Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

elgleidson wrote:Po, vou começar a focar nisso também então. Porque eu tenho chassi de Fromme e sei que é difícil eu conseguir manter a força muito tempo. Uma provinha de volta no quarteirão me quebra por causa dessas diferenças bruscas de velocidade, reduz, quase para, arranca, acelera até a morte, mantém o tmepo todo no talo,... é foda.

Vou seguir as dicas de vocês e focar no Muscular Endurance. Valeu galera!!!
Mas aí Gleidson, em critérium, o foco é no anaeróbico mesmo. Cada arrancada exige gerar mta potência num intervalo curto de tempo. Pra isso vc precisa de bastante força pra retomar a velocidade. Muscular Endurance, no meu entendimento, é a força necessária pra "manter" uma certa potência por um longo tempo (TT).

É q eu penso assim (me corrijam se eu estiver viajando) e no rolo é bem visível isso: saia de uma cadência baixa pra uma alta e mantém por alguns segundos. A tendência é q a potência média dos primeiros segundos deve ser maior que do resto do intervalo MESMO se vc tiver usado sempre a mesma cadência. Isso pq a força q vc faz nos primeiros segundos pra vencer a inércia é maior q a força necessária pra manter as pernas girando na cadência alvo. Então a potência gerada no início é produto bem mais do componente TORQUE doq do componente VELOCIDADE ROTACIONAL.

No caso de uma arrancada de critérium vc precisa tanto de torque qto de giro pq vc precisa embalar e com velocidade. Aí o negócio entra na capacidade anaeróbica (L6) mesmo. É o caso do Anaerobic Endurance q o Friel tbm aborda bem, ou seja, não é potencia pura como dos sprinters, mas é aquela coisa mais de puncheur que precisa gerar mta potência, por um curto período de tempo, vindo ela mais da força doq da cadência.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por Potência

Post by elgleidson »

Tens razão tiago, me precipitei.

De qualquer forma, preciso melhorar isso. Só exercito isso nos 2x20, e tenho feito até que bem pouco dos 2x20 nas últimas semanas.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by ftmonjardim »

Por falta de tempo, estou a exatos 10 dias sem subir na bike :lance3 , qual é o estrago disso hein? domingo vou encarar a serra de novo no encontro. Meu ftp antes dessa pausa estava em 240, devo tirar quanto disso ai? uns 10%? não que eu vá me basear nele para subir, apenas como referencia mesmo.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Depois dos 40?

Dois dias longe da bike já é muito. Pelo que eu notei de mim esses dias, perde rápido mas recupera rápido. A potência instantânea fica quase inalterada, mas nos 20 min vai sofrer um pouco mais. Mas domingo é dia de festa, de encontrar amigos e tomar uma breja, não?

Fotos, fotos e fotos, por favor.

Abs.

P.
--
Image
Rico
Membro
Posts: 66
Joined: Tue 29 Mar 2016 00:21
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Re: Treinamento por Potência

Post by Rico »

E pra fechar o ano com chave de ouro, no ultimo dia 15 me envolvi em um acidente na chegada do Pelotão e ganhei uma cirurgia na Clavícula...
Sö passei mesmo para dar um "alow", mas por enquanto tô sem cabeça para a bike.
Obrigado pelos ensinamentos pessoal....
Qualquer coisa estou no instagram @ricardocmamaral
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Pow Rico (ou Ricardo? Vou te chamar de Ricardo hahaha) q "cagada"!! Mas faz parte do esporte né? Coisas desse tipo acontecem. Pelo menos foi no período de "férias" e naturalmente a gente já dá uma amenizadas nos treinos mesmo. Bem, eu pelo menos haha!

Só vim comentar uma coisa rápida: se tem uma coisa fudida em se ter um medidor de potência é poder ver a evolução de forma nítida e objetiva. Infelizmente o mesmo vale pra perda de desempenho, mas faz parte do jogo. Ontem fiz uns intervalos em cadência mais baixa, pra simular subidas e como está "fácil" fazer 6min@300w agora em comparação com meses atrás. Negócio é não vacilar mto no final de ano pra tentar chegar nos 290w de FTP até fevereiro do ano q vem!!!
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Puts Rico! Que mala suerte!! :/ É duro ter que ler isso, mas relaxa que acidentes acontecem. Nosso esporte tem destas situações, assim como no futebol nego rompe ligamento cruzado, no basquete ferra ombro, voley tornozelo... Só se molha quem saí na chuva. Vai me fazer companhia então neste final de ano sem bike! kkk

É isso aí Tiago, não precisa se matar, está vendo! kkk Aprendendo a manter a forma, tu vai longe! ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
SBBR
Membro
Posts: 193
Joined: Sun 26 Jan 2014 19:31
Nome Verdadeiro:: Alexandre Berejuk
Location: Brasilia - DF

Re: Treinamento por Potência

Post by SBBR »

Po Rico, que má notícia. Mais uma clavícula pras estatísticas (eu e mais gente daqui do forum passamos por isso este ano). Melhoras rápidas!
Abraço!
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Então gente, pra qm me segue no facebook, Strava, etc deve estar sabendo q ontem foi dia de subir a Serra do Rio do Rastro! O dia tava bonito, ambiente massa pra kct, mta gente pedalando de outros estados... enfim, clima de festa. Mas vamos aos fatos: meu desempenho. Queria ter subido em abaixo de 1h30 do segmento "oficial" da Serra. Fiz em 1h25, mas do ponto de vista técnico não foi uma experiência boa e eu vou explicar pq. A serra se divide em duas parte bem distintas, na minha opinião: uma até um lanchonete que são 9.2 km a 4.2 % de inclinação com pavimento de asfalto; e a outra de 6.4 km a 9.6% de inclinação com pavimento em concreto.

No asfalto, foram 35 min @ 250w e cad de 84 rpm. No concreto, foram 49 minutos @ 238w e cad de 45 rpm!!!!!!!! O plano era fazer a subida @240-245w e consegui 239w de AP com 247w de NP (VI = 1.03). A parte do asfalto foi sensacional, claro, giro alto, potência boa, ultrapassando vários no caminho (veio um grupo de uns 50 ciclistas de RS no dia). Qdo entrei no concreto foi q percebi q inclinação mal baixava dos 11-12% e aquilo me destruiu. Coloquei na relação mais leve e fui martelando morro acima.... a potência ficou dentro da média esperada não por controle, mas por falta de perna mesmo. Simplesmente eu não tinha forças pra girar acima dos 50 rpm!! A lombar ficou destruída (hahaha) e eu levantei mtas vezes pra aliviar as costas. O cardiorresp tava 100% pq eu tava bem tranquilo @83-84% do FTP, mas as pernas estavam duras. Era mta força em cada pedalada. As pernas não obedeciam. Foi tortura por mtos e mtos minutos até que se iniciou o lance de hairpins e a inclinação voltou pra "folgados" 8-9% e aí consegui completar.

Agora vem um detalhe....
Durante 2 km dos 6.4 de concreto eu pedalei de 39x27 achando q tava de 39x30 (ahahahahahuaheuhaea!!!). Qdo percebi q ainda tinha uma marcha sobrando eu ri e chorei ao mesmo tempo. Mesmo assim, não refrescou tanto assim pq eu ja tava bem morto qdo vi isso. Faz parte!

Agora vem o motivo do post: oq vcs acham q me faltou? Força mesmo? É claro q 87 kg de peso e os 12.5 kg da bike (10.5 kg + 2 kg de extras.... e sim eu pesei tudo antes de subir = nível de psicopatia atingindo proporções criminosas) são o meu maior ponto fraco, mas eu tava imaginando que eu iria sofrer menos. Pelo menos virou um benchmark que preciso arrancar logo logo!
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Lembrei da primeira vez que subi também, 39x25 da e sobra! Aham....

Ali se resume a peso primeiro, depois potência.
Image
Landim
Membro
Posts: 221
Joined: Sat 09 Nov 2013 23:40
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Re: Treinamento por Potência

Post by Landim »

tbortolotto wrote:
Agora vem o motivo do post: oq vcs acham q me faltou? Força mesmo? É claro q 87 kg de peso e os 12.5 kg da bike (10.5 kg + 2 kg de extras.... e sim eu pesei tudo antes de subir = nível de psicopatia atingindo proporções criminosas) são o meu maior ponto fraco, mas eu tava imaginando que eu iria sofrer menos. Pelo menos virou um benchmark que preciso arrancar logo logo!
FAltou relação, com esse peso um compacto 34x36 sobe girando bem, e da pra melhorar a potencia pq o cara consegue girar sem travar, eu já fiz um comparativo numa serra aqui subindo assim e o ganho é absurdo.
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

PH wrote:Lembrei da primeira vez que subi também, 39x25 da e sobra! Aham....

Ali se resume a peso primeiro, depois potência.
Pior q eu acho q foi tu mesmo num postagem por aqui (ou no inominável) dizendo pra alguém q a serra é facinho até chegar no concreto e de lá pra frente o negócio é Russo!

Mas minha dúvida é se eu tivesse acesso a uma marcha mais leve... será q dava pra, girando a 60-70 rpm, eu ter mantido os 250w?

Da próxima vez (espero q mês q vem) quero ir de MTB (nooooooooooooo)... mas vou colocar calçar ela com o Powertap e pneus 700x28. Nem fuuu q vou deixar de coletar esses dados de potência!

edit.: vlw Landim, era esse tipo de referência que eu queria ouvir. Então quem sabe na próxima a coisa melhora mesmo. Vamos treinando (e baixando o peso... preciso chegar nos 80 kg pelo menos!!)
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Bortolotto,

PH resumiu tudo. Peso-potência!!!! Eu acho que faltou aí um treinamento de endurance muscular, uma vez que você disse que suas pernas ficaram duras. Mas arrastar 100 kg por 1:30 não é uma tarefa fácil. Há também algumas coisas que só funcionam se a gente nascer de novo. Eu nunca vou ser um escalador nessa vida.

Abraços.

P.
--
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinamento por Potência

Post by Wanderson Mata »

Serra com configuração de plano nunca mais.

Ontem no encontro do pelote foi f...
Fui de 53x39 e 12x23, rodas Vzan Concept (é o que tenho), e subi beeeem travado :(
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Pois é Pedro eu tbm não, mas oq eu fiquei putasso é q eu tinha "espaço" pra mandar pelo menos uns 250w nesse trecho final. Eu terminei a subida mto "inteiro". Tanto, q na parte plana qdo chega no mirante (coisa de 1.1 km) eu soquei quase 280w sem problemas! Não me faltou fôlego... faltou girar a naba do pedivela.

Mas assim, em todo caso, na próxima eu vou subir numa relação mais leve e comparar.

edit.: TEEEEEEEEEEEEEENNNSSOOO Wanderson!!! o.O
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por Potência

Post by Magnus »

Wanderson Mata wrote:Serra com configuração de plano nunca mais.

Ontem no encontro do pelote foi f...
Fui de 53x39 e 12x23, rodas Vzan Concept (é o que tenho), e subi beeeem travado :(
Eu te avisei....

Image

:lemond1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinamento por Potência

Post by Wanderson Mata »

Magnus wrote:
Wanderson Mata wrote:Serra com configuração de plano nunca mais.

Ontem no encontro do pelote foi f...
Fui de 53x39 e 12x23, rodas Vzan Concept (é o que tenho), e subi beeeem travado :(
Eu te avisei....

[ Imagem ]

:lemond1
Tô pegando umas fotos aqui, vou vender as concept, e troquei de k7 ontem à tarde com o Paulinho, agora tenho 11x28 :nibal3
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinamento por Potência

Post by Wanderson Mata »

Falei besteira acima, ano passado eu tinha um k7 12x25 Ultegra 6600 e não subi ontem com a mesma relação de 2015
Landim
Membro
Posts: 221
Joined: Sat 09 Nov 2013 23:40
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Re: Treinamento por Potência

Post by Landim »

tbortolotto wrote:Pois é Pedro eu tbm não, mas oq eu fiquei putasso é q eu tinha "espaço" pra mandar pelo menos uns 250w nesse trecho final. Eu terminei a subida mto "inteiro". Tanto, q na parte plana qdo chega no mirante (coisa de 1.1 km) eu soquei quase 280w sem problemas! Não me faltou fôlego... faltou girar a naba do pedivela.

Mas assim, em todo caso, na próxima eu vou subir numa relação mais leve e comparar.

edit.: TEEEEEEEEEEEEEENNNSSOOO Wanderson!!! o.O

Depois dos 10% de inclinação não tem jeito, ou vc pesa 60kg ou vc usa um compacto com relação folgadona ou vai travar mesmo, até pq subida com media acima de 8% é cheio de trecho de 13% e acima ai quando embica as pernas enchem e já era. Com 87kg mesmo baixando pra 80 vai travar, não tem jeito, mesmo sendo muito forte é mais eficiente usar essa força toda girando.
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Contrata o tio para lhe ensinar a desenvolver potência girando: :lance6
--
Image
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Treinamento por Potência

Post by vladbarra »

Também tem que perder peso, treinar melhor... Só o cassete e as rodas não fazem milagre.
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por Potência

Post by elgleidson »

Porra Tiago, muito guerreiro subir o Rio do Rastro travadão deste jeito.

Eu sou peso pena (62kg + 9,5kg da bike com água e tudo), então o meu conjunto todo não dá o teu peso hehehehehe. E não tenho vergonha nenhuma de dizer que uso compacto e nem penso em trocar. Eu gosto de subidas, mas odeio girar travado. Também me arrebenta as pernas isso. É bom pra um treininho de força, tipo subir o Morro da Cruz aqui (2.4km acima dos 12% direto e com duas rampas que batem 22%) a 50rpm e tal, mas pra curtir a subida, se sentir melhor, não rola não. O ideal, penso eu, é sempre tá ali nos 70rpm, mas é foda! Ou o cara tem uma relação muito leve ou o cara tem muita potência pra despejar - ou ambos hahahahaha.

Vou ver se mês que vem também subo o rio do rastro, aí te dou um toque quando for. quem sabe combinamos de subir junto.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

elgleidson wrote:Vou ver se mês que vem também subo o rio do rastro, aí te dou um toque quando for. quem sabe combinamos de subir junto.
Excelente... é só planejar q eu consigo antecipar o meu indulto de Natal :cipo5
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Já subi com forma razoável e com 39x28, melhorou demais se comparado a 39x25 gordo, porém não lembro de passar muito de 70rpm nas partes duras... quem vai de compacto pode se beneficiar de cadências mais altas, mas ai depende do que voce treinou também..
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Tiago, tem uma parte fundamental também a se considerar que é a adaptação subidas. Se tu não treina muito subindo uma distância longa, vai sofrer um pouco além do normal mesmo. A adaptação ao tipo de terreno tem importância, eu mesmo sinto dificuldade quando pego uma subida de 5 km ou mais, pois aqui nas minhas bandas não tem uma serra longa e isso faz diferença.
Em SP, quando vou para o Jaraguá, a primeira subida é sempre um martírio! Pode não parecer, mas subir em uma potência constante é diferente de andar no plano com a mesma potência constante. Eu sinto diferença.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
bcgfg
Membro
Posts: 171
Joined: Fri 16 Jan 2015 12:10
Nome Verdadeiro:: Gustavo F. Guidelli

Re: Treinamento por Potência

Post by bcgfg »

tbortolotto wrote:
elgleidson wrote:Vou ver se mês que vem também subo o rio do rastro, aí te dou um toque quando for. quem sabe combinamos de subir junto.
Excelente... é só planejar q eu consigo antecipar o meu indulto de Natal :cipo5
Se me esperarem no mirante, porque subo tão lento quanto um trator velho, subo junto.
bcgfg
Membro
Posts: 171
Joined: Fri 16 Jan 2015 12:10
Nome Verdadeiro:: Gustavo F. Guidelli

Re: Treinamento por Potência

Post by bcgfg »

tbortolotto wrote: Pior q eu acho q foi tu mesmo num postagem por aqui (ou no inominável) dizendo pra alguém q a serra é facinho até chegar no concreto e de lá pra frente o negócio é Russo.
Eu sei que nesse tópico a galera curte dados e tudo mais, entretanto sugiro você subir sem olhar nada, subir e ter a certeza que se esforçou ao máximo, depois pode olhar a vontade.

Você disse em outra mensagem que a inclinação não aliviava, esquece isso, ali até o concreto é muito legal mesmo, subida que pra mim, já é um grande esforço, para os quatis gordos que moram na serra, não parece nada pesado. Ainda assim, tranquila de fazer.

No concreto tem vento, frio, inclinação e um visual absurdo!

Coloca uma tela do Garmin com velocidade e distância, o resto, deixa pra ver no topo da serra, se concentra só em subir.

Reforço: sou um merda em subidas, mas gosto de sofrer um pouco pra aproveitar o embalo.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por Potência

Post by elgleidson »

@tbortolotto, @bcgfg, bora combinar uma subida num fim de semana. Devo descer pro Natal!

@tbortolotto, @bcgfg, bora fazer o Marcio May este findi. É o último dia de inscrição. To destreinado, ultima semana mal pedalei, mas vou assim mesmo, só pela diversão e clima!
bcgfg
Membro
Posts: 171
Joined: Fri 16 Jan 2015 12:10
Nome Verdadeiro:: Gustavo F. Guidelli

Re: Treinamento por Potência

Post by bcgfg »

Não conseguirei ir ao Márcio May, talvez no próximo ano.
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

elgleidson wrote:@tbortolotto, @bcgfg, bora combinar uma subida num fim de semana. Devo descer pro Natal!

@tbortolotto, @bcgfg, bora fazer o Marcio May este findi. É o último dia de inscrição. To destreinado, ultima semana mal pedalei, mas vou assim mesmo, só pela diversão e clima!

Diversão = sofrimento e clima = + sofrimento né kkkk
Image
Post Reply