PNEUS

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
agorasim
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo Guedes

Re: PNEUS

Post by agorasim »

Magnus wrote:Ed, concordo contigo. Já usei Zaffiro sem arame e quase não furava. Não duraram muita coisa, com menos de 2.000 km eu fiz rodízio pra prolongar um pouco a vida deles, mesmo assim não chegaram nos 3.000. Eu achei bom pelo meu peso e pelo custo, valeu muito a pena. Outro que achei bem honesto foi o Continental Ultra Sport. Todos dois são pesados, mas é o que vc falou, são baratos e furam muito pouco, bons para o treino!

Detalhe, estou usando esses Zaffiros velhos no rolo. É impressionante, a borracha está descolando, cheio de rasgos como esse e aguentando firme:
[ Imagem ]
por falar em pneus pra rolo....estou com uns três pares de pneus aqui, excelente pra por no rolo, caso alguém interessar.

só vai precisar vim buscar aqui em casa....já que não tengo carro pra me deslocar com os benditos...rs

Code: Select all

1º CORÍNTIOS, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 19, Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.
Image
lexx
Membro
Nome Verdadeiro:: Andre

Post by lexx »

romanetto wrote:
Ed Braz wrote:Andava numa fase de furar todo pedal os Vittoria Rubino Pro Slick, não dava conta de remendar câmara ...
:lol: Eu não sei o que é isso... esse negócio de furar muito, acho que você não enxerga direito por onde passa, Ed! :lol:
Brincadeira, galera, eu estava furando duas ou três vezes por treino, e o Ed me dizia que era "fase". Pois bem, já faz três ou quatro treinos longos em locais imundos e esburacados que eu não furo! Ufa!
kbou a zica uai!!!!!!
1) Colossi Mondial + Campagnolo Centaur 2002 10v - Fumaça

sim, assinatura padrão Flavio Tuix hahaha
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Mais ou menos... hoje meu pneu estava vazio... um furo microscópico que foi difícil encontrar mesmo mergulhando a câmara debaixo d'água.
A única coisa que não me convenceu até agora e não obtive resposta da Specialized (uma resposta satisfatória) é por que o Roubaix Pro deles se chama 700x23/25 em vez de 700x25 (pois medi com paquímetro é 25mm)? Pois o pneu não tem na versão 23 ou 25, mas a versão é a 23/25! Que coisa, esbocei uma resposta a partir do que vi no site americano. Mas aqui no Brasil nem a Specialized soube me responder. De modo que enviei hoje uma pergunta à Specialized americana. Não entendo isso...
O foda é que o fabricante não entende também...

http://www.specialized.com/br/pt-br/ftb ... nd-reviews" target="_blank
دفاعا عن فلسطين
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

romanetto wrote:Mais ou menos... hoje meu pneu estava vazio... um furo microscópico que foi difícil encontrar mesmo mergulhando a câmara debaixo d'água.
A única coisa que não me convenceu até agora e não obtive resposta da Specialized (uma resposta satisfatória) é por que o Roubaix Pro deles se chama 700x23/25 em vez de 700x25 (pois medi com paquímetro é 25mm)? Pois o pneu não tem na versão 23 ou 25, mas a versão é a 23/25! Que coisa, esbocei uma resposta a partir do que vi no site americano. Mas aqui no Brasil nem a Specialized soube me responder. De modo que enviei hoje uma pergunta à Specialized americana. Não entendo isso...
O foda é que o fabricante não entende também...

http://www.specialized.com/br/pt-br/ftb ... nd-reviews" target="_blank
o pneu tem 25mm no involucro (casing) e 23mm na pista (tread).
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Valeu, Monja! Os caras não conseguiram me dar esta resposta...
Neste caso, Monja, o pneu Michelin tem 23 no involucro e 20 na pista (medidos com paquímetro), então por que não o chamamos de 700x23/20? Ou é diferente, neste caso?
دفاعا عن فلسطين
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

romanetto wrote:Valeu, Monja! Os caras não conseguiram me dar esta resposta...
Neste caso, Monja, o pneu Michelin tem 23 no involucro e 20 na pista (medidos com paquímetro), então por que não o chamamos de 700x23/20? Ou é diferente, neste caso?
Deve ser marketing apenas,
The best-balanced Endurance Road tire ever made:
Roubaix tires are the perfect choice for riders who love all-day rides on the open
road, but demand the ultimate balance of speed and performance with a smooth,
supple feel. The tough but light, large-volume 25c casing smoothes out the
rough stuff and reduces rolling resistance, while the 23c tread glides over the
pavement and whips through the corners.

http://www.specialized.com/OA_MEDIA/pdf ... per_HI.pdf" target="_blank
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
brunocarlo
Membro
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo

Post by brunocarlo »

A Specialized queria inovar... inovou na nomenclarura... vai entender.
Bruno Carlo
Meu Strava
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Valeu, Monja. Isso explica o nome 23/25, mas ainda assim penso que simplesmente poderiam usar o nome 700x25 e pronto, que é o que é na real.
Podes crer, Bruno.
دفاعا عن فلسطين
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

Fiz umas conta hoje, e rodei 3700 km com o Rubino Pro, sendo que ele rodou 1800 na frente e agora está com 1900 atras, pelo jeito ainda roda unas 1000km, até agora só um furo, eu peso 80kg e ando com 90psi na frente e 100psi atras e uso fita anti-furo, gostei dos pneus, são bem duráveis. lógico que tive sorte de não tem um corte, mas corte é questão de sorte mesmo.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Lógico que não, Leo, roda ainda muito mais. Estou usando pneus diferentes, sendo que o Roubaix atrás e Michelin na frente. Meu Michelin, que não é endurance, é um pneu de competição (portanto, dura muito menos) de 160 gramas, está com quase 6 mil e ainda vai rodar um pouco mais (na frente, dois furos).
دفاعا عن فلسطين
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

romanetto wrote:Lógico que não, Leo, roda ainda muito mais. Estou usando pneus diferentes, sendo que o Roubaix atrás e Michelin na frente. Meu Michelin, que não é endurance, é um pneu de competição (portanto, dura muito menos) de 160 gramas, está com quase 6 mil e ainda vai rodar um pouco mais (na frente, dois furos).
Tomara que rode mais mesmo Roma, eu tenho feito aquele rodízio que você faz, quando o pneu traseiro tem que trocar, eu passo o novo da frente pra trás e coloco um novo na frente, e rodo até o traseiro não ter mais condições.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Boa, Leo. Meus amigos todos fazem, eu não faço porque estou agora a usar endurance no traseiro, estava furando muito.
دفاعا عن فلسطين
vladbarra
Membro
Nome Verdadeiro:: Vladimir

Post by vladbarra »

Eu estou usando o Rubino na roda traseira há uns 2600 km e até agora é só elogios
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

ftmonjardim wrote:
Deve ser marketing apenas,
The best-balanced Endurance Road tire ever made:
Roubaix tires are the perfect choice for riders who love all-day rides on the open
road, but demand the ultimate balance of speed and performance with a smooth,
supple feel. The tough but light, large-volume 25c casing smoothes out the
rough stuff and reduces rolling resistance, while the 23c tread glides over the
pavement and whips through the corners.

http://www.specialized.com/OA_MEDIA/pdf ... per_HI.pdf" target="_blank
Capaz que é Marketing! Vindo da Specialized ainda. Duvido muito que seja marketing! :wigo1
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Aqui, a resposta que eu buscava, com a explicação que eu buscava, que detalha mais aquilo que o Monja tinha nos enviado (e ratifica a informação dele).
Recebi assim e reproduzo integralmente:

O pneu Roubaix utiliza uma seção de 25 mm na sua altura (caixa de ar), mantendo os 23 mm na banda de rodagem – tem como objetivo fornecer um pneu com maior seção de ar para maior conforto, proteção e tração, sem prejudicar a agilidade de resposta à pedalada e inputs do ciclista.

Pneus 25c utilizam uma seção simétrica de 25 por 25 – a altura é a mesma, mas a seção/banda de rodagem é mais larga.

Em termos práticos, sobre o mesmo aro, o pneu Roubaix 23/25c em comparação com o Espoir Elite 25c terão alturas iguais mas larguras diferentes - o Roubaix se apresentará mais estreito que o Espoir.

Informamos que a medição da largura do pneu varia muito de acordo com a seção interna do aro que utiliza – aros mais largos vão “encorpar” a seção de qualquer pneu.

Como exemplo, segue imagem abaixo aonde poderá verificar que o pneu Espoir Elite 25c apresenta (no seu diâmetro máximo) 27 mm – é importante lembrar que, formalmente a área de contato do pneu não trabalha sobre o diâmetro máximo, mas sobre a banda de rodagem definida pela fabricante.

Como orientação, nos pneus de estrada atuais, a banda de rodagem que contata com a estrada é sempre inferior em pelo menos 2 mm ao diâmetro máximo do pneu.

Ou seja, mesmo que eu meça com o paquímetro, ali será apresentado 25, mas a banda de rodagem não é necessariamente os 25 que se encaixaram no diâmetro de minha roda (que é wide/aero 27mm). No entanto, com o paquímetro, a lateral do meu Michelin marca 23 (o que deve reduzir ainda a mais a banda de rodagem, para 21, então). Mas a questão é que o Michelin, p.ex., mantem o 23 de altura e largura. E o Roubaix faz da caixa de ar uma banda de 25, aumentando o conforto, mas faz da largura 23 (mesmo que o paquímetro diga outra coisa! será?), o que aumenta o conforto sem sacrificar tanto a rolagem. Deve ser isso. Eu precisava entender. De todo modo, adaptei-me com o pneu e o sinto confortável (não tem a rolagem de um Michelin de competição, é óbvio!, mas não é kichuto-barrafortiano como o Armadillo S-Works Elite All Condition, que nem tem mais pra vender, nem consta em site nenhum, nem no americano, só restando o All Condition simples deste modelo. Realmente, o All Condition era pra pedreiro...).
:merckx3 :cipo2
دفاعا عن فلسطين
brunocarlo
Membro
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo

Post by brunocarlo »

Trocando em miúdos, fizeram um pneu que cabe a mesma qdt de ar de um 25, mas com a banda de rodagem de um 23... assim vc pode rodar com menos pressão, aumentando o conforto, mas sem prejudicar o rendimento. correto?
Bruno Carlo
Meu Strava
romanetto
Membro

Post by romanetto »

A pressão é igual (100-125 psi), mas a quantidade de ar que cabe para chegar nesta pressão é maior. Por exemplo, um pneu de carro vai muito mais ar que um pneu de nossas bikes, mas a pressão que usamos é muito maior (porque pressão é diferente de quantidade de ar, claro).
دفاعا عن فلسطين
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

E qual é a explicação para que a altura maior do pneu (mantendo a mesma pressão, porém com mais ar) traga um conforto maior? É o fato de ele ter 2mm a mais para deformar e/ou absorver o impacto do chão? Mas se a pressão é a mesma, a deformação (ou "força" contra a mesma) não seria igual a de um pneu 23c? Ou então um pneu 30mm de altura seria "O Bicho" no conforto sem perder performance e agilidade?

Sei lá, acho que é muito marketing pra algo que não é lá grandes coisa. Quem quer conforto mesmo, pega um pneu mais largo (esses sim, sabidamente mais confortáveis).
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

elgleidson wrote:E qual é a explicação para que a altura maior do pneu (mantendo a mesma pressão, porém com mais ar) traga um conforto maior? É o fato de ele ter 2mm a mais para deformar e/ou absorver o impacto do chão? Mas se a pressão é a mesma, a deformação (ou "força" contra a mesma) não seria igual a de um pneu 23c? Ou então um pneu 30mm de altura seria "O Bicho" no conforto sem perder performance e agilidade?

Sei lá, acho que é muito marketing pra algo que não é lá grandes coisa. Quem quer conforto mesmo, pega um pneu mais largo (esses sim, sabidamente mais confortáveis).
Acho que rola também o lance do formato, já rolou um papo por aqui sobre o formato em "U" ser mais eficiente aerodinamicamente que o formato em "V" e essa medida diferente dele tende mais pra "U" que pra "V"...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
romanetto
Membro

Post by romanetto »

elgleidson wrote:E qual é a explicação para que a altura maior do pneu (mantendo a mesma pressão, porém com mais ar) traga um conforto maior? É o fato de ele ter 2mm a mais para deformar e/ou absorver o impacto do chão? Mas se a pressão é a mesma, a deformação (ou "força" contra a mesma) não seria igual a de um pneu 23c? Ou então um pneu 30mm de altura seria "O Bicho" no conforto sem perder performance e agilidade?

El, eu manjo pouco disso, irmão. Mas vou pelo seguinte: se eu coloco um pneu de MTB que leva 60 PSI e é bem alto, ele é mais confortável, certo?, mas não é pela pressão, mas sim porque é bem borrachudo, tendo maior espaço de deformação. Um pneu 27 e um 23 tem pressão de 6-10 BAR, p.ex., e eles se comportam bem diferente em terrenos tortuosos, certo? Acho que é isso, o lance de ter maior quantidade de ar, maior espaço para resistir às deformações num impacto. Posso estar redondamente enganado, não manjo nada de engenharia. Marino, Marcelo, ajudem aí!
دفاعا عن فلسطين
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

romanetto wrote:

El, eu manjo pouco disso, irmão. Mas vou pelo seguinte: se eu coloco um pneu de MTB que leva 60 PSI e é bem alto, ele é mais confortável, certo?, mas não é pela pressão, mas sim porque é bem borrachudo, tendo maior espaço de deformação. Um pneu 27 e um 23 tem pressão de 6-10 BAR, p.ex., e eles se comportam bem diferente em terrenos tortuosos, certo? Acho que é isso, o lance de ter maior quantidade de ar, maior espaço para resistir às deformações num impacto. Posso estar redondamente enganado, não manjo nada de engenharia. Marino, Marcelo, ajudem aí!
Também acho que é por aí: tem mais ar/espaço para deformar e absorver impactos.

O lance do formato U vs V o papo é aerodinâmica e não conforto. E pelo que li, um pneu 19c é bem mais aerodinâmico. E não acho que alguém trocaria um pneu 19c (V) por um 25c (U) num contra-relógio, por exemplo. É uma prova curta, o desconforto é tolerável. Agora quando se roda nos pavés, bergs e afins, o papo é totalmente outro e o conforto tem um papel importante, principalmente pela kilometragem, que acaba desgastando muito o ciclista.

Mas enfim, eu to bastante contente com meu Rubino Pro 23c e não acho desconfortável. Mas também o conjunto bike + atleta pesa em torno dos 70 kg. Mas eu noto diferença quando coloco 105~110 psi (minha calibração normal) e quando está nuns 90 psi (que eu acredito que é até onde eu coloco na bomba de mão quando furo): fica mais confortável, mas sinto que o pneu "gruda" mais no chão e perde rendimento e várias vezes já me peguei olhando pra ver se não estava esvaziando novamente. Por outro lado, pedalar com 110 psi no paralelepípedo é foda. A bike "quica" pra caramba, principalmente por eu ser leve.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

elgleidson wrote:O lance do formato U vs V o papo é aerodinâmica e não conforto. E pelo que li, um pneu 19c é bem mais aerodinâmico. E não acho que alguém trocaria um pneu 19c (V) por um 25c (U) num contra-relógio, por exemplo. É uma prova curta, o desconforto é tolerável..
O curioso é q eu fiz um post antigo lá no inominável dizendo que os mais recentes estudos mostram que aros de roda mais largos são mais aerodinâmicos, pois deixam os pneus em formato de U fazendo com que o perfil frontal de pneu + roda cause menos turbulência.

Agora pneus um pouco mais largos tem menos resistência a rolagem por causa do perfil de deformação com o solo.

Image

E acho que a tendência é todo o pelotão ir pra 25 mm em breve. Até mesmo nos TT, onde o TMartin já usa um Clincher de 24.8 mm da SPZ.
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Boa, Tiago, bem explicado.
Veja só isso!

phpBB [media]
دفاعا عن فلسطين
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

tbortolotto wrote:O curioso é q eu fiz um post antigo lá no inominável dizendo que os mais recentes estudos mostram que aros de roda mais largos são mais aerodinâmicos, pois deixam os pneus em formato de U fazendo com que o perfil frontal de pneu + roda cause menos turbulência.

Agora pneus um pouco mais largos tem menos resistência a rolagem por causa do perfil de deformação com o solo.

[ Imagem ]

E acho que a tendência é todo o pelotão ir pra 25 mm em breve. Até mesmo nos TT, onde o TMartin já usa um Clincher de 24.8 mm da SPZ.
Aí depende da largura do aro, que precisa ser "wide" para que tenha-se este efeito U. Os meus aros não são "wide", então eu não teria a vantagem do formato U e só perderia em rolagem / aerodinâmica. Acho inclusive que um pneu 23c (ou mesmo 20c) me daria este formato U. Certamente um 25c ficaria num formato balão nos meus aros - traria mais conforto, mas eu perderia em todo o resto.
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Complementando: acho que é o resumo da ópera.
Wider tyres: yes or no

Yes: Rob Scullion, Cambrian Tyres (UK distributors for Continental)

“25mm tyres have been proven in various tests to be more efficient than 23mm tyres. The 28mm GP4000S II is faster in the lab than the 23mm and 25mm version, but in the real world, aerodynamics come into play and hinder efficiency. With a smaller contact patch on the road, the 25mm is the perfect all-round package for speed, grip and comfort. It is the size all our race teams choose.”

No: Michael Hall, Zipp wheel development director

“The trend to move to a wider tyre comes with a slight advantage in rolling resistance over narrower tyres. A reasonable-performance improvement when going from a 23mm to a 25mm tyre would be a reduction in rolling resistance of 10 per cent or about three watts at 40kph. However, when evaluating the aero affects of such a change on Zipp Firecrest rims on a TT bike set-up, we found the opposite.”
Fonte: http://www.cyclingweekly.co.uk/news/lat ... ter-160403
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Bom, estou convencido a usar sempre 25, então. Ao menos farei isso, um pneu mais resistente a furos e mais confortável atrás, um 25 bem equilibrado como este Roubaix S-Works, e na frente mantenho a leveza de um pneu competitivo, como meu Michelin. Acho que isso dá um equilíbrio razoável em relação às opiniões.
دفاعا عن فلسطين
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

Poderia usar o Continental Attack/Force 24mm atrás e 22mm na frente... Pessoal fala que fica com a bike sobre trilhos!!!
Image
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Anotado!
دفاعا عن فلسطين
FIDA
Membro

Post by FIDA »

A duplinha Force/Attack é top demais.
Mas só pra competir mesmo, rasgam muito muito facil, e o traseiro desaparece com 2000 km...
Filipe C
Membro
Nome Verdadeiro:: Filipe Cargnelutti

Post by Filipe C »

Image

Image

Image

Galera, alguém mais aqui tem Orbea Orca?
Será que cabe pneu maior que 23 nela? Pelas fotos acho que dá pra ter uma noção de como já fica. Queria pular para uns 25 ou até mesmo pros Roubaix 23/25
O pneu que tá nela agora é Vittoria Rubino Pro 700x23. Até depois quero postar umas fotos de como eles estão aos 2300km. Não tem furado ultimamente, mas tem vários cortes e rasgos na lateral que eu coloquei remendo de câmara por dentro porque senão ficava saindo a câmara pelos rasgos. Até pensei em condenar esses pneus. :lance2

Valeu!

Ps.: ficaram bem postadas as fotos? :nibal2
Post Reply