Treinamento por Potência
Forum rules
Sem mimimi
Sem mimimi
-
- Membro
Re: Treinamento por Potência
Vc já não usa o garmin? Deixa 2 ciclos no guidão e já era (o duro é usar 2 cintas cardiacas se voce fizer questão de aferir tudo certinho e junto). Tem um monte de kras vendendo os wired baratinho por causa disso, mas não se dão conta da joia que é em razão da durabilidade da coisa.
-
- Membro
Não tem como usar o Wired no trainerroad, por isso que não compro, é isso que eu disse Reinaldo, queria um PM para usar indoor e não outdoor a principio.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
-
- Membro
Kra te falo e, o resto do pessoal que usa também vai te falar, depois que você começar a usar um pt, voce vai meio que viciar na coisa e, você vai querer usar em tudo.
Se for pra treino indoor faz do jeito que te falei usa o TR pelo garmin (se voce tiver um) e, coloca o PT pra dar um confere só na potencia, se as variaveis: aperto no rolo, pressão dos pneus sempre forem as mesmas o TR vai medir certinho o seu ganho de potencia, a unica diferença dele pra um PT é que o PT tem uma exatidão maior, mas o TR com as mesmas variáveis sempre vai te dar esse ganho certinho, só não vai te dar uma confiabilidade na aferição da potencia exata.
Se for pra treino indoor faz do jeito que te falei usa o TR pelo garmin (se voce tiver um) e, coloca o PT pra dar um confere só na potencia, se as variaveis: aperto no rolo, pressão dos pneus sempre forem as mesmas o TR vai medir certinho o seu ganho de potencia, a unica diferença dele pra um PT é que o PT tem uma exatidão maior, mas o TR com as mesmas variáveis sempre vai te dar esse ganho certinho, só não vai te dar uma confiabilidade na aferição da potencia exata.
marcoaleite wrote:ftmonjardim wrote: Marco, aproveitando, vcs viram como funciona o aperto de tensao do fluid 2? Igual tampa de tanque de combustivel de carro, tipo um torquimetro, ele roda em falso depois de um aperto.
A oergunta é , será que sempre manter o mesmo aperto?
Monjardim,
tenho um fluid2 e o aperto de tensão não roda em falso depois de apertado, ou seja, dá para apertar o quanto quiser. O "negócio de girar" que faz o ajuste de tensão funciona como uma espécie de blocagem, possibilitando (1) o desacoplamento do rolo em relação à roda quando não estiver utilizando o rolo, evitando, assim, quem o pneu fique o tempo todo pressionado contra o rolo; e (2) a retirada da bike do rolo, tudo isso sem perder a regulagem previamente feita.
Não sei se fui claro o suficiente, mas você aperta até atingir a pressão desejada com a regulagem "fechada" e depois tem a possibilidade de "abrir", fazendo com que a regulagem de tensão desapareça, pois o rolo fica solto do pneu, a uns 3-4cm dele.
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Eu gosto também do método para configurar o aperto no meu SuperMagneto, depois que a rosca pega resistência contra o pneu, ouve-se 'clicks' (como num torquímetro), assim deixo sempre com dois clicks e a resistência teoricamente será sempre a mesma.
-
- Membro
E a experiência entre um rolo magnetico e um fluid2 por exemplo, dizem que o fluid é bem mais real né.
Passei do transx pro KK roadmachine, sinceramente, o fluido é melhor, mas nada que diga que é maravilhosamente melhor. O magnetico me serviu muito bem e estaria servindo até hoje se não tivesse quebrado.
Acho que hoje eu trocaria primeiro para um rolo mais silencioso, depois para um com um road feel melhor. O rolo tendo resistencia suficiente para uns 1000W de pico tá otimo, usualmente vai estar entre 200 e 300 e qualquer maneira, tirando intervalos mais curtos (<20 m) acima de 300W, e tirando os rolos soltos acho que a maioria da conta disso.

Enfim, deixando o modelo RavX Tx1, meu ftp fica em 140 watts mais ou menos. O RavX Tx4 no 7 tem a mesma curva do Tx1. O Tx2 no 5 (a posição mais pesada desse modelo), me daria 230 watts no FTP. Na posição 4 fico com 170watts.
Conversando com os experts e usando o Kreuzotter (http://www.kreuzotter.de/english/espeed.htm" target="_blank), concluímos que baseado no meu último desempenho no Jaraguá, devo ter uns 190watts de FTP. Acho que vou deixar o "FTP" na curva que me dá "170 Watts". Me parece um número mais honesto.
Alguém aí tem um Power Meter pra aferir essa gambiarra? kkkkkkkkk pago com cerveja!

Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Esse é meu treino de hoje. To me sentindo bem, mas não 100% descansado. Fui na humildade e fiz os dois primeiros intervalos com 90%. O terceiro fiz com 95% e o quarto com 100%. Deu para terminar numa boa. Uma penada no último, mas ainda tinha um suquinho pra tirar.

Esse aqui é o último intervalo. Segunda zero essa parada e começo tudo de novo.

Esse aqui é o último intervalo. Segunda zero essa parada e começo tudo de novo.

Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
-
- Membro
Rolos por fluidos aumentam a resistência conforme esquentam, certo?
Logo, quem usa o TrainerRoad com esses rolos os resultados ficam comprometidos, certo?
Quem está procurando por rolo que se assemelhe mais a rodar na estrada procurem experimentar os Elite que a resistência se da pelo peso. Esse negócio de apertar o rolete contra o pneu não vai conseguir simular nunca a estrada.
Experimentem também o Kurt Kinetic, falam que o negócio é o bicho. Queria testar.
Logo, quem usa o TrainerRoad com esses rolos os resultados ficam comprometidos, certo?
Quem está procurando por rolo que se assemelhe mais a rodar na estrada procurem experimentar os Elite que a resistência se da pelo peso. Esse negócio de apertar o rolete contra o pneu não vai conseguir simular nunca a estrada.
Experimentem também o Kurt Kinetic, falam que o negócio é o bicho. Queria testar.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
Diz que o pneu quente também deixa mais fácil.
-
- Membro
Segundo mestre Clythio e alguns sites que li, hije em dia os fluidos não mudam a resistencia pelo calor, o fluido é a base de silicone e não muda sua densidade com aquecimento, são chamados de ThermalResistance.Marcelo Marino wrote:Rolos por fluidos aumentam a resistência conforme esquentam, certo?
Galera, seguinte: parece que já gostei dessa brincadeira de potência. To usando o TR mas pretendo pegar um PM o quanto antes.
Porém bicicleta para mim também é meio de transporte e, obviamente, bike de transporte não vai ter PM.
Tava vendo que o WKO+ tem um esquema de estimar o tss com base na HR. Pelo que li, é muito mais confiável em esforços constantes.
O Golden Cheetah tem um esquema para dar entrada manual de TSS, mas não sei se ele estima por HR (parece que não).
Alguém sabe de alguma ferramenta que possa calcular isso para mim?
Sei que é só uma estimativa, mas certamente é melhor do que nada.
No total, normalmente gasto uma hora por dia em cima da bike. Mesmo que o ritmo seja lento ou moderado, com certeza faz diferença no acumulado.
Edit: achei o http://www.spinloose.co.UK" target="_blank que estima seu tss. Segundo ele, minha ida e volta pro trabalho (meia hora pra ir e meia hora pra voltar) daria uns 25 pontos a mais de tss. Faz sentido?
Porém bicicleta para mim também é meio de transporte e, obviamente, bike de transporte não vai ter PM.
Tava vendo que o WKO+ tem um esquema de estimar o tss com base na HR. Pelo que li, é muito mais confiável em esforços constantes.
O Golden Cheetah tem um esquema para dar entrada manual de TSS, mas não sei se ele estima por HR (parece que não).
Alguém sabe de alguma ferramenta que possa calcular isso para mim?
Sei que é só uma estimativa, mas certamente é melhor do que nada.
No total, normalmente gasto uma hora por dia em cima da bike. Mesmo que o ritmo seja lento ou moderado, com certeza faz diferença no acumulado.
Edit: achei o http://www.spinloose.co.UK" target="_blank que estima seu tss. Segundo ele, minha ida e volta pro trabalho (meia hora pra ir e meia hora pra voltar) daria uns 25 pontos a mais de tss. Faz sentido?
Se deu 25 de TSS para uma hora de comute está aparentemente bom. Somando daria 125, com mais uns 350 por semana já da pra começar a brincar
Minha progressão esse ano nos testes de 20 minutos:
Fevereiro - 332W - 74,0Kg - 4,486 W/Kg
Março - 342W - 73,5Kg - 4,653 W/Kg
Abril - Férias forçadas (trabalho)
Maio - Reabilitação
Junho - 352W - 73,0Kg - 4,822 W/Kg
A meta era estar com 71Kg e mais perto dos 360W, mas bola pra frete tem mais uns meses ainda pra melhorar.
Maio - Reabilitação
A meta era estar com 71Kg e mais perto dos 360W, mas bola pra frete tem mais uns meses ainda pra melhorar.
-
- Membro
Cacetada, nem me imagino com números desses.PH wrote:Minha progressão esse ano nos testes de 20 minutos:
Maio - Reabilitação
Teste e mais testes. Ontem fui pro pico e fiz duas subidas no estilo 2x20. Uma deu 19 e ou 19:10 (o pacing ta bom).
Pelo meu peso, isso dá mais ou menos 220 watts, o que daria 200 de FTP. Agora resta saber porque diabos meu rolo tá oferecendo tanta resistência.
Pelo meu peso, isso dá mais ou menos 220 watts, o que daria 200 de FTP. Agora resta saber porque diabos meu rolo tá oferecendo tanta resistência.
ftmonjardim wrote:Cacetada, nem me imagino com números desses.PH wrote:Minha progressão esse ano nos testes de 20 minutos:
Maio - Reabilitação
Vish....só chego nisso com epo. Kkkk
Cebo wrote:ftmonjardim wrote:Cacetada, nem me imagino com números desses.PH wrote:Minha progressão esse ano nos testes de 20 minutos:
Maio - Reabilitação
Vish....só chego nisso com epo. Kkkk
Nada, fique treinando uns 4 anos direto que voce chega lá.
Mas da pra melhorar muito ainda.... pra andar mesmo tem que ta com 5W/Kg folgado..
-
- Membro
Binho, referente a pergunta que você me fez no Strava... O protocolo que uso é o do Coggan e faço assim:
1- Aqueço 20 min rodando em um pace tranquilo de endurance, algo em torno do limite entre Z1 e Z2. Após, fazer 3x fast pedals 1x1min +100 rpm. Após os fast pedals, rodar mais 5 min em um pace tranquilo de endurance.
2- Faço intervalo de 5 min dentro de um limite que considero ser o VO2max. Importante saber dosar a intensidade para não torrar.
3- Rodar por 10 min em uma passo fácil de endurance.
4- Após os 10 min, iniciar o TT de 20 min. Lembre-se de não começar muito forte, é importante tem a percepção de esforço para fazer o máximo sem torrar antes do tempo. A cada 5 min eu vou ajustando a intensidade.
5- Após os 20 min, rodo mais uns 15 a 20 min desaquecendo.
Meus CP20 até hoje foram: 265 no começo do ano, 278 em maio e sábado agora fiz 276. Continuei nos 4,2 W/kg.
Sábado eu passei mal bagarai, quase vomitei o café da manhã que comi, acho que algo não me fez bem. Como passei a treinar intervalos mais curtos por causa dos Jogos Regionais, senti que meu pacing em esforços longos caiu, iniciei rodando com 290/300W e bati uma lata desgraçada nos 6 minutos finais, fora a ânsia. No final para andar perto dos 280 W foi uma luta danada!!
Agora é voltar a projeto "Virando Cancellara... SQN"! hahahah
1- Aqueço 20 min rodando em um pace tranquilo de endurance, algo em torno do limite entre Z1 e Z2. Após, fazer 3x fast pedals 1x1min +100 rpm. Após os fast pedals, rodar mais 5 min em um pace tranquilo de endurance.
2- Faço intervalo de 5 min dentro de um limite que considero ser o VO2max. Importante saber dosar a intensidade para não torrar.
4- Após os 10 min, iniciar o TT de 20 min. Lembre-se de não começar muito forte, é importante tem a percepção de esforço para fazer o máximo sem torrar antes do tempo. A cada 5 min eu vou ajustando a intensidade.
Meus CP20 até hoje foram: 265 no começo do ano, 278 em maio e sábado agora fiz 276. Continuei nos 4,2 W/kg.
Sábado eu passei mal bagarai, quase vomitei o café da manhã que comi, acho que algo não me fez bem. Como passei a treinar intervalos mais curtos por causa dos Jogos Regionais, senti que meu pacing em esforços longos caiu, iniciei rodando com 290/300W e bati uma lata desgraçada nos 6 minutos finais, fora a ânsia. No final para andar perto dos 280 W foi uma luta danada!!

"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
- Membro
Na hora que você fizer um 2x20 no rolo com a cinta cardíaca vai descobrir.Cebo wrote:Teste e mais testes. Ontem fui pro pico e fiz duas subidas no estilo 2x20. Uma deu 19 e ou 19:10 (o pacing ta bom).

Deve ser questão de ajustar a tensão do rolo. Você mediu e colocou o perímetro correto da roda né?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
marcoaleite wrote:Binho, referente a pergunta que você me fez no Strava... O protocolo que uso é o do Coggan e faço assim:
No plano? Sabado fiz um simulado de CR, deu 305W pra 30 minutos. Domingo aferi o 20 minutos porem morro acima, 352W. Pra fazer o mesmo valor do morro acima no plano é muito duro, dificilmente vai igualar... e na bike de crono piora um pouco mais ainda.
De qualquer maneira, importante é sempre testar no mesmo lugar para garantir repetibilidade...
Valeu Marco!
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Ta certinho sim. Peguei o número na NET e ainda medi com uma trena. Eu acho que deu algum piriri quando eu tirei o cabo do rolo (ele ficou muito mais pesado). O 200 fica só como referência.marcoaleite wrote:Na hora que você fizer um 2x20 no rolo com a cinta cardíaca vai descobrir.Cebo wrote:Teste e mais testes. Ontem fui pro pico e fiz duas subidas no estilo 2x20. Uma deu 19 e ou 19:10 (o pacing ta bom).
Pelo meu peso, isso dá mais ou menos 220 watts, o que daria 200 de FTP. Agora resta saber porque diabos meu rolo tá oferecendo tanta resistência.![]()
Deve ser questão de ajustar a tensão do rolo. Você mediu e colocou o perímetro correto da roda né?
No meu teste de FTP pelo TR deu 134 watts com 28km/h. O que eu fiz foi achar um modelo magnético que me desse 200 watts nessa velocidade, mas vou refazer o teste amanhã e usar o número que sair para treinar.
Cebo, quando voce abriu o rolo para tirar o cabo viu como é por dentro né. Tirando o cabo os ímãs ficam o mais proximo possível, fica muito ruim de pedalar nesse nivel na minha opinião. Pq não daixa no meio termo? Numa dessa é só dar um jeito de encurtar o cabo para não encomodar tanto...Cebo wrote:Ta certinho sim. Peguei o número na NET e ainda medi com uma trena. Eu acho que deu algum piriri quando eu tirei o cabo do rolo (ele ficou muito mais pesado). O 200 fica só como referência.marcoaleite wrote:Na hora que você fizer um 2x20 no rolo com a cinta cardíaca vai descobrir.Cebo wrote:Teste e mais testes. Ontem fui pro pico e fiz duas subidas no estilo 2x20. Uma deu 19 e ou 19:10 (o pacing ta bom).
Pelo meu peso, isso dá mais ou menos 220 watts, o que daria 200 de FTP. Agora resta saber porque diabos meu rolo tá oferecendo tanta resistência.![]()
No meu teste de FTP pelo TR deu 134 watts com 28km/h. O que eu fiz foi achar um modelo magnético que me desse 200 watts nessa velocidade, mas vou refazer o teste amanhã e usar o número que sair para treinar.
Realmente ele ficou meio quadrado assim. Parece que falta inércia pela resistência que tem. Verei o que fazer.
-
- Membro
Aqui está ruim de lugar viu Paulo, é muito sobe e desce... O primeiro fiz no plano, mas era curto e passa muitos treminhões de cana, me enrosquei atrás de dois e perdi a média. O segundo tentei um local que começava plano e terminava em subida, mas me enrolei em outro treminhão. O de ontem foi o lugar melhor que achei, começa com uma subidinha e depois vira um falso plano longo com pequenas descidas, porém gastei uma hora pedalando para chegar até lá. Se não tivesse um pedágio onde paga-se um rim para passar até valia a pena ir de carro, aí ficaria perfeito!PH wrote: No plano? Sabado fiz um simulado de CR, deu 305W pra 30 minutos. Domingo aferi o 20 minutos porem morro acima, 352W. Pra fazer o mesmo valor do morro acima no plano é muito duro, dificilmente vai igualar... e na bike de crono piora um pouco mais ainda.
De qualquer maneira, importante é sempre testar no mesmo lugar para garantir repetibilidade...
Aí tem a serra, né? Se tivesse uma serrinha aqui por perto seria esquema também!
Lugar pra fazer isso é complicado mesmo. Aqui a serra é um exemplo "textbook", sobe praticamente 40 minutos direto se precisar, e se quiser fazer um teste de 1 hora da também, porem vai descer um tiquinho. Inclinação média de 5%, nem muito forte, nem muito fraco, na medida.
Só leva 1h30 pra chegar do pé da serra, isso saindo do centro de Curitiba.
Só leva 1h30 pra chegar do pé da serra, isso saindo do centro de Curitiba.