Doping

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
ftmonjardim
Membro

Re: Doping

Post by ftmonjardim »

Image

Acabei de chegar da quitanda :wigo1
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Muito cuidado com esses resultados, cobaias eram todos sedentários, será que o resultado seria o mesmo com atletas treinados?

Aliás, me admira o grupo da groselha nao ter superado o grupo da beterraba haha, imagina, meio litro de groselha o cara vira no Saci Pererê.
Image
raulfragoso
Membro
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso

Post by raulfragoso »

Hehehehe Paulo, não comentei de propósito, pois queria que tirassem suas próprias conclusões. Acredito que exercitar o pensamento crítico é essencial quando lemos tanta porcaria publicada por aí. Pessoalmente, também achei o método daquele estudo muito furado, mas isso não quer dizer necessariamente que a beterraba não seja benéfica. Por exemplo este outro artigo, onde o resultado não é muito conclusivo sobre as vantagens da beterraba (mais especificamente sobre a suplementação por nitrito extraído do suco de beterraba) no aumento da performance de atletas em esportes de endurance, mas aponta para benefícios reais no tratamento de hipertensão: http://cyclingtips.com.au/2013/04/beetr ... ting-hype/" target="_blank

PS: quando eu era pequeno, minha mãe me fazia tomar suco de beterraba, cenoura e laranja quase toda manhã. Até hoje eu tomo pelo menos umas duas vezes por mês :)
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
PH
Membro

Post by PH »

Exato, eu tomo 3x por semana só pra garantir também. Beterraba, laranja, cenoura, gengibre e açafrão da terra. Na pior das hipoteses hidrata rss.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

PH wrote:
Muito cuidado com esses resultados, cobaias eram todos sedentários, será que o resultado seria o mesmo com atletas treinados?

Aliás, me admira o grupo da groselha nao ter superado o grupo da beterraba haha, imagina, meio litro de groselha o cara vira no Saci Pererê.
Já vi um outro estudo que usava ciclistas treinados. Acho que foi o primeiro, de universidade inglesa ou australiana, não lembro direito. Diziam que funcionava.

Testei algumas vezes, segui todo o protocolo, mas não senti nenhuma diferença. Fiz testes medindo o tempo e nada também.

Mas a Sky jura que funciona. Fizeram vários videos sobre isso na época.

Suco de eterraba, laranja e cenoura é muito bom, pena que da um trabalho para fazer...
Last edited by Marcelo Marino on Wed 28 Jan 2015 18:06, edited 1 time in total.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Post by Keeepz »

Lógico q funciona pra sky heueheueheueu.
É um otimo disfarce.
portoga
Membro
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Post by portoga »

Funciona com qual tipo ou espécie de beterraba? Se existem diversas variedades de tudo quanto é hortifruti, imagino que não deva ser diferente com beterraba, logo, não obstante os estudos afirmando os benefícios do beet juice, a correlação não é necessariamente a mesma para nós aqui em terras tupiniquins.
Image
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

O objetivo real da pergunta é: se a beterraba (ou qualquer outro hortifruti) tivesse um efeito de aumentar o desempenho, seja por qualquer fator, qual seria a diferença entre consumir a beterraba e usar uma substância dopante?

Exemplo, exagerando: se a beterraba aumenta o transporte de oxigênio pros músculos, e o EPO também, então se um atleta consome suco de beterraba seria ele um doper? A UCI proibiria o uso de beterraba na dieta dos atletas com o risco de o mesmo ser banido?
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Acho que não, cairia no mesmo caso das teoricas camaras altimetricas, barracas com baixos niveis de oxigenio simulando locais de treino em altitudes elevadas. O atleta que treina em altas altitudes naturalmente tem uma maior concentração de globulos vermelhos no sangue para suprir a oxigenação necessária, isso nunca foi considerado doping, acaba sendo ilogica a coisa, apesar que o estimulo para produção de globulos vermelhos seja natural, não utilizando substancias quimicas, o atleta que passa por essas condições acaba obtendo uma vantagem maior q aquele q não utiliza.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Beterraba, altitude, camara hiperbarica, hematócrito acima de 50% é ban pela UCI
ReinaldoBrisolla
Membro

Tudo bem, mas o sujeito pode utilizar esses meios para atingir os 50% de hematócrito, quantos não tem niveis mais baixos? O que não entendo é um grande tour com 20 etapas cada uma com mais de 100km facil todo dia e, os sujeitos sem dopagem ou outro meio para aumento do hematocrito, conseguir chegar ao fim saudáveis e, com força para sprintar.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

E você acha que existe algum pro com hematócrito abaixo de 49,99? É uma bênção da nossa senhora do passaporte biológico :lance5
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

elgleidson wrote:O objetivo real da pergunta é: se a beterraba (ou qualquer outro hortifruti) tivesse um efeito de aumentar o desempenho, seja por qualquer fator, qual seria a diferença entre consumir a beterraba e usar uma substância dopante?
Pra mim, a diferença que importa é que meu sangue nunca vai engrossar a ponto de infartar por ter comido muita beterraba!!!!

:wigo1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ReinaldoBrisolla
Membro

Vulgo pode usar até certo limite, acima de 50% pode causar um infarto durante o sono por engrossar o sangue, então a UCI não admite, para poupar a vida dos atletas? Que palhaçada huahuahua

:lemond1
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Até onde entendo do passaporte, ele serve para evitar que um sujeito que normalmente/naturalmente/geneticamente tem um hematócrito de 40%, do nada pule pra 50%. Ou mesmo um sujeito que naturalmente/geneticamente possui um hematócrito de 51% seja penalizado por doping. Se o cara sempre teve este nível, então não podem acusá-lo de estar se dopando só porque o hematócrito dele está acima de 50%. Vão fazer o que, proibí-lo de competir por culpa da genética? kkkkkkkkkk
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Mas voltando à pergunta da beterraba: qual é a diferença entre se dopar com EPO e usar alguma fruta/verdura/legume que daria o mesmo efeito? Por que o EPO é considerado doping e a fruta/verdura/legume não? Só porque um é sintético e o outro é natural e algo natural não pode te prejudicar, legalize já, legalize já? :lemond1

Eu entendo por doping o uso de qualquer substância que te dê vantagem(s) competitiva(s) que tu não teria naturalmente ou através de treino. Mas neste sentido a beterraba também te daria uma vantagem que tu não conseguiria consegue apenas com treino ou te daria um ganho maior do que apenas o treino. Então por que ela não é considerada doping e o EPO, que faz a mesma coisa (dar vantagem competitiva), é considerado doping?

Não sei se estão entendendo onde estou querendo chegar.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

elgleidson wrote:Até onde entendo do passaporte, ele serve para evitar que um sujeito que normalmente/naturalmente/geneticamente tem um hematócrito de 40%, do nada pule pra 50%. Ou mesmo um sujeito que naturalmente/geneticamente possui um hematócrito de 51% seja penalizado por doping. Se o cara sempre teve este nível, então não podem acusá-lo de estar se dopando só porque o hematócrito dele está acima de 50%. Vão fazer o que, proibí-lo de competir por culpa da genética? kkkkkkkkkk
Sim. Eles são a UCI!!!!

:nibal2
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
PH
Membro

Post by PH »

Hematócrito acima de 50% ainda é doppin. Não sei como faz para provar no caso de ser natural, deve existir algum protocolo para isso mas sinceramente acho que não é muito normal não.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

elgleidson wrote:Mas voltando à pergunta da beterraba: qual é a diferença entre se dopar com EPO e usar alguma fruta/verdura/legume que daria o mesmo efeito? Por que o EPO é considerado doping e a fruta/verdura/legume não? Só porque um é sintético e o outro é natural e algo natural não pode te prejudicar, legalize já, legalize já? :lemond1

Eu entendo por doping o uso de qualquer substância que te dê vantagem(s) competitiva(s) que tu não teria naturalmente ou através de treino. Mas neste sentido a beterraba também te daria uma vantagem que tu não conseguiria consegue apenas com treino ou te daria um ganho maior do que apenas o treino. Então por que ela não é considerada doping e o EPO, que faz a mesma coisa (dar vantagem competitiva), é considerado doping?

O seu entendimento está errado sobre o que é doping. Beterraba é uma alimento, ninguém vai proibir ninguém de se alimentar. Feijão, carne vermelha, qualquer coisa que tenha ferro, ácido fólico, Vitamina B12 ajuda a produzir mais hemácias.

Suplementos também proporcionam uma melhora de performance e não são proibidos.

Passar uma temporada em alta altitude também não é proibido.

É normal um atleta se alimentar, o que não é normal é precisar de injeções de um hormônio que o corpo produz ou de transfusões de sangue o tempo todo.

A Wada vai considerar doping alguma substância ou método que seja prejudicial a saúde do atleta e existe um abismo entre um suco de beterraba e uma injeção de EPO.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
T-Rodman
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Post by T-Rodman »

vamos fazer vaquinhas?

oxigênio:
http://www.cpaps.com.br/oxigenoterapia/ ... espironics" target="_blank

vamos fazer exercicios de respiração?
http://www.revistaneurociencias.com.br/ ... iginal.pdf" target="_blank

http://www.ncsdobrasil.com/respiron-athletic3.html" target="_blank
Image
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

Assistí hoje a entrevista do tio Lance à BBC Sports. O link está aqui.

Minha opinião à respeito:

1) O repórter é extremamente inteligente. Deu corda ao enforcado. O que acontece no minuto final da entrevista é revelador.
Lance diz que, de volta à 1995, ele se sente mal por ter estado naquele pelotão. Tenta justificar o uso de doping e é infeliz ao dramatizar, citando os caras que não teriam alternativa a não ser daquela forma, ou voltariam a ter uma vida de classe operária. O repórter pergunta: qual o mal disso? Tio Lance, fica com cara de merda e encerra-se a entrevista.
2) Muito mais revelador do que a mea-culpa e o teatro feito por Armstrong, é o que não é dito. Observem a linguagem corporal do cara. Não pensa e nem acredita realmente em tudo o que fala e se tivesse oportunidade para fazer novamente, da mesma forma (não me refiro ao doping), o faria.

3) Em alguns pontos ele está certo. O tiraram para Cristo. Porém, faltou admitir o óbvio: minha personalidade é o principal motivo de todos quererem me fuder.

4) Eu não nutro nenhuma antipatia por Lance Armstrong. Acho até que gosto dele, mas não seria seu amigo.

P.
--
Image
Liter
Membro

Post by Liter »

Você ta muito seletivo nas amizades :lance5

Como o cara envelheceu!
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Amigo, amigo, eu tambem nao seria, mas tomar um chope de vez em quando e sair pra uns pedais...
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Marcelo Marino wrote:
elgleidson wrote:Mas voltando à pergunta da beterraba: qual é a diferença entre se dopar com EPO e usar alguma fruta/verdura/legume que daria o mesmo efeito? Por que o EPO é considerado doping e a fruta/verdura/legume não? Só porque um é sintético e o outro é natural e algo natural não pode te prejudicar, legalize já, legalize já? :lemond1

O seu entendimento está errado sobre o que é doping. Beterraba é uma alimento, ninguém vai proibir ninguém de se alimentar. Feijão, carne vermelha, qualquer coisa que tenha ferro, ácido fólico, Vitamina B12 ajuda a produzir mais hemácias.

É normal um atleta se alimentar, o que não é normal é precisar de injeções de um hormônio que o corpo produz ou de transfusões de sangue o tempo todo.

A Wada vai considerar doping alguma substância ou método que seja prejudicial a saúde do atleta e existe um abismo entre um suco de beterraba e uma injeção de EPO.
Então se não tivesse risco à saúde, estaria tudo liberado? Então o objetivo é evitar que os atletas prejudiquem a própria saúde? Nossa, tocante! Praticamente uma mãe para todos hein! :nibal2

Posso entender de maneira errada mesmo, mas pra mim doping seria o uso de qualquer substância (natural ou artificial pouco importa) que dê uma vantagem competitiva que não é alcançada apenas com treino (ou com genética - o sujeito já nasceu assim, que culpa ele tem de ser mais forte/rápido/explosivo/escalar melhor/etc ?). É nisso que as agências anti-doping e as federações deveriam fazer, não ficar de babá:

- Não tome isso, pois prejudica a tua saúde!
- Não, isto aqui não prejudica não! Faz até bem!
- Ah é? Então tá liberado, pode tomar a vontade!

Neste ponto, eu considero a própria cafeína uma espécie de doping. Te dá um efeito que tu não conseguiria sem o uso dela (embora pra mim um expresso não dê diferença alguma por causa da quantidade de café que eu já consumo naturalmente no trabalho :vino2 ). Creatina também!
Comida normal, apesar de também te dar um efeito (pedalar por mais tempo por exemplo) que tu não conseguiria sem ela (pedalaria menos), não considero doping (óbvio que não é né) pois é meramente repor energias, não é te dar algum efeito extra além disso!
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Doping é "PERFORMANCE ENHANCED DRUG"
isto é, qualquer DROGA que de reforço em sua performance.
Beterraba não é considerado droga.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Gleidson, a diferença entre a beterraba e o EPO é que comendo 1 tonelada de beterraba seu hematócrito aumentaria 1%, ao passo que com 1 apola de EPO seu hematócrito aumentaria 25%, simples assim. Ou seja, não é um componente que proporcionará o corpo do caboclo ter um ganho de forma natural, sie verstehen? ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Como já falei algumas vezes, controle de dopagem não tem absolutamente nada a ver com a saúde do atleta. Se a preocupação fosse essa, as grandes voltas, triatlos, ultramaratonas e todas os esportes extremamente intensos e desgastantes seriam proibidos.
Tylenol (que nego toma que nem água) faz um mal danado para o fígado e é liberado. Uma vez vi um desses médicos do doping falando que, para o atleta, é muito mais saudável correr uma grande volta tomando hormônios e mantendo os níveis dele dentro do padrão normal do que correr puro correndo o risco de destruir o corpo (como acontecia antigamente).
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
T-Rodman
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Post by T-Rodman »

tem razão Cebo.
Eu tomo um monte de coisa considerada doping, só pra me manter em pé com um pouco de ânimo, rs.

E esporte de competição, não é saúde, já ouvi várias vezes isso.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

elgleidson wrote:
Marcelo Marino wrote:

Então se não tivesse risco à saúde, estaria tudo liberado? Então o objetivo é evitar que os atletas prejudiquem a própria saúde? Nossa, tocante! Praticamente uma mãe para todos hein! :nibal2

Posso entender de maneira errada mesmo, mas pra mim doping seria o uso de qualquer substância (natural ou artificial pouco importa) que dê uma vantagem competitiva que não é alcançada apenas com treino (ou com genética - o sujeito já nasceu assim, que culpa ele tem de ser mais forte/rápido/explosivo/escalar melhor/etc ?). É nisso que as agências anti-doping e as federações deveriam fazer, não ficar de babá:

- Não tome isso, pois prejudica a tua saúde!
- Não, isto aqui não prejudica não! Faz até bem!
- Ah é? Então tá liberado, pode tomar a vontade!

Neste ponto, eu considero a própria cafeína uma espécie de doping. Te dá um efeito que tu não conseguiria sem o uso dela (embora pra mim um expresso não dê diferença alguma por causa da quantidade de café que eu já consumo naturalmente no trabalho :vino2 ). Creatina também!
Comida normal, apesar de também te dar um efeito (pedalar por mais tempo por exemplo) que tu não conseguiria sem ela (pedalaria menos), não considero doping (óbvio que não é né) pois é meramente repor energias, não é te dar algum efeito extra além disso!
Se hidratar com isotônico é mais eficiente que com água, dessa forma se uma atleta ingerir isotônico e outro água o primeiro vai ter vantagem na sua performance, já que correr desidratado faz a performance cair muito. Pensando dessa forma que você diz o isotônico teria que ser doping.

Peguei um exemplo bem simples para ver que não é essa a forma de considerar algo doping ou não.

Pegue a lista da Wada e veja se tem alguma substância que não é um remédio, uma droga.
Não tem cabimento considerar uma alimento doping, pelo fato de que qualquer alimento que seja não vai criar uma mudança no seu corpo a ponto de prejudicar a saúde.
Dag Hammarskjöld
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Se a preocupação fosse a saúde McDonalds era doping e maconha não.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Post Reply