Peso de peças, quadros e bikes

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edduds
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Peso de peças, quadros e bikes

Post by edduds »

Abri esse tópico para discutir o assunto peso (não a parte polêmica , tipo o quanto influencia, se é melhor na reta, no vácuo, no espaço e afins). Como não achei nada a respeito lanço minha dúvida.

Tenho a seguinte bike:
Quadro Fuji Team Issue full carbon - Acho que o quadro é 2009
Grupo 105 (STI's - 5700, pedivela - compacta, câmbios, cassete e corrente)
Freios Tektro R320
Guidão Truvativ alumínio
Canote de carbono
Selim Romin Evo Comp
Rodas Ultegra 6700 com pneus Michelin Lithion 2

A bike está pesando 8.120kg
E se eu quiser baixar do limite simbólico de 8kg - de preferência chegando perto dos 7.7x? Que peças sugerem para fazer isso sem necessariamente vender um rim para comprar um grupo DA!?

Esses freios Tektro R320, são mais pesados que o 105, por exemplo?

Se o tópico desvirtuar para a parte polêmica, a gente polemiza junto também. Não tem mimimi.

E se alguém tiver um quadro carbono mais leve que esse e estiver vendendo/trocando vamos conversar! Perdi o SPZ roubaix que foi anunciado aqui :cry:
joaojuliomello
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by joaojuliomello »

o 105 tem em teoria 308 gramas
o tektro tem 357 gramas


quanto pesa o par de roda?
que camara de ar?
quanto pesa esse guidão?
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

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edduds
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by edduds »

joaojuliomello wrote:o 105 tem em teoria 308 gramas
o tektro tem 357 gramas


quanto pesa o par de roda?
que camara de ar?
quanto pesa esse guidão?
Boas perguntas hein! O guidão realmente não sei. Não tenho balança de precisão em casa.

Mesmo não sendo muito caro ferradura, baixar 49g é caro. Problemão essa faixa de peso. É mais fácil baixar quando tem 11kg!

As rodas pesam 1652kg. As câmaras não são leves, acho que estão duas Kenda lá.
schmidt
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by schmidt »

Se é só pra baixar o limite simbólico dos 8kg acho que só de colocar blocagens de titânio de 40 e poucos gramas já vai dar certo.
Eu fiz uma planilha um tempo atrás e me lembro que os R$/g mais baratos eram nas blocagens e nas câmaras de ar.
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edduds
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by edduds »

Boa. Pensei em um jeito mais perene de baixar, câmara é um custo que vai ficar se repetindo, já trocar, por exemplo, pedivela, é definitivo.

Mas ó, não "preciso" baixar o peso não, só estou tentando pegar algumas ideias. Quem não gosta de levantar a bike pelo top tube e ela subir mais que o planejado?
russow
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by russow »

205g
http://www.planetx.co.uk/i/q/BCPXULCNC/ ... e-calipers" target="_blank

trocar esse 105 por um Ultegra 11v deve ajudar um pouco, se vender teu 105 ainda recupera parte do investimento.
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Papillon
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by Papillon »

Bom, o que mais dá diferença no pedalar são os itens que giram, assim :

Pneus, Câmaras, Rodas, Corrente, K7 e Pedivela são itens que você realmente sente diferença mais no girar do que com ela parada.

Lithions: 220g x2 = 440g
Camara Kenda comum: 104g x 2 = 208g
Fita anti furo?
Rodas = 1652
conjunto: 2300g (não é pesado ein!)

Digamos que vc programe e quando acabarem os pneus troque por Michelin Service Course de 200g, camara superlite ou ultralight de 66g
conjunto: 2184g.

peças móveis: Corrente + k7 ultegra salva mais 100g, pedivela mais 100g
peças fixas: Guidão carbono 130g, freios 50g

"eu" tosco de tudo pensaria primeiro em pneu/camara depois em corrente e talvez o guidão pois o de carbono além de leve é confortavel, as outras coisas deixaria em segundo plano, embora o K7 mais leve da uma diferença perceptível.

E claro...lá no horizonte colocaria uma troca de quadro e depois de rodas (quadro 1kg e roda de 1,5kg).
edduds
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by edduds »

Resolveu. Tenho um par de Michelin Pro 3 Race Service Course zerados, pesam 300 gramas, já dá mais do que os 120 que ultrapassam os 8kg, só não coloquei ainda porque fico cismado com furos já que não uso fita.

a pouca confiança que tenho em guidão de carbono é irracional?
Ed Braz
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by Ed Braz »

edduds wrote:a pouca confiança que tenho em guidão de carbono é irracional?

Acabei de ler isto num manual da Canyon:
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Arquivo aqui:
https://media.canyon.com/download/manua ... _RR_PT.pdf" target="_blank
páginas 36 a 38.

Sim, é claro que eles tem que divulgar isto no manual por questão de compliance e etc, mas é foda mesmo assim!
Imagina usando componentes "oliginais" então?
Strava: marcando tempos e destruindo relacionamentos
Flavio Tuix
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by Flavio Tuix »

Eu uso guidão de carbono original, sei la.
Era a idéia q eu te daria.

Mas o Papito destrinchou bem a matematica.
Logicamente q Rodas e Pedivela, ao MEU VER, são os q mais da pra tirar peso.

Percebi isso ao pegar meu pedivela Record na mão e um Sram Rival, diferença brutal.

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Papillon
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by Papillon »

Esqueci de mencionar as blocagens, eu comprei umas chinas com eixo de titanio por 20 obamas, peso 40g o par, ante 120g cada blocagem original.
Carvalho_BR
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by Carvalho_BR »

Cuidado com o aperto de blocagens china.
Se for dos que costuma apertar igual hulk, elas "arrebentam" com a tensao excessiva, igual elastico.
Leo Miau
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by Leo Miau »

Papillon wrote:Esqueci de mencionar as blocagens, eu comprei umas chinas com eixo de titanio por 20 obamas, peso 40g o par, ante 120g cada blocagem original.
Papito, tem o link ai?
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Leo Miau
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by Leo Miau »

Carvalho_BR wrote:Cuidado com o aperto de blocagens china.
Se for dos que costuma apertar igual hulk, elas "arrebentam" com a tensao excessiva, igual elastico.
Tai uma coisa que eu nunca sei o quanto de deve apertar, alguém tem alguma dica?
100% de nada não é nada: É muito pouco.
brunocarlo
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by brunocarlo »

Leo Miau wrote:
Carvalho_BR wrote:Cuidado com o aperto de blocagens china.
Se for dos que costuma apertar igual hulk, elas "arrebentam" com a tensao excessiva, igual elastico.
Tai uma coisa que eu nunca sei o quanto de deve apertar, alguém tem alguma dica?
Geralmente eu fecho a blocagem, e giro até chegar, sutilmente, a apertar, depois abrou-a e rodo mais um 'tico', +/- 2/3 de volta, fica firme e não fica 'atochado'.
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Marcelo Marino
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by Marcelo Marino »

Leo Miau wrote:
Carvalho_BR wrote:Cuidado com o aperto de blocagens china.
Se for dos que costuma apertar igual hulk, elas "arrebentam" com a tensao excessiva, igual elastico.
Tai uma coisa que eu nunca sei o quanto de deve apertar, alguém tem alguma dica?

Quando estiver a uns 60º em relação a ela toda fechada é o ponto que deve começar a sentir pressão.

Na foto estaria a 90º.
Image
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Leo Miau
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by Leo Miau »

Valeu pelas explicações vou verificar as minhas, eu não sei exatamente como faço, mas tenho quase certeza que aperto demais.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
PH
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by PH »

edduds wrote:Abri esse tópico para discutir o assunto peso (não a parte polêmica , tipo o quanto influencia, se é melhor na reta, no vácuo, no espaço e afins). Como não achei nada a respeito lanço minha dúvida.

Tenho a seguinte bike:
Quadro Fuji Team Issue full carbon - Acho que o quadro é 2009
Grupo 105 (STI's - 5700, pedivela - compacta, câmbios, cassete e corrente)
Freios Tektro R320
Guidão Truvativ alumínio
Canote de carbono
Selim Romin Evo Comp
Rodas Ultegra 6700 com pneus Michelin Lithion 2

A bike está pesando 8.120kg
E se eu quiser baixar do limite simbólico de 8kg - de preferência chegando perto dos 7.7x? Que peças sugerem para fazer isso sem necessariamente vender um rim para comprar um grupo DA!?

Esses freios Tektro R320, são mais pesados que o 105, por exemplo?

Se o tópico desvirtuar para a parte polêmica, a gente polemiza junto também. Não tem mimimi.

E se alguém tiver um quadro carbono mais leve que esse e estiver vendendo/trocando vamos conversar! Perdi o SPZ roubaix que foi anunciado aqui :cry:
Acho que no ponto que vc está, o mais efeito seria mudar o pedivela.
Minha dica, Dura Ace 7800. Pesa 670g apenas, já tira uns 150g no total. Pegando um semi-novo no ebay e vendendo seu 105 fica elas por elas.
Cambios e freios tem pouco efeito no total, mas os STIs ajudam bastante, então seria o segundo lugar que tiraria mais peso (+/- 100g).

Bom também é vc descobrir o peso individual da mesa e do guidão. Usualmente os de alumínio bons ficam na casa de 120g pra mesa e 240g pro guidao, então só compensa trocar se estiver muito acima disso.
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Enkidu
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Re: Peso de peças, quadros e bikes

Post by Enkidu »

Ed Braz wrote:
edduds wrote:a pouca confiança que tenho em guidão de carbono é irracional?

Acabei de ler isto num manual da Canyon:
[ Imagem ]

Arquivo aqui:
https://media.canyon.com/download/manua ... _RR_PT.pdf" target="_blank
páginas 36 a 38.

Sim, é claro que eles tem que divulgar isto no manual por questão de compliance e etc, mas é foda mesmo assim!
Imagina usando componentes "oliginais" então?
Uma boa dica de empreendedorismo para estes tempos de crise. Criar containers específicos para jogar fora peças de carbono de bicicletas com mais de 3 anos. Daria uma boa reciclagem...ahn? Tipo...um quadro Dogma 2012...umas zipp 404...
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
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