PNEUS

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: PNEUS

Post by Leo Miau »

romanetto wrote:O rodízio é ruim, eu penso, porque o traseiro sempre fica meio quadradão. Faça como disse o Magnus, use o pneu até dizer chega, depois passe o da frente pra trás e bote um novo na frente. Ficar com o frontal quadradão vai te dificultar muito nas curvas.
Boa dica Roma, nunca tinha pensando assim, e olha que faço isso no carro. rs.... só que o contrário, já que os dianteiros gastam mais que os traseiros, dai quando os dianteiros ficam ruins os traseiros ainda estão muito bons. Sem contar que quando troco compro 2 pneus, não tomo a ferrada de comprar 4.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: PNEUS

Post by romanetto »

Sim, Leo, é o que eu faço. Apenas devemos reconhecer que quem disse isso primeiro aqui foi o Magnus, e o mérito é dele.
دفاعا عن فلسطين
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: PNEUS

Post by Magnus »

Leo Miau wrote:
romanetto wrote:O rodízio é ruim, eu penso, porque o traseiro sempre fica meio quadradão. Faça como disse o Magnus, use o pneu até dizer chega, depois passe o da frente pra trás e bote um novo na frente. Ficar com o frontal quadradão vai te dificultar muito nas curvas.
Boa dica Roma, nunca tinha pensando assim, e olha que faço isso no carro. rs.... só que o contrário, já que os dianteiros gastam mais que os traseiros, dai quando os dianteiros ficam ruins os traseiros ainda estão muito bons. Sem contar que quando troco compro 2 pneus, não tomo a ferrada de comprar 4.
Além desse alívio no bolso, Leo, é importante estar com o pneu mais gasto na roda de tração. Por ter tração, normalmente é a que adere mais e a usada para controlar o veículo numa derrapagem, então se alguma rodar tiver que derrapar, que seja ela. Se a roda sem tração escapar numa curva fica muito mais difícil controlar.

Por isso que eu só faria rodízio se fosse para fazer em intervalos curtos, assim não daria tempo do desgaste dos pneus ficar tão diferente. Mas aí, além do trabalho de ficar trocando toda hora, vc ainda vai ter que desembolsar a grana para 2 por vez... aí é uma questão de conveniência.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Orlando Neto
Membro
Posts: 769
Joined: Sat 20 Apr 2013 12:36
Location: SP

Re: PNEUS

Post by Orlando Neto »

Também não faço rodízio, pneu novo na frente.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: PNEUS

Post by Marcelo Marino »

Vou ser do contra. :twisted:

Pneu velho é na frente. A chance do dianteiro furar é menor e de travar também. Pneu traseiro gasto é muito fácil de travar.
Claro, se travar o dianteiro o estrago é maior, aí ferrou. Mas é uma forma de prolongar a vida dos pneus.

A maioria não gosta de fazer isso, mas sei que não estou sozinho. :mrgreen:

Tem dado certo até agora.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: PNEUS

Post by Magnus »

Beleza, Marino, é um modo de ver também. Realmente o pneu traseiro está muito mais propenso a furos. Quanto a travar numa frenagem, concordo contigo que o dianteiro é muito mais difícil de travar, mas não de derrapar. É mais difícil de travar porque ele recebe a maior parte do peso durante a frenagem, mas se estiver careca é fácil derrapar. O mesmo em curvas, mais fácil sair de frente que de traseira, se o dianteiro estiver mais careca então...

Em programação temos sempre que escolher entre abordagem pessimista ou abordagem otimista. Com os meus dentes prefiro ter sempre uma abordagem pessimista, hehe...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: PNEUS

Post by ReinaldoBrisolla »

Bom, eu faço rodizio dos pneus, troco a cada 1.000km, quando um deles chega no fim coloco um novo na frente e, termino com o velho na traseira, depois passo o da frente para traz e, rodo mais 1.000km, nunca percebi diferença de aderencia com o pneu um pouco mais quadrado na frente.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: PNEUS

Post by Magnus »

ReinaldoBrisolla wrote:Bom, eu faço rodizio dos pneus, troco a cada 1.000km, quando um deles chega no fim coloco um novo na frente e, termino com o velho na traseira, depois passo o da frente para traz e, rodo mais 1.000km, nunca percebi diferença de aderencia com o pneu um pouco mais quadrado na frente.
Então, Reinaldo, cai naquilo que eu falei acima. Trocando de 1.000 em 1.000, provavelmente vc não está deixando a diferença entre entre eles ficar relevante. Mas experimente colocar um novo atrás e esse velho para terminar na frente...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: PNEUS

Post by Wanderson Mata »

Hoje tive o primeiro furo no CST, mas, o arame que estrupou ele não tinha como não furar :(
T-Rodman
Membro
Posts: 1146
Joined: Mon 14 Oct 2013 22:08
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Re: PNEUS

Post by T-Rodman »

que coincidência. um arame entrou no meu pneu hoje também, rs. nem com fita iria segurar rs.
daí pra ajudar, eu não soprei a câmara antes de colocar de novo, a bomba de CO encheu, mandou uma ponta da câmara pra fora do pneu e fez puff. dá-lhe andar de sapatilha 1km até o carro (lógico, com uma amiguinha que tá começando a treinar gingana junto, yeah, e eu ensinando a 'trocar pneu furado', kkkk).
Image
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: PNEUS

Post by joaojuliomello »

nao tinha bomba normal ou outra camara? saiu só com uma?
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: PNEUS

Post by PH »

T-Rodman wrote:que coincidência. um arame entrou no meu pneu hoje também, rs. nem com fita iria segurar rs.
daí pra ajudar, eu não soprei a câmara antes de colocar de novo, a bomba de CO encheu, mandou uma ponta da câmara pra fora do pneu e fez puff. dá-lhe andar de sapatilha 1km até o carro (lógico, com uma amiguinha que tá começando a treinar gingana junto, yeah, e eu ensinando a 'trocar pneu furado', kkkk).

Uma vez eu acompanhei um gincaneiro trocar um pneu, ele conseguiu fazer isso 2 vezes, obviamente ficou câmaras mesmo pq só tinha uma pra começo de história hehe, genial. Mas isso é um pouco dos deuses do ciclismo te castigando por estar usando CO2 hehe, deixe isso pros momentos de desespero só (trocando na chuva, em áreas críticas, depois de 200km etc).
Image
Masuk
Membro
Posts: 262
Joined: Thu 03 Jul 2014 21:21
Nome Verdadeiro:: roberto

Re: PNEUS

Post by Masuk »

Isso sim é um furo de respeito..o prego varou o pneu..fita antifuro e até a fita de aro...foi no dia de estréia da Go pro(na segunda vez quase fui atropelado e discuti no transito..)
Image
T-Rodman
Membro
Posts: 1146
Joined: Mon 14 Oct 2013 22:08
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Re: PNEUS

Post by T-Rodman »

joaojuliomello wrote:nao tinha bomba normal ou outra camara? saiu só com uma?
eu ando com 3 tubos de CO2, uma câmara reserva e os patches autocolantes.
a bomba, hum, estava no carro, a 1000m de onde furei o pneu, rs.
a desculpa foi ficar papeando com a mocinha.
O que esqueci no processo, vamos assim dizer, é de soprar a câmara com a boca no começo - coisa que achei nojento de se fazer na frente da moça, rs. Daí paguei pelo estouro, rs, principalmente querendo trocar o pneu em menos de 2min, rs.


aí em casa eu acabei fazendo o rodizio, achando o furo na camara que furou e remendando-a, etc (12min de manutenção).
Image
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: PNEUS

Post by romanetto »

Ah, que nada, T., ela ia ficar impressionada em ver o quão másculo você era, metendo a boca no pneu sujo e tudo. Mulher gosta do Rambo!
دفاعا عن فلسطين
T-Rodman
Membro
Posts: 1146
Joined: Mon 14 Oct 2013 22:08
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Re: PNEUS

Post by T-Rodman »

é, hoje eu remendei 2x o pneu da bike de outra amiga que foi pedalar comigo, rs.
mas tava já no carro, com bomba de pé, e remendei a câmara com remendo autocolante da Giant (que não aprovei porque começou a vazar ar dela) - e depois com o remendo autocolante da Zefal que esse sempre funcionou comigo (o Topeak tb funfa).
Só esse da Giant não prestou.
Hoje na bike shop comprei um patch que dá pra usar no bolso da camisa, da marca Pro da Shimano.
Até lencinho de álcool pra tirar a graxa da mão vem no kit... rs.
Image
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: PNEUS

Post by Zo »

Pneu maciço

Image
Image

phpBB [media]


http://tannus.co.uk/
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: PNEUS

Post by joaojuliomello »

Saiu uma matéria no road cc sobre a volta dos maciços, não pude ler ainda, além de não furar, quais as vantagens?
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: PNEUS

Post by rad »

Gostaria de saber o peso. No site não tem!

Image
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: PNEUS

Post by romanetto »

Como enche isso aí?
دفاعا عن فلسطين
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: PNEUS

Post by Enkidu »

rad wrote:Gostaria de saber o peso. No site não tem!

[ Imagem ]
Ah...isso vai ser a última coisa que eles vão informar. E a penultima é a resistencia à rolagem.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: PNEUS

Post by Enkidu »

Voltando ao tema do tópico: Vou doar minha querida #2 pro meu filho tratorista, que vem realizando atos virtuosos em direção às bicicletas de verdade.

Ela ta com um Vittoria Open Corsa (veiaço, ainda de 290 TPI, já bem esbagaçado). Um pneu bom e resistente pra pedalar em Floripa, onde ele mora - Vittoria Rubino Pro?
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Masuk
Membro
Posts: 262
Joined: Thu 03 Jul 2014 21:21
Nome Verdadeiro:: roberto

Re: PNEUS

Post by Masuk »

Pneus maciços.. me lembro que na decada de 80 ..aquele suíço que trazia as S-bike aqui em SP tb trouxe uns pneus de MTB.. maciços.
pra colocar tinha que molhar dai não lembro direito ele entrava no aro na marra..qdo secava encaixava.. acho.. o problema era que era duro.. duro pacas para andar com ele.. ruim de curva..pesavam muito..mais de kg..a bike parecia de chumbo.. e me lembro ..que a duvida que rolava era se chovesse ..o pneu escorregaria no aro?
bom acho fizeram uns testes.. o suiço pegou umas minas no cafe photo..e se mandou ...
Last edited by Masuk on Tue 11 Nov 2014 18:43, edited 1 time in total.
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: PNEUS

Post by joaojuliomello »

Encher o que roma?
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: PNEUS

Post by Zo »

rad wrote:Gostaria de saber o peso. No site não tem!

[ Imagem ]
Image
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: PNEUS

Post by Zo »

joaojuliomello wrote:Saiu uma matéria no road cc sobre a volta dos maciços, não pude ler ainda, além de não furar, quais as vantagens?

Vantagem em não levar câmara reserva, espátulas, bomba, CO². rs


Só pelo motivo de não furar, acho que seria muito útil pra uma bike urbana ou de cicloviagem.

O peso é um limitador pra competir mas acho válido pra treinar sem ter dor de cabeça.
Masuk
Membro
Posts: 262
Joined: Thu 03 Jul 2014 21:21
Nome Verdadeiro:: roberto

Re: PNEUS

Post by Masuk »

Bom , é um polímero novo.. e não apenas uma borracha dura como era aquele que eu vi antigamente.
Parece ser bem mais leve.. o ponto é.. o ar dentro dos pneus sempre dá aquele amortecimento um pouco de maciez ao rodar.. até que ponto esse material consegue deformar e absorver as irregularidades do piso.. sem passar tudo direto pro ciclista..(ou rodas e raios)...
Leo
Membro
Posts: 121
Joined: Wed 07 May 2014 20:54
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Embu das artes

Re: PNEUS

Post by Leo »

Na bikemagazine também tem uma matéria falando sobre esses pneus !
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: PNEUS

Post by elgleidson »

Enkidu wrote:Voltando ao tema do tópico: Vou doar minha querida #2 pro meu filho tratorista, que vem realizando atos virtuosos em direção às bicicletas de verdade.

Ela ta com um Vittoria Open Corsa (veiaço, ainda de 290 TPI, já bem esbagaçado). Um pneu bom e resistente pra pedalar em Floripa, onde ele mora - Vittoria Rubino Pro?
Manda bala nos Rubino Pro. Eu tenho e já estão com quase 7k km e 5 furos até o momento e ainda rodam mais uns 2k km, eu acho. Já encomendei mais 1 par na promoção da Merlin e estou esperando chegar.
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: PNEUS

Post by Enkidu »

Valeu elgleidson!
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Post Reply