Sid Pantani ou Marco Vicious?

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
Worf
Membro

Sid Pantani ou Marco Vicious?

Post by Worf »

The Death of Marco Pantani por Matt Rendell logo de cara me trouxe uma memória da tenra adolescência:
Gostava do Sid e comecei a ler sobre o cara com uma disposição enormemente positiva, como agora, com o Pantani. Já no início da história de nossos heróis descobre-se que para eles matar animais dava prazer.
Idiossincrasia posta de lado- mais fácil agora já que o Italiano afinal, gostava de caçar, mas pelo que se sabe não representava perigo para a fauna felina de Cesenatico, passei a ter outro tipo de sentimento:
Que desperdício: Uma lastima que jovens talentosos (ok, tinha 13 anos na época do Sid, já sei que ele nunca teve talento..) fossem perdidos para a droga dessa maneira. (sentimento de velho, mas o senti igualmente em 88)

O livro me também me perturbou em duas outras dimensões:
1- - Não há mistério Pantani.
Sua tragédia poderia servir para uma reflexão sobre o modo de criação italiano e também Brasileiro- já não em voga hoje em dia, mas do qual alguns parecem saudosos. Pai autoritário e distante, mãe dominadora e possessiva.
Não vou descrever os detalhes, mas penso ser sintomático um episódio: já próximo ao final, Marco tem de ser resgatado em Cuba por um time organizado por um amigo. Ao ser entregue para os pais escuta da mae que o amigo queria receber dinheiro para o resgate. Detalhes a parte, até o final, mamma Tonina estava preocupada com suas guerras de dominação com todos ao redor.
E de fato essa foi a tônica da vida do cara, personagens dominadores disputando seus interesses.
Em uma personalidade particularmente fraca e insegura vivendo em um esporte doentiamente competitivo esse coquetel somado ao vicio em Coca não poderia resultar em algo diferente do que tragédia.
Mas nada disso salta do caso. Ao contrario, temos um pasticcio vergonhoso representado no palco lastimável dos talk shows italianos, onde falou-se sobre assassinato, mistério, etc, tudo sem a menor base que não tivesse sido já exaustivamente eliminada e descartada.
A única duvida que pode permanecer é se Marco morreu no limite de um frenesi de Coca que misturada com os antidepressivos que ele tomava resultou em uma overdose dramática e não desejada ou se diferentemente Marco conscientemente usou a Coca e os antidepressivos pensando em morrer.

2- Estou com o autor na luta pela verdade, não eh brincadeira manchar a reputação de todos que trabalharam no caso falando de assassinato. E acho trágicos os interesses financeiros e políticos ao redor
Mas discordo da ideologia subjacente:
Rendell conclui nas ultimas páginas:
...it was possible to silence those who believe that doped athletes and drug addicts were not public figures to be celebrated.

A) Fuck him. Um viciado em drogas pode ser perfeitamente celebrado. A ideia oposta a isso é não apenas burra, mas irreal, dezenas de viciados são objetos de merecida celebração publica.
B) Marco era dopado, mas não conquistou o que conquistou por ser dopado. Discussão gigante da qual o autor discorda, salientando por exemplo, que mesmo que todos se drogassem a reação do corpo as drogas varia em base individual.
Fuck him 2: mesmo que eu quisesse fazer uma dieta paleolítica não poderia, iria me cagar todo. OU seja, reagimos de forma diferente a drogas, a comida, ao clima (tenho alergia em Julho na Europa por exemplo). Tough luck, em um ambiente em que todos se drogam feliz quem se da melhor com a droga. Essa foi a historia desse esporte que gostamos, podemos negar essa memoria, mas isso me parece inútil e talvez tolo.
Seria útil talvez que o caso servisse como alerta contra políticos que tentam se beneficiar da memoria de atletas, mas que o marketing continue a trabalhar se for no bom sentido produzindo produtos uteis ou bonitos:
Meu ciclista favorito, por seu estilo e filosofia no pedal continua sendo o Marco Pantani, independente das drogas que ele tomava e do bobão que ele era.
Image
Marcelo Marino
Membro

Re: Sid Pantani ou Marco Vicious?

Post by Marcelo Marino »

2- Estou com o autor na luta pela verdade, não eh brincadeira manchar a reputação de todos que trabalharam no caso falando de assassinato

Aí o cara está de brincadeira, né? O que ele faz é exatamente isso, manchar a reputação.
Parece o Lula no debate dizendo que veio para discutir plano de governo e os adversários só faziam ataques pessoas, sendo que ele melhor do ninguém fazia isso.

É uma estratégia (porca), dizer que os outros fazem o que você está fazendo.

Se existe dúvidas da forma como ele morreu, fazer uma afirmação que nunca conseguiram comprovar é o que?
Quem afirma com toda certeza que ele se matou não consegue explicar alguns fatos, mas procura fazer cair a tese que foi assassinato. A tese do assassinato também não foi provada, mas é bem mais coerente e procura juntar os fatos e não derrubar a tese contrária.
É mais fácil eliminar a hipótese contrária do que comprovar a sua.

O que levou o Pantani a morte não foi a cocaína, foi o acontecido em Madonna di Campiglio, o resto foi consequência e não uma mistura de vários fatores. Se ele podia enfrentar o problema de outra forma e não fez por causa da sua personalidade, pode ser, aí eu concordo.

Provavelmente estaria tentando provar até hoje aquele caso. Seria o lado mais fraco nos tribunais.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Worf
Membro

Post by Worf »

Acho que morreu por consequência de Campiglio.
Mas vc tem duvida de que estava positivo? Parece haver toda a evidencia de longo abuso de EPO.
Acho que ele acreditou mesmo em um golpe, Acho que isso foi estimulado pelos que o rodeavam e isso levou a espiral negativa.
Pode haver duvida se matou-se ou morrou de OD acidental, mas assassinato? Precisaria haver um motivo. Precisariam mesmo haver circunstancias, quando o que se levanta sobre o caso são apenas possibilidades. O cara estava nas ultimas, sem esperanças e foi a Rimini com o objetivo de comprar grande quantidade de coca e consumi-la, no processo, intencionalmente ou não, morreu. Não há espaço para outra hipótese, penso.
Image
tschroder
Membro
Nome Verdadeiro:: Tiago

Post by tschroder »

Da minha parte vi pouco ele,andar, eu era fã de um tal de Lance, que aterrorizava a Europa, e no dia que ele sapecou um magrelo orelhudo e sua bike verde/azul e fiquei sabendo eu fiquei maluco. Procurava ver, ler, saber, mas não encontrava nada.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Na época, uma coisa era estar dopado outra era estar com mais de 50% de hematócritos.
Só passando de 50% seria pego. Sendo um cara visado como ele, tinha duas opções garantir que a UCI fecharia os olhos ou manter abaixo de 50%.
Não acredito que passou dos 50% e tentou a sorte.

Não necessariamente é verdadeira a história que foi para comprar uma grande quantidade de cocaína.

Basicamente três coisas são muito estranhas na hipótese que provocou sua própria morte:
1. O médico legista não chegou a essa conclusão, pelo fato da quantidade ser bem superior a que o teria matado.
2. Sendo o efeito da cocaína (em um primeiro momento pelo menos) a euforia, ninguém ouviu nada.
3. Os telefonemas da recepção do hotel.

Cocaína também tira o apetite e encontraram comida no quarto dele.

Da uma lida:
http://www.sportmediaset.mediaset.it/al ... rco-.shtml" target="_blank

O provável motivo? Se você decide pular fora e abrir o bico o que a máfia faz?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Worf
Membro

Post by Worf »

1- cheirador experiente come, lamentavelmente já vi com meus próprios olhos, mais de uma vez. Foi assim o triste fim da minha banda, baterista cheirador, uma merda
2- Morreu pela interação dos antidepressivos em particular o tricíclico que ele tomava com a coca. Marco como muitos viciados terminais estava comendo a coca e a interação com o antidepressivo reduz a percepção dos efeitos, mas não a toxicidade. Quando uma droga interaje com outras o que pode ocorre é que competem por um canal de metabolização (tipicamente e tbm nesse caso o citocromo P-450) o que faz com que vc seja capaz de consumir muito mais do que a dose letal, pq a absorção metabólica esta lenta.
3- Os telefonemas são a coisa mais típica: Chame a policia! estava em pânico, Quando a recepcionista foi a ajudar já não respondia. Estava confuso, em surto.
4- O motivo é que me parece absurdo.
Não vejo como a máfia pudesse estar interessada no tema. Se estivesse por apostas como se levanta na Itália, onde cavolo já se viu a máfia matar alguém desse modo? muito pior se a referencia é ao Giro. Não era mais fácil empurrar o cara da bike? Contaminar uma caramanhola? Como alguém conseguiria manipuilar por poucos pontos um teste de sangue? quantos teriam de estar envolvidos no processo?
Que esquema ele entregaria? penso em dois
a)que há corrupção mafiosa no GIro? Dificilmente o mundo cairia. Vc sabe melhor do que eu que os mafiosos vao orgulhosos aos jogos do Palermo. E nada ocorre (A Itália não 'e o Brasil onde o Dirceu está na cadeia..)
b) que todos no pro-tour se dopam. O mundo igualmente não se abalaria. Aquela altura todos sabiam do doping e estavam loucos com o novo herói puritano do Texas.
Não vejo mistério nenhum na morte acidental ou por suicídio de um cocainômano com a historia clinica, familiar e esportiva do Marco.
Image
Worf
Membro

Post by Worf »

li o link, grato
não sei como explicar a chamada mencionada. Mas fora de contexto não acho que ela sirva para nenhuma espécie de conclusão, se serve o artigo não diz qual.
já falamos da coca. as feridas foram categoricamente descartadas como produto de luta, não são de defesa nem de ataque. São ao contrario consistentes com as de um usuário de drogas.
Fala do armário, que depois 'e mencionado como micro-ondas, etc. O ponto parece ser desconfiar de que o quarto estava bloqueado. Não vejo motivo para desconfiar desse fato. O que me traz a euforia que vc menciona.
Essa "euforia" teve a forma de uma ataque de paranoia, metódico e sistemático. Ele não destruiu o quarto, ele sistematicamente desmontou peça por peça a busca não sabemos do que (escutas, agentes da máfia, da NAS, etc) e colocou tudo na porta para impedir a entrada de agressores.
Tudo muito típico.
Assim como os seus telefonemas para a recepção: tem alguém me incomodando. Chame a policia, etc.
Se ele quisesse mesmo chamar a policia, se estivesse são e correndo algum risco, ele poderia ter ligado diretamente do quarto. Ele sabia que o fone funcionava o estava usando para comprar drogas.
Image
Worf
Membro

Post by Worf »

Me chamou a atenção que Marco tenha lubridiado seu medico para obter um segundo "carregamento" de drogas controladas (tomava antidepressivos- dois de duas classes diferentes- além de ansiolíticos e hipnóticos).
Dada sua relação com drogas (entretenimento e profissionalmente) pode-se imaginar alguma tentativa desastrosa de automedicação contribuindo para o quadro que se complicou em Rimini.
Isso ou de fato ele estava planejando por fim a vida com os antidepressivos (que estavam superdosados como se comprovou) e tomou a coca inadvertidamente, por prazer.
Seja qual for a verdade Marco encontrou uma morte horrorosa, que não deveria ocorrer com ninguém.
Penso que a historia do assassinato e da máfia serve para os que exploraram a imagem do ciclista até o final não enfrentarem a realidade de que assassinato ou não, Marco era um ser humano profundamente isolado, confuso e doente, que nos momentos finais não contou com o amparo medico e familiar adequado para enfrentar seus problemas psíquicos e sua adição.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Mas olha lá na reportagem, eles já tinham avisado a polícia que ele estava morto, depois é que receberam a ligação e disseram que ele não atendia.
Isso é uma das coisas mais inexplicadas. Tendo o registro das ligações (na companhia telefônica), ninguém fala, vai atrás de quem ligou, de quem disse que ele não atendia.
Fica tudo meio acobertado parece.

Supondo que ele próprio tenha bagunçado o quarto pelos motivos que disse. Em estado de euforia faria tudo silenciosamente, ninguém ouviu nada?

O esquema que ele supostamente entregaria era relacionado a venda da cocaína, não tem nada a ver com ciclismo até onde eu li pelo menos.
Dag Hammarskjöld
Worf
Membro

Post by Worf »

te pego um café pra conversarmos melhor fratello. rsrsr
não entendo pq ou como o pessoal do hotel estaria envolvido. O caso do telefone me parece uma confusão de uma noite confusa.
O caso da Mafia que tenho contato seria a historia das apostas no Giro. Teriam engendrado um complô para retirar o Marco que já tinha o Giro no bolso e com isso ganhar nas apostas.
No caso da coca não havia entendido a relação. Mas ai acho mais fraca ainda a ligação. Denunciar o que? Em Rimini coca da em arvore. Os fornecedores do Marco (conexão napolitana) acabaram presos graças a OD, se não tudo prosseguiria como sempre.
Pelo que consta Marco era o cliente dos sonhos, pagava mais e a vista por droga de alta qualidade. A tragédia de vários atletas na Itália foi/é o fato de que a coca rola mesmo por la, num esquema aparentemente bem acertado com a policia e sem grandes dramas.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Um pouco mais sobre os problemas com a máfia, Worf.

http://www.gazzetta.it/Ciclismo/16-11-2 ... 5822.shtml" target="_blank
Dag Hammarskjöld
Icaro
Membro
Nome Verdadeiro:: Icaro

Post by Icaro »

Marcelo Marino wrote:Um pouco mais sobre os problemas com a máfia, Worf.

http://www.gazzetta.it/Ciclismo/16-11-2 ... 5822.shtml" target="_blank

Máfia italiana forjou doping de ídolo do ciclismo, revela investigaçãoCamorra é apontada como responsável pela alteração nos exames de Marco Pantani no Giro de Itália de 1999. Deprimido, ele morreu cinco anos depois

http://veja.abril.com.br/noticia/esport ... vestigacao" target="_blank

Sempre gostei do Pantani, assisti o documentário e vi um lutador desiludido, sempre acreditei nele, agora a verdade vem a tona, é uma pena que tenha vindo tão tarde.
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Tutti pedindo perdon al Marino.
rad
Membro

Post by rad »

O hematócrito acima de 50% foi forjado, mas acreditar que Pantani ou Indurian corriam limpos, naquela época, só de brincadeira.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

rad wrote:O hematócrito acima de 50% foi forjado, mas acreditar que Pantani ou Indurian corriam limpos, naquela época, só de brincadeira.
Thats my point.

Não se sobe o Alpe dHuez em 36'50" com 6.63 W/kg limpo. Nem com motor haha...
Icaro
Membro
Nome Verdadeiro:: Icaro

Post by Icaro »

rad wrote:O hematócrito acima de 50% foi forjado, mas acreditar que Pantani ou Indurian corriam limpos, naquela época, só de brincadeira.

Sim, concordo, como também acho que Froome, Quintana e cia não correm limpos, pode não ser EPO.
Mas o que ocorreu com o Pantani, foi uma destruição da reputação dele que foi desencadeada por uma fraude, ele estava enquadrado no que as regras permitiam, e foi sumariamente expulso da competição. Daí em diante humilhação, depressão e morte.
rad
Membro

Post by rad »

Icaro wrote:

Sim, concordo, como também acho que Froome, Quintana e cia não correm limpos, pode não ser EPO.
Mas o que ocorreu com o Pantani, foi uma destruição da reputação dele que foi desencadeada por uma fraude, ele estava enquadrado no que as regras permitiam, e foi sumariamente expulso da competição. Daí em diante humilhação, depressão e morte.
Doping é imoral e antiético, forjar provas é crime. Apesar do doping ter prejudicado quem corria limpo (se existiu) e o exame falso ter prejudicado um dopado, eu não concordo em hipótese alguma com esta atitude.

Se foi feito justiça por vias tortas, essa justiça teria que ser igual para todos os dopados.

Obs: Humilhação pra dopado é consequência dos seus atos.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
tschroder
Membro
Nome Verdadeiro:: Tiago

Post by tschroder »

Caso arquivado! Tópico arquivado ! kkkk
Post Reply