Dúvidas na troca do pedivela

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
Bi0HaZz4rD
Membro
Posts: 17
Joined: Mon 28 Jul 2014 19:43
Nome Verdadeiro:: Raphael Haro
Location: São Bernardo do Campo

Dúvidas na troca do pedivela

Post by Bi0HaZz4rD »

Fala aí, galera, blz?

Já pesquisei alguma coisa sobre, mas não consegui achar nada específico e gostaria da ajuda dos "universitários", para ter certeza do que preciso observar na compra de um pedivela novo.

Bom, vamos lá! Minha bike, atualmente, está com um pedivela Dura-Ace 7900, com coroas 53x39. Como eu a uso, principalmente, para correr nos Audax da vida e agora estou indo para o 600 de Bertioga, cuja altimetria passa dos 9.000m, preciso de um pedivela compacto para não estourar os joelhos e as pernas rs (quem tiver curiosidade, esse é o percurso: https://ridewithgps.com/routes/9137642" target="_blank).

Em princípio, gostaria de usar o mesmo pedivela, trocando apenas as coroas, mas, pelas minhas pesquisas (aqui no fórum inclusive), as coroas 50x34 não cabem no meu pedivela, certo?

Se não der para trocar as coroas, vou ter que colocar um pedivela Ultegra, pois a grana está curta. Gostaria de saber o que eu perderia com essa troca, ou seja, quais as diferenças entre o Dura-Ace 7900 e o Ultegra 6800.

Outra dúvida é em relação ao modelo do Ultegra, pois a minha bike está com relação de 10v. Haveria problema se eu pegasse o Ultegra 6800 (de 11v) ou eu preciso pegar o 6750 (10v) para ficar compatível com o resto do grupo. Se desse para pegar o de 11v, fica mais fácil para migrar o grupo todo para 11v num futuro tão tão distante rsrs

A última dúvida, eu juro!rs Minha bike possui movimento central BB90, eu preciso me atentar para alguma incompatibilidade com o pedivela novo?

Valeu, rapaziada!!!

Abração
Liter
Membro
Posts: 738
Joined: Sun 07 Dec 2014 20:59

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by Liter »

Bi0HaZz4rD wrote:Em princípio, gostaria de usar o mesmo pedivela, trocando apenas as coroas, mas, pelas minhas pesquisas (aqui no fórum inclusive), as coroas 50x34 não cabem no meu pedivela, certo?

Se não der para trocar as coroas, vou ter que colocar um pedivela Ultegra, pois a grana está curta. Gostaria de saber o que eu perderia com essa troca, ou seja, quais as diferenças entre o Dura-Ace 7900 e o Ultegra 6800.

Outra dúvida é em relação ao modelo do Ultegra, pois a minha bike está com relação de 10v. Haveria problema se eu pegasse o Ultegra 6800 (de 11v) ou eu preciso pegar o 6750 (10v) para ficar compatível com o resto do grupo. Se desse para pegar o de 11v, fica mais fácil para migrar o grupo todo para 11v num futuro tão tão distante rsrs

A última dúvida, eu juro!rs Minha bike possui movimento central BB90, eu preciso me atentar para alguma incompatibilidade com o pedivela novo?

Valeu, rapaziada!!! Abração
Quando tiver duvida é só procurar saber do BCD do Chainring/Pedivela, o compacto usa 110M e o seu 130M, não vai funcionar comprar coroas compactas e o custo delas muitas vezes são muito próximas a um novo pedivela.

E a diferença entra Durace e Ultegra vai ser peso e pode sim usar pedivela 11V com transmissão 10V sem problema.

Quanto ao BB90 é o padrão da Shimano de movimento central de encaixe (sem rosca) vai funcionar qualquer pedivela/crankset com eixo do 24MM ou seja todos os Shimanos, só não errar e comprar um pedivela da Sram ou outro fabricante que seja padrão 30MM do eixo que usa o movimento central no padrão Pressfit 30 (PF30).

Tem 105 por preço muito baixo, se for só para um prova acho besteira gastar um puta grana por isso.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by marcoaleite »

Até acha-se coroas 50/34 com bcd130, mas é muito difícil e raro encontrar. E quando acha, é caro, quase se compra uma pedivela nova. Se você conseguir pegar uma DA9000 seria uma boa, senão uma Ultegra 6800 atende bem, é um pouco mais pesada, umas 100 gr. Mas esses modelos novos com padrão 4 furos já são tudo bcd110, então você consegue montar qualquer tamanho de coroa sem se preocupar com a furação.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Bi0HaZz4rD
Membro
Posts: 17
Joined: Mon 28 Jul 2014 19:43
Nome Verdadeiro:: Raphael Haro
Location: São Bernardo do Campo

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by Bi0HaZz4rD »

Liter wrote:
Bi0HaZz4rD wrote:Em princípio, gostaria de usar o mesmo pedivela, trocando apenas as coroas, mas, pelas minhas pesquisas (aqui no fórum inclusive), as coroas 50x34 não cabem no meu pedivela, certo?

Se não der para trocar as coroas, vou ter que colocar um pedivela Ultegra, pois a grana está curta. Gostaria de saber o que eu perderia com essa troca, ou seja, quais as diferenças entre o Dura-Ace 7900 e o Ultegra 6800.

Outra dúvida é em relação ao modelo do Ultegra, pois a minha bike está com relação de 10v. Haveria problema se eu pegasse o Ultegra 6800 (de 11v) ou eu preciso pegar o 6750 (10v) para ficar compatível com o resto do grupo. Se desse para pegar o de 11v, fica mais fácil para migrar o grupo todo para 11v num futuro tão tão distante rsrs

A última dúvida, eu juro!rs Minha bike possui movimento central BB90, eu preciso me atentar para alguma incompatibilidade com o pedivela novo?

Valeu, rapaziada!!! Abração
Quando tiver duvida é só procurar saber do BCD do Chainring/Pedivela, o compacto usa 110M e o seu 130M, não vai funcionar comprar coroas compactas e o custo delas muitas vezes são muito próximas a um novo pedivela.

E a diferença entra Durace e Ultegra vai ser peso e pode sim usar pedivela 11V com transmissão 10V sem problema.

Quanto ao BB90 é o padrão da Shimano de movimento central de encaixe (sem rosca) vai funcionar qualquer pedivela/crankset com eixo do 24MM ou seja todos os Shimanos, só não errar e comprar um pedivela da Sram ou outro fabricante que seja padrão 30MM do eixo que usa o movimento central no padrão Pressfit 30 (PF30).

Tem 105 por preço muito baixo, se for só para um prova acho besteira gastar um puta grana por isso.
Liter e Marcoaleite, obrigado pela resposta... Eu não tinha noção o que era BCD, até começar a pesquisar sobre a troca das coroas... Aí achei um tópico aqui no fórum mesmo explicando direitinho essa questão e percebi que não daria para trocar mesmo, mas quis me certificar com quem manja!rs

Se a diferença entre o Dura-Ace e o Ultegra é só peso, fico mais tranquilo em fazer a troca... Eu pretendo fazer a troca definitiva do pedivela, não seria para essa prova apenas... Além disso, a venda do pedivela me ajudaria a comprar o Ultegra.

Como vcs disseram que os novos pedivelas vem padrão com BCD 110, eu poderia comprar coroas 53x39 mais pra frente, caso eu veja necessidade de uma relação mais pesada, né?

Que bom saber que não daria problema usar pedivela para 11v no grupo de 10v... Como a diferença é muito baixa (inclusive, o de 11v está mais barato :liz1 ), vou acabar pegando esse mesmo...

Vendo as fotos do Dura-Ace 9000 eu fiquei em dúvida qual o modelo do meu pedivela rsrs... Quando chegar em casa eu vou dar uma olhada com mais calma... Existe alguma marcação no pedivela ou é só dando uma olhada na cara do bicho pra descobrir?

Marcoaleite, esse padrão de 4 furos que você diz são os furos que prendem a coroa, certo?
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by joaojuliomello »

então, eu pensei em uma solução diferente pra mim, no meu caso uso o ultegra 6600, que não tem pedivela compacto. O que pude fazer foi por um cambio de cage longo, onde posso por k7 de mais dentes, rola até 32. é uma solução mais barata que trocar o pedivela. Mas se vc faz muito audax acho q seria até legal trocar os dois hehe
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by marcoaleite »

Bi0HaZz4rD wrote: Vendo as fotos do Dura-Ace 9000 eu fiquei em dúvida qual o modelo do meu pedivela rsrs... Quando chegar em casa eu vou dar uma olhada com mais calma... Existe alguma marcação no pedivela ou é só dando uma olhada na cara do bicho pra descobrir?

Marcoaleite, esse padrão de 4 furos que você diz são os furos que prendem a coroa, certo?
Isso, são os furos que onde se parafusa as coroas na aranha. Na parte interna do braço da pedivela tem o modelo dela gravado. Se o seu for o DA9000, ele já é 4 furos e BCD110, aí seria só trocar as coroas mesmo. Se for o 7900 ele é 5 furos.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Bi0HaZz4rD
Membro
Posts: 17
Joined: Mon 28 Jul 2014 19:43
Nome Verdadeiro:: Raphael Haro
Location: São Bernardo do Campo

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by Bi0HaZz4rD »

joaojuliomello wrote:então, eu pensei em uma solução diferente pra mim, no meu caso uso o ultegra 6600, que não tem pedivela compacto. O que pude fazer foi por um cambio de cage longo, onde posso por k7 de mais dentes, rola até 32. é uma solução mais barata que trocar o pedivela. Mas se vc faz muito audax acho q seria até legal trocar os dois hehe
Eu fiz exatamente isso, mano!!! Comecei colocando um câmbio com cage longo e cassete 12x30, mas ainda assim a coisa tá feia!rs

Depois de pedalar 300km, qualquer lombada vira morro!rs

Então, vou tentar partir para um pedivela compacto tb... Ai talvez já consiga usar um cassete 12x28 para diminuir um pouco os espaços na relação...
leober
Membro
Posts: 44
Joined: Sun 21 Feb 2016 22:53
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: SP - São Paulo

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by leober »

Amigos passei por uma situação parecida.

Fui subir uma serrinha com 15 km de subida e 1.900 metros só que de parede.

Minha bike está atualmente com 9v, Shimano Claris 50/34 e cassete de 11-32 da shimano... não dei conta não.
Queria mudar um pouco a relação para subidas. Pensei em jogar o grupo inteiro pra 11v, mas mesmo assim estou em dúvidas.
In cog we trust
25/50/75/100/115 km - Done

1 - Spz Allez E5 - 8.5 kg - Freccia
vlsantos
Membro
Posts: 25
Joined: Sun 08 Jun 2014 22:22

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by vlsantos »

leober wrote:Amigos passei por uma situação parecida.

Fui subir uma serrinha com 15 km de subida e 1.900 metros só que de parede.

Minha bike está atualmente com 9v, Shimano Claris 50/34 e cassete de 11-32 da shimano... não dei conta não.
Queria mudar um pouco a relação para subidas. Pensei em jogar o grupo inteiro pra 11v, mas mesmo assim estou em dúvidas.
Você precisa de um pedivela com 3 coroas na frente, a menor vai passar de 34x32 para 30x32.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by Papillon »

exato, eu ganhei de um amigo um pedivela 3 coroas que vai pra minha bike urbana... 52-42-30 e talvez use o k7 do trator nela 11-32 9V.
Bi0HaZz4rD
Membro
Posts: 17
Joined: Mon 28 Jul 2014 19:43
Nome Verdadeiro:: Raphael Haro
Location: São Bernardo do Campo

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by Bi0HaZz4rD »

Leober, pelo o que a galera comentou, para essa situação o ideal é partir para o pedivela triplo mesmo, porque alterando de 9v para 11v, você não vai ganhar nada nas subidas. A única diferença seria o escalonamentos das marchas, diminuindo os buracos na relação...
rodrigomarin
Membro
Posts: 317
Joined: Mon 06 Jan 2014 20:19
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin
Location: São Paulo

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by rodrigomarin »

Ou compra pedivela de MTB :lol:
vlsantos wrote:
leober wrote:Amigos passei por uma situação parecida.

Fui subir uma serrinha com 15 km de subida e 1.900 metros só que de parede.

Minha bike está atualmente com 9v, Shimano Claris 50/34 e cassete de 11-32 da shimano... não dei conta não.
Queria mudar um pouco a relação para subidas. Pensei em jogar o grupo inteiro pra 11v, mas mesmo assim estou em dúvidas.
Você precisa de um pedivela com 3 coroas na frente, a menor vai passar de 34x32 para 30x32.
leober
Membro
Posts: 44
Joined: Sun 21 Feb 2016 22:53
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: SP - São Paulo

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by leober »

Galera valeu pelas respostas.

Eu não gostaria de ir pra pedivela triplo. Por peso, e pelo mesmo motivos resolvi aliviar peso na bike para enfrentar a tal subida. ALém do peso da bike já perdi 7 kilos também :jan1

O que pensei é que continuar no kit com cassete de 11-32t (Shimano e Sram). Pensei em utilizar esse kit na bike, já que estou com metade do kit já comprado (passador, cambio frontal e cabos) para 11v.

Minha dúvida fica no pedivela se vou de compacto(50-34) ou normal (52-36)
O que acham?
In cog we trust
25/50/75/100/115 km - Done

1 - Spz Allez E5 - 8.5 kg - Freccia
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by Flavio Tuix »

Vc tem 2 opções:
- colocar PDV triplo
- perder peso.

Não vejo outras opções. Além de, claro, treinar mais.

34x32 já eh uma relação mto leve.

Continue focado nos treinos. Vc vai se adaptar.
Ou parte pro PDV triplo.

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
leober
Membro
Posts: 44
Joined: Sun 21 Feb 2016 22:53
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: SP - São Paulo

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by leober »

Isso mesmo Flávio. Focando na minha perda de peso e da bike.
Fui de 105 para 95 kilos, mas ainda tem chão.

Minha dúvida é se nesse upgrade de kit, vou pro compacto ou aceito o desafio de ir pro normal (52-36)+(11-32t).

Ao trocar o kit de marcha da bike vou ganhar um alivio de peso considerável... o kit que está lá não é grande coisa. O mais básico da shimano :/
In cog we trust
25/50/75/100/115 km - Done

1 - Spz Allez E5 - 8.5 kg - Freccia
schmidt
Membro
Posts: 197
Joined: Tue 23 Jul 2013 15:12
Nome Verdadeiro:: Daniel
Location: Rio de Janeiro - RJ

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by schmidt »

Flavio Tuix wrote:Vc tem 2 opções:
- colocar PDV triplo
- perder peso.

Não vejo outras opções. Além de, claro, treinar mais.

34x32 já eh uma relação mto leve.

Continue focado nos treinos. Vc vai se adaptar.
Ou parte pro PDV triplo.

abrax
Cara, não sei se 34x32 é tão leve assim, quando subo aquele maldito trecho "Cachoeira - Curva do Alívio" (que você conhece) com 34x28 sinto falta de uma relação mais leve, fico em torno 60 e poucos RPM e acho foda.
Um amigo que costuma subir comigo de pedivela triplo gira muito mais leve, particularmente acho o pedivela triplo uma ótima solução.
Image
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by Flavio Tuix »

Schmidt aquele trecho ali nao eh parametro hahahahhaha

Mas o resto do percurso de 34x32 q eh a relacao do Leo, sobe bem.

Agora, ele com 95 kg vai sofrer mesmo. Tem q focar na perda de peso.

Subo de 34x27 e eh punk mas mto bom. Sofrência boa demais hehehe.

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
rodrigomarin
Membro
Posts: 317
Joined: Mon 06 Jan 2014 20:19
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin
Location: São Paulo

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by rodrigomarin »

Desculpe ressuscitar o tópico, mas onde é isso, Leober?
leober wrote:Amigos passei por uma situação parecida.

Fui subir uma serrinha com 15 km de subida e 1.900 metros só que de parede.

Minha bike está atualmente com 9v, Shimano Claris 50/34 e cassete de 11-32 da shimano... não dei conta não.
Queria mudar um pouco a relação para subidas. Pensei em jogar o grupo inteiro pra 11v, mas mesmo assim estou em dúvidas.
agorasim
Membro
Posts: 801
Joined: Thu 08 May 2014 23:03
Nome Verdadeiro:: Paulo Guedes

Re: Dúvidas na troca do pedivela

Post by agorasim »

rodrigomarin wrote:Desculpe ressuscitar o tópico, mas onde é isso, Leober?
leober wrote:Amigos passei por uma situação parecida.

Fui subir uma serrinha com 15 km de subida e 1.900 metros só que de parede.

Minha bike está atualmente com 9v, Shimano Claris 50/34 e cassete de 11-32 da shimano... não dei conta não.
Queria mudar um pouco a relação para subidas. Pensei em jogar o grupo inteiro pra 11v, mas mesmo assim estou em dúvidas.
aposto que é o mont ventoux...rsrs

Leo, pelo oque me consta, sua relação (apesar de ser de 9v) já tem oque tem de mais leve para road, a soma da coroa 34, com pinhão 32.(pra fazer uma relação mais leve que isso, só adaptando um k7 de MTB) passar pra uma relação de 11v velocidades, só vai fazer com que se diminua os buracos entre uma troca e outra de marchas ate chegar na chamada "vovozinha" rs 34/32, cuja a mesma você já tem na sua atual relação.

resumindo, pra seu caso em nada vai adiantar. só vai ter mais gasto, pra no fim acabar parando no que vc já tem. 34/32.

não vai ter muito pra onde correr. o negocio é treinar subidas pra amenizar o sofrimento. rs :voec2 :voec2 :conta1

Code: Select all

1º CORÍNTIOS, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 19, Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.
Image
Post Reply