Excelente artigo mesmo. Só pra citar uma parte dele:PAF wrote:Achei esse excelente artigo na net. Vale a pena ler.
"[...]
Assim as adaptações bioquímicas podem ser destacadas pela maior concentração de mioglobina, melhorando o fornecimento de oxigênio para as mitocôndrias. Wilmore e Costill, (2001) e Foss e Ketryian (2000), citando Molé, Oscai e Holloszy (1971), indicam que o treinamento de endurance revelou incrementar o conteúdo muscular de mioglobina de 75% a 80%. Uma oxidação mais eficiente de glicogênio, por conta de um aumento no tamanho das mitocôndrias (COSTILL et al 1976; GOLLNICK & KING, 1969; HOLLOSZY, 1967) e da atividade máxima das enzimas oxidativas (GREEN, et al, 1992; GREEN, et al, 1991; HOPPELER et al, 1973; BARNARD, EDGERTON & PETER, 1970; BENZI et al, 1975; DAVIES, PACKER & BROOKS, 1981). E uma oxidação, também, mais eficiente dos lipídios (GOLLNICK, 1977; MOLÉ, OSCAI & HOLLOSZY, 1971; OSCAI, WILLIAMS & HERTIG, 1968), devendo-se basicamente a maiores estoques lipídicos musculares encontrados em humanos após o treinamento de endurance (HOPPELER, 1973; TAYLOR, 1975), contribuindo para o melhor desempenho de endurance, com a preservação de glicogênio (BORENSZTAJN et al 1975; COSTILL et al 1977; HICKSON, 1977).
[...]"
Eu realmente estou sentindo isso depois que estruturei melhor meus treinos e troquei os pedais de domingo em ritmo de corrida por longões em Z2. No começo era difícil controlar a FC para que ela ficasse na faixa correta, muitas vezes me obrigando a pedalar bem lento, tipo uns 20 km/h. Hoje eu me pego várias vezes a quase 30 km/h e com a FC em Z2 médio, subindo quando pego algum vento contra. Outra impressão que tenho é que parece que estou mais eficiente quando preciso fazer mais força. Parece que não vou quebrar logo, que era o que eu sentia antes. E pra fechar, estou com 61 kg, sem perder força - antes de eu estruturar os treinos, eu tinha 64 kg e não tinha jeito de baixar isso. Talvez por sempre treinar no pau, consumindo mais glicogênio e não sendo eficiente pra queimar gordura.

Já ouvi falar que essa perda não vai acontecer nas pernas, vai ser em outra parte menos solicitada. Para muitas pessoas não acho que seja tão preocupante assim, mas é bom fazer um acompanhamento.
  Já ouvi falar que essa perda não vai acontecer nas pernas, vai ser em outra parte menos solicitada. Para muitas pessoas não acho que seja tão preocupante assim, mas é bom fazer um acompanhamento.
 tá mais que bom, principalmente devido a falta de tempo.
 tá mais que bom, principalmente devido a falta de tempo.