Ciclovias

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Ciclovias

Post by Zo »

Espaço pra discutir a malha cicloviária que começou a ser expandida na cidade de São Paulo. Tentem evitar textos bíblicos que acabam tirando o foco do assunto.

Projeto da expansão da ciclovia da Av. Paulista e Faria Lima:
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Last edited by Zo on Tue 27 Jan 2015 18:23, edited 2 times in total.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Zo »

O novo percurso da Ciclovia Vergueiro tem 4,4 km de extensão e liga o Terminal Vila Mariana do Metrô ao centro, passando pela rua Vergueiro e Avenida Liberdade.
Veja o mapa:
Image
Image
Image
Image


Ciclovias do centro histórico

Image
Image


Câmeras que a CET está usando para a contagem dos ciclistas na ciclovia da Faria Lima:
Image
Image
Image
Image

A ciclovia integrará grandes avenidas e eixos comerciais:
Image
Image
Image

http://www.ciclocidade.org.br/
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Achei altamente foda. Pessoas que moram em Moema e em toda a região poderão rodar por todo o centro expandido praticamente só por ciclovia.
Como é que está o projeto para a Zona Norte, alguém sabe? Tava pensando em vir de bike pra cá.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Papillon »

Cebo, na ZN tem na Guilherme Cotching, Cruzeiro do Sul e Brás Leme, que serão interligadas, A da Eng. caetano alvarez deve ser reformada. As pontes Antartica e vila Guilherme devem receber ciclovias para cruzar.

Assim será possível em breve sair do parque do ibirapuéra e ir até o Tucuruvi por ciclovias.


Zo, o pessoal da CET esta fazendo o possível na parte técnica, estão tentando ao máximo evitar pontos de atrito, só não gosto muito das ciclovias na esquerda onde os carros passam mais rápido, mas é um local menos perigoso (dado ao transito) do que na direita pois os acidentes em conversões seriam altos. A da paulista por ex. o ideal seria colocar os busões na esquerda e a ciclovia dentro do canteiro central mas pelo custo devem só fazer a ciclovia no centro (melhor pra nós mas não o ideal).
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Ok, já pode pedir o Haddad em casamento? KKKKKKKKKK

Edit: Vir pedalando até aqui umas duas vezes por semana vai ser uma boa forma de colocar um voluminho nas pernas no período de base. KKKKKK
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Marcelo Marino »

Bah, já vem a ditadura limitar o que a gente fala, quantos caracteres pode usar?

A da Paulista está bem feita aparentemente. Só achei pequena demais a área de acomodação para pedestres. Quem projetou nunca deve ter atravessado a Paulista na hora do almoço. Acho que vai ter pedestre no meio da ciclovia esperando o semáforo abrir.

Essa área de acomodação para bicicleta está bem esquisita, com sinalização confusa. A faixa parece larga, era melhor dividir e colocar duas setas, uma para quem vira e outra para quem segue reto.

Coloca uma foto da 7 de abril com a Xavier de Toledo, aquela ficou uma bela merda.
E as calçadas compartilhadas, tss. Aquilo é só para entrar na conta do Haddad.
Tem foto do poste no meio da ciclovia da Sumaré aí?

A da Braz Leme (que não foi feita pelo Haddad, mas está entrando na conta) é boa...boa para quem quer ganhar técnica, mais técnica que muita trilha por aí.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Zo »

Marcelo Marino wrote:Bah, já vem a ditadura limitar o que a gente fala, quantos caracteres pode usar?

A da Paulista está bem feita aparentemente. Só achei pequena demais a área de acomodação para pedestres. Quem projetou nunca deve ter atravessado a Paulista na hora do almoço. Acho que vai ter pedestre no meio da ciclovia esperando o semáforo abrir.

Essa área de acomodação para bicicleta está bem esquisita, com sinalização confusa. A faixa parece larga, era melhor dividir e colocar duas setas, uma para quem vira e outra para quem segue reto.

Coloca uma foto da 7 de abril com a Xavier de Toledo, aquela ficou uma bela merda.
E as calçadas compartilhadas, tss. Aquilo é só para entrar na conta do Haddad.
Tem foto do poste no meio da ciclovia da Sumaré aí?

A da Braz Leme (que não foi feita pelo Haddad, mas está entrando na conta) é boa...boa para quem quer ganhar técnica, mais técnica que muita trilha por aí.
Marino, para de frescurite... vc sabe que estou falando do outro tópico "Imagem do dia" que vc participou da discussão que pulou de assunto em assunto até cair no "sóciometabolismo do capital" que o Roma adora cair nesse assunto. Aprofundar em política como vcs aprofundaram lá, estragará o tópico. Consegue entender isso?

Concordo contigo sobre a Braz Leme... são tanto cruzamentos com a pista de cooper que o risco de atropelar a galera é grande.

E posta as fotos que vc citou aí... eu não tenho.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Papillon »

A da Caetano Alvares entra no conceito trilha também, da vez que passei por ali acabei preferindo os carros e ônibus que a ciclovia... a calçada compartilhada é uma piada.

Acredito que aos poucos vão se acertando.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Zo »

Tb acho isso Papito. Acho que aos poucos vão se acertando.

Tem ciclovia boa e ciclovia ruim e acho que após os 400km, tem que trabalhar na melhoria e mudança de pontos que ficaram ruins.

Foram 60Km de 400Km né? Aí o povo fala..... "O projeto tá todo errado... estão incompletas"

Pô, não fizeram nem 20% das ciclovias e ficam falando que estão incompletas.
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by edduds »

Aprovei a da Gastão Vidigal (Ceasa). Dá para ir pela ciclovia desde o Viaduto Mofarej até a Av. Cidade Universitária - embora o trecho do Largo da Batata ainda seja um pouco confuso, a ciclovia passa pelo ponto de ônibus. Pelo canteiro central que existe na Faria Lima, dá para estender até a Santo Amaro, passando pela Hélio Pelegrino.

Nunca vou deixar de me incomodar com "canteiro central".
Last edited by edduds on Wed 10 Sep 2014 11:16, edited 2 times in total.
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Cara, torço MUITO pra que ele consiga fazer os 400km, mesmo que não fique perfeito. Depois que o espaço estiver garantido, é só trabalhar para melhorar. Importante agora é conquistar o espaço.
É o mesmo caso da ciclovia da Pinheiros. Não tem acessos, mas tem o espaço garantido. É nosso e ninguém tira. Com o tempo (e a mudança de cultura), os acessos virão.
Não dá pra achar que alguém vai conseguir fazer tudo perfeito em uma tacada só e logo de cara.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Zo »

Ciclovia da Av. Sumaré. Acho que tirar essa árvore e replantá-la ao lado é relativamente simples.

Creio que após cumprir a meta, trabalharão pra sanar esses erros.


Edit: Achei o poste

Image
Ed Braz
Membro
Posts: 832
Joined: Mon 13 May 2013 15:47
Location: São Paulo

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Ed Braz »

Sempre me pergunto se não podiam economizar na tinta, não seria necessário pintar a faixa toda de vermelho.

Mas pensando bem, neste momento inicial de implantação em massa e aprendizado para os atores envolvidos (ciclistas, motoristas e pedestres) é bom que ela seja bem chamativa mesmo e visível a distância.
Strava: marcando tempos e destruindo relacionamentos
Leo
Membro
Posts: 121
Joined: Wed 07 May 2014 20:54
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Embu das artes

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Leo »

Apesar de eu morar um pouco longe de São Paulo, também estou torcendo para que fique tudo pronto, engraçado é o egoísmo das pessoas que moram perto das ciclovias e não enxergam os benefícios dela e sim os prejuízos particulares, também está parecendo que tem poucos ciclistas andando pelas ciclovias, até vi uma matéria que chega um pedestre e pergunta para o repórter se ele acha alguma coisa de estranho na ciclovia e o reporter diz não ai o pedestre responde.. não tem ciclista !!!
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Zo »

Ed Braz wrote:Sempre me pergunto se não podiam economizar na tinta, não seria necessário pintar a faixa toda de vermelho.

Mas pensando bem, neste momento inicial de implantação em massa e aprendizado para os atores envolvidos (ciclistas, motoristas e pedestres) é bom que ela seja bem chamativa mesmo e visível a distância.

É vermelha conforme a ABNT-NBR.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Zo »

phpBB [media]
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Zo »

Quando construiram ciclovias em Santos/São Vicente, os carrocratas ficaram de mimimi falando que seria mais útil mais uma faixa de rolagem...

Dá uma olhada no resultado....

phpBB [media]
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by ReinaldoBrisolla »

Que legal, poderia haver essa iniciativa em todas as cidades, não importando o tamanho, assim as pessoas acabam tendo uma consciencia melhor a respeito do assunto.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Marcelo Marino »

Pelo jeito estamos começando a falar a mesma língua.
Vocês estão concordando que essas ciclovias, com exceções, são mal feitas.

Esse poste da foto está no meio dos dois sentidos da ciclovia, até que tá bão. Tem outro no meio de uma faixa.
Realmente deve ser muito difícil a prefeitura solicitar a companhia de luz para descolocar meio metro para o lado.

Vem uma ciclovia da 7 de abril, atravessa a Xavier de Toledo, cruza por cima da faixa de pedestre e termina na calçada na frente da Estação República.
No lado contrário da Xavier de Toledo tem uma ciclovia também, que não se conecta com a da 7 de abril, termina em um trecho de calçada também, que é mais largo. Simplesmente fizeram essa cagada toda para não refazer 10 m de calçada e juntar as duas.
Foi feito muito pouco e desse pouco eu não conheço tudo e já da para perceber cagadas do tipo. Depois que fizer tudo (se fizer) aí vai sair consertando todas as cagadas?

É pensamento muito de tupiniquim, e ainda vem com esse discurso de que está modernizando a cidade, bicicleta é transporte do futuro. Com esse pensamento estamos é voltando no tempo, isso sim.

Custa muito mais refazer, do que pensar, planejar e fazer direito.

Como os trechos são todos desconectados eu tenho dúvidas quanto a utilidade deles. A impressão que da é que foram colocando aqui, ali, onde dava, onde estava mais fácil e não onde tem mais demanda.
Santos e outras cidades da baixada sempre tiveram muita bicicleta. Sorocaba fez uma malha cicloviária e se eu não estiver enganado fica as moscas.

Eu não sei se vou ficar mais puto de ver uma ciclovia as moscas sem utilidade ou de ver alguém estacionando a moto em cima da ciclovia desocupada como vi outro dia.

Se eu não estiver errado dos 60 km de ciclovia que temos hoje, 40 km foram feitos por outras pessoas, o Haddad só pintou 20km. Quando fala que vai fazer 400 km, vai fazer na verdade 360 km (10% a menos).

O trecho do Largo da Batata até o Vila Lobos é um absurdo deixar daquele jeito. Fizeram pela metade (gestão Kassab) e a nova gestão não quer completar para não tirar o holofote do Super Coxinha.

Além de pintar eu ainda acho que deveria ser feita sempre no nível da rua, delimitando assim o espaço que é do pedestre e o que é do ciclista.

O que mais me estranha não é a atitude do prefeito, porque isso já é "normal" para eles, é a atitude dos cicloativistas que criticaram ciclovias mais bem feitas e não falam um "A" de tanta cagada.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Image
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by ftmonjardim »

Cebo wrote:[ Imagem ]
Trying to catch me ridin durty :lol: :lol: :lol:
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by ProfClayton »

Vish... Vocês precisam conhecer a ciclovia daqui então... Aí vocês vão entender o que é merda...
E a tinta vermelha é ruim mesmo!!! Escorrega que é uma beleza!!!
Image
DeniseDognini
Membro
Posts: 257
Joined: Wed 23 Apr 2014 00:07
Nome Verdadeiro:: Denise
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by DeniseDognini »

Zo wrote:Quando construiram ciclovias em Santos/São Vicente, os carrocratas ficaram de mimimi falando que seria mais útil mais uma faixa de rolagem...

Dá uma olhada no resultado....
Minha mãe mora em Santos. Dá gosto de ver o volume de uso da ciclovia.

Esse trecho aí, que era no canteiro central, já foi levado para fora da pista, acompanhando o calçadão da praia, como no restante.

Eu estou achando bom demais esse movimento todo em São Paulo, e já usei alguns trechos. Amanhã vou ter de entregar um trabalho na Conselheiro Nébias e vou "inaugurar" o trecho Vergueiro (Ana Rosa)-Centro-Vergueiro.

______________________

Vejam só como são as coisas: meu pai é de Brusque, SC. Lá, nos anos 70-80, no auge da industrialização, todo(a) jovem que completasse 14 anos ganhava dois "presentes": a Carteira de Trabalho registrada como operário(a) em alguma tecelagem e o carnê de crediário da bicicleta. Todo mundo ia trabalhar de bicicleta, da zona rural para a cidade, pois ônibus era artigo de luxo. Isso inclusive incentivava o esporte, já que as fábricas acabavam montando equipes de ciclismo. Um tio meu chegou a ser campeão catarinense, correndo por uma equipe dessas.
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by edduds »

Denise resumiu o que penso: "Estou achando bom demais esse movimento todo em São Paulo".

É uma vitória para os ciclistas. Quando o uso aumentar é lógico que, devagar ou não, os ajustes serão feitos. É inegável que aumentou muito a utilização. E quem não está usando bicicleta está falando em começar a usar. Conheço gente que jamais pensou em bicicleta antes das faixas de domingo e das ciclovias, e hoje usa. Minha irmã e meu cunhado são exemplos, todo domingo estão lá, orgulhosos por terem andado 20km de bicicleta e contando os sustos e as risadas..

Nesse aspecto estou um otimista. a echo que do jeito que as coisas são aqui a alternativa não era fazer direito, a alternativa era não fazer.
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by ReinaldoBrisolla »

Minha irmã tbm sempre curtiu as facilidades do carro e, de atividade fisica so academia, comprou uma dobravel para ir ao trabalho no dia do rodizio dela e, passear no Vila Lobos 2 x na semana, como ela deve ter um monte de gente que se interessaria, mas nao usa bike por causa do transito.
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Iberê »

essa onda de ciclovias só me dá medo de uma coisa, os ciclistas serem definitivamente limados fluxo com os carros. Acho grande a chance de os ciclistas deverem ficar restritos as ciclovias e serem até mesmo ainda menos respeitados pelos carros nas ruas, já que agora existe um espaço especialmente criado para as bicicletas. Mas alguém já tentou andar em qualquer uma dessas ciclovias? É impossível e perigoso passar dos 10-15Km/h, a ciclovia da Faria Lima é só para passeio mesmo, a que eu vi na ZL (já faz bastante tempo) era até piada de mau gosto chamar de ciclovia, as primeiramente construídas em Moema eram impossíveis de usar, e sinceramente para ficar uma hora para andar 10Km não sei o quanto me empolgaria para ter a bike como meio de transporte.
Image
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Eu ia votar no Aécio no primeiro turno. Já não vou mais....
Image


Alias, deu na folha agora que o PSDB quer barrar a implementação da ciclovia da Paulista. Segundo o Matarazzo, a obra "dá tudo para o ciclista e esquece dos carros".

Quando eu falo que o Governo do Estado perdeu o bonde da história, é disso que eu to falando. Não coloca bicicletário nas estações do metrô, fica de mimimi no twitter porque perdeu vaguinha na rua e ainda tenta bloquear um projeto fundamental que vai beneficiar milhares de ciclistas.

Sério, meu voto (que nunca foi partidário), agora passou a ser. A não ser que apareça um candidato do PSDB que faça MUITO pela bicicleta, nunca mais voto em ninguém da legenda.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Zo »

Cebo wrote:Eu ia votar no Aécio no primeiro turno. Já não vou mais....
[ Imagem ]


Alias, deu na folha agora que o PSDB quer barrar a implementação da ciclovia da Paulista. Segundo o Matarazzo, a obra "dá tudo para o ciclista e esquece dos carros".

Quando eu falo que o Governo do Estado perdeu o bonde da história, é disso que eu to falando. Não coloca bicicletário nas estações do metrô, fica de mimimi no twitter porque perdeu vaguinha na rua e ainda tenta bloquear um projeto fundamental que vai beneficiar milhares de ciclistas.

Sério, meu voto (que nunca foi partidário), agora passou a ser. A não ser que apareça um candidato do PSDB que faça MUITO pela bicicleta, nunca mais voto em ninguém da legenda.
É que Higienópolis não pode ter gente diferenciada.....
"Um absurdo meu motorista não achar lugar pra estacionar perto da praça Buenos Aires quando levar meu poodle pra passear"
Image
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Cebo »

Falei lá no outro tópico que não voto em gente burra e essa decisão de tentar bloquear as obras da ciclovia é uma das maiores burrices que eu já vi, não só do ponto de vista urbanístico, mas também do ponto de vista político.

Quem tem esse tipo de visão restrita sobre ciclovias normalmente já não vota no PT. Ou seja, além de quase não ganhar votos, eles ainda perdem alguns. Não consigo votar em pessoas que não tem competência suficiente nem para administrar a própria imagem.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias da cidade de São Paulo

Post by Marcelo Marino »

Melhor ouvir dele mesmo do que uma coisa que vai sendo distorcida conforme interesse.
http://sao-paulo.estadao.com.br/noticia ... ta,1558156" target="_blank

Não concordo com tudo que disse, mas na realidade falou um pouco do que eu tinha dito.
Criticou a falta de planejamento, a ociosidade (falta de planejamento também).
A questão da Paulista tem com a segurança do pedestre, coisa que eu tinha dito também aí para cima.
Eu aprendi que a prioridade deveria ser assim: pedestre, ciclistas, automóveis. E o pedestre está se fundendo de tudo quanto é lado.

Mas o prefeito está desesperado para cumprir sua meta, então tem que fazer tudo as pressas, nas coxas, passar por cima de tudo.
Inegável que ele não seja autoritário. Lei é para os outros, não para ele, coisa mais repugnante isso.


Aproveitando, no Twiter do Aloysio Nunes citaram esse estudo:
http://www.nyc.gov/html/dot/downloads/p ... alysis.pdf" target="_blank
Veja como é muito mais bem feita (mesmo assim eles tem uns problemas por lá)
- ciclovia afastada da guia
- largura maior
- distância maior do ciclista para os automóveis estacionados
- arborização

As primeiras ciclovias deveriam ser instaladas em avenidas e não em ruas. Podem ver, nas avenidas o Haddad está colocando sempre no canteiro central e isso não é tirar o espaço de carros coisa nenhuma.

Eu pedalo há 10 anos, não gosto de dirigir, não tenho carro, então não posso ser acusado de que não sou a favor de uma estrutura melhor para a bicicleta. Só acho ridículo essa guerrinha de cicloativistas com motoristas e vice-versa. Isso não leva a nada que presta.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Post Reply