Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

tbortolotto wrote:Curiosidade: como vcs acompanham a potência no display do seu sistema? Zona, %FTP, Power3s, outro?
Minha tela de treino:

1a. linha = Current lap (ou tempo da volta)
2a. linha = Power 3s / Power Zone
3a. linha = % FTP / Heart Rate (instantâneo)
4a. linha = Speed / Cadence (instantâneos)
tbortolotto wrote: Se for somente pela potência em si, como saber qual zona está sendo trabalhada? Memorizam o range de potência de cada zona? Marca na mesa? o.O
Eu meio que memorizo mais ou menos (arredondando) a entrada nas 3 zonas intermediárias:

Z3 = 170 W
Z4 = 205 W
Z5 = 240 W

Como são números fáceis, acabo memorizando. Mas normalmente eu acompanho pelo Garmin mesmo. Se ele já me dá isso, pra que ter o trabalho de ficar lembrando?

Mas espero mudar esses números pra mais daqui a 3 semanas, quando refarei o teste de FTP.
marcoaleite
Membro

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

PH wrote: Tem certeza?

Eu gosto de usar o 3s, mas não da para dizer que o instantâneo não é importante, imagino que para quem treine bastante sprint seja muito útil.
Não tinha visto ontem... Então, faz tempo que não mexo nas minhas telas, mas não me lembro do Edge 500 mostrar a potência instantânea ou não procurei direito. Mesmo para sprint acho que os 3s atende viu. Até porque nem dá tempo de olhar para a tela. rsrs

Tiago, prefiro o número porque nem sempre vou andar na zona propriamente dita. As vezes quero andar no limite superior e ficar olhando a porcentagem da zona não ajuda muito, no meu caso. Prefiro controlar no número ou montar no treino do Garmin limitando nos valores desejados.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Landim
Membro
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Post by Landim »

Marco o Edge 500 mostra a "instantânea"(1s), eu só uso ela e a média do tiro.
Image
Pedro Barbosa
Membro

Post by Pedro Barbosa »

tbortolotto wrote:Certo, certo...
E o complemento da pergunta: sem a indicação de zona, qual o recurso que vcs usam pra saber onde estão treinando? Memorizam?
memorizar esse tipo de coisa é relativamente fácil, já que vc está lidando com estes números diariamente.

mas divezenquando, o trem aperta. quando rola uma sequencia muito doidona de tiros, com períodos de descanso diferentes eu colo na mesa. tipo 3 vezes no ano.
Worf
Membro

Post by Worf »

será que pode ter algo errado com a calibragem ou nao estou percebendo algo?
Abaixo o resultado na Serra Velha. Na lista onde estou todos estao com potencia muito superior. Unico que está abaixo de 200 é nosso amigo Kindbold, que foi 7 segundos mais lento e definitamente pesa uns 15kg a menos do que eu. Ainda assim foi: 128w (worf) x 191w (kind).
Que pasa? obrigado pela delicada atenção.
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Worf wrote:será que pode ter algo errado com a calibragem ou nao estou percebendo algo?
Abaixo o resultado na Serra Velha. Na lista onde estou todos estao com potencia muito superior. Unico que está abaixo de 200 é nosso amigo Kindbold, que foi 7 segundos mais lento e definitamente pesa uns 15kg a menos do que eu. Ainda assim foi: 128w (worf) x 191w (kind).
A suaé real a do Kinbold deve ser virtual (estimada)
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Worf, seu PM é Vector? Se não tiver instalado apropriadamente (com o torque correto de aperto), a medição fica mto comprometida. Há inúmeros casos registrados...
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

O vector dá erro se tiver Com pouco aperto, ) acima do limite de aperto não muda em nada
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Worf wrote:será que pode ter algo errado com a calibragem ou nao estou percebendo algo?

128W não é. Vai dar em torno de 200W.
http://www.kreuzotter.de/english/espeed.htm" target="_blank
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Worf
Membro

Post by Worf »

que coisa, obrigado amigos, meno male. rsrsr melhor pau no gadjet que na perna.
Vou ver o que está ocorrendo e repertar a parda.
Obrigadao e abs,
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Bom, hoje o negócio foi foda.
Sai com a Scott depois de mais de um ano na rua, sai para fazer uns intervalos de L4, no meio do pedal o powertap parou de funcionar. não ficou zero no garmin e sim --- , pelo menos achei que seria bateria.

já na volta do pedal, depois de subir um morrinho curto de 1.5 km e 6% veio um plano e eu fui pegar agua e o bidon dianteiro tava sem água, fui pegar o traseiro, mas na scott fica um por cima do outro ai eu fui trocar e fiquei apenas com uma mão no guidão e meio boba ainda, passou um caminhão do lado a uns 700 km/h (rsrs) e como eu tava de perfil alto, pareceu que eu tomei um chute na roda dianteira, fui para o chão na hora e acabei batendo a cabeça e cara no chão, meu oakley destruiu, lente riscou toda, armação rachou, enfim, lixo :lance3 .
Um senhor de MTB parou e me ajudou porque eu fiquei zonzo na hora, dai começou a sair sangue pra caramba, enfim, tombo besta do caraiu.
Voltei pedalando de boa, faltava uns 20km, tomei um banho fui no hospital e tomei ponto e raio x de cranio e coluna e tudo beleza.

Bom, troquei a bateria do powertap e nada dele funcionar :jens1 , achei q era problema no garmin, mas a outra roda com powertap foi detectada, então pensei, ferrou, POWERTAP MORREU.

Eu ia tirar a pilha do outro powertap para testar o powertap morto, mas como tinha comprado 4 pilhas, testei com outras duas e GRAÇAS A DEUS ele foi detectado.

Muito estranho numa cartela de 4 baterias, 2 vierem fudidas e 2 boas, comprei aquelas de nickel de prata que é a recomendada.

Uma coisa que eu percebi é que o dispositivo aonde se coloca as baterias é bem simples, porém se quebrar ferra tudo, então comprei agora uma no ebay, porque eu acredito que não se fabrica mais, fica guardado aqui.

Image
12 dolares.

tombo do dia
Image

faz parte, bike inteira, ralado apenas no STI esquerdo e o mesmo entortou.
raulfragoso
Membro
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso

Post by raulfragoso »

Caraca, Monja! Menos mal que o tombo não rendeu maiores prejuízos. Desejo uma breve melhora, e que possa voltar a pedalar logo.

Por coincidência, o SL+ da minha roda que fica no rolo também parou de ser detectado hoje, e claro que o jumento aqui ainda não comprou baterias. Você comprou as suas no Mercado Livre, não foi ?
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

raulfragoso wrote:Caraca, Monja! Menos mal que o tombo não rendeu maiores prejuízos. Desejo uma breve melhora, e que possa voltar a pedalar logo.

Por coincidência, o SL+ da minha roda que fica no rolo também parou de ser detectado hoje, e claro que o jumento aqui ainda não comprou baterias. Você comprou as suas no Mercado Livre, não foi ?
Foi, tem um vendedor bom, modelo 357 / sr44 silver oxide da energyzer
raulfragoso
Membro

Post by raulfragoso »

Valeu Monja, vou procurar.

Aliás, o suporte de bateria também é comercializado diretamente pela CycleOps: https://www.powertap.com/Product/powert ... ery-holder" target="_blank

Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Putz, paguei mais caro ainda hahahaha
raulfragoso
Membro

Post by raulfragoso »

Mas acho que você pagou o envio mais barato ;)

Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Eu não consegui comprar este suporte diretamente da Cycleops. Pelo menos a uns 2 meses atrás não consegui. Monja, se tivesse comentado antes pedia um também e rachavamos o envio. Eu tive que dar um gato em um dos meus fazendo um jumper e conseguimos arrumar aqui na empresa, mas vai que dá pau de vez né...
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Landim
Membro

Post by Landim »

Meu PT deu pt já faz um tempo, mandei email pra cyclops e eles me ofereceram upgrade por 350 dolas enviando a roda ou 450 dolas enviando so o cubo. Vou passar por enquanto... até porquê vem tudo "cheio".
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

marcoaleite wrote:Eu não consegui comprar este suporte diretamente da Cycleops. Pelo menos a uns 2 meses atrás não consegui. Monja, se tivesse comentado antes pedia um também e rachavamos o envio. Eu tive que dar um gato em um dos meus fazendo um jumper e conseguimos arrumar aqui na empresa, mas vai que dá pau de vez né...
vou pedir um pra você.
vai pra casa de um amigo e eu pego lá
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Landim wrote:Meu PT deu pt já faz um tempo, mandei email pra cyclops e eles me ofereceram upgrade por 350 dolas enviando a roda ou 450 dolas enviando so o cubo. Vou passar por enquanto... até porquê vem tudo "cheio".
Opa, como assim? seu pt eh um wired e a cycleops lhe propos enviar o cubo e vc retornar uma $ e, eles mandam outro novo? Ou por esse valor já é um par de rodas completo?
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Landim wrote:Meu PT deu pt já faz um tempo, mandei email pra cyclops e eles me ofereceram upgrade por 350 dolas enviando a roda ou 450 dolas enviando so o cubo. Vou passar por enquanto... até porquê vem tudo "cheio".

Nesse ponto a cyclops sempre perde para a concorrência. Upgrad pra eles é simplesmente trocar tudo de dentro e manter só a casca, simples assim. Ai por 350 obamas fica complicado mesmo, melhor comprar outro.
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

ftmonjardim wrote: vou pedir um pra você.
vai pra casa de um amigo e eu pego lá
:nibal2 :jan1
Landim
Membro

Post by Landim »

PH wrote:

Nesse ponto a cyclops sempre perde para a concorrência. Upgrad pra eles é simplesmente trocar tudo de dentro e manter só a casca, simples assim. Ai por 350 obamas fica complicado mesmo, melhor comprar outro.
Me ofereceram upgrade pro G3(tudo dele internamente sendo a roda) ou sendo so o cubo mandariam um G3, "swap out the entire hub". Foi o que eu entendi.
Image
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Se trocam o cubo inteiro é uma boa
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Realmente, se trocam tudo pelo G3 é menos mal.
Image
raulfragoso
Membro

Post by raulfragoso »

Monja, comprei desse cara aqui, acertei na escolha ? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -linha-_JM" target="_blank

Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

é esse mesmo, já comprei com ele, mandou direitinho, bom, de 4, 2 não funcionaram, mas mandou direitinho uhahuauhauha
ARuzik
Membro

Post by ARuzik »

https://www.fotayplus.com.br/baterias/e ... _2701.html" target="_blank
comprei as minhas nessa loja, chegou bem rápido!!! Ah, as que usei funcionaram..haha
Worf
Membro

Post by Worf »

relaxa Monja que como vc escreveu no livrocara semana que vem cê ganha na loto. Tomara que de tudo certo com o PT (não o partido claro, não quero te deixar mais nervoso..rsrs)

------

A calibragem do Vector pede atenção. Recalibrei e o perfil mudou completamente....terça refaço o teste, louco pra começar a treinar por potencia! uhuu!! Worf agora é Vulcano! rsrs
Image
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

P$&@#!!! 1 semana sem conseguir pedalar por causa da maldita chuva diária toda manhã. Tive que abandonar a planilha (consegui fazer apenas 1 treino da primeira semana após a semana de recovery) para recomeçar novamente nesta próxima semana (espero não chover direto novamente). Aí hoje fui fazer o teste de FTP, numa ventania desgraçada, e tive que desacelerar 3 vezes por causa de carros/cruzamentos/retornos e só aumentei a média de 239 para 241 W :lance3

Acompanhei a potência normalizada da volta, que se mantinha em 248~250, mas com as desacelerações caiu pra 243. Acho que se não fosse as desacelerações, teria conseguido subir um pouco mais meu FTP, mas vou utilizar este número pra treinar. Afinal foi o que consegui!
Post Reply