Ciclovias

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Ciclovias

Post by Magnus »

Papillon wrote:[ Imagem ]

http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/20 ... -sul.shtml" target="_blank


Essa nem é falta de planejamento, é desafio mesmo.
De um lado da rua notamos a "calçada típica paulistana" onde há degraus, desníveis, postes, enfim um local intransitável para o pedestre, do outro não existe calçada e fizeram a ciclovia que na prática é só uma proteção para as pessoas que ali passam.

Ta errado, mas ta certo.

Agora imaginem o xororô se quebram a calçada errada do outro lado e passam uma calçada "certa" de fora a fora a BRIGA que seria, já que muitos não conseguiriam mais colocar os carros dentro de suas garagens feitas nas coxas.

"A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmou, por meio de nota, que vem acompanhando o desempenho da ciclovia e foi definido que a pista será compartilhada entre ciclistas e pedestres."

Não é meio estreita demais para ser compartilhada?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

totalmente, ainda mais que muitos irão preferir subir a pé por essa meia ciclovia do que pela horrenda calçada.

O mais inteligente seria tornar a via mão única, fazer uma calçada de 1,20m e mais a ciclovia, proibir estacionar carros nos dois lados da via.
Mas...como fica no subúrbio e não nos jardins, a prefeitura não vai enfrentar os moradores, pois a desobediência civil na periferia é generalizada, se aparece um carro da CET pra sair multando, leva chumbo.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Magnus wrote:
Papillon wrote:[ Imagem ]

http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/20 ... -sul.shtml" target="_blank


Essa nem é falta de planejamento, é desafio mesmo.
De um lado da rua notamos a "calçada típica paulistana" onde há degraus, desníveis, postes, enfim um local intransitável para o pedestre, do outro não existe calçada e fizeram a ciclovia que na prática é só uma proteção para as pessoas que ali passam.

Ta errado, mas ta certo.

Agora imaginem o xororô se quebram a calçada errada do outro lado e passam uma calçada "certa" de fora a fora a BRIGA que seria, já que muitos não conseguiriam mais colocar os carros dentro de suas garagens feitas nas coxas.

"A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmou, por meio de nota, que vem acompanhando o desempenho da ciclovia e foi definido que a pista será compartilhada entre ciclistas e pedestres."

Não é meio estreita demais para ser compartilhada?
Sabe quando o motorista te manda pedalar na calçada? Então, é isso, só que mudaram o nome de calçada para ciclovia.

Tem várias assim compartilhadas aqui, muitas na calçada e se você analisar o fluxo de pedestres e ciclistas vai ver que não tem sentido (muito pedestre). Se fosse um caso específico que não passasse tanto ciclista e pedestre e não tivesse espaço para fazer uma calçada e uma ciclovia, tudo bem.

Na avenida Sumaré tem uma ciclovia compartilhada no canteiro central. Fim de semana todo mundo vai lá caminhar, passear com o cachorro, tem bastante árvore, então é bom para isso. Só que fica inviável pedalar. Durante a semana até da, tem um ou outro andando, você desvia e beleza.
Se as calçadas laterais fossem boas, poderia proibir o pedestre na ciclovia, mas não são.

É uma forma também de dizer que as ciclovias estão sendo usadas. Os cicloativistas convidam todo mundo para compartilhar a ciclovia, cadeira de rodas, carrinho do catador de lixo, o que tiver para encher eles gostam.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

E quando você acha que já viu de tudo...
Image

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2 ... -fios.html" target="_blank

:nibal1
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Liter
Membro
Posts: 738
Joined: Sun 07 Dec 2014 20:59

Re: Ciclovias

Post by Liter »

boa intenção do inferno :basso1 tabajara total e ainda deve custar o bom dinheiro o Bambu.
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Ciclovias

Post by ReinaldoBrisolla »

Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

ia postar o mesmo mas com outra fonte:

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticia ... lo,1653469" target="_blank

"Os relatórios apresentados, tanto pela CET como pela Prefeitura Municipal, são do tipo releases de imprensa das ciclovias implementadas (...), não fazendo parte dessa documentação encaminhada nenhum projeto de engenharia, ou seja, estudo de concepção ou viabilidade, projeto básico e projeto executivo"

Então...o que eu venho dizendo é realmente o que mesmo?
3. Eu acho que Haddad "escorou-se" nas faixas de ônibus e ciclovias para dar um destaque a seu mandato, CORRETAMENTE, porém o planejamento para tal esta sendo muito mal feito.
4. Se gosto de ciclovia na minha porta? É claro! Pra mim "ó legalzão", afinal eu posso andar pela área nobre da cidade de bicicleta...a questão fundamental no uso do transporte por bicicleta é a periferia e ela foi negligenciada tanto pelas faixas de ônibus como pelas ciclovias.

Então espero que entendam minha ótica, pra mim está certo e de parabéns o prefeito em abraçar a causa, porém fazer bem planejado traria resultados melhores.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

É culpa do PSDB, dono da Veja e do Estadão, a ciclovia é ótima.
:liz1
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: Ciclovias

Post by russow »

Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

http://www.vox.com/2015/3/19/8253035/ro ... rs-history" target="_blank

http://www.vox.com/2015/1/15/7551873/jaywalking-history" target="_blank


via Cebo!


Lendo a petição do MP, que lixo. Só da pra concordar com a parte de não ter conversa com a sociedade, apresentar plano e projeto...folder não vale, não é projeto, de resto o MP foi mais preconceituoso que aquele velho que falou "ciclista não presta".
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Image

Calma não é SP, a arte é de Londrina, de 2012, parece que já foi corrigida, mas é da série "planejamento".
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-c ... en2ssew8y6" target="_blank
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Pior que tanto a ciclovia como o ponto de ônibus são bem feitos...só montaram no lugar errado, tss.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Ciclovias

Post by edduds »

Gostei do texto sobre ciclovias que li hoje no autoentusiastas. Gosto dos artigos da Nora Gonzales.

http://autoentusiastas.com.br/2015/03/v ... minina-22/
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Ciclovias

Post by Magnus »

edduds wrote:Gostei do texto sobre ciclovias que li hoje no autoentusiastas. Gosto dos artigos da Nora Gonzales.

http://autoentusiastas.com.br/2015/03/v ... minina-22/
Discordo dela em algumas coisas, como por exemplo, em relação aos valores por km que já foram discutidos aqui, mas ela toca em alguns pontos interessantes que eu defendo também. O primeiro em relação ao transporte público ser eficiente nas cidades que abraçaram a causa:

"A questão principal é que Paris tem 214 quilômetros de metrô em 303 estações com 700 trens e 347 linhas de ônibus com 4.500 coletivos para uma área que equivale a 7% da de São Paulo. Nova York tem 373 quilômetros de metrô e 5,7 mil ônibus e uma infinidade de linhas de trem e uma área que equivale a 55% da área da nossa metrópole. Em São Paulo há somente 61,5 quilômetros de metrô, 260 quilômetros de trens e 16 mil ônibus. Deu para perceber a diferença? Outro detalhe importante é que quando Paris implementa o rodízio de veículos é apenas por questões ambientais e não de trânsito, como em paragens tupiniquins. A multa por descumprimento é de 22 euros (R$ 77) enquanto em São Paulo é de R$ 85,13. E em Paris os transportes coletivos são totalmente de graça nos dias de rodízio. Quanta diferença, não?"

Depois em relação a dita participação popular. Aqui em Volta Redonda, o movimento Massa Crítica derrubou, através de ações junto ao MP, o projeto de ciclovias da prefeitura usando como argumento principal o fato de não ter havido participação popular no projeto. No entanto exigem que seja cumprido um projeto construído por uma Volta Redondense que estuda ou trabalha na UFF, em Niterói/RJ. Esse suposto plano "popular" de mobilidade foi feito por meia dúzia de cicloativistas e alguns professores da UFF ligados a área de urbanismo; é um bom projeto, mas onde está a participação popular?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Ciclovias

Post by Magnus »

Marcelo Marino wrote:Pior que tanto a ciclovia como o ponto de ônibus são bem feitos...só montaram no lugar errado, tss.
O problema da falta de planejamento é muito sério. Um Governo com planejamento eficiente não tem apenas projetos bem feitos, mas principalmente um bom setor gerencial, que trate todos os projetos como partes um programa bem definido e integrado. Senão acontece isso, duas iniciativas bacanas que falham por não terem tido conhecimento uma da outra.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Magnus wrote:O primeiro em relação ao transporte público ser eficiente nas cidades que abraçaram a causa:
Falando em São Paulo, eu discordo um pouco disso. Até porque eu concordo quando você diz que deveria haver um plano integrado.

O metrô de São Paulo tem uma qualidade (por um certo ponto de vista) bem melhor do que algumas cidades que todo mundo fala que tem um metrô bom. Os trens e as estações são novos e bem cuidados, o intervalo de trem é curtíssimo, mas tem basicamente dois problemas, a malha é pequena para o tamanho da cidade e a superlotação.

O problema da malha você corrige construindo mais. O problema disso é que custa muito, não que não possa e deva ser feito, mas é um problema considerável. São Paulo não é o lugar mais barato para se fazer metrô, nem o mais caro também.

O problema da superlotação eu sou da opinião que sempre vai existir. Pode construir 500 km de linha e isso só vai encher mais o metrô considerando que mais pessoas poderão usar. Quem desce em uma estação perto do seu trabalho vai continuar descendo na mesma estação, independente de quantos km de linhas tiver. Quem não usava por não ter estação perto de casa/trabalho vai passar a usar se tiver mais linhas.

O intervalo de trens é impossível diminuir ainda mais. Do jeito que está já é próximo do limite da segurança.

Os ônibus não são dos melhores, mas são aceitáveis, o intervalo é relativamente curto entre um e outro, te levam para qualquer canto da cidade, mas algumas linhas tem problemas de superlotação, os funcionários das empresas são péssimos e falta informação (mapas e linhas nos pontos).
Também acho impossível colocar mais ônibus nas linhas, já que fica uma fila parada no ponto esperando embarque e desembarque.

Eu penso que o problema todo do transporte (qualquer modalidade, desde andar a pé até o carro) em São Paulo está relacionado com a densidade de algumas áreas e o seu uso. O que define isso é o plano diretor, que para mim, o nosso é bizarro.


Partindo que a coisa está errada na origem, é normal ter trânsito, ter conflito entre carro e bicicleta (com ou sem ciclovia), ter um transporte público ruim. Por mais obras que se façam, vai continuar ruim.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Ciclovias

Post by Magnus »

Marino, eu não conheço a realidade de São Paulo, fui poucas vezes e sempre de carro. Mas acredito que se o transporte público funcionasse de fato, o trânsito não seria o caos que é. Agora, se é possível resolver com metrô, abrindo mais estrada, com ciclovias etc, não sei. Deveria ter um plano de mobilidade completo e levando em consideração tudo isso que você cita sobre o transporte público. Senão cai naquele exemplo aí de cima com projetos desconexos onde o ponto de ônibus acaba ficando em cima da ciclovia...

Como eu disse, não conheço bem São Paulo nem os projetos da Prefeitura, mas se houvesse um programa de mobilidade amplo e bem baseado, acredito que o MP não estaria agindo dessa forma.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by marcoaleite »

Nossa Marino, os ônibus de São Paulo são bem bacanas. Se ver os ônibus daqui, você chora! rsrs Quando eu estava em Sampa, praticamente não usava carro, pois de ônibus (ali da Cupecê onde fico) eu conseguia chegar em quase todo lugar com eles, até lá na Voith que fica no pico do Jaraguá já fui.
Aqui, em uma cidade bem menor, o transporte público acaba sendo pior quando se pensa que seria melhor.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Os trens do metrô é difícil diminuir o intervalo, já os da CPTM... esta emperrado a uma década o plano de atualização, hoje é normal esperar 15min em horário de pico, reduzir para 3-4min já ajudaria muito.

Olha só que notícia legal:
http://www.planetizen.com/node/68369" target="_blank

Image

http://www.seattlebikeblog.com/2014/04/ ... ore-278130" target="_blank

http://www.seattletimes.com/seattle-new ... et-routes/" target="_blank

Em suma, durante 2 anos desenvolveram um plano urbano de mobilidade, foi apresentado e votado pela comunidade.


escorreu uma lágrima aqui:

http://streetsblog.net/wp-content/uploa ... ntheus.pdf" target="_blank
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Mas se for para perguntar para a população se querem ciclovia ou não, nem precisa perguntar porque a resposta todo mundo sabe.

Ou no máximo vão dizer que são a favor, mas longe daqui.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

Marino, depende de COMO é apresentado o plano a população, abordagem, etc... trata-se de trazer a seu lado porções dessa população.


Depois de 2 anos a prefeitura liberou o plano secreto de ciclovias.

http://bikeelegal.com/noticia/2426/pref ... -detalhes_" target="_blank
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Estão quebrando um trecho da Faria Lima perto da Pedroso de Moraes, será que vão dar continuidade?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
rodrigomarin
Membro
Posts: 317
Joined: Mon 06 Jan 2014 20:19
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin
Location: São Paulo

Re: Ciclovias

Post by rodrigomarin »

Quebrando o quê?
Lá a ciclovia não tem pintura, o pavimento é a calçada central mesmo com direito a degraus... :S :lance6
Marcelo Marino wrote:Estão quebrando um trecho da Faria Lima perto da Pedroso de Moraes, será que vão dar continuidade?
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

A calçada. Espero que seja para dar continuidade.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Ciclovias

Post by tbortolotto »

Me desculpem cair assim no "meio do assunto", mas eu queria saber a opinião de vcs a respeito de uma idéia/experiência que tenho: "a criação de ciclovias não segrega espaços e deseduca o motorista?".

Deixa eu compartilhar minha parca experiência em duas cidades distintas:
1) moro em Floripa tem 6 anos onde temos ciclovias, ciclofaixas, rodovias com e sem acostamento e uma cultura já bem estabelecida do uso recreativo, esportivo e utilitário da bicicleta.
2) Em contrapartida, nasci e vivi em Criciúma por 22 anos onde visito familiares e passo cerca de 3 semanas de férias todos os anos. É uma cidade de 200 mil hab, referência estadual no ciclismo enquanto esporte, mas que possui menos de 5 km (isso mesmo, 5 km) de ciclovia + ciclofaixa.

Pois bem, tanto em Floripa quanto em Criciúma, venho percebendo ao longo desses 3 anos quando voltei a pedalar, que os espaços compartilhados são onde há (geralmente) mais cuidado do motorista pelo ciclista, principalmente em Criciúma onde há MENOS espaços dedicados ao ciclista. Todas as vias onde o motorista julga que há espaço para o ciclista (seja um pequeno acostamento ou ciclofaixa) o motorista toca o foda-se mesmo. É como se o motorista me dissesse "fica aí no teu lugar a 25 kmh q eu passo aqui pelo meu lugar a 100 kmh blz? Desde que eu não passe por cima de ti eu to seguindo a lei ^^"

Desde então eu venho sendo um pouco crítico quanto à construção de ciclovias em detrimento de uma política de educação no trânsito. Então, vcs tem alguma opinião sobre isso? Gostaria de ouvir os ciclos-não-xiitas, pq estes insistem em me dizer q estou errado haha
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ciclovias

Post by Marcelo Marino »

Eu penso dessa mesma forma também. Quando começaram implantar as ciclofaixas de lazer aqui era extremamente comum ouvir dos motoristas para você ir para a ciclofaixa. Ninguém queria saber se a ciclofaixa não passava na porta da sua casa, se o lugar que você teria que ir não tinha ciclofaixa e por aí vai.
A ideia era, a ciclofaixa tomou uma faixa de carro, então você não poderia ocupar mais um espaço que não aquele destinado a isso.

Levando em conta que é impossível ter ciclovia em todas as ruas da cidade uma hora ou outra vai ter que ir para rua e compartilhar o espaço com carros.

Já vi cidades grandes onde o convívio é totalmente pacífico e não precisam de ciclovia para isso. É uma questão de educação por parte de todos, independente do meio de transporte que usa.

Depende também da quantidade de ciclistas (aí não é o nosso caso ainda). Se forem muitos vão acabar tomando uma faixa, então é melhor definir essa separação.

Em princípio eu defendo a implantação de ciclovias em avenidas. Em ruas menores o limite de no máximo 40 km/h (com a devida fiscalização sendo feita), campanhas educativas e multas (para motoristas e ciclistas) em caso de desrespeito eu acho que funcionaria e custaria menos.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Liter
Membro
Posts: 738
Joined: Sun 07 Dec 2014 20:59

Re: Ciclovias

Post by Liter »

Mas ai é falta de comunicação da prefeitura, infelizmente gastam grana com informação errada.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Ciclovias

Post by Papillon »

A implantação de ciclofaixas de lazer ajudou e muito no respeito dos motoristas nos dias úteis e fora da ciclofaixa, infelizmente a prefeitura foi tímida na gestão Kassab e inexistente na gestão Haddad em campanhas educativas, pra falar aqui de SP.

Acredito que o princípio básico é educar para que o motorista saiba do seu papel no trânsito e de sua obrigação de respeitar e proteger os mais indefesos, assim o motorista profissional deve proteger o veículo de passeio e este ao motociclista, ciclista, pedestre... Após a implantação "polêmica" e tirânica por parte da prefeitura paulistana, qualquer um pode notar na cidade que o motorista passou a ver o ciclista como um inimigo no trânsito, fechadas e palavras de ordem: - vai pra ciclovia, FDP! passaram a ser cotidiano do ciclista paulistano.

Sei que mesmo entre amigos sou voto vencido, mas o que esta ocorrendo é exatamente o que previ e reclamo desde o princípio.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Ciclovias

Post by Zo »

Image
Post Reply