O tópico do Golden Cheetah!

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by AndréLuiz »

tbortolotto wrote:
AndréLuiz wrote:quem aí tem paciência para me explicar os gráficos do PMC...qual deles indica a melhora/piora nos treinos?
Brevemente?
- Cada treino gera um acúmulo de stress (TSS, Training Stress Score).
- A soma recente desses TSS é o ATL (Acute Training Load), ou seja, é o estado mais "agudo" do acúmulo de treinos. ATL = Fadiga
- A soma dos mais recentes e dos mais antigos TSS é o CTL (Chronic Training Load). ou seja, é o estado mais "crônico" do acúmulo de treinos. CTL = Fitness.
- TSB (Training Stress Balance) é a diferença entre CTL e ATL. Portanto, TSB = Forma. TSB é mto interessante pra fazer aquela tirada de pé antes de uma prova, pra fazer o ATL cair enquanto o CTL fica flutuando ainda no alto. Assim com TSB próximo de zero (ou levemente no negativo) são indicativos que vc tá no topo da forma. Mas dependendo do autor e do treinador, isso depende mto!

Isso é o básico e oq eu sei. Não me aprofundo mto pq como não uso um planejamento todo trabalhado, não são métricas que levo em consideração.

edit.: a sua pergunta não se responde pelo PMC. Na real acho que nenhuma métrica isolada vai te permitir avaliar isso. PMC é um indicador de como os treinos estão impactando teu desenvolvimento, mas não necessariamente teu desempenho. Por exemplo, um determinado valor de CTL (q se corresponderia ao Fitness) não necessariamente diz q fulano tá melhor que ciclano. O máximo que vai dizer é se estou chegando a um platô de desenvolvimento. Com o tempo a tendência do CTL é estabilizar e qdo isso chegar o lance é apertar os treinos pra aumentar TSS e assim fazer o CTL voltar a subir e não estagnar. Por essa dependência que esses indicadores tem com o planejamento dos treinos e não com os resultados é que eu não sigo PMC. Quem faz os macrociclos, mesociclos e microciclos (tipo o Marco) PMC é fundamental pra planejar qdo se deve apertar o volume e intensidade e qdo se deve por um freio.

edit2.: talvez CTL possa te ajudar a ver se vc tá melhorando se no período vc tiver mudanças no seu FTP, mas como te falei, é pouco pra definir isso.
Valeu!!
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by AndréLuiz »

Agora ficou bem mais claro rsrs, comecei a usar o GC no final do mês passado, então n tem muitos treinos upados (comprei o PM mês passado tb)... engraçado relacionar as coisas e ver que os quando meu TSS e TSB esteve mais baixo, me senti "pesado" para pedalar....aquela sensação de pernas travadas...n teria que ser o contrário??

Image
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by samuelgouvea »

tô pensando numa coisa interessante... começar a criar previsões no golden chetta de quantos trimp points eu preciso acumular na semana pra manter uma evolução consistente com meu histórico.

evoluir uns 6-7 pontos no CLT (trimp 100) semanalmente é bem possível, já fiz... mesmo que consiga manter menos de 5 pontos/semana já fica top!
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by tbortolotto »

AndréLuiz wrote:Agora ficou bem mais claro rsrs, comecei a usar o GC no final do mês passado, então n tem muitos treinos upados (comprei o PM mês passado tb)... engraçado relacionar as coisas e ver que os quando meu TSS e TSB esteve mais baixo, me senti "pesado" para pedalar....aquela sensação de pernas travadas...n teria que ser o contrário??

[ Imagem ]
Esse TSS (em verde) qm vem setado no PMC Coggan é fora da realidade. Não tem cabimento um treino ter esse valor tão baixo de TSS. Já as curvas de CTL, ATL e TSB pré-setadas são ok.

Qto menor TSB, maior ATL em relação de CTL, logo mais fadiga em relação ao fitness. Desse modo o freshness cai mesmo e essa sensação de cansaço é a mais lógica, ou seja, tá batendo direitinho (mas nem sempre acontece viu?).
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by AndréLuiz »

tbortolotto wrote:
AndréLuiz wrote:Agora ficou bem mais claro rsrs, comecei a usar o GC no final do mês passado, então n tem muitos treinos upados (comprei o PM mês passado tb)... engraçado relacionar as coisas e ver que os quando meu TSS e TSB esteve mais baixo, me senti "pesado" para pedalar....aquela sensação de pernas travadas...n teria que ser o contrário??

[ Imagem ]
Esse TSS (em verde) qm vem setado no PMC Coggan é fora da realidade. Não tem cabimento um treino ter esse valor tão baixo de TSS. Já as curvas de CTL, ATL e TSB pré-setadas são ok.

Qto menor TSB, maior ATL em relação de CTL, logo mais fadiga em relação ao fitness. Desse modo o freshness cai mesmo e essa sensação de cansaço é a mais lógica, ou seja, tá batendo direitinho (mas nem sempre acontece viu?).
fiz treinos bem curtos nesses dias.. será que não é isso que vc esteja estranhando o TSS tão baixo?
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by tbortolotto »

AndréLuiz wrote:fiz treinos bem curtos nesses dias.. será que não é isso que vc esteja estranhando o TSS tão baixo?
Não não... qdo eu voltei a usar o GC levei um susto com esses valores de TSS dos meus treinos. Aí percebi que esse TSS que vem pré-setado nesse PMC Coggan não é TSS de vdd. Deve ser um TSS diferente, referente a sei lá oq. Tem horas q esse TSS aí fica até negativo, enquanto TSS de vdd é sempre positivo.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by tbortolotto »

Image

Note q tem dois tipos de TSS. O que vem no PMC é o TSS (stress). O que se adiciona e q está correto é TSS (metric). Mas na real, esse valor depende do treino e fica mais fácil de ver treino a treino e não no PMC (na minha opinião, claro).
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by AndréLuiz »

quase entendi..so n achei onde adiciona o TSS certo pq quando coloquei métrico e selecionei o TSS apareceu um gráfico muito alto
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by tbortolotto »

Qto mais alto? Se for algo entre 100 até 300 tá dentro do esperado. Pra vc ter ideia: TSS de 100 é como rodar 1h a 100% do FTP.
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by AndréLuiz »

Segue o gráfico...e esse TSS alto foi de um pedal de 110km que fiz sem frequencimetro..será que esse é um problema?? nesse pedal realmente andei acima do que eu esperava rsrrs

Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by tbortolotto »

É bem isso aí. Eu só tiraria esse indicador de TSS pq nesse GC a escala do TSS "esmaga" as curvas de CTL, ATL e TSB. Por isso que tirei.

341 de TSS deve ser um pedal de 4h pelo menos. Foi por aí?

Fórmula do TSS:
TSS = (tempo em segundos x NP x IF)/(FTP x 3600) x 100

Calcula aí na mão vê se bate.

edit.:
Achei teu treino... qto tu colocou de FTP? Pq pelo TP ele dá 214 de TSS, mas pra um FTP que deve ser diferente do determinado por ti no GC agora. Se o FTP que está no TP estiver diferente do GC, aí TSS fica bem diferente mesmo! Checa isso!
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by Keeepz »

Com 99% de certeza eu afirmo duas coisas: Seu ftp está setado muito baixo, ou seu medidor de potência está lendo muito alto.
Verifique qual dos dois.

Quanto tempo demorou o pedal? Quanto de NP?
Como foram 110k, imagino que fez por volta das 4horas de treino.



Já fiz treinos de 160km com muitos esforços acima do FTP, quase 1h no FTP, e nunca bati mais de 300TSS.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by tbortolotto »

Keeepz wrote:Com 99% de certeza eu afirmo duas coisas: Seu ftp está setado muito baixo, ou seu medidor de potência está lendo muito alto.
Eu chuto nesse. Lembro que o André calculou pelo Zwift usando um protocolo bem maluco de aquecimento que certamente torrou o menino pro bloco dos 20 min.
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by AndréLuiz »

Foi um pedal de 110km e 4:30 pedalando mais 1 hora por conta das paradas e pneus furados... Meu FTP está em 238 ... Tenho Q refazer... Mas pelos meus treinos acho Q n está tão fora pq no rolo estou sofrendo para fazer eles
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by AndréLuiz »

tbortolotto wrote:
Keeepz wrote:Com 99% de certeza eu afirmo duas coisas: Seu ftp está setado muito baixo, ou seu medidor de potência está lendo muito alto.
Eu chuto nesse. Lembro que o André calculou pelo Zwift usando um protocolo bem maluco de aquecimento que certamente torrou o menino pro bloco dos 20 min.
Kkkkk verdade vou refazer o teste.. Acho Q é uma soma dos dois
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by AndréLuiz »

No caso do PM estar medindo alto... Oq fazer? É um vector s e sempre calibro antes de andar
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by tbortolotto »

AndréLuiz wrote:No caso do PM estar medindo alto... Oq fazer? É um vector s e sempre calibro antes de andar
Mandar de volta pra fábrica. Mas na boa não é o caso. Tava vendo um detalhe desse teu pedal..

FTP = 238w
NP = 243w
IF > 1 para 4 FUCKING HORAS E 30 MINUTOS?

Teu FTP tá muito, mas mto mto subestimado mano! hahaha
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by Keeepz »

Por isso perguntei pelo menos o tempo...vamo fazer um teste de FTP NA RUA pra testar :cipo5


Porque na rua? porque pelo menos eu, no rolo, não chego nem perto do que faço na rua, só uns 90%
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by AndréLuiz »

Keeepz wrote:Por isso perguntei pelo menos o tempo...vamo fazer um teste de FTP NA RUA pra testar :cipo5


Porque na rua? porque pelo menos eu, no rolo, não chego nem perto do que faço na rua, só uns 90%
Em um trecho aqui Q pega da minha cidade para Uberlândia Q tenho um tempo de 35min... Da pra aquecer até lá apesar de ser descida e fazer o teste de FTP na subida pq o resto do terreno é muito misto
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by AndréLuiz »

Bom dia! Vcs upam os treinos feitos sem o PM para o GC também? Hj vou de mtb...dar uma variada!
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by tbortolotto »

Upo, mas o PMC fica cagado, pq vc fez um esforço que não computou o TSS. Pro PMC, fica como se vc não tivesse feito atividade alguma. Pro seu corpo não. Aí fica difícil alinhar TSB com o fisiológico.

Mais um motivo de pq eu não uso PMC ahahah
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by RodrigoVGA »

tbortolotto wrote:Upo, mas o PMC fica cagado, pq vc fez um esforço que não computou o TSS. Pro PMC, fica como se vc não tivesse feito atividade alguma. Pro seu corpo não. Aí fica difícil alinhar TSB com o fisiológico.

Mais um motivo de pq eu não uso PMC ahahah
Por esse motivo que eu acompanho pelo "Trimp".

Acho que o raciocínio é o mesmo. Pode até dar uma diferença entre um e outro, mas acho que é bem aceitável.

Abs
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by Cebo »

RodrigoVGA wrote:
tbortolotto wrote:Upo, mas o PMC fica cagado, pq vc fez um esforço que não computou o TSS. Pro PMC, fica como se vc não tivesse feito atividade alguma. Pro seu corpo não. Aí fica difícil alinhar TSB com o fisiológico.

Mais um motivo de pq eu não uso PMC ahahah
Por esse motivo que eu acompanho pelo "Trimp".

Acho que o raciocínio é o mesmo. Pode até dar uma diferença entre um e outro, mas acho que é bem aceitável.

Abs

Eu acho que o TRIMP é infinitamente mais eficiente para medir desgaste do que pontos gerados por potência. Um 2x20 com 200 watts de média vai dar sempre o mesmo tanto de desgaste, mesmo que eles tenham sido realizados em situações completamente diferentes. Como o TRIMP funciona com frequência cardíaca, um treino num dia quente, depois de uma noite mal dormida e com o corpo desidratado vai gerar mais desgaste do que um realizado no frio, bem descansado e hidratado, uma sutileza que o medidor de potência não consegue detectar.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by Keeepz »

E vai subestimar MUITO o esforço em treinos com fadiga acumulada, onde se está cansado, e a FC não sobe nem com reza braba...
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by Cebo »

Keeepz wrote:E vai subestimar MUITO o esforço em treinos com fadiga acumulada, onde se está cansado, e a FC não sobe nem com reza braba..
Então, pensei nisso. Mas com fadiga acumulada a potência também não sobe, né?
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by Keeepz »

Mas mesmo muito fadigado é possível rodar em z2/z3 com tranquilidade.
Eu mesmo, cansado dos intervalados, faço meus longos e minha FC fica em z1, bem baixa, e a potência em z2 normalmente.

Agora em zonas mais altas, depende da quantidade de fadiga.
Em mim eu sei que basta um treino de anaerobic capacity pra FC não querer subir, mas a potência no dia seguinte entra. É bem individual.

A verdade é que seja TRIMP ou TSS, são duas métricas válidas para se acompanhar, as duas possuindo pontos fortes e fracos.
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by samuelgouvea »

Keeepz wrote:E vai subestimar MUITO o esforço em treinos com fadiga acumulada, onde se está cansado, e a FC não sobe nem com reza braba...
mas aí vc tem que estar acompanhando o gráfico, sair com TSB indicando fadiga e querer fazer um treino duro fatalmente vai te gerar problemas pra subir a FC! melhor trocar o tipo de treino planejado, hehehe...
Image
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by Cebo »

Keeepz wrote:Mas mesmo muito fadigado é possível rodar em z2/z3 com tranquilidade.
Eu mesmo, cansado dos intervalados, faço meus longos e minha FC fica em z1, bem baixa, e a potência em z2 normalmente.

Agora em zonas mais altas, depende da quantidade de fadiga.
Em mim eu sei que basta um treino de anaerobic capacity pra FC não querer subir, mas a potência no dia seguinte entra. É bem individual.

A verdade é que seja TRIMP ou TSS, são duas métricas válidas para se acompanhar, as duas possuindo pontos fortes e fracos.
Que interessante. Lembro quando saiu aquele vídeo do Froome que ele ataca e o coração acelera pouco que o treinador dele comentou que isso era um indicativo de que ele estava "fresco" ainda. No meu caso realmente não sei. A unica certeza é que cansado não vem nem um nem outro...KKKKKK
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by elgleidson »

tbortolotto wrote:É bem isso aí. Eu só tiraria esse indicador de TSS pq nesse GC a escala do TSS "esmaga" as curvas de CTL, ATL e TSB. Por isso que tirei.
...
Por isso joguei para outro eixo, para ficar separado e não zoar o gráfico.

Image

Image

Image
Post Reply