Motivos para perda de material em importação

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Rafael
Membro

Motivos para perda de material em importação

Post by Rafael »

Estive conversando com uma consultora do SEBRAE na área de comercio exterior sobre o motivo de fazermos compras fora do Brasil e por vezes não recebê-las por correio ou qualquer outro currier (DHL, UPS, ....).
Inicialmente, só para explicar um pouco como funciona, em todas as transações comerciais as mercadorias são descritas por uma numeração internacional de oito dígitos chamada NCM que define a alíquota de impostos e os tipos de anuência requeridas (licenças de importação). Se voce tem uma classificação especifica para um item, voce não pode definir outra NCM ( mesmo que genérica) com a possibilidade de retenção do material. É também através desse número que eu utilizo para verificar se algum produto é passível de licença de importação ou não. No caso da necessidade de uma licença, talvez será preciso passar por um processo prévio bastante burocrático e demorado.
Ou seja, para cada importação eu preciso de um número NCM de acordo com o produto importado mais uma licença de importação, caso necessário.
Por exemplo, quando eu compro um pneu na crc, eles emitem um NF como spare parts e nao como pneu, pois aqui no Brasil não se pode importar pneus sem uma licença de importação. Isto significa que, se a fiscalização parar este pacote, eles podem reter este material por ter um NCM incorreto e voce nunca saberá. Este é o primeiro motivo de retenção de mercadoria.
Outro motivo de perda é se o fiscal achar que houve sub faturamento ( meia nota para pagar menos imposto), então a mercadoria é retida e levada para leilão. Os fiscais utilizam um sistema chamado SISCOMEX que tem um histórico de TODAS as importações feitas com aquele NCM e os seus respectivos valores. Neste momento alguém deve estar pensando, e se na nota for me dado um desconto de 50%? Pagarei menos imposto? Não. Voce irá pagar o valor do produto sem o desconto.
O terceiro principal motivo é o caso de material falsificado. Aí o buraco é mais fundo. Se eu quiser comprar um uniforme da Astana do Nibali com a Maglia Rosa da China e um fiscal abrir o material importado, teoricamente o mesmo irá chamar o distribuidor oficial da marca no Brasil e solicitar dele a confirmação da originalidade do mesmo. Caso não seja original, será destruído. Geralmente roupas e eletrônicos sofrem bastante com esta barreira.
Existem alguns outros modos de importar (como o do Carvalho) que ele garante a entrega do material. Mas ai é um sistema completamente diferente do qual estou falando aqui.
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Re: Motivos para perda de material em importação

Post by joaojuliomello »

Então basicamente, rola uma apropiação indebta do que vc comprou? pq se vc não é notificado de nada para poder pagar os impostos devidos ou afins se eles simplesmente dão fim a uma propiedade sua ao meu ver é completamente absurdo.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
fbergo
Membro

Post by fbergo »

joaojuliomello wrote:Então basicamente, rola uma apropiação indebta do que vc comprou? pq se vc não é notificado de nada para poder pagar os impostos devidos ou afins se eles simplesmente dão fim a uma propiedade sua ao meu ver é completamente absurdo.

Só passa a ser propriedade sua quando ocorre a entrega. Enquanto está em trânsito, é propriedade do remetente.
Se descanso é parte do treino, nunca treinei tanto na minha vida.
Rafael
Membro

Post by Rafael »

joaojuliomello wrote:Então basicamente, rola uma apropiação indebta do que vc comprou? pq se vc não é notificado de nada para poder pagar os impostos devidos ou afins se eles simplesmente dão fim a uma propiedade sua ao meu ver é completamente absurdo.

Não é apropriação indébita porque para o governo se você fez qualquer um dos itens citados, você esta mais ou menos querendo "engana-lo". Alem do mais o custo da alteração de documentos de importação são tão caros que nem compensa. Se tem uma coisa que o governo sabe fazer muito bem é cobrar impostos e taxas.
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Já vi caso de apreenderem pneu de bicicleta pois é item de importação restrita, porém se vem declarado bike parts aí deixam
Rafael
Membro

Post by Rafael »

Papillon, importar pneus com sua NCM não pode porque precisa de uma licença de importação muito complicada com algum órgão ambiental. Teoricamente não poderia também importar pneu de bicicleta como spare parts porque dai já entra naquele conflito de NCM geral ( peça de reposição de bicicleta) para o especifico ( pneu). Mas se estão liberando desta forma, aproveitem!
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Se bem que o meu veio como verificação não invasiva. E na descrição era bike parts.
Rafael
Membro

Post by Rafael »

Quando a mercadoria chega no Brasil, eles não abrem todos os pacotes.
Alguns eles abrem, outros não. Por exemplo, final de ano, véspera de carnaval e quando a RF ou a PF estão para entrar em greve, eles abrem muitos, caso contrario abrem somente alguns.
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

Perai, eu já paguei pelo produto, mas ele só é eu quando entregue? Além disso eu nao pedi nunca pra remetente enchem infligir nenhuma lei, ou enviar descrição errônea, sempre a solicitado pela receita pago os impostos devidos sem nem titubear. Mas desculpa, mas todo esse sistema é completamente absurdo só lesa o cidadão.

Eu adoraria poder comprar minhas coisas todas na loja próxima da minha casa que tem um ótimo atendimento, mas primeiro eles nao conseguem ter um preço competitivo, segundo nao tem um decimo dos produtos que me interessam, mesmo sendo considerada uma loja top por aqui, mas nao consigo comprar um maldito guidao de 26 mm ou uma mesa standart de rosca, ou pedais de uso misto e por aí vai. Perco dias pesquisando e procurando material por aqui. Mas é completamente inviável depender do mercado nacional.

A mesma coisa pra roupas, sou fotografo de moda, mas nao consigo comprar roupa aqui, mais ainda sabendo como é absurdamente superfaturada, fora restrita no que se refere ao meu gosto.... Bem já chorei minha pitangas...

Image
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Para nossa importação habitual doméstica:

Limites de importação:
http://www.correios.com.br/Produtosaz/c ... rtacao.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Lista de produtos proibidos:
http://www.correios.com.br/produtosaz/c ... ibidos.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Objetos aceitos sob condição
40.13 4013.00 Câmaras de ar de borracha para diversos tipos de veículos.
Ver Parte II, §§ 2, 2.2 e 2.4.

40.11 4011.00 Pneus novos de borracha para todo o tipo de veículo (inclusive motos, bicicletas,
etc.) Ver Parte II, §§ 2, 2.2 e 2.4
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

joaojuliomello wrote:Perai, eu já paguei pelo produto, mas ele só é eu quando entregue? Além disso eu nao pedi nunca pra remetente enchem infligir nenhuma lei, ou enviar descrição errônea, sempre a solicitado pela receita pago os impostos devidos sem nem titubear. Mas desculpa, mas todo esse sistema é completamente absurdo só lesa o cidadão.

Eu adoraria poder comprar minhas coisas todas na loja próxima da minha casa que tem um ótimo atendimento, mas primeiro eles nao conseguem ter um preço competitivo, segundo nao tem um decimo dos produtos que me interessam, mesmo sendo considerada uma loja top por aqui, mas nao consigo comprar um maldito guidao de 26 mm ou uma mesa standart de rosca, ou pedais de uso misto e por aí vai. Perco dias pesquisando e procurando material por aqui. Mas é completamente inviável depender do mercado nacional.

A mesma coisa pra roupas, sou fotografo de moda, mas nao consigo comprar roupa aqui, mais ainda sabendo como é absurdamente superfaturada, fora restrita no que se refere ao meu gosto.... Bem já chorei minha pitangas...
É o que diz a lei, apesar de que quando retido pela fiscalização somos nós que temos que ir lá pagar e pegar o produto no Correio, já que o interesse maior é nosso. Apesar de que quando compro alguma coisa coloco o endereço da minha casa e não dos Correios. :mrgreen: Se o pacote é do rementente não deveria caber a nós resolver isso. Certo?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Mas pensando com a lógica e razão sem atermos as minuciosidades de nossa bela legislação, eu quando compro, pago e o sujeito vai e posta no correio entendo que em tese a responsabilidade dele cessa ali, eu sei que se o troço quebrar nos correios não é culpa dele a exceção de uma embalagem porca, seu que se ficar preso na alfândega ou é porque eu importei um item proibido ou porque um fiscal esta fazendo seu trabalho lento e burocrático.

E sei também que se a UPS, FEDEX ou DHL cobrassem um pouco menos pelo seu ótimo serviço eu não teria menor dúvida de pagar sempre por isso. Toda vez que comprei algo que veio por courier chegou aqui 3 dias depois do desembarque.
Ultraseven
Membro

Post by Ultraseven »

Rafael, esses casos não se aplicam apenas para exportação e importação PJ - PJ?
Digo isso porque NCM significa Nomenclatura Comum do Mercosul e utilizava muito as NCMs em outra empresa. Que eu me lembre nunca vi o NCM impresso nas invoices da CRC, Merlin, Wiggle...

No meu caso de importador PF nunca tive importação extraviada, já vistoriaram meus pneus, já declararam como Tires e sempre chegou tranquilo aqui.
Image
Ultraseven
Membro

Post by Ultraseven »

Papillon wrote:Mas pensando com a lógica e razão sem atermos as minuciosidades de nossa bela legislação, eu quando compro, pago e o sujeito vai e posta no correio entendo que em tese a responsabilidade dele cessa ali, eu sei que se o troço quebrar nos correios não é culpa dele a exceção de uma embalagem porca, seu que se ficar preso na alfândega ou é porque eu importei um item proibido ou porque um fiscal esta fazendo seu trabalho lento e burocrático.
Para ser mais especifíco temos as INCOTERMS que explicam onde começam e terminam as responsabilidades do importador e do exportador.
As mais utilizadas são a FOB (Free on Board) onde a responsabilidade do exportador acaba no momento em que a mercadoria embarca no navio (no caso de navio) e a CIF (cost Insurance freight) onde a responsabilidade do exportador termina quando a mercadoria chega no porto de destino.
Image
Papillon
Membro

Post by Papillon »

O fiscal também pode entender que a importação é para fins comerciais e apreender, por isso é bom evitar compras em quantidade repetida de algum item.

No caso da CIF e se a mercadoria é roubada após chegar no porto? Eu não recebo e reclamo pro remetente que me reembolsa ou aciona o seguro dele não é?
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Ultraseven wrote:
Papillon wrote:Mas pensando com a lógica e razão sem atermos as minuciosidades de nossa bela legislação, eu quando compro, pago e o sujeito vai e posta no correio entendo que em tese a responsabilidade dele cessa ali, eu sei que se o troço quebrar nos correios não é culpa dele a exceção de uma embalagem porca, seu que se ficar preso na alfândega ou é porque eu importei um item proibido ou porque um fiscal esta fazendo seu trabalho lento e burocrático.
Para ser mais especifíco temos as INCOTERMS que explicam onde começam e terminam as responsabilidades do importador e do exportador.
As mais utilizadas são a FOB (Free on Board) onde a responsabilidade do exportador acaba no momento em que a mercadoria embarca no navio (no caso de navio) e a CIF (cost Insurance freight) onde a responsabilidade do exportador termina quando a mercadoria chega no porto de destino.
Mas aí a responsabilidade passa a ser de quem? De que irá receber ou da empresa que está transportando?

No fim, o que acaba valendo é bom senso do comprador e vendedor. Na grande maioria dos casos a coisa se resolve sem precisar recorrer as leis.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Ultraseven
Membro

Post by Ultraseven »

No caso do CIF se a mercadoria chegar no porto a responsabilidade do exportador cessa, ou seja, não adianta acionar o seguro dele para reembolso.
Existem outra modalidades em que a responsabilidade do exportador vão além do porto de destino, só que eu não lembro de cabeça =P!
Image
Ultraseven
Membro

Post by Ultraseven »

Marino, as INCOTERMS apenas definem as responsabilidades entre exportador e importador, ou seja, quando a responsabilidade do exportador acaba se inicia a do importador. Só que estes termos são utilizados em negociações PJ - PJ.

No caso de vendas para PF creio que o bom senso deve prevalecer, nem saberia dizer como acionar a justiça nestes casos e muito menos se a dor de cabeça valeria a pena.

Para quem tiver curioso sobre INCOTERMS segue uma lista:
http://www.brasilglobalnet.gov.br/arqui ... termsp.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Image
Rafael
Membro

Post by Rafael »

Ultraseven wrote:Rafael, esses casos não se aplicam apenas para exportação e importação PJ - PJ?
Digo isso porque NCM significa Nomenclatura Comum do Mercosul e utilizava muito as NCMs em outra empresa. Que eu me lembre nunca vi o NCM impresso nas invoices da CRC, Merlin, Wiggle...

No meu caso de importador PF nunca tive importação extraviada, já vistoriaram meus pneus, já declararam como Tires e sempre chegou tranquilo aqui.
O exportador preenche este documento informando o NCM quando vai até o currier dele e manda entregar o produto. Este documento anda junto com o material até o correio aqui no Brasil.
Se viram os seus pneus e estava com a NCM de pneus e nada pegou, VOCÊ É UM CARA DE SORTE!!!!
Rafael
Membro

Post by Rafael »

Acho que eles fazem no Incoterm delivered duto unpaid ou DDU. Isto significa, fazem door to door menos os impostos brasileiros.
Marino e Papillon, o seguro teoricamente também deveria entrar nas costas deles, mas seguro feito lá fora não é considerado para danos de mercadorias que ocorrem aqui. Por isto é mais barato para eles mandar sem seguro e se perderem mandam outro.
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Alguns envios vem com seguro declarado, e vc inclusive paga imposto sobre esse seguro. Lembro que cheguei a importar amplificadores assim.
Rafael
Membro

Post by Rafael »

Exatamente Papillon, o seguro é sobre o valor total. Produto+transporte+seguro.
Rafael
Membro

Post by Rafael »

joaojuliomello wrote: A mesma coisa pra roupas, sou fotografo de moda, mas nao consigo comprar roupa aqui, mais ainda sabendo como é absurdamente superfaturada, fora restrita no que se refere ao meu gosto.... Bem já chorei minha pitangas...
João, como importador te garanto, pode ser superfaturado que for material importado, mas o sócio maior (governo) sempre ganha mais.
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

Sim, a reforma tributaria seria primordial para sermos competitivos, mas o pessoal de moda perde um pouco a linha... ainda trabalham com a ideia de ganhar muito vendendo pouco. ao invés de ganhar pouco em cada produto e vender muito...

Image
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Mas acho que o hi-end é assim em qualquer área.

Assim é com carros de luxo, relógios de luxo...bikes de luxo, roupas de luxo.

Mas claro é diferente comparar uma roupa sob medida ou de peças limitadas com roupas apenas caras.
Lembro de um dia que numa loja de camisa falei "seria legal uma rosa com o punho branco ou o contrário" o vendedor mandou "se levar as 2 mando fazer sob medida", comprei e depois de 20 dias estavam lá...exclusivas e pelo preço de vitrine.

Aliás isso é algo que vale a pena... ir a um restaurante e ser bem atendido ou a uma loja e sair satisfeito muitas vezes independe de ser caro, caro é você sair sentindo que o negócio não foi assim tão bom.

Tenho uma história de ir a um restaurante que seria digna do blog do klhada, já que o off ta feito:
Em 2009 minha esposa estava grávida e logo que soubemos que estava tudo bem com minha cria no tal exame morfológico fomos comemorar, era próximo ao meu aniversário. Ai passamos Alimentare e estava para fechar, comi uns pasteis de camarão, cerveja e fomos tentar outro restaurante, o DOM tava cheio e eu sabia que ia sair uma facada, paramos num bistro mediterrâneo simpático que não tinha fila... não tinha fila porque tinham metido mesas justapostas com 15cm entre elas, as mesas eram longas e assim mais parecia que eu estava de par com o cabra ao meu lado (eu falei dos 15cm) do que com a digníssima quase 1,5m a minha frente... ok ok é comemoração!

Pedi a entrada e nhoque a provençal algo assim e uma taça de vinho, o mentecapto me deu uma taça borgonha de 900ml com coisa de 50ml de vinho parecia mais que a taça estava suja eu experimentei e disse "pode servir" achando que era pra provar se o vinho estava bom...o cara olhou torto e o cara disse que era "a dose", chamei o maitre que teve de ensinar o garçom...pqp!

E chega o nhoque... e cadê minha entrada? Calma... cade o nhoque? Eram 9 bolinhas de nhoque! Estou acostumado com pratos pequenos mas pqp não se chama de mediterrâneo algo tão pequeno, ok vê mais um nhoque e cadê minha entrada? Veio o pão italiano com os assessórios.

Duas mordidas e CRACK meu molar explodiu ao ser pressionado bem no meio por uma casca de pão italiano. Ai já falei puta que o pariu 3x, pedi a conta e fui embora antes que alguma luminária caísse na minha cabeça...calma CAIU sim! Eu ainda tropecei numa decoração e caiu uma TOCHA no meu ombro, segurei a tempo de não me tostar e saí para nunca mais voltar...CLARO que o dia seguinte era folga do meu dentista e amigo pessoal que teve de abrir o consultório só pra me atender...como tive sorte o dente deu PT, tive que arrancar e esperar alguns meses para fazer um implante...e não é que na radiografia o FPD não dava implante nem com enxerto de osso? É isso estou desdentado pro resto da vida ou até surgir uma nova tecnologia.
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

papilon, nao me refiro a high-end... me refiro a marquinha mediana, ou alguem acredita q osklen é high-end? armadillo? e por ai vai... high end é armani e similares.

Image
Papillon
Membro

Post by Papillon »

ah sim mas ai é outro papo, é percepção de mercado (tem um nome que os economistas dão mais bonito)no qual eles vendem pelo valor que o mercado da ao produto.
A BMW fez isso no BR, em 98/99 fizeram uma pesquisa e notaram que seus clientes queriam ter a "exclusividade" de ter um BMW e topavam pagar mais por isso, ai aumentaram o preço de venda, passaram a vender menos para uma clientela fixa e o lucro foi potencializado afinal tem uma estrutura menor com menor pós-venda, menor atendimento mas tudo com preço maior.

Se pegar o preço em dólar de uma BMW aqui e em 4, 5 países verá que há desproporcionalidade inclusive com outros autos. Ai osklen, cavalera, e dezenas de outras marcas de roupa são absolutamente caras a toa.
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

cavalera eu parei de comprar, depois q emitiram um comunicado no twitter dizendo que tinham como escolha e proposta criativa que os jeans não tivessem resistência e duaração... eu tinha 3 calças deles, as 3 rasgaram, 350 cada uma em média na época q comprei, na cara de pau remendei e nunca mais comprei nada deles.

Image
Papillon
Membro

Post by Papillon »

eu compro roupas no sam's club, carrefour, extra... só roupa social que capricho, pro dia a dia é 100% ogro.
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

Pessoal, aproveitando o tópico, estou com uma mercadoria desde o dia 08/janeiro/2014 (sim, fazem mais de 2 meses!). Estou com medo de, "do nada", ela parar de aparecer e ser dada como "não localizada".

Alguém sabe se existe um limite para que a mercadoria saia da receita e vá para os correios para ser entregue? Ouvi coisa de 90 dias, mas não sei se isso é verdade.

Outra coisa também: o que fazer no caso de ela sumir "do nada"? A Receita não tem nenhum meio de contato digno, só email com resposta automática.
Post Reply