Pisteiras

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Pisteiras

Post by gtavares »

Não achei nenhum tópico, então lá vai...

A idéia de montar uma pisteira está se tornando realidade e queria algumas ajudas...As principais são:

Cubos: estou pensando no Miche Primato Small Flange. Eu tenho um par de cubo Dura Ace que no futuro vão virar single speed então não acho que vale a pena pegar esses cubos flip-flop. E como funciona cubo de rosca, vai alinhando com o pedivela, usando os lockrings ?

Pedivela: não sei qual comprimento pegar, vejo que a maioria usa 170mm (seria 1 abaixo do que uso na estrada, 172,5).

Relação: acho que como estou começando, acho que coroa 44 e algo entre 17 seria o ideal, mas existe algum outro jeito de calcular ?
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Pisteiras

Post by Magnus »

Cara, já tive uma fixa é bom demais. Na minha, por ser urbana e não uma pisteira pura, eu usava esses cubos flip flop. O lance do alinhamento é no guarda-chuva da roda mesmo. E é importantíssimo, tanto o alinhamento quanto a tensão da corrente , daí a importância da escolha do quadro e do cubo.

edit: O alinhamento que falei é da roda. O alinhamento de corrente, comprando o cubo e movimento central certos, casa certinho.
Last edited by Magnus on Wed 26 Mar 2014 18:40, edited 2 times in total.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pisteiras

Post by Marcelo Marino »

Coloca uma marcha equivalente na de estrada e roda nos lugares que irá usar a fixa com mais frequencia, incluindo alguma subida que possa ter para sair/chegar em casa. Isso da uma boa ideia já de como vai ser.

Calcula também a cadência que vai dar com uma velocidade alta no plano, uns 40 km/h por exemplo. Aí você ve se vai conseguir pedalar por um tempo nessa cadência.

http://www.analyticcycling.com/GearCade ... _Page.html" target="_blank
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Pisteiras

Post by Magnus »

Quanto a relação, o Marino falou bem, mas nas fixas a coisa é um pouco mais complicada, não há relação mágica. Você sempre vai sofrer nas subidas e girar como um ventilador nas descidas.

17 é um excelente número para atrás, na frente são normais os números 44, 46 e 48. Vai da sua ogrisse.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Pisteiras

Post by Magnus »

Te recomendo colocar de cara um pedivela sugino . É razoável e vc pode experimentar a relação sem doer tanto no bolso. Procura o pessoal da ciclourbano. O Cana é gente finíssima, apaixonado por fixas e vai te dar boas dicas. Ele me ajudou muito e deu bons descontos.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Pisteiras

Post by gtavares »

Sobre os cubos, gostei desses: http://www.wiggle.pt/miche-primato-smal ... rack-hubs/" target="_blank, são meio caros mas acho que vale o preço.

Sobre a relação já decidi que vai ser algo em torno de 48x17 (provavelmente pedivela Sugino...)

Alguém sabe aonde vende cubo Formula ?! Queria cubo de pista mesmo, não "flip-flop"...
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Pisteiras

Post by joaojuliomello »

mas tu vai montar uma pisteira mesmo? mais importante até q cubos é a escolha do quadro e garfo, se for uma fixa pra uso urbano vai ter diferença....

da uma lida nesse blog, acho bem completo... http://bikefixabr.blogspot.com.br/" target="_blank
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pisteiras

Post by Marcelo Marino »

Precisa lembrar que cubos traseiros de pista tem 120mm de comprimento, então seria bom que o quadro fosse um puro sangue de pista. Da para por espaçador, mas o melhor seria que tudo já fosse da mesma medida.


48x17 é pesado demais para São Paulo. Qualquer subidinha já vai ter que moer tudo e para sair nos semáforos é pesado demais.


Quadros puro sangue de pista não são muito amigos de distâncias mais longas.

Precisa decidir se quer uma bicicleta para andar em Caieiras ou para andar na ciclovia ou para andar pela cidade toda ou para ir para a estrada.


Ah quer saber, o que importa para o fixeiro é que a bicicleta seja bonita, chamativa, se é boa e adequada ou não isso não importa. :lol:
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Pisteiras

Post by gtavares »

Não vai ser uma pisteira puro sangue...Eu pretendo usar na ciclovia, estrada, velodromo de vez em quando...Cubo flip-flop não faz sentido pois tenho um par de rodas (com Dura Ace) que serão usados para a versão single-speed.

Sobre o quadro, eu não preciso de nada muito cheio de frescura pq vai ser a minha primeira fixa (apesar de estar namorando umas 3 Cinelli...hehehe). Estou bem inclinado no Colossi mas como ainda não tenho o dinheiro todo tenho tempo para analisar bastante...Não vai ser a minha principal bicicleta e não pretendo fazer Audax de fixa, como uns e outros....hehehe

Ahh e sobre a relação escrevi errado, estou pensando em 46x17....hehehe
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Pisteiras

Post by joaojuliomello »

tem um post no blog q indiquei, falando do pq não usar pisteira no transito e afins, fora q cubo de pista não tem vedação pra agua...

Alem disso tem um grupo no facebook, fixed gear brasil compra e venda, lá aparecem varias coisas legais as vezes a bom preço, incluindo quadros novos...
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Pisteiras

Post by gtavares »

Essa porra ta dando muito trabalho...hahaha

Eu estou vendo esse grupo e estou em contato com um pessoal...Que cubo vcs indicam ???
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pisteiras

Post by Marcelo Marino »

Não tenho certeza quanto a vedação (se tem ou não) do cubo Miche. Mas sei que ele pode ser usado na rua, porque perguntei isso para eles antes de comprar. Aliás, eu nunca vi um cubo rodar tão macio quanto ele.

O cubo de pista da Campagnolo é que não pode ser usado de jeito nenhum na rua.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Pisteiras

Post by gtavares »

Bom já percebi que a estratégia que eu ia usar não vale a pena (ir comprando as peças antes do quadro). O ideal é comprar o quadro e depois pensar nas peças...
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Pisteiras

Post by joaojuliomello »

tbm acho uma ideia melhor, ai la no face acabei de ver um guidão lindo de pista polido 38cm bem estreito como o pessoal de fixa gosta...
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Pisteiras

Post by Voodoo »

Gustavo, o Carlos vendeu o quadro que estava anunciado.

Já pensou em comprar rodas prontas? Aqui no Brasil tem o jogo da Vzan e um da Vuelta modelo Zerolite para fixa. Aqui em Curitiba achei essa roda por 300 reais, uma pechincha. São pesadas pra caramba, mas praticamente indestrutíveis.

46x17 eu acho uma boa relação, dá 2,7. Eu usava 2,9 aqui em Curitiba que tem umas boas subidas e apanhava um pouco, mesmo sendo bruto na época.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pisteiras

Post by Marcelo Marino »

Para se inspirar:

http://www.flickr.com/photos/mobiuscycl ... 2695204754" target="_blank

A minha está quase lá, vai... :lol:
Image
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Pisteiras

Post by gtavares »

Ta bem bonita !! Só colocaria um guidão drop...guidão riser é muito hipster !
JBatistaJr
Membro
Posts: 138
Joined: Mon 09 Sep 2013 21:11

Re: Pisteiras

Post by JBatistaJr »

Tbm tava pensando em montar uma fixa/SS pra usar 'urbanamente'.
Mas tudo me parece tão complicado, que to tendendo a comprar uma já montada.
Parecem seu meio caras, mas é o preço que se paga pra manter a pose, né? :mrgreen:
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pisteiras

Post by Marcelo Marino »

Para andar na cidade é meio ruim o guidão curvo. Eu troquei esse aí por um flat.

O primeiro foi um bullhorn que não me adaptei, mas no terceiro guidão eu acertei e o flat foi o que ficou melhor para mim.

Batista, eu também não sabia nada e montei comprando peça por peça. É gostoso ir aprendendo e montando, depois que termina da vontade de montar outra. :D

Quem entende bastante é o Louisc do Pedal e ele é gente boa, ajuda todo mundo.

Mas tinha umas Bianchi de cromo no Ebay por US$500,00.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Pisteiras

Post by joaojuliomello »

só digo para falarem com o klhada...
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Pisteiras

Post by gtavares »

Méhhh...to fora de gambiarra :lol:

Para ser bem sincero to mais inclinado para single speed do que para pista...mais simples. Mas só vou decidir depois que comprar o quadro...
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Pisteiras

Post by Magnus »

gtavares wrote:Méhhh...to fora de gambiarra :lol:

Para ser bem sincero to mais inclinado para single speed do que para pista...mais simples. Mas só vou decidir depois que comprar o quadro...
Mais sim, mais fácil, mas nem se compara. Andar de fixa é um tesão!
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Pisteiras

Post by joaojuliomello »

Morreu a idéia?

Eu to pra montar uma fixa,

Voodoo em que loja viu essa roda?
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
diegomendesdeath
Membro
Posts: 37
Joined: Fri 11 Jul 2014 03:48

Re: Pisteiras

Post by diegomendesdeath »

Bom posso passar minha experiencia com track bike , sobre cubos eu uso miche primato flange alta e sim eles tem vedação , tanto que algumas vezes que subi a serra do mar aqui do paraná peguei uma boa chuva , minhas rodas são miche primato - raios dt swiss - aros hed belgium . ( pode colocar o mesmo itens e trocar o aro por vzan spin não vai mudar quase nada apenas peso )

O que vai mudar da pista pra fixed gear , é o angulo da mesa e comprimento praticamente isso , ultimamente estou querendo pegar uma road , mesmo sem uma ainda faço meus treinos com a pista na estrada , a parte que mais sofre é descida , de resto pelo menos para mim é um otimo treino .

Tenho usado 48*15 de relação mas se tu for usar pra urbano 48*17 48*16 é uma boa .
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Pisteiras

Post by Klhada »

fixa=bom
single speed=ruim

a fixa tem uma pegada totalmente diferente. Relação? eu usava 44X18 pra andar por SP, mas subi TUDO que tentei. Era foda, mas rolava. Na descida e plano, faltava um pouco. Tem que ver seu uso.

De resto, eu acho que a melhor coisa pra fazer é comprar uma pronta, pelo menos de saída. Eu comprei a minha por milão, usei pra carai, vendi depois e sucesso. A única coisa que eu faria diferente hoje em dia seria achar um quadro de alumínio ou pelo menos de cr-mo. Se fosse montar outra fixa hoje em dia, compraria uma Colossi montada, ou aquela Airwalk V.

OU pelo menos arrumar uma emprestada, ou ir na comunidade do FB e comprar as C10 que os caras vendem montada por 500, 600 reais. Investir uma grana, esquentar a cabeça importando peças, pra depois não gostar ou não usar muito? Nem vale a pena.

De resto, é legal pra carai! Mas eu vendi a minha quando começei a usar na ciclovia. Chato demais. Pra pedalar no trânsito, é o que há. Divertidíssimo. Logicamente, com freio (e bom) na frente.
Image
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Pisteiras

Post by joaojuliomello »

No Japão eles simplificam a questão do freio, simplesmente não atendem nos bikes shops pessoas que usam fixa fora das pistas sem freio.

Klhada, de road ou híbrida você conseguia fazer as subidas em uma relação próxima dessa? Tive de me virar com a trek em 42-19 em um pedal na estrada com 80km e foram duas semanas de joelho fundido.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Pisteiras

Post by joaojuliomello »

diegomendesdeath wrote:Bom posso passar minha experiencia com track bike , sobre cubos eu uso miche primato flange alta e sim eles tem vedação , tanto que algumas vezes que subi a serra do mar aqui do paraná peguei uma boa chuva , minhas rodas são miche primato - raios dt swiss - aros hed belgium . ( pode colocar o mesmo itens e trocar o aro por vzan spin não vai mudar quase nada apenas peso )

O que vai mudar da pista pra fixed gear , é o angulo da mesa e comprimento praticamente isso , ultimamente estou querendo pegar uma road , mesmo sem uma ainda faço meus treinos com a pista na estrada , a parte que mais sofre é descida , de resto pelo menos para mim é um otimo treino .

Tenho usado 48*15 de relação mas se tu for usar pra urbano 48*17 48*16 é uma boa .

Perai, é o Diego da low pro?
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Pisteiras

Post by Klhada »

joaojuliomello wrote:No Japão eles simplificam a questão do freio, simplesmente não atendem nos bikes shops pessoas que usam fixa fora das pistas sem freio.

Klhada, de road ou híbrida você conseguia fazer as subidas em uma relação próxima dessa? Tive de me virar com a trek em 42-19 em um pedal na estrada com 80km e foram duas semanas de joelho fundido.
nunca tentei. Mas tinham me falado que a fixa sobe qq coisa, e vi que é verdade. Subia devagar, fazendo uma puta força, mas assustadoramente, a bike ia. Com a bike com marchas eu acho que não conseguiria subir.
Image
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Pisteiras

Post by joaojuliomello »

interesante... seria devido a melhor transmissão de potencia da pedalada para o conjunto?
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Pisteiras

Post by Klhada »

bom, vc sempre tem alguma perda numa relação com marchas. Movimentação do câmbio, além da própria movimentação do freehub. Na fixa toda a força que vc faz vai direto na corrente/roda.

parece papo de doido, mas uns fixeiros tinham me falado isso, e eu vi que é real mesmo. Vc acha que não vai dar, torce tudo, mas a bichinha sobe.
Image
Post Reply