Marino,
É uma posição dúbia, que se pode ler assim: os músicos não saem ganhando com os álbuns, mas com os shows. Então, as gravadoras que se explodam se houver pirataria? Neste caso, importam os músicos, e não a gravadora. No caso dos filmes, os produtores continuarão a fazer filmes mesmo com a pirataria, mas o que te faz pensar que a indústria de bicicletas não continuará? Ela continuará. O Papito mostrou aí que o nome ganhou um status maior ainda.
A Itália, de fato, é um lugar incrível, desde a época da Roma Clássica. Eu dei o exemplo de que o governo italiano é bem corrupto, desde há muito tempo. Vide Berlusconi, só isso, mas eu não disse que é um lugar ruim, pelo contrário.
Eu entendo o que você disse depois, em sua segunda postagem. E eu respeito sua posição. Respeito e admiro muito o
nonno Giggio.
Você disse: “
Agora pegue o sr. Xan Xi Xuan, fabricante das Chinarello. Provavelmente é muito mais rico que o sr. Pinarello, as custas de trabalho escravo e trocentas outras coisas erradas que devem ter aí pelo caminho”.
E eu concordo 100% com a sua posição, ainda que seja uma mera especulação sem fundamento imanente.
Eu tenho um livro publicado cujo e-book é gratuito e o impresso custa apenas o preço de produção, e é feito por uma editora pública universitária. Acho que este é o espírito.
Denise,
Obrigado pela informação lá do outro fórum.
Eu concordo com todas as suas posições expressas acima.
Papito,
Creio que você definiu excelentemente bem toda a questão. Especialmente sobre exemplos análogos sobre a Nike. Eu vi isso também.
Que história do seu projeto!
Mas, como dizem que quando chamam um Velobuild de OEM morre um golfinho, quando chamam de comunistas os chineses morre um cardume de sardinha que alimentaria a peãozada. Comunismo não é a apropriação comum dos bens de produção, já que as mercadorias são socialmente produzidas e individualmente apropriadas no mundo do capital? Então, o comunismo é historicamente virgem, e nem chegou a dar sinais de aparição na antiga URSS ou nesta China. Mera nomenclatura despropositada. Mas não vamos entrar nisso, pois não é o tópico, certo?
Reinaldo,
Não leva o nome nem a pecha, mas a China é um país capitalista. Leia, se quiser e se eu puder dar uma indicação, O
Desafio e o Fardo do Tempo Histórico, de Mészáros.