Pedal SP sábado 21/fev

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by romanetto »

Aerotech tour wrote:Nao, nao falei nada do de tras sinalizar pro da frente.
Sinal e sempre da frente pra tras.
Se o cara do meio, por exemplo, quer puxar, sinaliza com o cotovelo (que e nossa seta) para esquerda ou direita.
Sinal de mudanca e com cotovelo, se for mao e buraco ou perigo.
(nao tem convencao de ser sempre esquerda ou direita, vai depender do espaco e do vento.)
Vai pro lado na manha, sem aqueles desvios bruscos, rema pra frente, sinaliza com o cotovelo pro cara da frente e entra.
Simples nao?

No caso do tombo, o que aconteceu foi que voce olhou pra tras, mudando a linha naturalmente e reduziu a velocidade no meio do cruzamento.
Eu mantive o passo e pra nao brecar fui passando, mas mantive a linha.
Em cruzamento e bom passar espacado e rapido, podemos adotar uma etiqueta de esperar apos cruzamentos.
Outra e treinar olhar pra tras sem mudar a linha, coloca uma das maos na coxa e vira, ai voce compensa o balanco.
Exatamente. Quando eu olhei pra trás, eu mudei a direção e acabei trombando contigo. A falha foi minha mesmo, desde o começo eu sempre soube.
Isso, verdade, tudo vai depender da ocasião. As sinalizações são eficientes, agora entendi o que você disse. Ótimo.
دفاعا عن فلسطين
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Aerotech tour »

O capitao e meio doido, mas pra falar a verdade ele nao esta 100% errado.
Se o pelotao nao esta dando espaco, nao da pra forcar entrada.
Vai sinalizando que quer entrar, sempre tem um camarada que deixa, pode demorar, mas faz parte.
E por isso que no TJJ eu gosto de ir la no fundao, ou se estou inspirado, vou pra frente pro revezamento, no meio e roubada.
Essa e a diferenca do A, no A sempre abre muito buraco porque o pessoal esta sempre atacando, entao mudancas de posicionamento sao mais fluidas.
No domingo passado fui pro A, chegando pra abrir a segunda volta passamos pelo pessoal do TJJ.
Uma mina sem nocao queria pegar carona com a gente, joga pra esquerda e invade a segunda linha do A.
Ela devia estar a uns 45 e nos a 55.
Eu estava na frente da segunda linha, nao tive duvidas, empurrei ela pra direita.
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Aerotech tour »

PS, detalhe, quando falo empurrar digo apenas que toquei na lateral dela e empurrei suavemente.
Ela so olhou assustada e foi naturalmente pra esquerda.
Sem gritos, sem esporro, mas acho que ela entendeu.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Marcelo Marino »

Até onde sei o lado certo para sair é contra o vento. Se o vento está da esquerda para a direita você sai para a esquerda e da a vez para o de trás.
Só que as vezes fica complicado fazer isso no espaço do acostamento, aí sai para o lado que tiver espaço.

Sinal com o cotovelo é para avisar o sugador de roda que chegou a vez dele puxar e não que vai entrar.

Para falar a verdade o pelotão de vocês está bem estranho (lá vem o Roma falar que estou fazendo intriga, mas é justamente para não acontecer umas merdas como essa que estou falando). Saem como uns cavalos loucos, quem está na frente não da a vez para o de trás, parece que quer mostrar que é mais forte que o outro. Ou um abre e vai lá para frente, óbvio que vai ser pego pelos outros, diminui porra, em todo pelotão do tipo tem horas mais calmas e horas mais intensas. Se quer abrir fuga, faça, mas faz direito, não vai morrer depois de 500m, junta com mais alguém e vai revezando, aí sim é ciclismo.

Sobre dar espaço, eu até dou as vezes, mas quando está mais tranquilo, mais espaçado um do outro. Com o coro comendo vai lá para trás e espera a vez.


:vino1
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Aerotech tour »

Marino, foi a coisa mais sensata que ouvi de voce em toda minha vida
Ed Braz
Membro
Posts: 832
Joined: Mon 13 May 2013 15:47
Location: São Paulo

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Ed Braz »

Ilustrando a explicação do Marino:
Image
Be-a-bá do ciclismo
Strava: marcando tempos e destruindo relacionamentos
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by romanetto »

Tirando a parte dos cavalos loucos, você tem razão, Marino.
دفاعا عن فلسطين
Ed Braz
Membro
Posts: 832
Joined: Mon 13 May 2013 15:47
Location: São Paulo

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Ed Braz »

Ele ia escrever pangarés malucos, mas foi educado.
Strava: marcando tempos e destruindo relacionamentos
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by romanetto »

Agora faz sentido.
دفاعا عن فلسطين
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Marcelo Marino »

Ed Braz wrote:Ele ia escrever pangarés malucos, mas foi educado.
Hahaha, boa, mas não é verdade.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Aerotech tour »

Em escaleras organizadas, deve se sempre subir no favor do vento e descer contra o vento. O que alem de fazer sentido e instintivo nao?
Em escaleras pega-pra-capa, deve se observar onde esta o espaco livre. Em alguns casos ficamos no acostamento mas proximo a pista da direita pra fugir de buracos e sujeira, nesses casos, mesmo que a favor do vento, ir pra esquerda significa invadir a pista de carros.

E o que Marino falou tem sentido, rola sim bastante competicao em nosso pelote. E dou a cara pra bater quando falo que boa parte disto e minha culpa.

Tem duas coisas aqui. Uma e que o treino realmente fica muito bom, simulando uma corrida.
Outra e que o risco de acidentes aumenta, porque voce passa a prestar menos atencao ao transito e mais em nao sobrar.
Acho que muitas vezes tentamos fazer os trechos neutralizados. Tipo no pedal passado, a Anhanguera e a Castelo poderiam ser neutralizadas, e o trecho livre entre Polvilho e Suru.

Ta muito chato a ida/volta? Separa em dois blocos e agrupa.

Comentarios?

PS.: Se bem que nada das sugestoes escritas aqui poderia ter evitado meu acidente. Mas acredito que poderia ter evitado o do Roma e do Alex.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by ftmonjardim »

Aerotech, voce deve chegar por guarulhos acredito eu, ali hoje em dia não tem conversa, inclusive é voce mesmo que gera sua guia para pagar o imposto.
Tem muita coisa boa lá nos EUA, se for comprar quadro, dá para achar muita coisa boa na casa dos mil dolares, até menos.

Já chega e vá direto no Bens a declarar, informa que voce tem um quadro e gostaria de declarar, como voce vai estar mostrando interesse e "honestidade" quase certeza que o federal vai pedir para voce sentar no computador e gerar a nota, paga ali e pronto.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by romanetto »

Aerotech tour wrote:Em escaleras organizadas, deve se sempre subir no favor do vento e descer contra o vento. O que alem de fazer sentido é instintivo, não?
Em escaleras pega-pra-capa, deve se observar onde esta o espaco livre. Em alguns casos ficamos no acostamento mais proximo a pista da direita pra fugir de buracos e sujeira, nesses casos, mesmo que a favor do vento, ir pra esquerda significa invadir a pista de carros.
Perfeito. Deve ser aonde o espaço é seguro o suficiente. Na realidade, fazemos isso intuitiva e/ou conscientemente.
Aerotech tour wrote: Outra e que o risco de acidentes aumenta, porque voce passa a prestar menos atencao ao transito e mais em nao sobrar.
PS.: Se bem que nada das sugestoes escritas aqui poderia ter evitado meu acidente. Mas acredito que poderia ter evitado o do Roma e do Alex.
Exato. De minha parte, sou cagão pra cacete. Desço vagarosamente e tudo mais. Na ocasião da intersecção aonde caí, eu não pensei em manter a velocidade, ali eu pensei no lance da segurança frente aos carros.
Aerotech tour wrote:
Acho que muitas vezes tentamos fazer os trechos neutralizados. Tipo no pedal passado, a Anhanguera e a Castelo poderiam ser neutralizadas, e o trecho livre entre Polvilho e Suru.
Perfeito. Como quando vamos pra Montanha Russa, aquele trecho de asfalto horrível na Anhanguera e aquele trecho antes da subida da Cantareira, que tem tartarugas (ali onde uma picada de cobra pegou teu pneu na última vez, lembra?), ali o percurso pode seguir neutralizado (ainda que isso não signifique ir como lesmas, mas significa ir com maior prudência). Chegando no postinho pra pegar a Montanha Russa, p.ex., aí é cada um por si, pois será subidas e tal, tudo bem, pois haverá reagrupamento no posto ao final do trecho. Acho que prudência não nos fará mal. O que vocês acham?
دفاعا عن فلسطين
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Marcelo Marino »

Aerotech tour wrote:Em escaleras organizadas, deve se sempre subir no favor do vento e descer contra o vento. O que alem de fazer sentido e instintivo nao?
Em escaleras pega-pra-capa, deve se observar onde esta o espaco livre. Em alguns casos ficamos no acostamento mas proximo a pista da direita pra fugir de buracos e sujeira, nesses casos, mesmo que a favor do vento, ir pra esquerda significa invadir a pista de carros.

E o que Marino falou tem sentido, rola sim bastante competicao em nosso pelote. E dou a cara pra bater quando falo que boa parte disto e minha culpa.

Tem duas coisas aqui. Uma e que o treino realmente fica muito bom, simulando uma corrida.
Outra e que o risco de acidentes aumenta, porque voce passa a prestar menos atencao ao transito e mais em nao sobrar.
Acho que muitas vezes tentamos fazer os trechos neutralizados. Tipo no pedal passado, a Anhanguera e a Castelo poderiam ser neutralizadas, e o trecho livre entre Polvilho e Suru.

Ta muito chato a ida/volta? Separa em dois blocos e agrupa.

Comentarios?

PS.: Se bem que nada das sugestoes escritas aqui poderia ter evitado meu acidente. Mas acredito que poderia ter evitado o do Roma e do Alex.
Olha o que um tombo não faz. :lol: Deve fazer uns 7 anos que pedalamos juntos e o nome corisco foi dado justamente por essa atitude, não pode mudar não.

Falando sério, revezem com mais frequência da para andar rápido e com mais atenção já que vão estar fazendo menos esforço. O revezamento e as estratégias por causa do vento são a alma do ciclismo, aí é que está a graça.

Discordo que seja uma simulação de corrida, porque numa corrida você não vai lá para frente e morre em seguida, vai agrupado e na hora certa ataca.


E vamos combinar, o Strava tem um pouco de culpa nisso, não tem não? Ah, aqui no meio do nada tem um trecho de 70 m que preciso pegar KOM, aí ataco, depois relaxo.


Outra coisa que sempre falei para vocês é marcar esses pedais no domingo, porque as estradas são mais tranquilas.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Aerotech tour »

Discordo que seja uma simulação de corrida, porque numa corrida você não vai lá para frente e morre em seguida, vai agrupado e na hora certa ataca.
E que quando voce vai pra corrida, voce sempre fica la atras junto com as meninas por isso nao ve o que acontece na frente...
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Marcelo Marino »

Pronto, o efeito da batida da cabeça passou, já voltou ao normal.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Aerotech tour »

Haahah
Pow Marino, voce podia responder com a foto que vc pegou primeiro lugar!
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Marcelo Marino »

O Ed estava lá e vai me entregar, mas eu posso postar o segmento do Jaraguá se quiser.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Aerotech tour »

hahah tou ligado que tava so voce na competicao

(vc acha que eu nao sabia?)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Marcelo Marino »

Não, não escondi isso de ninguém, é que a subida era tão dura que poucos se dispuseram correr.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Aerotech tour »

Não é dura não, é gostosa até, o duro é a logística até lá.
Mas esse ano se Deus permitir e se a prova acontecer estarei la.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Marcelo Marino »

Esse ano foi fácil a logística, descia pela estrada mesmo até o ponto da largada.

Eu aposto que esse ano não vai ter, o deputado só organiza a prova na época de eleição. Vai treinando que em 2018 você consegue subir.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Ed Braz
Membro
Posts: 832
Joined: Mon 13 May 2013 15:47
Location: São Paulo

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Ed Braz »

Gostosa só se for no seu ritmo de subida né japa? Rsrs

Sobre os acidentes recentes, esquecemos o do Agorasim, num trecho urbano...

Acho que podemos minimizar os problemas só de definir quando é pra seguir neutralizado, principalmente no final do treino.
Antes de chegar em Osasco o Artur já tinha cantado a bola e estávamos tentando segurar o ritmo nos 40km/h, porque naquele trecho tem muita sujeira, além das entradas e saídas de carro. Eu que passei por cima do gancho que derrubou o japa nem vi a cor do negócio, estava de roda.
Strava: marcando tempos e destruindo relacionamentos
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by romanetto »

O Paulinho tentou seguir o Japa e passou no farol fechado. Atropelou o carro, machucou o olho, mas poderia ter acontecido uma tragédia...
Image


Se pararmos pra pensar, de novembro pra cá tivemos os seguintes acidentes:
Eu, lesão no joelho, articulação até agora comprometida.
Clayton e Alex, com quebra da perna do Alex.
Paulinho, machucou o olho.
Japonês, ralou-se e perdeu toda a bicicleta.

Vamos usar uma arruda na orelha. Assim também já evita os furos (agora não estou mais com o kichute barra-fortiano).
Last edited by romanetto on Mon 23 Feb 2015 23:02, edited 1 time in total.
دفاعا عن فلسطين
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Doido43 »

Concordo em quase tudo o que o Marino falou.

Acho legal que a partir de agora nos preocupemos mais com a organização do nosso pelote visando mais segurança para nós mesmos. Mesmo sabendo que o acidente do japa não tenha nada a ver com descuido, na minha opinião foi pura fatalidade.

Organizando mais nosso pelote podemos até usar isso a nosso favor em alguma corrida (já que ano passado corremos algumas juntos)... um exemplo é a que corremos em São Pedro. Eu e o Japa ficamos juntos praticamente toda a corrida, se fossemos um pouco mais organizados poderíamos tentar algo... fuga... ou sei lá.

Enfim, poderíamos começar a pensar nisso, não?
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by romanetto »

Isso mesmo, Doido!
دفاعا عن فلسطين
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Aerotech tour »

Doido43 wrote:Concordo em quase tudo o que o Marino falou.

Acho legal que a partir de agora nos preocupemos mais com a organização do nosso pelote visando mais segurança para nós mesmos. Mesmo sabendo que o acidente do japa não tenha nada a ver com descuido, na minha opinião foi pura fatalidade.

Organizando mais nosso pelote podemos até usar isso a nosso favor em alguma corrida (já que ano passado corremos algumas juntos)... um exemplo é a que corremos em São Pedro. Eu e o Japa ficamos juntos praticamente toda a corrida, se fossemos um pouco mais organizados poderíamos tentar algo... fuga... ou sei lá.

Enfim, poderíamos começar a pensar nisso, não?
O que e a mesma coisa que dizer que nao concorda com varios pontos do Marino :)

Eu odeio isso, mas tendo em vista os ultimos roles, acho que vale a pena um briefing antes do passeio. Alguns roles estao sendo combinados de ultima hora, mudancas de percurso, etc. Vale a pena reforcar qual o role, quem andou fala onde e perigoso, fala onde ta neutralizado, paradas, etc. Quem marcou o role paga o mico de fazer o briefing.

Sobre organizar o pelote, vai do momento, naquela prova tudo que eu queria era cruzar a linha de chegada...
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by romanetto »

De algum modo, já não fazemos isso?
Quase sempre alguém avisa as partes perigosas, como uma curva muito perigosa (Suru) em algum trecho ou ainda que devemos nos agrupar para passar em algum trecho sujeito a assaltos (como na volta de Rodoanel/Imigrantes). A questão é que agora faremos isso acerca dos pontos neutralizados, especialmente aqueles nos quais as intersecções e cruzamentos são mais perigosos em relação ao tráfego. Outra coisa (geralmente fazemos, mas temos que fazer com um pouco mais de atenção) é a parte de deslocamento urbano, que também deve ser neutralizado. Quando acabamos de subir a São Gualter e vamos naquele trecho de ruas até a chegada daquele paralelepípedo, ali a galera sempre dispersa, e é um trecho horrível do ponto de vista das condições das vias.
Acho que vale a pena mantermos essa de realizar instruções prévias como regra.
دفاعا عن فلسطين
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Aerotech tour »

Boa,
Falando sinceramente vamos ver se vira, acho que como eu, muitos lendo aqui estao pensando.. Ah, mas isso e por causa do susto, daqui a 2 semanas ninguem lembra de nada.
Se conseguirmos levar 2 ou 3 melhorias ja e uma vitoria.
Perella
Membro
Posts: 164
Joined: Tue 10 Jun 2014 13:27
Nome Verdadeiro:: Davi Perella

Re: Pedal SP sábado 21/fev

Post by Perella »

Aerotech tour wrote:O capitao e meio doido, mas pra falar a verdade ele nao esta 100% errado.
Se o pelotao nao esta dando espaco, nao da pra forcar entrada.
Vai sinalizando que quer entrar, sempre tem um camarada que deixa, pode demorar, mas faz parte.
E por isso que no TJJ eu gosto de ir la no fundao, ou se estou inspirado, vou pra frente pro revezamento, no meio e roubada.
Essa e a diferenca do A, no A sempre abre muito buraco porque o pessoal esta sempre atacando, entao mudancas de posicionamento sao mais fluidas.
No domingo passado fui pro A, chegando pra abrir a segunda volta passamos pelo pessoal do TJJ.
Uma mina sem nocao queria pegar carona com a gente, joga pra esquerda e invade a segunda linha do A.
Ela devia estar a uns 45 e nos a 55.
Eu estava na frente da segunda linha, nao tive duvidas, empurrei ela pra direita.
Mano, sabado eu estava la ( TJJ), e na largada ja teve um desconforto, uns queriam ritmo acima de 40 outros abaixo.... mas ai se entenderam e eu fui no abaixo de 40 .. que ficou só na promessa, mais uma vez os caras sentaram o pé, atacando como se fosse a última volta do TDF, principamente a partir da subidinha do Pananby, o ápice foi na ponte Transamérica, onde o pelote chegou a ocupar duas faixas inteiras da ponte ( que tem 3 )... e na boa prefiro ir por último, sem crise...
Post Reply