PL 2180/15 - Punição para o ciclista

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Re: PL 2180/15 - Punição para o ciclista

Post by Keeepz »

Jonny wrote:Mas tendo um limite de velocidade na ciclovia de 20km/h e você andando a 30+ já não é algo que te impede de rodar na ciclovia?

Mas limites de velocidade devem ser rspeitados.
É o mesmo que um condutor de veiculo automotor nao concordar com uma via de 60kmh..
A diferença é que a bike pode andar na rua, e o carro só tem a rua...
Mas com a obrigatoriedade da ciclovia, seria uma ********
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Cebo wrote:Gravidade de multa é baseada no potencial ofensivo da infração. Qual é o potencial ofensivo de um ciclista andando fora da ciclovia? O que justificaria isso ser infração gravissima com apreensão da bicicleta? Quem acha isso certo equipara uma bicicleta fora da ciclovia com um carro andando a 200km/h no meio do trânsito ou com um nego varando farol vermelho de caminhão.
A grande maioria dos nossos legisladores andam de carro com motorista, os caras querem ver é o lado deles. Lembro de um Deputado no Nordeste que propôs uma Lei proibindo motos de andarem com dois passageiros. A explicação foi que ele foi assaltado por uma moto com dois caras, então nada mais lógico e eficiente do que proibir duas pessoas numa moto... :lance2

Pros caras, obrigar bicicleta a andar na ciclovia é fácil, eles não andam, então se a ciclovia não está em condições, foda-se a gente... Dificilmente nesse país alguma coisa é feita com um projeto sério, com pesquisa e tal... é tudo assim, já até imagino como funciona um gabinete:

- Temos esse problema aqui, como resolver rápido gerando uma rendinha pra gente?
- Ah, pode ser assim (...), mas vai dar merda daqui uns anos!
- Tranquilo, aí que estiver no comando que se vire...

:cipo1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Cebo wrote:Gravidade de multa é baseada no potencial ofensivo da infração. Qual é o potencial ofensivo de um ciclista andando fora da ciclovia? O que justificaria isso ser infração gravissima com apreensão da bicicleta? Quem acha isso certo equipara uma bicicleta fora da ciclovia com um carro andando a 200km/h no meio do trânsito ou com um nego varando farol vermelho de caminhão.
Aliás andar a 200 não da apreensão, você leva a multa e pode perder a licença, mas o carro fica livre.

Agora se vc colocar molas koni e não "regularizar", mesmo que seu carro esteja estacionado... Aí ele está colocando a vida dos outros em risco.

Nossos legisladores comem bolo fecal pela manhã, só pode.
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

Se a lei entrar em vigor muita gente vai ser contra as ciclovias, porque elas são uma alternativa para quem se locomove em velocidade mais lenta, para quem quer passear, etc...
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Leo Miau wrote:Se a lei entrar em vigor muita gente vai ser contra as ciclovias, porque elas são uma alternativa para quem se locomove em velocidade mais lenta, para quem quer passear, etc...
Ciclovia é para deslocamento e lazer, ela é pra ser funcional e não tem como atender todos os estilos. Imagina o pessoal do DH querendo que se construa uma escadaria no meio da ciclovia, o pessoal do MTB querendo que tire o asfalto deixe na lama, os pisteiros querendo que ela seja de madeira e coberta.... por isso quem quer treinar em velocidade alta tem que procurar outro lugar...

:cipo2
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

Nesse ponto que entra a contradição na lei, porque não tem como treinar na ciclovia, nem mesmo andar um pouco mais rápido. A solução vai ser migras os treinos pra onde não tem.

Aqui na minha cidade fizeram uma "ciclovia" de uns 3km, sem condições de andar la, mas é um trecho que tenho que passar ir treinar, se tiver que andar nela, to lascado. é passar a 10 por horas, desviando de pedra, buraco, rampa de garagem e carro estacionado (o que é quase uma constante nas ciclovias que tenho visto) :hinault1
100% de nada não é nada: É muito pouco.
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

niteroi tem uma ciclofaixa de treino, a mais de 10 anos, pedido antigo dos triatletas da cidade é onde rolam boa parte dos treinos da galera, ela inclusive só pode ser usada até o meio dia (o que vai contra a CTB... já q a faixa é em uma rua com canteiro central o que permite pela CTB que se trafegue dos dois lados, mesmo não sendo horario da ciclovia, que a noite vira estacionamento.)

Mas meninos, eu não me preocuparia tanto com isso não, já existem uma serie de leis e punições ligadas a ciclovias, pros motoristas e nunca vi um guarda de transito multar por aqui alguem conduzindo na ciclovia o seu carro...
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

joaojuliomello wrote:(...)Mas meninos, eu não me preocuparia tanto com isso não, já existem uma serie de leis e punições ligadas a ciclovias, pros motoristas e nunca vi um guarda de transito multar por aqui alguem conduzindo na ciclovia o seu carro...
e isso não é preocupante?

:lance5
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Cada vez que paro para pensar nessa lei vejo como ela é idiota em todos os sentidos. Imagina uma avenida de três faixas e corredor de ônibus, que tem ciclovia na esquerda - tem de monte aqui em SP. Um ciclista vai em um prédio que fica no meio do quarteirão desta via. O que é mais seguro:

a) O cara vir pela ciclovia, parar, esperar um brecha milagrosa no meio de carros, ônibus e motos, cruzar todas as faixas em 90 graus e entrar no prédio.

b) Andar meio quarteirão na faixa da direita e entrar no prédio.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
rad
Membro

Post by rad »

Estou imaginando os manolinhos de 10 a 14 anos, que nem CPF têm, pedalam na calçada, na contra mão e sua bikes não valem o custo da apreensão e emissão da multa.
Pepebike
Membro

Post by Pepebike »

Magnus wrote: A grande maioria dos nossos legisladores andam de carro com motorista, os caras querem ver é o lado deles. Lembro de um Deputado no Nordeste que propôs uma Lei proibindo motos de andarem com dois passageiros. A explicação foi que ele foi assaltado por uma moto com dois caras, então nada mais lógico e eficiente do que proibir duas pessoas numa moto... :lance2
:cipo1
Não sei (apesar de já ter vivido em algumas capitais por lá) se isso ocorreu no Nordeste, mas com certeza aconteceu em São Paulo.

O então deputado estadual Jooji Hato (PMDB/SP), após ser assaltado por 2 ladrões em uma motocicleta, propôs em 2011 uma lei impedindo o transporte de passageiros em motocicletas em dias úteis. A lei foi APROVADA (!!!) :o na Câmara dos Deputados de SP e só não foi efetivada porque o Governador Geraldo Alckimin vetou a lei (até porque governos estaduais não legislam sobre trânsito).
Jooji Hato também sempre foi lembrado como um ferrenho defensor dos interesses dos empresários do setor de ônibus urbano, assim, esse projeto de lei foi muito "festejado" por seus "amigos e colaboradores. :roll:

https://www.youtube.com/watch?v=Y3rtRjyHJrc
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
rodrigomarin
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin

Post by rodrigomarin »

No caso da Faria Lima eu vou pela calçada nesses casos. Aliás, Faria Lima é bem perigosa, até puseram um aviso aos ciclistas sobre os ônibus fazerem conversão à esquerda onde aquela modelo morreu...
Cebo wrote:Cada vez que paro para pensar nessa lei vejo como ela é idiota em todos os sentidos. Imagina uma avenida de três faixas e corredor de ônibus, que tem ciclovia na esquerda - tem de monte aqui em SP. Um ciclista vai em um prédio que fica no meio do quarteirão desta via. O que é mais seguro:

a) O cara vir pela ciclovia, parar, esperar um brecha milagrosa no meio de carros, ônibus e motos, cruzar todas as faixas em 90 graus e entrar no prédio.

b) Andar meio quarteirão na faixa da direita e entrar no prédio.
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele.
M.L.King

Devemos sempre nos revoltar contra leis injustas, seja andar como tartaruga na marginal, seja cotas racistas, seja proibição de uso de bicicletas em vias PÚBLICAS.

Como disse Thoreau, é preferível cultivar o bem a respeitar a lei.

Recomendo a leitura de "Desobediência Civil"
Cebo wrote:Cada vez que paro para pensar nessa lei vejo como ela é idiota em todos os sentidos. Imagina uma avenida de três faixas e corredor de ônibus, que tem ciclovia na esquerda - tem de monte aqui em SP. Um ciclista vai em um prédio que fica no meio do quarteirão desta via. O que é mais seguro.
A proposta é tão idiota e obtusa que é capaz de ser aprovada.

rad wrote:Estou imaginando os manolinhos de 10 a 14 anos, que nem CPF têm, pedalam na calçada, na contra mão e sua bikes não valem o custo da apreensão e emissão da multa.
Vão fazer igual polícia que vê documento de carro, fusca caindo aos pedaços, xantia, marea eles nunca param...só param carros que "podem pagar".
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Ainda não entendi qual a dificuldade de sair da ciclovia no meio da avenida, atravessando na faixa e ir andando com a bicicleta do lado até o prédio que tem que ir.

E faz parte da civilização abaixar a velocidade das vias também, a não ser que você goste de ver as pessoas morrendo.

Tem jeito não, se quiser uma coisa mais organizada e que funcione vai ter que colaborar para isso, ou continua na zona. Enquanto cada um só olhar para si mesmo, sem chances.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Marcelo Marino wrote:Ainda não entendi qual a dificuldade de sair da ciclovia no meio da avenida, atravessando na faixa e ir andando com a bicicleta do lado até o prédio que tem que ir.
Nenhuma dificuldade, assim como não há a menor dificuldade em pedalar por uma faixa.
E faz parte da civilização abaixar a velocidade das vias também, a não ser que você goste de ver as pessoas morrendo.
pessoas andando de carro = todas vão morrer
pessoas com arma = todos vão se matar

Sabe o mundo não é assim tão "sim e não".

Baixar a velocidade urbana de vias locais é tendência sim, agora a falta de critério para fazer isso é tendência só em Sampa. Um bom exemplo da redução é a Área40 em Curitiba, no entanto eles não reduziram a velocidade da marginal lá que é 120... simplesmente por tecnicamente não ser necessário. Agora curioso que aqui em Sampa TODAS reduções de velocidade vieram após queda brusca na arrecadação de multas...só coincidência né?

Hoje passava por uma via que já foi 80 e hoje é 60 e me dei conta que ela tem características semelhantes a vias que são 120, 110,90, 80, 70 e 50 na mesma cidade, aliás a via em questão a 60 possui faixas mais estreitas que outra com a mesma conformação que teve a velocidade capada para 50.
Tem jeito não, se quiser uma coisa mais organizada e que funcione vai ter que colaborar para isso, ou continua na zona. Enquanto cada um só olhar para si mesmo, sem chances.
Justamente por isso é necessário olhar de forma a entender a cidade contemplando toda sua forma e não de modo tirânico defecando regras como a vasta maioria dos prefeitos faz.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Não é andam de carro = vão morrer, mas tem estudos e estatísticas que mostram que quanto maior a velocidade em um acidente o risco de morte aumenta.

O mundo pode não ser assim sim ou não, mas quando a chances aumentam de ser a opção que a gente não quer, é bom não tentar a sorte, então não vou esperar acontecer comigo ou com alguém da minha família.

Não mudo uma vírgula quando diz que fizeram sem critério aqui.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Afinal, é muito mais fácil você andar até a esquina, esperar o farol fechar (coisa rara em SP), atravessar a rua empurrando a bike, andar meio quarteirão de sapatilha de speed e repetir o processo novamente na hora de ir embora do que o motorista simplesmente virar o volante levemente para te ultrapassar a 1,5m. Realmente, faz todo sentido.

O fato é que a medida mais eficiente para aumentar a segurança do ciclista é ter mais ciclista na rua, e isso é observado no Brasil e no mundo. Obviamente, um multa de R$ 574,60 e o risco de perder a bicicleta são um desestimulo ENORME ao uso da bicicleta. Além disso, uma lei assim simplesmente daria motivos para aquele motorista SUPER JÓIA tirar a fina educativa do "ciclista malvadão que deveria estar na ciclovia mas não está".

E se alguém acha que isso é sinal de civlidade, desafio a encontrar qualquer país decente no mundo que tenha uma punição tão severa para este tipo de infração. Pode até ser que existe punição, mas reparem que o digníssimo político sugere uma punição que nem batedor de pega tem.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Marcelo Marino wrote: Não mudo uma vírgula quando diz que fizeram sem critério aqui.
exatamente como essa lei de punição ao ciclista.

Reescrevi o artigo como deveria ser:
Papillon wrote:
Art. 193-A Deixar o condutor de ciclos de transitar nas ciclovias ou
ciclofaixas quando a via dispuser deste tipo de pista.
Infração - leve;
Penalidade – advertência;
Medida administrativa: Orientação quanto ao uso da ciclovia.
Parágrafo 1. Fica resguardado o direito do ciclista circular na via em velocidade compatível com a dos demais veículos.
Parágrafo 2. Fica obrigado o ciclista que circular em velocidade superior a permitida na ciclovia a circular na via com os demais veículos, observando a velocidade mínima regulamentar de 50% da velocidade máxima e compatível com a dos demais veículos.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Acho desproporcional a multa que colocaram, mas repara que a maioria aqui acha que não deveria nem ter a lei, se questionassem somente o valor da multa, aí eu engrosso o coro.

Advertência é pouco, ainda mais que não vai ser como a advertência que eu já vi um policial dando em um motorista (claro que isso não aconteceu aqui). Um sermão de meia hora, com a voz bem alta, propositalmente, para expor o cidadão que se acha acima da lei e quer dar uma de esperto, enquanto todos os outros precisam cumprir as regras. Se o agente de trânsito fizer isso aqui ou ele apanha ou é processado por ferir a imagem do cara que fez coisa errada. Se não me engano os policiais nem podem mais se envolver com essas questões de trânsito.

Lembrando dois acontecidos recentes.

Embaixo do Minhocão morreu uma pessoa atropelada por um ciclista, então, sim, um ciclista pode matar um pedestre.

Um ciclista fez uma conversão proibida saindo da Brigadeiro e entrando na Paulista. Um ônibus que passou o semáforo verde matou o ciclista.
Os talibikers colocaram a culpa no motorista sem dó e ainda que não tivessem colocado o cara levaria aquela sensação ruim de ter matado alguém pelo resto da vida, ainda que tivesse a certeza que não poderia ter feito de errado.

Então, se existe uma ciclovia, é por lá que o ciclista tem que andar, para evitar esse tipo de coisa. Logicamente que a ciclovia deveria ser implantada nos locais que é necessário e não na rua sem saída como fizeram. :wigo2

Se a gente quer que os outros sejam cuidadosos conosco e andem na linha, é bom a gente ser também. Até mesmo para poder exigir com mais moral que os motoristas cumpram as regras de trânsito também.

http://www.6sicuro.it/auto/multe-al-pedone-distratto" target="_blank
http://chiaia.napolitoday.it/san-ferdin ... onali.html" target="_blank
25 euros é pouco, mas pegam no bolso, não é só uma advertência mesmo se tratando de idoso que poderia dizer que não pode andar até a faixa e de vias de 20/30 km/h que seria facilmente o motorista parar. Sem choro.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Marcelo Marino wrote:Não é andam de carro = vão morrer, mas tem estudos e estatísticas que mostram que quanto maior a velocidade em um acidente o risco de morte aumenta.

O mundo pode não ser assim sim ou não, mas quando a chances aumentam de ser a opção que a gente não quer, é bom não tentar a sorte, então não vou esperar acontecer comigo ou com alguém da minha família.

Não mudo uma vírgula quando diz que fizeram sem critério aqui.
Só colocando fogo na conversa! Kkk Mas eu estava em SP desde sexta e achei bom terem baixado a velocidade nas vias. Andei tranquilamente na Pinheiros e na Expressa da Tietê, na Ibirapuera, eu que não tenho mais o traquejo de andar em Sampa de carro me senti mais seguro na questão de não errar os caminhos, pois havia mais tempo para pensar e não errar um acesso e fazer alguma barbeiragem como já vi muitas vezes e já fiz por errar alguma entrada. E o trânsito fluiu normal, peguei a Cupêce como sempre lotada ali perto do shopping e o tempo de trajeto foi o mesmo de outras vezes que já fiz. Sei lá, depois que me adaptei foi tranquilo andar.

Agora sobre a lei, vamos supor que eu saia da ciclovia na Vila Olimpia para andar um trecho na local para ai entrar sentido minha casa. Com que critério serei multado? É muito banal essa lei, muito subjetiva, duvido que ela pegue. Quem a criou não tinha embasamento suficiente, o que o Papito escreveu acima seria algo ideal. Como punir alguém que não sabe porque está sendo punido?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Se essa lei for aprovada o negócio ficará bizarro em Floripa! Como disse, a única rodovia dentro da ilha onde todo mundo treina (ciclistas e principalmente triatletas) vem sendo local de mtos acidentes entre motoristas e ciclistas. Na manhã de domingo um pelote de ciclistas experientes (50-60 anos) da ilha foi atingido no acostamento da via por um motorista bêbado. Um dos ciclistas está se recuperando na UTI. Na quarta-feira os grupos de cicloativistas pretendem fechar o fluxo da rodovia exigindo estrutura cicloviária adequada.

Aí eu pergunto: vão querer uma ciclovia na marginal de uma rodovia? Com essa lei, como ficam os treinos do pessoal?
Post Reply