Eu já tinha deixado ele engatilhado para fazer mesmo, próxima folga eu faço.PAF wrote:Caras,
Com tantos relatos aí sobre os protocolos, façam o teste do Coogan. Ele está disponível na library do grupo. Basta multiplicar o intervalo de 20' por 0,95 e você tem seu FTP.
O TR gosta de jogar os números para cima, pois esse é o marketing deles. Vejam lá com carinho...
P.
Team Pelote no Trainer Road
Forum rules
Sem mimimi
Sem mimimi
-
- Membro
Re: Team Pelote no Trainer Road
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Colegas, mais uma dúvida. To achando que talvez meu FTP esteja um pouco super estimado. Vamos ao cenário:
-Dormi meio mal, mas nada de outro mundo.
-Pernas levemente doloridas do teste de FTP e do treino de perna de terça.
-Segundo o TR, ontem era dia de fazer nada mais eu dei um girinho (que segundo o trimps gerou um certo estresse.
Fiz o treino de hoje que eram 4 intervalos de 10 minutos. O primeiro era um pouco abaixo do FTP, o segundo no FTP, o terceiro um pouco acima e o quarto no FTP.
Logo no primeiro intervalo já senti que o bicho ia pegar. Se reparar, o batimento termina subindo (mesmo estando abaixo do FTP). Isso é para ser assim mesmo, o FTP tá acima ou eu estou cansado? A sim, tive que abortar no terceiro tiro.

Fiz o teste de 8 minutos e, se observar os gráficos, dá pra reparar que na primera parte do primeiro e na segunda do segundo, rola um esforço anaeróbio. Isso jogaria meu FTP pra cima, certo? Esse teste de 8 é uma merda. Tem que ser o de 20 mesmo....
-Dormi meio mal, mas nada de outro mundo.
-Pernas levemente doloridas do teste de FTP e do treino de perna de terça.
-Segundo o TR, ontem era dia de fazer nada mais eu dei um girinho (que segundo o trimps gerou um certo estresse.
Fiz o treino de hoje que eram 4 intervalos de 10 minutos. O primeiro era um pouco abaixo do FTP, o segundo no FTP, o terceiro um pouco acima e o quarto no FTP.
Logo no primeiro intervalo já senti que o bicho ia pegar. Se reparar, o batimento termina subindo (mesmo estando abaixo do FTP). Isso é para ser assim mesmo, o FTP tá acima ou eu estou cansado? A sim, tive que abortar no terceiro tiro.

Fiz o teste de 8 minutos e, se observar os gráficos, dá pra reparar que na primera parte do primeiro e na segunda do segundo, rola um esforço anaeróbio. Isso jogaria meu FTP pra cima, certo? Esse teste de 8 é uma merda. Tem que ser o de 20 mesmo....
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Pedro
Cebo,
É assim mesmo. Treinos com intervalos longos paroxismos ao FTP vão elevar sua FC porque seu sistema está trabalhando no limite de eficiência. Nunca se deve esquecer que o termo FTP refere-se ao Functional Threshold Power (Potência Funcional de Limite). Esse limite aí é a diferença do quanto seus músculos absorvem de ATP e o quanto eles saturam de [H]+ proveniente do lactato produzido pelo trabalho muscular.
Com o tempo, você vai adaptando os sistemas cárdio-respiratório e muscular para tolerar melhor esse balanço, ou seja, a bomba necessita irrigar menos os tecidos musculares para que eles executem o mesmo trabalho. Por isso o ganho de condicionamento.
Como eu já disse aí em cima, esqueça esses testes do TR. Faça o protocolo do Coogan. É mais sofrido, mas é certeiro.
Na verdade, eu recomendaria fazer o do Friel primeiro.
Abraços
Pedro
É assim mesmo. Treinos com intervalos longos paroxismos ao FTP vão elevar sua FC porque seu sistema está trabalhando no limite de eficiência. Nunca se deve esquecer que o termo FTP refere-se ao Functional Threshold Power (Potência Funcional de Limite). Esse limite aí é a diferença do quanto seus músculos absorvem de ATP e o quanto eles saturam de [H]+ proveniente do lactato produzido pelo trabalho muscular.
Com o tempo, você vai adaptando os sistemas cárdio-respiratório e muscular para tolerar melhor esse balanço, ou seja, a bomba necessita irrigar menos os tecidos musculares para que eles executem o mesmo trabalho. Por isso o ganho de condicionamento.
Como eu já disse aí em cima, esqueça esses testes do TR. Faça o protocolo do Coogan. É mais sofrido, mas é certeiro.
Abraços
Pedro
-
- Membro
Tem o do Friel no TR? vou ler no livro pra ver se acho algo igual.
PAF wrote:Cebo,
Abraços
Pedro
Valeu pelas dicas, PAF. Tava falando com o Clythio agora e levantamos um detalhe. No meu teste de FTP (feito nessa terça), o batimento sobe até 196. Já hoje, mesmo espremendo todo caldo que eu tinha, ele mal passou de 185.
Segundo ele, a musculatura da perna simplesmente não entrou (indicando fadiga). Faz sentido isso, não?
Vou procurar no tópico da potência os protocolos do Friel e o do Coogan pra fazer. Esse de 8 dá muita margem para trabalho anaeróbio.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
-
- Membro
Dá margem, por isso que te falei que o de 8 minutos não era muito legal. São duas pauladas de 8 minutos e eu já fiz no passado e deu um valor bem abaixo do que eu consegui fazer nos 20 min.
Sobre a variação da HR nos intervalos, olhe minhas avHR que fiz em 3 intervalos de 10 min em sweet spot ontem:
1- aP=251 W / avHR=153 / maxHR=162
2- aP=252 W / avHR=159 / maxHR=170
3- aP=253W / avHR=162 / maxHR=172
Conforme você vai ficando saturado a HR varia mesmo, eu finalizei o 3º intervalo com máximo de 172 bpm, entrando em VO2max. Como fiz um intervalo bem curtinho de recuperação entre os 10 min, não dava tempo de "limpar" bem a musculatura e a HR cada vez mais foi subindo. A intenção no meu caso era saturar mesmo.
Fabio, o teste do Friel não tem, mas você pode criá-lo no TR baixando a ferramenta de criar treinos. É simples de mexer e você pode customizar qualquer treino que dê na telha de fazer com o TR.
Vale a pena dar uma fuçada.
Sobre a variação da HR nos intervalos, olhe minhas avHR que fiz em 3 intervalos de 10 min em sweet spot ontem:
1- aP=251 W / avHR=153 / maxHR=162
2- aP=252 W / avHR=159 / maxHR=170
3- aP=253W / avHR=162 / maxHR=172
Conforme você vai ficando saturado a HR varia mesmo, eu finalizei o 3º intervalo com máximo de 172 bpm, entrando em VO2max. Como fiz um intervalo bem curtinho de recuperação entre os 10 min, não dava tempo de "limpar" bem a musculatura e a HR cada vez mais foi subindo. A intenção no meu caso era saturar mesmo.
Fabio, o teste do Friel não tem, mas você pode criá-lo no TR baixando a ferramenta de criar treinos. É simples de mexer e você pode customizar qualquer treino que dê na telha de fazer com o TR.

"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Magnus
Eu experimentei e aprovei essa ferramenta de criar treino. Usei tempo e esforço dos trechos de alguns pedais que temos por aqui e bateu certinho. O treino que usei como referência teve média cardíaca de 141 e o treino TR que criei ficou com 140 (não lembro se os valores eram exatamente esses, mas lembro que a diferença foi de 1bpm na média).
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
-
- Membro
Hoje não fiz o teste de ftp mas baixei ele para 150 que era oque eu imaginava e ficou bem mais real em relação a RPE/HR.
para manter os 75% de ftp estime hoje um RPE de 7/10 e o HR ficou em 163 sendo que meu LTHR é 184.
para manter os 75% de ftp estime hoje um RPE de 7/10 e o HR ficou em 163 sendo que meu LTHR é 184.
-
- Membro
Fábio,
No início, quando eu comecei a ler o livro do Friel, não tinha nenhum recurso à não ser um ciclocomputador sem cadência e um rolo triplo. Estava com 39 anos e quando comprei um Polar bem simples, comecei a perceber que minha FC era bem alta para a média.
Primeiro achava que era porque estava sem condicionamento, depois porque tomava muito café. No final, acabei sabendo que meus batimentos eram mais altos que a média da minha faixa etária mesmo.
Em agosto de 2011, eu fiz o meu primeiro protocolo de LTHR do Friel (na verdade foram 3, porque na primeira tentativa eu torrei, na segunda eu fiz leve demais e na terceira, achei o ponto certo). Minha LTHR na época ficou em 185 bom. De lá para cá, eu repetí umas 5 ou 6 vezes esse protocolo. Já baixou para 181, quando atingí meu pico de forma em fevereiro desse ano e atualmente está em 184 bom.
Há um ano eu estou treinando com um PM. É uma outra perspectiva. De lá para cá, meu FTP melhorou marginalmente (irregularidade nos treinos como o maior fator). Inicial foi 193 W, depois 204 W, chegou a 220 W w agora anda na faixa dos 210 W. O que mudou mesmo foi o peso e, consequentemente, a potência específica. Saiu uma Zero.7 inteira do meu lombo.
Eu te recomendaria o seguinte: faça o protocolo do Friel, sem se importar com a potência. Treine alguns meses por FC, o que lhe dá um ótimo feedback em relação ao RPE. Após isso, retoma o VPM e desenvolve um programa baseado na potência.
Abraços
P.
No início, quando eu comecei a ler o livro do Friel, não tinha nenhum recurso à não ser um ciclocomputador sem cadência e um rolo triplo. Estava com 39 anos e quando comprei um Polar bem simples, comecei a perceber que minha FC era bem alta para a média.
Primeiro achava que era porque estava sem condicionamento, depois porque tomava muito café. No final, acabei sabendo que meus batimentos eram mais altos que a média da minha faixa etária mesmo.
Em agosto de 2011, eu fiz o meu primeiro protocolo de LTHR do Friel (na verdade foram 3, porque na primeira tentativa eu torrei, na segunda eu fiz leve demais e na terceira, achei o ponto certo). Minha LTHR na época ficou em 185 bom. De lá para cá, eu repetí umas 5 ou 6 vezes esse protocolo. Já baixou para 181, quando atingí meu pico de forma em fevereiro desse ano e atualmente está em 184 bom.
Há um ano eu estou treinando com um PM. É uma outra perspectiva. De lá para cá, meu FTP melhorou marginalmente (irregularidade nos treinos como o maior fator). Inicial foi 193 W, depois 204 W, chegou a 220 W w agora anda na faixa dos 210 W. O que mudou mesmo foi o peso e, consequentemente, a potência específica. Saiu uma Zero.7 inteira do meu lombo.
Eu te recomendaria o seguinte: faça o protocolo do Friel, sem se importar com a potência. Treine alguns meses por FC, o que lhe dá um ótimo feedback em relação ao RPE. Após isso, retoma o VPM e desenvolve um programa baseado na potência.
Abraços
P.
-
- Membro
valeu PAFPAF wrote:Fábio,
Abraços
P.
vou fazer sim
esse número que eu achei ficou interessante, a HR ficou bem parecida se comparando ao RPE.
o treino de hoje pedia TEMPO e ENDURANCE e com esse número novo realmente eu mantive, vamos ver se vai ficar muito fora o ftp quando eu fizer.
realmente não to me preocupando com comparação de Vftp com ftp real.
abcs
Apesar de eu nao ter ido a o pedal da Cantareira, hoje foi dia de sofrer. Fiz o teste ftp de 20min,
Deu 225 de FTP virtual e 167 de LTHR.
Esses números estão bons? Primeira vez que usei o TR.
Deu 225 de FTP virtual e 167 de LTHR.
Esses números estão bons? Primeira vez que usei o TR.
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
Complicado saber, cara. Muda muito de setup pra setup, mas se for isso mesmo ta legal. Cê pesa quanto?
Eu vou refazer o teste pela terceira vez. O rolo ficou com muita resistência e fica quadrada a pedalada. Reinstalei o cabo e vou achar um meio termo mais legal entre resistência e inercia.
A sim, fazer o teste de 20.
Eu vou refazer o teste pela terceira vez. O rolo ficou com muita resistência e fica quadrada a pedalada. Reinstalei o cabo e vou achar um meio termo mais legal entre resistência e inercia.
A sim, fazer o teste de 20.
Esse é meu problema. Peso 90 ton.
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
To tendo (tenho?) um problema com cintas cardíacas. Não sei se acontece com mais alguém. Em pedais muito "suentos", ela simplesmente para de funcionar. Já apertei, soltei, mudei de posição e tudo mais. Minha cinta antiga só funcionava com um eletrodo na lateral esquerda do torax e o outro bem em cima do coração.
Essa parece que vai pelo mesmo caminho (só que o botão solta se eu colocar assim). Alguém já passou por algo parecido? Aparentemente, o problema aparece quando o suor começa a escorrer de verdade.
Vejam o que acontece no teste de 20 minutos que eu fiz hoje.
http://www.trainerroad.com/cycling/ride ... inute-Test" target="_blank
Essa parece que vai pelo mesmo caminho (só que o botão solta se eu colocar assim). Alguém já passou por algo parecido? Aparentemente, o problema aparece quando o suor começa a escorrer de verdade.
Vejam o que acontece no teste de 20 minutos que eu fiz hoje.

http://www.trainerroad.com/cycling/ride ... inute-Test" target="_blank
cebo, não é a bateria?
eu já tive esse problema inclusive com cintas novas (polar, sigma e garmin) e sempre que trocava a bateria funfava de novo.
eu já tive esse problema inclusive com cintas novas (polar, sigma e garmin) e sempre que trocava a bateria funfava de novo.
Vou testar isso.heringer wrote:cebo, não é a bateria?
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Vladimir
Eu já uso ela de lado mesmo, bem na direção do coração; e ainda dou uma besuntada de hidratante no peito onde a cinta vai ficar pra aumentar a condutividade, depois que passei a fazer isso nunca mais deu xabu.
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Vladimir
Eu já uso ela de lado mesmo, bem na direção do coração; e ainda dou uma besuntada de hidratante no peito onde a cinta vai ficar pra aumentar a condutividade, depois que passei a fazer isso nunca mais deu xabu.
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Eu tinha esse problema com as cintas da Polar. O problema era o acúmulo de suor, mas bastava lavar os eletrodos com sabão neutro que melhorava. A cinta que uso atualmente (Garmin premium) não parece sofrer desse problema.
Lavei a cinta e apliquei wd nos botoes que ligam a cinta no sensor. Parece que deu certo. Esse é o treino de hoje. Overs e unders. Acho que o FTP ta meio baixo, não? O batimento mal sobe. No último tava sobrando.

link direto:
http://www.trainerroad.com/cycling/rides/1035992-Sill" target="_blank

link direto:
-
- Membro
Voces sabem aonde vende o rolo kurt kinetic aqui no Brasil?
Barcello's Sports em Niteroi vendia, eram representantes no Brasil. Na verdade a distribuidora dele, comprei o meu la. Mas parece que pararam de vender no Brasil. Eu talvez venda o meu meados do mes que vem, pois vou para fora do pais e pretendo comprar um rolo livre. Se for realmente vender te mando uma mensagem.
Last edited by Mnel on Fri 11 Jul 2014 00:11, edited 1 time in total.
-
- Membro
Este treino é tipo um HOP, não? Fica 2 min em SS e 1 min em LT. Acho que pela intensidade que o treino pedia parece que você ficou dentro da intensidade certa sim, 2 min em SS e 1 min em LT a tendência é subir pouco mesmo. Se olhar a média dos 1 min verá ficou dentro da sua LTHR (baseado no seu teste de 20 min postado acima).
Cebo wrote:Lavei a cinta e apliquei wd nos botoes que ligam a cinta no sensor. Parece que deu certo. Esse é o treino de hoje. Overs e unders. Acho que o FTP ta meio baixo, não? O batimento mal sobe. No último tava sobrando.
[ Imagem ]
link direto:
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Esse treino são 2 minutos levemente abaixo do FTP e um minuto um pouco acima. É que a gente acostuma com os videos do SF e acha que tem que morrer no final de todo treino. Kkkkkkk
http://www.trainerroad.com/cycling/ride ... st-Blender" target="_blank
fiz o blender do SF hoje. Achei que não ia conseguir terminar.
-
- Membro
heringer meu amigo, oque voce me diz do road machine? É silencioso? Parecido como pedalar na rua?heringer wrote:http://www.trainerroad.com/cycling/ride ... st-Blender
beijo do Voeckler

So tive o road machine mas ele eh excelente. Nao vejo como ficar melhor.
-
- Membro
Já viram este "treino" do TR para criar a curva de potência do rolo? Será que funciona?
http://www.trainerroad.com/cycling/work ... easurement" target="_blank
http://www.trainerroad.com/cycling/work ... easurement" target="_blank
Deve funcionar, cara. Testa pra gente? kkkkkkk
Alias, observando os treinos dos outros reparei em uma coisa interessante: já repararam como a curva de batimentos muda de pessoa para pessoa em intervalos com 100% de FTP? Vejo alguns que começam bem baixos e vão subindo até o final. Outros sobem rápido no começo e depois lentamente no final.
O meu responde rápido e, depois de uns 5 minutos, está quase estabilizado. Sobe bem pouco até o fim.
Alias, observando os treinos dos outros reparei em uma coisa interessante: já repararam como a curva de batimentos muda de pessoa para pessoa em intervalos com 100% de FTP? Vejo alguns que começam bem baixos e vão subindo até o final. Outros sobem rápido no começo e depois lentamente no final.
O meu responde rápido e, depois de uns 5 minutos, está quase estabilizado. Sobe bem pouco até o fim.
-
- Membro
Não funciona. Para fazer a curva de potência você precisa sair do selim e nenhum rolo lhe dá o equilíbrio suficiente que você teria na rua.