Acho que ajuda sim. Vejo isso nas provas Audax onde o colete é obrigatório mesmo durante o dia e chama atenção da gente. Acho que isso ajuda muito na estrada, mesmo de dia, e acaba ajudando mais ainda na cidade porque sinto que o comportamento do motorista muda de acordo com o modo como o ciclista está equipado.
Eu tenho uma urbana que uso as vezes para vir ao trampo e rolés pela ciclovia. E já reparei que o comportamento dos motoristas na cidade é bem diferente. Quando estou nela, sempre com roupas "civis", os motoristas buzinam pra sair da frente e me apertam mais. A minha road tem adesivos refletivos e até retrovisor, quando saio nela equipado, com capacete, colete, pisca etc o tratamento é outro.
A minha teoria é que, além do motorista normalmente achar bacana ver a gente todo equipado descendo o sarrafo na estrada, ele imagina que o ciclista todo equipado conhece melhor os seus direitos e participa sempre de uma comunidade; qualquer merda que ele faça vai ter uma repercussão muito maior e isso aumenta também a chance dele ser responsabilizado, mesmo que apenas nas redes sociais, o que já causa muitos transtornos.
Sabe aquela sensação de responsabilidade que vc sente quando está dirigindo atrás de uma Mercedez? Aquele cuidado extra porque sabe que está fudido se esbarrar nela? Então, é mais ou menos esse sentimento que percebo nos motoristas...

"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"