Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Usa os histogramas de FC e de cadência. Lembre-se de que FC é métrica secundária e tem lag time. Além disso, quando bem condicionado, ela tende a estabilizar e fica mais difícil atingir os valores de Z4 e Z5 anteriores. Aí vai valer mais o RPE mesmo.

Por esse motivo eu decidi parir para o PM.

P.
--
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por Potência

Post by Magnus »

PAF wrote:Usa os histogramas de FC e de cadência. Lembre-se de que FC é métrica secundária e tem lag time. Além disso, quando bem condicionado, ela tende a estabilizar e fica mais difícil atingir os valores de Z4 e Z5 anteriores. Aí vai valer mais o RPE mesmo.

Por esse motivo eu decidi parir para o PM.

P.
Cara, eu larguei a FC. Fui mais um premiado com o problema das fitas premium e enquanto decidia qual comprar, continuei girando. Não senti a menor falta. A FC pra mim só vinha fazendo sentido para os pedais de endurance mesmo, eu não sou regrado com o sono, nem com alimentação e nem com o consumo do café; aí já viu, variava mais que a previsão do Climatempo... agora, vai no feeling mesmo, estou usando aquela máxima de andar rapidinho sem que precise pegar fôlego pra falar :lance5 .

Os meus pedais na rua têm sido mais para curtir, os fundamentos eu estou treinando no rolo mesmo. Aí, no rolo, dá pra treinar por potência sem ter o PM, uma vez que o solo, a inclinação e o vento não influenciam. Estando com mesmos pneu e mesma calibragem, a variação de velocidade vai acompanhar a da potência, independente do valor absoluto, então eu consigo trabalhar dentro das zonas direitinho.

Valeu pelo toque dos histogramas, vou fazer umas comparações e dar uma estudada nisso :jan1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Minha cadência natural está em 86 rpm! :lance7
--
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by ftmonjardim »

Qual a melhor maneira de descobriR a cadência natural?
oque eu faço é que de vez em quando eu olho para o garmin e daí marco a cadência.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Faça um protocolo de FTP ou 2x20' em SS sem se preocupar em manter uma cadência definida, apenas olhando o PM.

A média da cadência dos intervalos será sua CN. Eu tinha uma CN de 93 rpm. Caiu muito.
--
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por Potência

Post by Magnus »

A minha ficou em 96 no último teste...

edit: na rua também.
Last edited by Magnus on Wed 15 Apr 2015 02:47, edited 1 time in total.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by ftmonjardim »

olhei no GC e fica em 89 rpm, mas foi no rolo..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por Potência

Post by elgleidson »

A minha fica entre 90 e 95 rpm. No teste de FTP, ficou nos 94 rpm.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

No meu último 2x20 que fiz ficou com 96 rpm também, na rua.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por Potência

Post by elgleidson »

http://www.cyclingnews.com/news/astana- ... ro-ditalia
Fabio has an extra 5-10 watts at threshold, that means he's at about 395-400 watts with a weight of 61.5kg.
:vino1
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by Storopoli »

Suquinho da Astana dando certo
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by ftmonjardim »

And the winner is....

phpBB [media]
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by ftmonjardim »

phpBB [media]


Fantástico o garmin vector 2
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por Potência

Post by elgleidson »

binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Treinamento por Potência

Post by binho »

“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por Potência

Post by elgleidson »

Magos do treinamento por potência, me tirem uma dúvida: devo continuar com o planejado ou recomeçar? Explico:

Estou seguindo uma planilha do Hunter Allen[1] de um treino de 8 semanas e estaria finalizando a segunda semana agora (amanhã). Na primeira semana não consegui fazer o treino de sexta por causa do trabalho, sábado não segui o planejado e fiz uns tiros de 10min em L4 e domingo não consegui por causa da chuva (aí fiquei vendo Paris-Roubaix, o que não foi de todo mal). Já nesta semana (a segunda da planilha) o impecilho foi a chuva: não consegui treinar na quinta e na sexta. E hoje, para ajudar, o tempo tava meio feio na hora que levantei, e o chão muito molhado. Tava cansado de uma cervejinha de ontem e aí também não fiz o treino de hoje, que era o "big gear". Pretendo fazer este treino agora a tarde, pois o tempo melhorou, e amanhã fazer o treino que era pra ser feito hoje, já que vou girar com um amigo por uns 120 km.

Como não segui muito a risca, não por minha culpa, mas a chuva realmente atrapalhou (no de terça, cheguei em casa imundo por causa do chão molhado, apesar de não ter chovido), pensei em recomeçar esta planilha do zero, mas fiquei em dúvida se vale a pena recomeçar ou se ignoro os impecilhos que rolaram e continuo seguindo como se nada tivesse acontecido hehehehehe. O que vcs acham?


[1] http://www.wheelbuilder.com/pdf/Hunter- ... r-Plan.pdf
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Gleidson, se esta no começo da planilha ainda, melhor começar do zero. Senão vai faltar base no final dos treinos.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Gleidson,

Uma coisa que aprendí nesses anos de muito trabalho e pouco ciclismo foi que:

1) Respeite seus limites.
2) Voltar à forma é sempre mais complicado.
3) Postergar planilha de treinamento é uma merda.
4) Um rolo ajuda pra caramba.

Olhando a tabela da W1 do seu arquivo, vejo que você poderia ter, ao menos, feito as sessões inferiores à 2:00 no rolo. Apenas mais um comentário sobre essas planilhas do Allen. Ela induz a cadências mais baixas.

Abraços.

P.
--
Image
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por Potência

Post by elgleidson »

PAF wrote:Gleidson,

Uma coisa que aprendí nesses anos de muito trabalho e pouco ciclismo foi que:

1) Respeite seus limites.
2) Voltar à forma é sempre mais complicado.
3) Postergar planilha de treinamento é uma merda.
4) Um rolo ajuda pra caramba.

Olhando a tabela da W1 do seu arquivo, vejo que você poderia ter, ao menos, feito as sessões inferiores à 2:00 no rolo. Apenas mais um comentário sobre essas planilhas do Allen. Ela induz a cadências mais baixas.

Abraços.

P.
PAF, eu tenho rolo, mas não gosto de usá-lo. Acho chato pra caramba e aí como nem estou competindo, e muito menos vivendo de ciclismo, acabo não usando. To treinando nas manhãs, antes de ir trabalhar e isso pra mim está ótimo. Porém quando chove, prefiro dormir um pouco mais do que fazer rolo. A noite, depois do trabalho, complica, pois já é algo que não gosto e, além disso, tenho quase certeza que minha roda "entortou" por causa do rolo - tenho uma Mavic Ksyrium Elite 2008 ou 2009 e ela está "torta" verticalmente. Nunca tinha notado isso, mas acho que foi por ter feito bastante rolo no fim do ano passado. Meus pneus também gastaram muito mais com ele. Enfim, não estou querendo arriscar a minha roda nova, com powertap.

Se realmente a chuva começar a ficar frequente (normal aqui em Chovianópolis), aí terei que partir pro rolo mesmo.

Obs.: meu rolo é um Tranz-X JD-118 (aquele com cabo de controle, que não serve pra porra nenhuma, já que deixo no máximo sempre).
Last edited by elgleidson on Sun 19 Apr 2015 18:27, edited 1 time in total.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Seu rolo ainda tem mais resistência que o meu. O meu tem que dar 7 voltar para render uma resistência boa. O meu é o JD113, eu queria comprar um melhor, mas só quando o Tio Obama baixar a moeda dele.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Elgleidson, usei esse mesmo rolo por anos, pau na máquina. É chato mas num dia de chuva é a solução, ou isso ou paralamas!
Image
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por Potência

Post by elgleidson »

Bem, cheguei a conclusão de que não vale a pena desistir e recomeçar o treino da planilha. Vou tocar assim, seguindo até onde consigo, até o final. Aí refaço o teste de FTP de novo e recomeço ela.

Não estou competindo, então não vale a pena seguir tão a risca assim e acho que apenas uns dias não vão me prejudicar tanto.

No mais, também cheguei a conclusão que farei no rolo nos dias de chuva e pau na máquina hahahahaha.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por Potência

Post by elgleidson »

Segue o meu gráfico de Stress até o momento. Algum comentário?

ATL = 78.3 / CTL = 32.4 / TSB = -33.4
Image
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

É difícil tirar muitas conclusões com tão pequena massa de dados. veja que o TSB está assim baixo pq não deu ainda pro CTL subir a contento. Daqui a algumas semanas vai ficar bem mais fácil...
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

egleidson,

Para se ter uma conclusão do seu gráfico de forma, é preciso regularidade como o PH falou e um banco de dados com, no mínimo, 90 dias. Lembrando que o Ta para o CTL é 42 dias. Ou seja, qualquer comparação com o que é anterior a esse tempo, é ainda condicionamento e não mantenimento de forma.
--
Image
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: Treinamento por Potência

Post by russow »

https://www.strava.com/activities/288648247/overview" target="_blank

média de 369w, 6h30m de corrida.
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Isso é estimativa do Strava, russow.

Mas pra ter uma ideia, dá pra usar os dados do Kelderman: https://www.strava.com/activities/288990340" target="_blank - 290 W de NP e 240 W de AP em 6h30... um número bem mais real que os 370 W calculados pelo Strava.

Curiosidade: teve um TTT do Tour de 2013 que o ten Dam jogou os dados pro Strava e o algoritmo calculou 640 W por 28 min... aheuhaeuaeh!
edit: olha isso https://www.strava.com/activities/64281261" target="_blank
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Treinamento por Potência

Post by binho »

Os dados do Mundial que ele ganhou estão com os números de potência: https://app.strava.com/activities/200661439" target="_blank
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
acunha
Membro
Posts: 106
Joined: Sat 10 Aug 2013 17:54
Nome Verdadeiro:: Anderson Cunha

Re: Treinamento por Potência

Post by acunha »

CTL precisa de pelo menos 3 meses de historico para se fazer alguma analise...
elgleidson wrote:Segue o meu gráfico de Stress até o momento. Algum comentário?

ATL = 78.3 / CTL = 32.4 / TSB = -33.4
[ Imagem ]
Image
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by Storopoli »

russow wrote:https://www.strava.com/activities/288648247/overview

média de 369w, 6h30m de corrida.
369W se ele estivesse com a cara no vento o tempo todo.
Quando não há dados de medidor de potência o Strava estima a potência usando um algoritmo em que uma das variáveis é velocidade média. Mas como ele estava andando em pelotão, "na roda" esse estimativa não serve para porcaria nenhuma.
Post Reply