Estou abrindo esse tópico para que possamos criar um tópico para referência de quem quer iniciar o treinamento periodizado, descrevendo aqui treinos de base.
Base é aquele período em que o ciclista amador (ou profissional) vai montar a base aeróbia para os períodos seguintes (mais intensos). É caracterizado por maior volume e menor intensidade. Segundo Clythio (e também lí isso no Friel), para ciclistas master, o período de recuperação é maior. Para ele, 4x por semana dá excelentes resultados, mas como cada um é cada qual, pode ser que seu corpo responda de forma diferente e suas características como ciclista.
No meu caso, eu procuro montar meus períodos de base com uma intensidade um pouco maior, fazendo com que o corpo logo se adapte. A primeira providência é fazer um teste de condicionamento para saber qual a sua frequência cardíaca de limite de lactato - HRLT (para os que treinam por FC) ou seu limite de potência funcional - FTP (para os que treinam por potência).
O protocolo do Friel [Friel, The Cyclist Training Bible, 3rd ed. Velo Press, 2003] (existem outros como o Coogan) é o seguinte para descobrir seu HRLT:
1) Aqueça por 10 minutos, onde deve haver 2 picos de cadência para "acordar" o corpo e mandar a mensagem que vai haver um esforço em breve. Normalmente eu dou o pico no sexto e oitavo minuto. Engraçado é notar que, mesmo com a FC alta e achando que o segundo tiro não vai ser maior, você consegue maior cadência/velocidade no segundo.
2) Iniciar o intervalo de 30 minutos com o esforço em que vc considera ótimo para suportar esse tempo da melhor forma possível. Você tem que terminar esse intervalo acabado, sem condições de fazer mais nada. Outra coisa importante é não torrar também. Fazer 15 min à toda e depois afogar, não é certo.
3) Tire a média de sua FC nos últimos 20 min. Use a Tabela abaixo para determinar suas faixas.

4) Desaqueça por 10 min.
Amanhã eu continuo o post, com o protocolo para FTP e alguns exercícios que eu incluo nos períodos de base.
Abraços
P.