Não diga isso Zo, devemos ficar triste, é apenas um coitado que não teve a oportunidade na vida, vou orar por ele

Não diga isso Zo, devemos ficar triste, é apenas um coitado que não teve a oportunidade na vida, vou orar por ele
Zo wrote:Ed Braz wrote:Sempre me pergunto se não podiam economizar na tinta, não seria necessário pintar a faixa toda de vermelho.
Mas pensando bem, neste momento inicial de implantação em massa e aprendizado para os atores envolvidos (ciclistas, motoristas e pedestres) é bom que ela seja bem chamativa mesmo e visível a distância.
É vermelha conforme a ABNT-NBR.
Ou da bandeira da cidade de São PauloPapillon wrote:Pô entrei na página 1. Como mudou e como as opiniões tornaram-se muito mais complexas.![]()
Zo wrote:Ed Braz wrote:Sempre me pergunto se não podiam economizar na tinta, não seria necessário pintar a faixa toda de vermelho.
Mas pensando bem, neste momento inicial de implantação em massa e aprendizado para os atores envolvidos (ciclistas, motoristas e pedestres) é bom que ela seja bem chamativa mesmo e visível a distância.
É vermelha conforme a ABNT-NBR.
A norma diz que "quando for pintada" que seja vermelha a indicação é que seja pintada em cruzamentos, no restante é opcional que o prefeito prefere "optar" em pintar...sei lá...talvez por ser a cor do partido dele.
As laterais possuem "os motivos" para o deslocamento. Esse trecho ai é super tranquilo quase não vem carro da direita ai embora entendi seu questionamento.Zo wrote:Não entendo esse fetiche pelas lateriais....
Não é mais seguro pelo meio?
Ou prefere esperar vários minutos pra atravessar esse trecho?
[ Imagem ]
Papillon wrote:As laterais possuem "os motivos" para o deslocamento. Esse trecho ai é super tranquilo quase não vem carro da direita ai embora entendi seu questionamento.Zo wrote:Não entendo esse fetiche pelas lateriais....
Não é mais seguro pelo meio?
Ou prefere esperar vários minutos pra atravessar esse trecho?
[ Imagem ]
Até o ano passado, eu morava a 1km desse trecho. Ali é movimentado sim..... ainda mais em horários de pico (horário onde passa mais ciclistas tb)
Mas eu reescrevo o comentário:
Penso ao invés de gastar dinheiro que a prefeitura não tem (portanto no cheque especial) quebrando o centro da pista para refazer o piso, NESSE caso (e sim tudo em urbanismo deveria ser estudado caso a caso) poderiam simplesmente pintar ma faixa na lateral economizando dinheiro.
Quem está fazendo essa ciclovia é a iniciativa privada.
Assim para entender minha "tara" por ciclovias nas laterais entenda que o objetivo urbano da ciclovia é servir não só ao sujeito que pretende sair de Guarulhos e ir para Interlagos, até porque ele é minoria e sim servir principalmente ao deslocamento local, distâncias curtas de 2-8km principalmente e para tanto o ideal é que os objetivos estejam o mais próximo possível.
[ Imagem ]
Porque ali eu digo que dá pra fazer na lateral? Pq já passei algumas vezes ali e se olhar ali durante o dia verá que muita gente faz exatamente esse trajeto.
2km de ciclovia caríssima poderiam ser 20km de faixas na lateral, qual importa mais?Zo wrote:Quem está fazendo essa ciclovia é a iniciativa privada.
No horário de pico não fica tudo parado? Nas vezes que passei até preferi o horário de pico.Até o ano passado, eu morava a 1km desse trecho. Ali é movimentado sim..... ainda mais em horários de pico (horário onde passa mais ciclistas tb)
Marcelo Marino wrote:E ainda, a velocidade dos veículos na faixa da direita é menor, o que oferece menos risco para o ciclista e não exige uma separação tão grande assim entre ciclovia e faixa de veículo.
O trânsito todo segue essa lógica, veículos mais lentos na direita. Exceto no caso de longos corredores, tipo corredor de ônibus da Santo Amaro, era assim que deveria ser, para bicicleta e para ônibus.
Pior do que colocar no meio é fazer trechos curtos, sem continuidade, tanto para ônibus como para bicicleta. Aí o resultado é ficar passando de um lado para outro. No caso dos ônibus isso trava ainda mais o trânsito.
Ah, mas é perigoso o ciclista ir reto e o veículo fazer a conversão a direita. Pode ser perigoso quando a campanha de educação no trânsito não faz parte do plano de mobilidade. Nos locais onde existe educação (de pedestres, ciclistas e motoristas) funciona perfeitamente.
Papillon wrote:2km de ciclovia caríssima poderiam ser 20km de faixas na lateral, qual importa mais?Zo wrote:Quem está fazendo essa ciclovia é a iniciativa privada.
No horário de pico não fica tudo parado? Nas vezes que passei até preferi o horário de pico.Até o ano passado, eu morava a 1km desse trecho. Ali é movimentado sim..... ainda mais em horários de pico (horário onde passa mais ciclistas tb)
Agora...ruim é subir a sumaré as 18h do horário de verão cheio de gente caminhando na ciclovia... na ultima vez que passei subi no meio dos carros sendo xingado.
Deveriam colocar o ônibus no centro e talvez junto com o ônibus a ciclovia.Zo wrote:E aqui na Pacaembú? Ao invés de fazer ciclovia com separação física no meio, vc tb acha que deveriam fazer uma ciclofaixa na direita disputando espaço com os ônibus? Tando nela quanto no viaduto Antartica, qual das opções você acha mais seguro?
[ Imagem ]
como disse é um sintoma e nào um problema é um reflexo da falta de opções dos moradores utilizarem as vias, isso ocorre naquela na frente do vila lobos também.Zo wrote:É que na Sumaré os moradores dos bairros em volta caminham, correm e passeiam com o cachorro desde sempre. Não é um problema causado pela ciclovia protegida.
Marcelo Marino wrote:Pelo mapa já da para ver que não existe continuidade na av. Ordem e Progresso. A Sumaré é mais uma pista de caminhada do que uma ciclovia. A continuidade tem que ser para qualquer trajeto e não só para o que a prefeitura determinou. Se eu venho de uma rua perpendicular é bem mais fácil virar na ciclovia do lado direito, do que alcançar um canteiro central, ainda mais o canteiro central de uma ponte.
Ciclovia no meio ou em cima da calçada é para não atrapalhar os veículos.
Uma coisa que não está sendo levado em conta, canteiros centrais deveriam ter vegetação. Em uma cidade impermeabilizada e com problemas de enchente como a nossa deveria ser levado em conta. Ou tira logo o canteiro central e joga a vegetação para uma calçada mais larga.
Na Pacaembu não tenho a mínima dúvida que a melhor solução seria do lado direito, querendo manter os ônibus na direita, é só passar a ciclovia por trás do ponto.
Iberê wrote:gasta um puta grana para fazer aquele lixo da avenida paulista.
a cada 50m tem um sobe e desce
Eu escrevi isso? Onde?Zo wrote:Marcelo Marino wrote:Pelo mapa já da para ver que não existe continuidade na av. Ordem e Progresso. A Sumaré é mais uma pista de caminhada do que uma ciclovia. A continuidade tem que ser para qualquer trajeto e não só para o que a prefeitura determinou. Se eu venho de uma rua perpendicular é bem mais fácil virar na ciclovia do lado direito, do que alcançar um canteiro central, ainda mais o canteiro central de uma ponte.
Ciclovia no meio ou em cima da calçada é para não atrapalhar os veículos.
Uma coisa que não está sendo levado em conta, canteiros centrais deveriam ter vegetação. Em uma cidade impermeabilizada e com problemas de enchente como a nossa deveria ser levado em conta. Ou tira logo o canteiro central e joga a vegetação para uma calçada mais larga.
Na Pacaembu não tenho a mínima dúvida que a melhor solução seria do lado direito, querendo manter os ônibus na direita, é só passar a ciclovia por trás do ponto.
Enchente no viaduto?