Grupos Campagnolo

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Grupos Campagnolo

Post by Papillon »

colocando os k7 lado a lado os 11V são praticamente idênticos.
bcgfg
Membro
Posts: 171
Joined: Fri 16 Jan 2015 12:10
Nome Verdadeiro:: Gustavo F. Guidelli

Re: Grupos Campagnolo

Post by bcgfg »

Pessoal, uma pergunta para os universitários:

Tenho um grupo Campagnolo Centaur de 9v com pedivela triplo, hoje uso num quadro italiano, que lógicamente tem o movimento central italiano, ocorre que trocarei o grupo para um quadro que usa movimento central inglês, minha dúvida é com um relação ao tamanho do movimento central, qual é o tamanho do movimento central para pedivela triplo? 111mm?
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Grupos Campagnolo

Post by Flavio Tuix »

Tem q saber se no seu quadro novo a medida eh igual ao antigo italiano, se for maior ou menor, so comprar o central com a medida certa.
Eu iria numa oficina mecânica de confiança pra tirar a dúvida e nao comprar errado

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
rprodrigues
Membro
Posts: 275
Joined: Fri 17 Oct 2014 18:10
Nome Verdadeiro:: Rodrigo

Re: Grupos Campagnolo

Post by rprodrigues »

Flavio Tuix wrote:Nao mexeria na bike com o Ultegra.
Colocaria o Campagnolo na bike q tem o Sora.

Apesar de ser Campy Lover, nao faz sentido a troca do 11v por um de 10v. Se fosse um Tiagra de 11v, ai eu cogitaria a troca. Mas dessa forma, nao acho viavel, acho melhor a Secteur com o Campy e a Roubaix com o Ultegra.

abrax

Montei o Campy na Secteur . O ultegra é mesmo melhor, mas o ergopowers, apesar de mais simples, são muito mais confortáveis e bonitos (sei que o argumento não é válido - :-P) que o ultegra.


rad wrote:
Eu usaria a Scirocco na Roubaix com o Ultegra, mas teria duas alternativas:
1- trocar o free hub da roda para um shimano
ou
2- colocar um cassete de 11v Campagnolo, que dizem não haver problemas de compatibilidade com grupos Shimano/Sram.
Procurei o freehub para k7 shimano mas só encontrei fora. Como demoraria para chegar, coloquei as rodas na Secteur mesmo. Se souber de alguém com um núcleo fulcrum ou campagnolo para k7 shimano à venda, estou à procura.
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Grupos Campagnolo

Post by ReinaldoBrisolla »

Acho q o Doido tinha um, ao menos lembro dele falar isso em algum post.
rprodrigues
Membro
Posts: 275
Joined: Fri 17 Oct 2014 18:10
Nome Verdadeiro:: Rodrigo

Re: Grupos Campagnolo

Post by rprodrigues »

ReinaldoBrisolla wrote:Acho q o Doido tinha um, ao menos lembro dele falar isso em algum post.
Verdade! Ele me disse que tinha núcleo campy em um post meu sobre uma roda Vzan.

Vou falar com ele.

:)
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Grupos Campagnolo

Post by Flavio Tuix »

rprodrigues wrote:
Flavio Tuix wrote:Nao mexeria na bike com o Ultegra.
Colocaria o Campagnolo na bike q tem o Sora.

Apesar de ser Campy Lover, nao faz sentido a troca do 11v por um de 10v. Se fosse um Tiagra de 11v, ai eu cogitaria a troca. Mas dessa forma, nao acho viavel, acho melhor a Secteur com o Campy e a Roubaix com o Ultegra.

abrax

Montei o Campy na Secteur . O ultegra é mesmo melhor, mas o ergopowers, apesar de mais simples, são muito mais confortáveis e bonitos (sei que o argumento não é válido - :-P) que o ultegra.

Mandou mto bem.
Os ergopowers sao mto melhores do q STI´s hehehe

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Grupos Campagnolo

Post by Papillon »

Campagnolo Potenza lançado, confira:

http://pelote.com.br/campagnolo-potenza/" target="_blank
rprodrigues
Membro
Posts: 275
Joined: Fri 17 Oct 2014 18:10
Nome Verdadeiro:: Rodrigo

Re: Grupos Campagnolo

Post by rprodrigues »

Papillon wrote:Campagnolo Potenza lançado, confira:

http://pelote.com.br/campagnolo-potenza/" target="_blank

Preço de €852,53..... :lance3
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Grupos Campagnolo

Post by Papillon »

É...caríssimo.

Porém entretanto contudo...é um grupo ABAIXO do Athena que é vendido por €422,71 na versão black e €581,25 na versão Carbon, na prática devem colocar esse grupo de fato abaixo dos €400.

Preços hoje na Merlin:


Campagnolo:
Super Record: €1.553,65
Record: €1.136,18
Chorus: €739,79
Athena Carbon: €581,25
Athena: €422,71
Veloce: €317,02

Shimano:
Dura Ace 9000 €1.024,10
Ultegra 6800 €496.74
105 5800 €317,06
Tiagra 4700 €309.90 (na bike24)
Tiagra 4600 €232,47
Sora 3500 €259,90 (na bike24)


Sram:
Red: 1.055,86
Force: €565,40
Rival: €422.71
Apex: €295.88


Hoje Ultegra 6800 x Athena x Force batem de preço o athena é um pouco mais leve, mas esse athena novo é aquele com o manete capado assim em funcionamento estaria abaixo dos outros dois, enquanto o Chorus que seria o concorrente mais próximo esta acima demais em preço mas é mais leve e tem mais partes em carbono.

Colocando em ordem eu colocaria:

Grupo de entrada:
Difícil bater Sora/Tiagra, só com promoções de semi-grupos e ai a shimano leva vantagem sempre pela compatibilidade. Até a Sram leva vantagem pois aproveita-se num upgrade o K7/freehub.

1. Tiagra
2. Apex
3. Veloce

Grupo intermediário mid-end:
Aqui vai entrar o Potenza, hoje no nicho ocupado pelo 105:

1. Athena Black/Silver
2. 105
3. Rival

Grupo intermediário top-end:

1. Ultegra
2. Force 22
3. Athena Carbon/Chorus

O Chorus seria a escolha primária, mas a diferença de preço torna uma opção ruim.

Grupo de alta gama high-end:

1. Super Record
2. Record/Dura Ace/Red22
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Grupos Campagnolo

Post by Flavio Tuix »

Será q manterão o Athena a venda?

Achei irado o nome, mas trocar 6 por meia duzia, sei la hein

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Grupos Campagnolo

Post by brunocarlo »

Sei lah, acho que este lançamento, o colocando 'antes' do athena, talvez, o deixará meio perdido, se for depois?! falta requinte, não achei 'encaixe' para ele.
Bruno Carlo
Meu Strava
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Grupos Campagnolo

Post by Marcelo Marino »

Primeiro, achei muito bom o texto na página do Pelote.

Preço? Quando a gente fala de Campagnolo, comparar custo com outras marcas não é válido.
Para quem faz questão de ter um Campagnolo funciona assim: tenho X reais, qual grupo Campy eu posso comprar?
:wigo1


Não está abaixo do Athena. O Potenza pegou as características do Chorus/Record/SR, principalmente formatos dos câmbios e pedivela, só que com materiais mais baratos.

Beleza, o Athena é mais bonito (considerando com pedivela e ergo de carbono, que é o modelo mais caro), mas devido a essas características creio que o funcionamento seja superior. Só experimentando.

Ergo do Potenza sobe 3 marchas e desce 1. Athena sobe 3?


Se fossem se preocupar mais com a estética, subiria o preço e aí ficaria muito próximo do Chorus.


Sobre a estética não agradar, segue a ideia do Veloce de 2008 para cá, eles já sabem que agrada de modo geral.


O nome não me agradou muito, mas Veloce não é lá essas coisas e está aí há muitos anos. Gosto mais dos nomes Athena, Centaur, Chorus.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Grupos Campagnolo

Post by Papillon »

Sim Marino, o ergo atual athena sobe 3 e desce 1, mesmo sistema. A mudança ficou só no pedivela que é power torque plus...uma pequena evolução e lembro a linha Athena perdeu o ultratorque. Em suma... o Potenza é o veloce de 11V.

Por isso minha pergunta é "se" o Athena continua.

Vou colocar o que "acho" vão fazer:

Matam o Athena e abaixam o preço de Chorus e Record. A linha fica:

SR
Record / Dura Ace / Red
Chorus / Ultegra / Force
Potenza / 105 / Rival
Veloce / Tiagra / Apex
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Grupos Campagnolo

Post by brunocarlo »

Papillon wrote:Sim Marino, o ergo atual athena sobe 3 e desce 1, mesmo sistema. A mudança ficou só no pedivela que é power torque plus...uma pequena evolução e lembro a linha Athena perdeu o ultratorque. Em suma... o Potenza é o veloce de 11V.

Por isso minha pergunta é "se" o Athena continua.

Vou colocar o que "acho" vão fazer:

Matam o Athena e abaixam o preço de Chorus e Record. A linha fica:

SR
Record / Dura Ace / Red
Chorus / Ultegra / Force
Potenza / 105 / Rival
Veloce / Tiagra / Apex
É vero em relação a subir 3 e descer 1, o meu Veloce já é assim.

Agora, o chorus disputar com o ultegra, dai ele tereia que baratear uns $ 300... visto que o preço dele é +/- 850.. e vc acha fácil o ultegra a $ 600, $ 650... que é o preço do athena carbon. Não sei mesmo. Ficou estranho, este lançamento... ou devem matar o Veloce e ficar só com grupos 11v, visto que a diferença de preço sugerido e praticado é grande, deixando ainda mais pra shimano os grupos e entrada.
Bruno Carlo
Meu Strava
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Grupos Campagnolo

Post by Papillon »

Bruno, se observar eu coloquei o preço de mercado no outro post de cada grupo ainda assim há uma diferença de 250 euros (da pra comprar as rodas, guidão e selim com essa grana!) entre Ultegra e Chorus. Até pq as 3 empresas dão poupudos descontos sobre o preço máximo de venda anunciado, a Shimano ainda mais agressiva.

Acho que mantem o Veloce pois a Shimano mantem o Sora 10V.
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Grupos Campagnolo

Post by Cebo »

Gostei do pedal. Faz parte do grupo? :nibal2

Image
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Grupos Campagnolo

Post by rad »

:cipo3 :lemond1 :vos2 :basso1
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Grupos Campagnolo

Post by PAF »

Pra mim, esse grupo Potenza é para competir melhor no mercado de bikes montadas.
--
Image
Rogerpilot
Membro
Posts: 13
Joined: Tue 16 Feb 2016 16:18
Nome Verdadeiro:: Rogerio Soriano

Re: Grupos Campagnolo

Post by Rogerpilot »

Galera, boa noite,

Substituí meu Athena pelo Athena EPS .
Que delícia que ficou a bike. Queria poder fazer esse posto com uma comparação prévia tendo usado algum grupo Shimano DI, mas sem ter experiência com outro equipamento, garanto que ficou bem legal.
Agora tô com o front e o rear derraileur sobrando ... paciência, mas recomendo pra quem queira fazer a troca.

P.S. : comprei na Velomine nos EUA, paguei com 50% de desconto porque as baterias V2 não serão mais fabricadas ( agora será tudo V3 ) e o Athena EPS vai ser trocado pelo Chorus eletrônico .

Abraços aí !

Rogerpilot
rprodrigues
Membro
Posts: 275
Joined: Fri 17 Oct 2014 18:10
Nome Verdadeiro:: Rodrigo

Re: Grupos Campagnolo

Post by rprodrigues »

Pessoal,

Peço ajuda aos entendedores...

Tomando-se em comparação os preços na Merlin, valeria a pena pagar cerca de $170 por um grupo Athena com ergo e pedivela em carbono em relação ao grupo todo em alumínio? Além da estética e da diferença de peso, não há mais nada de nada, correto?

Para quem já teve o Athena e o 6800, o que o 6800 tem de melhor em relação ao Athena? Trocaria um 6800 por uma Athena de alumínio ou um de carbono?

Obrigado
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Grupos Campagnolo

Post by Papillon »

Acho que o 6800 é superior ao Athena, especialmente ao Athena que desce uma marcha de cada vez.
Penso que o carbono nesse caso é mais estético, uma bike de cromo/titanio não fica legal com um grupo de carbono enquanto uma de carbono não fica esteticamente bonita com o alumínio...
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Grupos Campagnolo

Post by Magnus »

Papillon wrote:Acho que o 6800 é superior ao Athena, especialmente ao Athena que desce uma marcha de cada vez.
Penso que o carbono nesse caso é mais estético, uma bike de cromo/titanio não fica legal com um grupo de carbono enquanto uma de carbono não fica esteticamente bonita com o alumínio...
Agora que experimentei campy, e gostei muito :twisted: , tô achando complicado fazer comparações assim. Leveza, precisão e durabilidade podem ser avaliados friamente, mas a posição dos comandos e a pegada no Ergo não tem como comparar, ou você gosta de mover o freio ou gosta da borboleta; ou a tua mão encaixa perfeitamente no STI ou no Ergo... e aí decidir baseado no peso, por exemplo, não faz sentido...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
rprodrigues
Membro
Posts: 275
Joined: Fri 17 Oct 2014 18:10
Nome Verdadeiro:: Rodrigo

Re: Grupos Campagnolo

Post by rprodrigues »

Papillon wrote:Acho que o 6800 é superior ao Athena, especialmente ao Athena que desce uma marcha de cada vez.
Penso que o carbono nesse caso é mais estético, uma bike de cromo/titanio não fica legal com um grupo de carbono enquanto uma de carbono não fica esteticamente bonita com o alumínio...
Papillon, saberia dizer o quanto o Athena é diferente do Veloce (ambos da última geração)?
Eu tenho o Veloce e gosto muito da pegada dos ergos.


Magnus wrote:
Papillon wrote:Acho que o 6800 é superior ao Athena, especialmente ao Athena que desce uma marcha de cada vez.
Penso que o carbono nesse caso é mais estético, uma bike de cromo/titanio não fica legal com um grupo de carbono enquanto uma de carbono não fica esteticamente bonita com o alumínio...
Agora que experimentei campy, e gostei muito :twisted: , tô achando complicado fazer comparações assim. Leveza, precisão e durabilidade podem ser avaliados friamente, mas a posição dos comandos e a pegada no Ergo não tem como comparar, ou você gosta de mover o freio ou gosta da borboleta; ou a tua mão encaixa perfeitamente no STI ou no Ergo... e aí decidir baseado no peso, por exemplo, não faz sentido...
Justamente, Magnus. Acho a pegada dos ergos (pelo menos da linha Veloce, que é a única que conheço) muito mais confortável que dos STIs. Até por isso estou pensando no grupo Athena.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Grupos Campagnolo

Post by Marcelo Marino »

A pedivela de carbono é bem mais rígida e leve.

A minha da Fulcrum é modelo intermediário. A do Athena é básico, mas acredito que mude mais no peso que na rigidez. O braço é o mesmo, mudam as coroas, se não me engano.

Eu não acho que valha a pena trocar Veloce por Arhena.
Vai ter uma marcha a mais, um freio skeleton, um grupo um pouquinho mais leve.

Problema é que não consegue por um ergo Chorus por causa do número de velocidades, se não trocaria só ergo e pedivela.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Grupos Campagnolo

Post by Papillon »

O que mais gosto nos campy é a possibilidade de subir/descer mais marchas, ajuda o preguiçoso.
A pegada dos ergos é incomparável, tanto que a cada novo modelo shimano os sti ficam mais parecidos com os ergos...

no shimano gosto do silêncio, vc para de pedalar e o cubo é absolutamente silencioso, da pra ouvir o pneu passando sobre pedriscos enquanto no campy é aquele barulho de catraca que me lembra quando ficava ouvindo os carros de corrida atrás do muro e pensando "acho que é um honda, acho que é um ford", mas quando passava a Ferrari era certeza ser ela e seu V12.
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Grupos Campagnolo

Post by PAF »

Rapaz,

Depois de muito tempo, eu descobrí que discutir o qual é o melhor é feito discutir xota. De todo jeito é bom.

Porém, entre as variantes do mesmo grupo, eu escolheria sempre a versão em carbono do pedivela. O Ergopower é somente um revestimento. A alma é em alumínio.

P.
--
Image
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: Grupos Campagnolo

Post by luciano_oz »

queria tanto usar o Campagnolo, mas aqui na minha cidade fica difícil....
Pra se ter uma ideia, deixei de comprar um grupo Chprus 11v carbon 0km por 4 mil
Ninguem sabe mexer nele se houver algum problema eu fico na mão ou fico sem bike
Continuarei nos Shimano até que eu seja gente grande igual o PAF ou o Twix que tem 33 bikes
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Grupos Campagnolo

Post by PAF »

luciano_oz wrote:queria tanto usar o Campagnolo, mas aqui na minha cidade fica difícil....
Pra se ter uma ideia, deixei de comprar um grupo Chprus 11v carbon 0km por 4 mil
Ninguem sabe mexer nele se houver algum problema eu fico na mão ou fico sem bike
Continuarei nos Shimano até que eu seja gente grande igual o PAF ou o Twix que tem 33 bikes
Se for ficar grande feito eu, comece a comprar calças tamanho XXXG!
--
Image
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: Grupos Campagnolo

Post by luciano_oz »

:lol: :lol: :lol:
Post Reply