Mas aí Gleidson, em critérium, o foco é no anaeróbico mesmo. Cada arrancada exige gerar mta potência num intervalo curto de tempo. Pra isso vc precisa de bastante força pra retomar a velocidade. Muscular Endurance, no meu entendimento, é a força necessária pra "manter" uma certa potência por um longo tempo (TT).elgleidson wrote:Po, vou começar a focar nisso também então. Porque eu tenho chassi de Fromme e sei que é difícil eu conseguir manter a força muito tempo. Uma provinha de volta no quarteirão me quebra por causa dessas diferenças bruscas de velocidade, reduz, quase para, arranca, acelera até a morte, mantém o tmepo todo no talo,... é foda.
Vou seguir as dicas de vocês e focar no Muscular Endurance. Valeu galera!!!
É q eu penso assim (me corrijam se eu estiver viajando) e no rolo é bem visível isso: saia de uma cadência baixa pra uma alta e mantém por alguns segundos. A tendência é q a potência média dos primeiros segundos deve ser maior que do resto do intervalo MESMO se vc tiver usado sempre a mesma cadência. Isso pq a força q vc faz nos primeiros segundos pra vencer a inércia é maior q a força necessária pra manter as pernas girando na cadência alvo. Então a potência gerada no início é produto bem mais do componente TORQUE doq do componente VELOCIDADE ROTACIONAL.
No caso de uma arrancada de critérium vc precisa tanto de torque qto de giro pq vc precisa embalar e com velocidade. Aí o negócio entra na capacidade anaeróbica (L6) mesmo. É o caso do Anaerobic Endurance q o Friel tbm aborda bem, ou seja, não é potencia pura como dos sprinters, mas é aquela coisa mais de puncheur que precisa gerar mta potência, por um curto período de tempo, vindo ela mais da força doq da cadência.