BR040 wrote:
obrigado pelo auxílio, as informações da bike logo abaixo:
Trek madone 4.5 2012
tamanho 52
grupo shimano 105 compacto 50-34
selim spz romin gel
guidão bontrager race lite
mesa zoom 30 graus (não e´a original que era reta, e não suportei)
pedivela shimano 105
cassete 12-30 hyperglide ( dá para baixar o peso trocando pelo de titânio)
rodas Mavic Ksyrium Equipe S com blocagem de titânio
pneus continental Gatorskin 700x25 com fita anti-furo ( só uso 700x25 e pensando em tirar a fita pois acho que o pneu já vem com proteção)
o guidão de scandium que conheço é o Guidão Bear Bone SC Force
- Material: Scandium.
- Peso: 212 gr.
(procurei e encontrei um relato de acidente com guidão de scandium - preferindo agora um guidão de aluminio mais leve e forte)
já troquei as rodas bontrager e a blocagem original, conseguindo baixar 510 g, e me entusiasmou porque surtiu bom efeito, ou seja, fiquei menos cansado e subi melhor os vários morros aqui da região.
estou atualmente pesando 73,5 kg, para 1.73 m e 52 anos

Bem, pra tu diminuir 500g como tu quer, tu teria que trocar bastante coisa. Mesa e guidão, juntos, talvez tu diminua 100g pro que tu tem hoje. Se trocar o grupo todo por um Ultegra, diminua mais umas 300g. No selim tu pode também ganhar umas 50g trocando pela versão Pro do Romin. Pneus tu também consegue um mais leve, ganhando umas 100g no par, mas perdendo em proteção anti-furos e durabilidade.
Porém tu vai gastar muito dinheiro pra isso e não vai sentir a diferença que sentiu nas mesmas 500g que tu tirou das rodas. Acho que tu se empolgou demais por ter sentido uma diferença de 500g no par de rodas. Nas rodas é algo bem perceptível, bem mais do que em qualquer outro lugar da bike. Se tu tivesse diminuído 500g em outras partes, mantendo o par de rodas anterior, tu não teria notado tanta diferença quanto nas rodas, pode ter certeza. Normalmente é o upgrade que mais vela a pena fazer. Há também a possibilidade de trocar novamente de rodas e ganhar mais algumas gramas, principalmente por rodas de carbono perfil baixo e tubulares.
Segundo relatos, um outro lugar que também é mais notável, embora nem perto tanto quanto nas rodas, é no pedivela. Mas por mais que tu gaste uma boa grana comprando um pedivela top como um Red, Dura-Ace ou Super Record, vai diminuir no máximo umas 250g pro teu atual. O teu atual, que é o mesmo que o meu, pesa cerca de 723g + uns 100g do central, enquanto que um Campy Super Record compacto de titânio pesa umas 600g com central, porém custa uns 650 euros (um Ultegra mecânico completo). Ou então apele de vez pra um Clavícula, de carbono, que pesa uns 450g com central e custa quase 1000 euros ou Cannondale SISL2, uns 500g e uns 1200 euros (um Ultegra DI2 completo).
Veja bem, não me interprete como sendo negativo e querendo te desempolgar. Sou apenas um "CxB weenie"

e estou apenas mostrando o outro lado da coisa que não seja apenas um consumismo por conta de poucas gramas que mal vão fazer diferença para nós mortais, que ganharíamos bem mais, e gastaríamos bem menos, com uma boa consulta num(a) nutricionista.
Lembre-se de uma coisa: o custo C pra diminuir X no peso da bike é inversamente proporcional ao peso atual Y da mesma (C = X / Y). Logo, tirar 500g de uma bike de 9kg sai bem mais barato do que tirar as mesmas 500g de uma bike de 8kg e muito mais barato do que tirar isso de uma bike de 7,5kg.