forno:
Depois de frio, embrulhadinho esperando o primeiro teste de campo:

"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"