Marcelo Marino wrote:Tudo faz parte de um planejamento de vários meses.Iberê wrote:
Como citado anteriormente o AEJ ainda é extremamente controverso, o que se defende não passa muito de opinião pessoal. O problema é que a diminuição da gordura é acompanhada por diminuição de massa muscular, e a diminuição de força e potência secundaria a AEJ ainda não está bem mensurada. .
Possivelmente para um fisiculturista saindo da fase de bulking, quando a preocupação estética é bem mais importante que o desempenho atlético, AEJ seja uma boa. Para um velocista eu já não sei
Pode ser que para um escalador apesar da perda de potência máxima haja um ganho de potência relativa que valha a pena, para um passista/contra-relogista já tenho um pouco mais de dúvida.
Um indivíduo sem aspirações esportivas ou sedentário com bf não tão alto, mas com boa estrutura muscular talvez se beneficie um pouco mais do que um indivíduo com bf parecido e menos massa muscular.
AEJ ainda é um campo cheio de achismos e com poucas evidências concretas, não seria tão incisivo nas afirmações.
Ainda que perca massa muscular nessa fase de treinamento, nas próximas vai trabalhar isso. E vai ter melhores condições proporcionadas pelo treinamento de base (mais resistência, menos peso), para ganhar mais força e potência nas fases seguintes.
***Gostei da parte de queimar gordura como um forno industrial.
acho que esse é o conceito mesmo. periodização.