Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
FIDA
Membro

Re: Treinamento por Potência

Post by FIDA »

Para quem tem FTP acima de 250w, ou próximo de 300w ou acima fica muito dificil testar no plano. É o tempo todo acima de 40 km/h, as vezes 50/h, afogado, tendo de desviar de tachão, detritos, cuidando de entradas e saídas de carros, pangarés no caminho.... :)

Sempre alguma coisa atrapalha... O ideal é uma subida constante de uns 4%. Aliás, os prós testam em subida, e não é à toa.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Storopoli
Membro
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo

Post by Storopoli »

Muito bom esse texto, a página do racing and training with power meter publicou.
Uso à longo prazo de Medidor de potência faz maravilhas. Eu tenho apenas 1 ano e meio e já dá para ver MUITA coisa interessante.
O legal é usar numa prova ou pedal agressivo em grupo. Atacar, reagir a ataques etc. Aí você vai analisar a montanha de dados e descobre porque algo deu certo ou errado.
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

Nesses dias eu parei para reler algumas coisas que precisava entender melhor sobre potência. Peguei o Allen e Coggan, 2a edição e lí sobre a análise de quadratura, que é uma métrica muito questionada.

Image

Para os incautos, pode parecer o óbvio: quadrantes definidos por velocidade circunferencial (que pode ser substituída por cadência, tranquilamente) e força no pedal (que também pode ser substituída por torque). Os quadrantes seguem a contagem cartesiana: Quadrante I de muita força e velocidade circunferencial, Quadrante II de muita força e baixa cadência, Quadrante III com ambos os parâmetros baixos e, finalmente, Quadrante IV com baixa potência e cadências altas.

Esse post vai ter que gerar filhos, porque é muita coisa pra discutir, mas tem três coisas que eu não levava em consideração. O nível de esforço em que os diferentes tipos de fibras são recrutados, a natureza estocástica do ciclismo e o fato das principais métricas utilizadas para analisar potência (TSS, IF e NP) tentarem eliminar essa natureza.

Continua...
--
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Podemos começar a me ensinar a definir quais são os quadrantes. É isso?
II I
III IV
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
PAF
Membro

Post by PAF »

Isso.
--
Image
Storopoli
Membro

Post by Storopoli »

Eu li e reli diversas vezes essa seção do livro (A watt is really watt?). Mas até agora não entendi o método da definição dos quadrantes. Eu uso qual cadência (ou velocidade circunferencial do pedal) e qual torque (ou força do pedal)?
Esse é o grande problema: entendo perfeitamente quais demandas fisiológicas são necessárias para se gerar Watts em cada quadrante, mas não tenho a mínima ideia de como definir os meus quadrantes. Uso a minha cadência natural? Ou pego um número cabalístico: 80, 85 ou 90? E o torque?
PAF
Membro

Post by PAF »

Aí que está Storopoli!

A Análise de Quadratura não é uma métrica em que você deve se adequar. Ela mostra para você, de forma fria e cruel qual o condicionamento de suas fibras musculares tipo I, IIa e IIb. É um retrato dos pontos fora de curva, na verdade!

É sabido já que quanto maior a demanda nas zonas VO2, mais fibras tipo II serão recrutadas. Então, o condicionamento neuromuscular passa a ser tão importante quanto o aeróbio. Ou seja, os treinamentos a nível de base para criar uma memória mitocondrial é importantíssimo.

P.
--
Image
Storopoli
Membro

Post by Storopoli »

PAF, o que você está falando é MUITO bem retratado no capítulo 1 (introdutório) desse livro aqui: Performance Cycling: Image
http://www.amazon.com/Performance-Cycli ... erformance

O livro é excelente. O capítulo 1 você consegue lê-lo na amostra grátis no iBooks, creio que no Kindle também. Mas ainda assim acho a análise de quadrante uma metodologia muito vaga para analisar tudo o que você está propondo. Prefiro outros testes como uma série de sprints até a falha total para os componentes anaeróbicos e o aerobic decoupling para os componentes aeróbicos. Aerobic Decoupling no 2º ou 3º intervalo de 20 minutos de um Sweet Spot de um FTP bem fidedigno diz horrores ou maravilhas de você.
PAF
Membro

Post by PAF »

Storopoli,

Eu acho que a QA é uma métrica muito mal-entendida. Para nós que não temos conhecimento formal sobre tipos de fibras musculares e a forma de recrutamento durante a fisiologia do exercício, a linguagem usada para explicar a importância e a utilidade da QA cai na vala.

Por tudo que lí e entendí, Está tudo relacionado com o entendimento sobre o FTP. Não se treina olhando para a QA visando ganhar watts. Usa-se a QA para entender que a sua cadência natural é X para Y watts. Direciona-se o treinamento para aumentar a sua "capacidade" neuromuscular e isso vai ser verificado na QA.
--
Image
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Storopoli wrote:PAF, o que você está falando é MUITO bem retratado no capítulo 1 (introdutório) desse livro aqui: Performance Cycling: [ Imagem ]

O livro é excelente. O capítulo 1 você consegue lê-lo na amostra grátis no iBooks, creio que no Kindle também. Mas ainda assim acho a análise de quadrante uma metodologia muito vaga para analisar tudo o que você está propondo. Prefiro outros testes como uma série de sprints até a falha total para os componentes anaeróbicos e o aerobic decoupling para os componentes aeróbicos. Aerobic Decoupling no 2º ou 3º intervalo de 20 minutos de um Sweet Spot de um FTP bem fidedigno diz horrores ou maravilhas de você.

O título do livro "Perfomance Cycling Science".... na capa um cabloco fazendo contra-relógio em uma bike de estrada com extensões... começou bem já kkkkk
Image
Storopoli
Membro

Post by Storopoli »

Essa foto é pangaça mesmo
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

PH wrote:O título do livro "Perfomance Cycling Science".... na capa um cabloco fazendo contra-relógio em uma bike de estrada com extensões... começou bem já kkkkk
phpBB [media]
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Olha esta análise de quadrante, que beleza... Tem trechos de 21% aí no meio desta brincadeira. :?

Image
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

275 W de FTP Marco? Uiuiui.. hehehe
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

tbortolotto wrote:275 W de FTP Marco? Uiuiui.. hehehe
Preciso fazer o teste novamente... rsrs Mas tá foda, domingo a "brincadeira" foi punk!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Neilson
Membro
Nome Verdadeiro:: Neilson

Post by Neilson »

Base aeróbica zero, ganhei muita força e peso malhando. Quase 5kg de massa magra!!!! Fui parar em 87 kg sendo que aumentei apenas 3% de gordura.
Tratar de emagrecer kkkkkkkkkkkkkk.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Neilson wrote:Base aeróbica zero, ganhei muita força e peso malhando. Quase 5kg de massa magra!!!! Fui parar em 87 kg sendo que aumentei apenas 3% de gordura.
Mas você não rodou nada neste período? kkk

Este ano consegui fazer uma base um pouco melhor. Consegui fazer bons treinos com bons números de desassociação aeróbica. Posso não estar veloz, mas pelo menos estou mais resistente. rsrs
Demian Borges
Membro
Nome Verdadeiro:: Demian Borges

Post by Demian Borges »

Storopoli wrote:PAF, o que você está falando é MUITO bem retratado no capítulo 1 (introdutório) desse livro aqui: Performance Cycling: [ Imagem ]

Storopoli vc poderia dar dicas de como analisar o aerobic decoupling no 2o ou 3o intervalo de 20 minutos? O que eu posso considerar com os números encontrados? :?:
Storopoli
Membro

Post by Storopoli »

Demian,

Aerobic decoupling é uma métrica derivada da média da sua "wattagem" dividida pela média da sua frequência cardíaca. E calcula-se o quanto essa média flutuou durante o intervalo (lap). Ou seja: um número positivo (+10%) quer dizer que sua frequencia cardíaca aumentou 10% para o esforço constante que você fez. E um número negativo o contrário.

O ideal é manter esse número baixo. Geralmente eu espero ter números abaixo ou próximos de 5% para ir para intervalos mais intensos de 10-15 minutos. Claro que se deve levar em conta fatores que podem alterar a sua freq card. Tipo desidatração, calor excessivo, falta de horas de sono etc.

E o que isso quer dizer? Considerando um FTP bem medido e realista, o intervalo de Sweet Spot (SS) será dominantemente aeróbico. Isso quer dizer que quando eu atinjo valores próximos ou abaixo de 5% o meu corpo já absorveu essa carga aerobicamente e eu posso progredir para intervalos mais intensos (em questão de "wattagem").

Porquê o segundo e terceiro intervalo? Porque o primeiro seu corpo ainda talvez não esteja totalmente aquecido e os resultados podem sofrer muitas variações, usar um segundo ou terceiro intervalo é melhor.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Na verdade a divisão da nP pela aHR é a eficiência. A dissociação aeróbica é calculada pegando o treino ou intervalo e calcula-se a eficiência da primeira metade menos a da segunda metade e divide pela eficiência da primeira metade. Há um post do PH com um link do TP explicando. ;)
Storopoli
Membro

Post by Storopoli »

Marco Aerobic Decoupling não é NP. É Average Watts
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Tirado do Help do WKO+.

Edit: Já notei que dá uma diferença pequena entre o calculado pelo WKO+ e pelo GC.
WKO+ software can help you to determine your degree of aerobic endurance conditioning by displaying and measuring your level of decoupling. Once you achieve an excellent level of aerobic fitness the heart rate and power or speed graphs on WKO+ will be parallel or nearly so. Here is how decoupling is determined using WKO+ software.

The AeT portion of the workout is split into halves. For each half the normalized power (cycling) or speed (running) is divided by the average heart rate to establish two ratios. The ratios are then compared by subtracting the first half ratio from the second half ratio and dividing the remainder by the first half ratio. This produces a power-to-heart rate-ratio percentage of change from the first half to the second half of the aerobic threshold ride. That percentage of change is your rate of decoupling. The following is an example of how power-to-heart rate ratio percentage of change is calculated. The same method is used for running by substituting speed for power.

Determine power-heart rate ratio for first half of ride: Power average = 180 watts, Heart rate average = 135 bpm. First half power-heart rate ratio = 1.33 (180 / 135)
Determine power-heart rate ratio for second half of ride: Power average = 178 watts, Heart rate average = 139 bpm. Second half power-heart rate ratio = 1.28 (178 / 139)
First half ratio minus second half ratio = 0.05 (1.33 - 1.28)
Remainder divided by the first half ratio = 0.038 (0.05 / 1.33)

Decoupling rate is 3.8%.
Neilson
Membro
Nome Verdadeiro:: Neilson

Post by Neilson »

marcoaleite wrote:
Neilson wrote:Base aeróbica zero, ganhei muita força e peso malhando. Quase 5kg de massa magra!!!! Fui parar em 87 kg sendo que aumentei apenas 3% de gordura.
Mas você não rodou nada neste período? kkk

Este ano consegui fazer uma base um pouco melhor. Consegui fazer bons treinos com bons números de desassociação aeróbica. Posso não estar veloz, mas pelo menos estou mais resistente. rsrs
Rodei muito pouco , no máximo umas 6h semanais .Mas vamos ver ao longo do ano se valeu a pena esses 2 meses de força bruta. kkkkkkkkkkkkkkk
Demian Borges
Membro

Post by Demian Borges »

Valeu Storopoli e marcoaleite pelas informações! ;) ;) ;)
Storopoli
Membro

Post by Storopoli »

Ilustrando o negócio do aerobic decoupling. Aqui é um exemplo de um intervalo aerobico. Depois de um aquecimento fiz cerca de 1h40m de rodagem na Z2 (FTP ~310W). Olhem que nesse caso o Aerobic decoupling ficou em -0.36%. Amanhã farei 2 ou 3 intervalos de Sweet Spot (~290W) se as condições foram boas eu posto os laps aqui.
Image
Demian Borges
Membro

Post by Demian Borges »

Storopoli no livro PM handbook do Friel ele coloca que o Decoupling é feito utilizando a diferenca entre o EF (fator de eficiencia) na primeira metade de um treino (que seja abaixo de Lactate Threshold, com indice de variabilidade IF < 1.05... que foi o seu caso, no exemplo), e o EF para a segunda metade, dividido pelo EF para a primeira metade. Mas isso nao vem ao caso agora, o que gostaria de saber é se o ideal é fazer o acompanhamento do decoupling no rolo, ja que nao sofre as variacoes climaticas e ambientais do treino externo. É muito complicado manter o IF < 1.05 na estrada...
Storopoli
Membro

Post by Storopoli »

Se você conseguir evitar que a sua "pain cave" não super aqueça e que o ar circule (ventilador). Sim é valido.
Demian Borges
Membro

Post by Demian Borges »

Valeu!
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Ontem aconteceu um negocio diferente em um dos meus PT's.
O sinal de potência morreu do nada no meio do treino, fiz as contas rapidamente e já associei com bateria fraca pois já passava de 150 horas.
Cheguei em casa, troquei as baterias e nada, morreu. Fiquei matutanto o dia todo o que podia ter acontecido, e a noite desmonstei tudo (tudo) e montei denovo. TInha pego umas chuvas recentemente e tava tudo meio umido por dentro, sequei e limpei tudo, já aproveitei e troquei os rolamentos também.
Montei e nada denovo, morto ainda. Ai tirei o suporte das baterias e coloquei o suporte de outro medidor.... pimba, funcionou logo de cara. Ou o suporte estava umido e nao estava fechando alguma passagem de corrente das baterias ou ele quebrou, tenho que analisar melhor depois.
Mas fica o alerta, antes de se desesperar é melhor testar o suporte das baterias também!
Image
Post Reply