Treinamento por Potência
Forum rules
Sem mimimi
Sem mimimi
-
- Membro
Re: Treinamento por Potência
Galera, esse foi o paulista de crono para mim: http://tpks.ws/kb5C" target="_blank
Fiz nono, a meta era fazer abaixo dos 30 min e fiz até que melhor para quem treinou menos de um mês para isso. Pena que a chuva estragou, eu quase cai ao passar em um trecho da estrada que tinha árvores, criou tipo um limbo e andando no clip a frente quase foi! Teve três capotes neste trecho pelo que me contaram depois. Para mim a Senior A é pior que a Elite em dados momentos, tive tempo para fazer 7º nela hoje.
Resultados CRI
Valeu Paulo pelas dicas para ajustar a TT, a bike passou lisa na aferição! Valeu Monja pela mesa! Obrigado!

Fiz nono, a meta era fazer abaixo dos 30 min e fiz até que melhor para quem treinou menos de um mês para isso. Pena que a chuva estragou, eu quase cai ao passar em um trecho da estrada que tinha árvores, criou tipo um limbo e andando no clip a frente quase foi! Teve três capotes neste trecho pelo que me contaram depois. Para mim a Senior A é pior que a Elite em dados momentos, tive tempo para fazer 7º nela hoje.
Resultados CRI
Valeu Paulo pelas dicas para ajustar a TT, a bike passou lisa na aferição! Valeu Monja pela mesa! Obrigado!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PAF wrote:Posta as métricas para a gente ver tb.
P.
http://connect.garmin.com/modern/activity/595066380" target="_blank
-
- Membro
Parabens Marcos e Arocha
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
-
- Membro
Marco, você tem algum parâmetro para dizer quanto aumenta a velocidade média com uma bicicleta de crono em relação a de estrada?
Mais ou menos, um chute.
Mais ou menos, um chute.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
Marino, tem um cara aqui em Braganca que quando sai para pedalar de Roubaix a média dos pedais dele é de uns 29 km, quando ele sai de Shiv a média vai para 34.Marcelo Marino wrote:Marco, você tem algum parâmetro para dizer quanto aumenta a velocidade média com uma bicicleta de crono em relação a de estrada?
Mais ou menos, um chute.
-
- Membro
Hoje fiz o teste de FTP, usei o teste de 20min do TrainerRoad, medi pelo TrainerRoad e o PowerTap usei o Garmin, a potência no intervalo de 20 minutos de 215 watts, então fazendo a conta 215x.95 meu FTP real é de 204 watts, é isso mesmo?
no TR o FTP ficou em 233watts, isso devido a todas as potencias medidas no TrainerRoad usando o InRide ficarem 12% acima da potencia medida no Powertap, mas isso vou por no Review lá no tópico dos rolos.
Strava do teste
http://www.strava.com/activities/197729913" target="_blank
Teste de FTP é muito foda, judia demais, principalmente do psicológico, pois a vontade de desistir é grande
no TR o FTP ficou em 233watts, isso devido a todas as potencias medidas no TrainerRoad usando o InRide ficarem 12% acima da potencia medida no Powertap, mas isso vou por no Review lá no tópico dos rolos.
Strava do teste
http://www.strava.com/activities/197729913" target="_blank
Teste de FTP é muito foda, judia demais, principalmente do psicológico, pois a vontade de desistir é grande

-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Pedro
Monja,
O protocolo de FTP é uma coisa que deve ser analisada com calma. Primeiramente, a forma de cálculo é essa mesma: Toma-se os 20 min do intervalo e multiplica-se por 0.95.
O protocolo do TR é uma adaptação do protocolo do Coogan. São muito próximos, mas tem uma diferença fundamental no aquecimento. O do Coogan faz você rolar à 65% do seu FTP estimado por 10 min após os 5 min de adaptação, enquanto que o TR apenas faz isso por 5 min.
Pode parecer uma bobagem e que o TR faz o protocolo ficar mais duro, mas é justamente o inverso. Esses 5 min à 100% do FTP servem para inundar seu sistema com lactato, seguido por um período de descanso do sistema aeróbio. Como é um intervalo relativamente curto, despejando-se potência à 100% do FTP novamente por 20 min, vai fazer você forçar seu sistema novamente e as fibras recrutadas serão de tipos diferentes, bem como a forma de conversão energética.
E porque a diferença no descanso de 10 min é mais dura que 5 min? Porque o subproduto da conversão incompleta do ATP é o íon de [H]. Ele é que faz sua musculatura ficar dolorida e cansar (quando o sistema não consegue mais retirar o excesso). Seu corpo entra automaticamente num modo econômico e você é "obrigado" a desacelerar. Quando o descanso é de 5 min apenas, esse acúmulo de [H]+ é retardado mais para o final do intervalo de 20 min. Com 10 min de descanso, o início do intervalo já começa duro.
O que eu percebí na prática:
a) Protocolo do TR superestima o FTP em aproximadamente em 5% (mesma coisa posso dizer do Rubber Glove). Cansaço bate logo nos minutos 10-12 do intervalo de FTP. Dá vontade de desistir.
b) Protocolo original do Allen-Coogan lhe traz mais cansado muscularmente para o intervalo, fazendo os minutos iniciais (5-10) mais duros. Depois o sistema se adapta e você consegue seguir.
Eu acho ele mais realista. O protocolo de FTP é simular o esforço máximo que você suportaria, acumulando lactato, por 60 min. Tornando o intervalo mais duro desde o início, eu acho que reflete melhor a simulação do sistema. Aconselho dar uma olhadinha no capítulo 4 do Training and Racing With a Powermeter, do Allen e Coogan, bem como os dois capítulos iniciais do The Time Crunched Cyclist, do Carmichael.
Independentemente disso, seus números são muito bons. Lembre-se que a gente vive uma rotina cansativa e que tudo interfere nesses resultados. Grande abraço.
P.
O protocolo de FTP é uma coisa que deve ser analisada com calma. Primeiramente, a forma de cálculo é essa mesma: Toma-se os 20 min do intervalo e multiplica-se por 0.95.
O protocolo do TR é uma adaptação do protocolo do Coogan. São muito próximos, mas tem uma diferença fundamental no aquecimento. O do Coogan faz você rolar à 65% do seu FTP estimado por 10 min após os 5 min de adaptação, enquanto que o TR apenas faz isso por 5 min.
Pode parecer uma bobagem e que o TR faz o protocolo ficar mais duro, mas é justamente o inverso. Esses 5 min à 100% do FTP servem para inundar seu sistema com lactato, seguido por um período de descanso do sistema aeróbio. Como é um intervalo relativamente curto, despejando-se potência à 100% do FTP novamente por 20 min, vai fazer você forçar seu sistema novamente e as fibras recrutadas serão de tipos diferentes, bem como a forma de conversão energética.
E porque a diferença no descanso de 10 min é mais dura que 5 min? Porque o subproduto da conversão incompleta do ATP é o íon de [H]. Ele é que faz sua musculatura ficar dolorida e cansar (quando o sistema não consegue mais retirar o excesso). Seu corpo entra automaticamente num modo econômico e você é "obrigado" a desacelerar. Quando o descanso é de 5 min apenas, esse acúmulo de [H]+ é retardado mais para o final do intervalo de 20 min. Com 10 min de descanso, o início do intervalo já começa duro.
a) Protocolo do TR superestima o FTP em aproximadamente em 5% (mesma coisa posso dizer do Rubber Glove). Cansaço bate logo nos minutos 10-12 do intervalo de FTP. Dá vontade de desistir.
b) Protocolo original do Allen-Coogan lhe traz mais cansado muscularmente para o intervalo, fazendo os minutos iniciais (5-10) mais duros. Depois o sistema se adapta e você consegue seguir.
Eu acho ele mais realista. O protocolo de FTP é simular o esforço máximo que você suportaria, acumulando lactato, por 60 min. Tornando o intervalo mais duro desde o início, eu acho que reflete melhor a simulação do sistema. Aconselho dar uma olhadinha no capítulo 4 do Training and Racing With a Powermeter, do Allen e Coogan, bem como os dois capítulos iniciais do The Time Crunched Cyclist, do Carmichael.
Independentemente disso, seus números são muito bons. Lembre-se que a gente vive uma rotina cansativa e que tudo interfere nesses resultados. Grande abraço.
P.
-
- Membro
Excelente explicação, vou ver sim, valeu PAF.PAF wrote:Monja,
P.
Antes de iniciar o teste eu aqueci por 10 minutos a uns 100watts para calibrar o InRIde.
Te digo que é relativo, na bike de CR sofro mais para manter a mesma potencia que na bike de estrada.arocha wrote:Mestres da potencia. Esses foram os meus números do camp paulista de CRI de hoje. A potencia media ficou abaixo do meu FTP, isso quer dizer que não fui tao forte quanto poderia?
Potência média: 230 W
Potência máxima: 774 W
Max Avg Power (20 min): 250 O
Normalized Power (NP): 256 O
Intensity Factor (IF): 1.068
Training Stress Score (TSS): 63.6
Definição de FTP: 240 W
Work: 467 kJ
Só mesmo testando seu CR para esse tempo especifico você chega nessa resposta com certeza.
-
- Membro
Marino, a única referência que tenho foi logo que peguei ela do T e fiz um TT de 13 km aqui, de road eu tinha feito 39 km/h e com a crono fiz 42,5 km/h +/-. Mas eu não estava adaptado a bike, a transmissão não era a ideal, etc... Eu acho que uns 4km/h pelo menos aumenta andando de TT.Marcelo Marino wrote:Marco, você tem algum parâmetro para dizer quanto aumenta a velocidade média com uma bicicleta de crono em relação a de estrada?
Mais ou menos, um chute.
@André, o perfil da prova não ajuda muito a andar a na plenitude da potência. Pela sua nP eu acho que andou bem, dentro do que você tinha para oferecer.
@Monja, vi seu teste ontem a noite, muito bom!! Na próxima olhe nos treinos do nosso grupo que tem o protocolo do Coggan para fazer, eu criei um e o PAF também. Eu só sigo este, seja no TR ou na estrada e nos 5 minutos iniciais faço como sugerido pelo Coggan, soco a bota sem dó tentando chegar no meu limite aeróbico. Depois os 20 minutos se tornam os mais longos que você pode imaginar! rsrsrs
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Pedro
O TR meio que lhe condiciona a andar em cima da linha. Então, eu resolví voltar ao "old school" para fazer o protocolo de FTP e executar meus próximos protocolos às cegas, seguindo apenas o cronômetro.
P.
P.
-
- Membro
Por isso (além do meu rolo não ajudar) estou dando preferência por fazer na estrada. A dica que dei para o Monja era não se apegar aos números, ir somente pela RPE. Mesmo no Garmin, tira da tela os watts e só vê depois no log. Pelo menos no primeiro para ter um número base.PAF wrote:O TR meio que lhe condiciona a andar em cima da linha. Então, eu resolví voltar ao "old school" para fazer o protocolo de FTP e executar meus próximos protocolos às cegas, seguindo apenas o cronômetro.
P.
FIDA wrote:Te digo que é relativo, na bike de CR sofro mais para manter a mesma potencia que na bike de estrada.arocha wrote:Mestres da potencia. Esses foram os meus números do camp paulista de CRI de hoje. A potencia media ficou abaixo do meu FTP, isso quer dizer que não fui tao forte quanto poderia?
Potência média: 230 W
Potência máxima: 774 W
Max Avg Power (20 min): 250 O
Normalized Power (NP): 256 O
Intensity Factor (IF): 1.068
Training Stress Score (TSS): 63.6
Definição de FTP: 240 W
Work: 467 kJ
Só mesmo testando seu CR para esse tempo especifico você chega nessa resposta com certeza.
Também tenho dificuldade de manter a potência na bike de crono, mas isso é assim mesmo. Leva tempo e muito treino pra conseguir se aproximar as coisas.
Arocha, se o IF foi maior que 1 significa que voce trabalhou acima do ftp, visto que a nP foi 256 e teu FTP estimado está como 240 => IF = 1,067
Se o esforço foi de 30 minutos parece ser bem coerente e provavelmente deu o que tinha que dar mesmo.
Prova do Campeonato Catarinense hoje, crontra relógio de 19km em 3 voltas, com 5 retornos no total e 1 curva no meio do circuito que era praticamente um retorno tambem. Depois de um mês só fazendo fundo e 2 semanas de fisioterapia, decidi fazer um pouco abaixo do normal. Estratégia de splits negativos, objetivo era 320 aP/nP mas ficou em 315aP/315nP (bom considerando todos os retornos). A chuva e piso bem molhado não ajudaram, sem contar que a viseira embaçou e a tela do computador também estava praticamente ilegivel.
Dados:
Distancia: 19km
Vel. Média: 43.9km/h (sem roda fechada, sem capacete aero)
Bpm médio: 148 bpm (beeemm baixo)
Cadência média: 97 rpm (lindo lance)
Por voltas:
Volta 1:
aP= 311W
Tempo: 8m46s
Volta 2:
aP= 315W
Tempo: 8m46s (mesmo tempo porém com 1 retorno a mais)
Volta3:
aP = 325W
Tempo: 8m37s
Gostei do resultado, mas fui muito conservador, poderia ter começado com 320W e subido 5W por volta que ainda chegaria no final com folga.
Amanha prova na serra (só subida mesmo), quero aferir os 20minutos, esse vai doer.
Dados:
Por voltas:
Volta 1:
aP= 311W
Volta 2:
aP= 315W
Volta3:
aP = 325W
Gostei do resultado, mas fui muito conservador, poderia ter começado com 320W e subido 5W por volta que ainda chegaria no final com folga.
Amanha prova na serra (só subida mesmo), quero aferir os 20minutos, esse vai doer.
-
- Membro
Meu Deus, assustador. Hahaha!PH wrote:
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
Bom, fui ver e os bpms estão errados, na primeira volta marcou só 100 bpm médios rss... depois pulou pra 160, e a média deve ter sido por ai. Ainda assim é baixo.
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Gleidson
Serra Dona Francisca? Queria ter ido nesta prova, mas meu bolso disse não 

-
- Membro
bom, acabei de fazer um novo teste com o Kinetic InRide, o DcRainMaker disse que teve um accuracy melhor fazendo uma calibração no início do pedal e outro com 10 minutos.
BINGO..
fiz um 3x10x5 e aos 09:50' dá pra ver que a 90 rpm tava dando 144 watts, fiz então a nova calibração, super simples, só apertar a letra C no teclado e nota-se que aos 11:30' 90rpm deu 125 watts, exatamente a diferença que dava com o PowerTap.
quem quiser verificar, dá uma olhada no treino, link abaixo.
http://www.trainerroad.com/cycling/ride ... 80-Ruskin-" target="_blank
valeu Marco pelas dicas de treino.
Kinetic Inride = Recomendo
Rolo Road Machine = MUST HAVE, worth every fucking penny!!
BINGO..
fiz um 3x10x5 e aos 09:50' dá pra ver que a 90 rpm tava dando 144 watts, fiz então a nova calibração, super simples, só apertar a letra C no teclado e nota-se que aos 11:30' 90rpm deu 125 watts, exatamente a diferença que dava com o PowerTap.
quem quiser verificar, dá uma olhada no treino, link abaixo.
http://www.trainerroad.com/cycling/ride ... 80-Ruskin-" target="_blank
valeu Marco pelas dicas de treino.
Kinetic Inride = Recomendo
Rolo Road Machine = MUST HAVE, worth every fucking penny!!
-
- Membro
Excelente Monja! Matou a pau o lance do inride!
Nada como uma corrida de montanha para fazer uns season best's!
Melhores CP6, CP20 e CP30 do ano, quase 10W a mais no CP20 e 20W a mais no CP30... tudo bem morro acima e em corrida, mas potência é potência rss
E cheguei agora onde eu gostaria de estar em Junho rss, 360W no CP20 ou 5w/kg para 72kg, um pouco atrasado só.
Melhores CP6, CP20 e CP30 do ano, quase 10W a mais no CP20 e 20W a mais no CP30... tudo bem morro acima e em corrida, mas potência é potência rss
E cheguei agora onde eu gostaria de estar em Junho rss, 360W no CP20 ou 5w/kg para 72kg, um pouco atrasado só.
-
- Membro
Paulo, como foi sua classificação na crono e na serra?
-
- Membro
Ouch!PH wrote:1cat/3 geral na crono e 2cat/5 geral na serra
Parabéns Paulo!

PH, nunca usei roda fechada, sabe dizer uma diferença aproximada em w, s, etc... em relação à uma 88mm?PH wrote:Prova do Campeonato Catarinense hoje, crontra relógio de 19km em 3 voltas, com 5 retornos no total e 1 curva no meio do circuito que era praticamente um retorno tambem. Depois de um mês só fazendo fundo e 2 semanas de fisioterapia, decidi fazer um pouco abaixo do normal. Estratégia de splits negativos, objetivo era 320 aP/nP mas ficou em 315aP/315nP (bom considerando todos os retornos). A chuva e piso bem molhado não ajudaram, sem contar que a viseira embaçou e a tela do computador também estava praticamente ilegivel.
Dados:
Por voltas:
Volta 1:
aP= 311W
Volta 2:
aP= 315W
Volta3:
aP = 325W
Tenho que trabalhar mais meu CR, To com AP 20 na bike de estrada 304w, na de CR morri em 260w...
Abraço
Fida
Poucos W de diferença entre uma fechada e uma com perfil 88mm. Faria mais diferença pra mim que corri com uma perfil baixo. Como dizem, é o ultimo item na lista do CR, só compre a fechada se realmente não tiver mais nada pra investir, inclusive na sua posição na bike.
É como conversamos ail depois da prova, essa diferença vai ter mesmo, só tem que trabalhar pra diminuir ela... e quanto mais rápido na bike mais dificil é de se manter a potência, então só piora rss.
É como conversamos ail depois da prova, essa diferença vai ter mesmo, só tem que trabalhar pra diminuir ela... e quanto mais rápido na bike mais dificil é de se manter a potência, então só piora rss.
-
- Membro
Detonou nos CPs hein Paulo!! Destruindo bests!! hahahaha
Não sei se eu me dei bem co a posição na crono, mas eu não sinto esta diferença em manter a potência. Se bem que preciso fazer um FTP test para ver como estou na road, hoje meus melhores números estão tudo com a crono. Agora que vou pegar pesado para o granfondo vai dar para comparar legal.

Não sei se eu me dei bem co a posição na crono, mas eu não sinto esta diferença em manter a potência. Se bem que preciso fazer um FTP test para ver como estou na road, hoje meus melhores números estão tudo com a crono. Agora que vou pegar pesado para o granfondo vai dar para comparar legal.