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Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 14:03
by PH
Não fui pq estava totalmente lesado, peguei uma gripe desgraçada na volta master, na etapa de domingo já estava bem mal, e a dor que tinha no joelho esquerdo migrou pro joelho direito. Fiquei em casa e tomei uma cerveja rss, chega de tomar pau esse ano. A federação erra de vez em quando, a melhor saída nesses casos é buscar todo mundo e ir todo mundo lá explicar. Acontece nas melhores famílias.
Eu vi que na volta master você andou na frente quando mas deveria estar atrás bem escondido rss, quando a chinela cantou você já estava mais desgastado do que o normal. Os ataques até que estavam mais fortes do que o usual, é o que acontece nas vésperas dos jogos abertos, uns et's começam a aparecer no pelotão, capiche? Na ultima volta ainda tentei um ataque desesperado mas as pernas já tinham ido a tempos, tava só no pó. Fiquei acima de 700W um tempão, não deu para eliminar quase ninguém, todo mundo passou junto e quase me largaram lá no topo.
O melhor termômetro mesmo são os gordinhos, se eles estão passando nas subidas é pq está fraco em geral. Imagino que no Vale europeu deve ter picado todo mundo, subidas mais fortes e mais longas, seleção natural no seu melhor.
Ano que vem vai ser melhor!
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 14:51
by marcoaleite
Xiii, então só muda o endereço hein. Aqui em véspera de regionais e abertos surgem os et's também! rsrsrs
É FIDA, para andar com estes caras tem que estar muito forte ou muito leve. Ou os dois!
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 15:10
by portoga
Dúvida aos que estão considerando comprar um PM Stages ou similar:
Se é para ter um PM em apenas um lado da pedivela, não é mais vantajoso comprar um Garmin Vector S, que tem um preço próximo ao Stages?
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 16:42
by tbortolotto
Falando nisso, bem que o Carvalho podia fazer um minireview da experiência dele com o Vector. Não conheço usuários reais desse PM no Brasil pra dar uma opinião sobre o dito cujo...
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 16:51
by elgleidson
marcoaleite wrote:Xiii, então só muda o endereço hein. Aqui em véspera de regionais e abertos surgem os et's também! rsrsrs
É FIDA, para andar com estes caras tem que estar muito forte ou muito leve. Ou os dois!
O problema é que muitos desses ETs devem estar com o hematócrito lá em cima hahahahaha. Vide o gringo, atacando de bandeira no circuito e dando uma volta no pelotão e também atacando de bandeira na estrada e nem querendo revesar com o Goes do Avaí (segundo o Goes, ele queria puxar um pouco e aí o gringo acelerava mais ainda, coisa de outro mundo! kkkkkkkkkkk).
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 16:54
by Marcelo Marino
Outro problema do Stages é o consumo excessivo da bateria, apesar de ter melhorado ainda é gastão.
Se tiver uma diferença grande de força nas pernas (acredite, isso é bem mais comum que se imagina), para mim perde todo o sentido.
Agora, acho que todos os medidores tem pontos negativos, dos mais baratos aos mais caros.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 17:10
by elgleidson
portoga wrote:Dúvida aos que estão considerando comprar um PM Stages ou similar:
Se é para ter um PM em apenas um lado da pedivela, não é mais vantajoso comprar um Garmin Vector S, que tem um preço próximo ao Stages?
Pelo que pesquisei:
- Powertap G3 hub =~ U$ 750
- Stages pra um pedivela Ultegra =~ U$ 900
- Garmin Vector S =~ U$ 900 (com possibilidade de gastar mais uns U$ 700 depois e fazer o upgrade pra medir dos 2 lados)
Realmente, se fosse pra gastar esta grana, eu optaria pelo Garmin. Mas vou esperar lançarem o 4iii, que dizem que sairá por U$ 400!

Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 17:24
by PH
elgleidson wrote:marcoaleite wrote:Xiii, então só muda o endereço hein. Aqui em véspera de regionais e abertos surgem os et's também! rsrsrs
É FIDA, para andar com estes caras tem que estar muito forte ou muito leve. Ou os dois!
O problema é que muitos desses ETs devem estar com o hematócrito lá em cima hahahahaha. Vide o gringo, atacando de bandeira no circuito e dando uma volta no pelotão e também atacando de bandeira na estrada e nem querendo revesar com o Goes do Avaí (segundo o Goes, ele queria puxar um pouco e aí o gringo acelerava mais ainda, coisa de outro mundo! kkkkkkkkkkk).
Quem é o Gringo? Aquele cara que tem as pernas tamanho de duas toras?
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 17:35
by PH
elgleidson wrote:portoga wrote:Dúvida aos que estão considerando comprar um PM Stages ou similar:
Se é para ter um PM em apenas um lado da pedivela, não é mais vantajoso comprar um Garmin Vector S, que tem um preço próximo ao Stages?
Pelo que pesquisei:
- Powertap G3 hub =~ U$ 750
- Stages pra um pedivela Ultegra =~ U$ 900
- Garmin Vector S =~ U$ 900 (com possibilidade de gastar mais uns U$ 700 depois e fazer o upgrade pra medir dos 2 lados)
Realmente, se fosse pra gastar esta grana, eu optaria pelo Garmin. Mas vou esperar lançarem o 4iii, que dizem que sairá por U$ 400!

Eu mudei minha opinião bruscamente nos ultimos tempos.
Ainda considero o PT o melhor custo benefício, workhorse mesmo, pode usar sem se preocupar com nada, só trocar a bateria quando arriar e pronto. Comprar um PT usado de fora é de longe a melhor alternativa para começar a treinar com potência.
Depois disso, se estiver apertado de grana, compraria um SRM com fio. O ARocha comprou um recentemente no ML por 1200 dilmas, achei excelente negócio, teria me interessado se não fosse bcd misto 110/130.
Stages, só se for muito barato. Da pra comprar um Quarq novo praticamente pelo mesmo valor, ainda é mais negócio.
Garmin Vector parece ser o que mais da manutenção (do tipo de acertar o torque bonitinho etc). Vi bastante reclamação de quebra dos pods, não sei se é causado pelos marreteiros brasileiros ou se confere com o resto do mundo.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 17:58
by elgleidson
PH wrote:elgleidson wrote:marcoaleite wrote:Xiii, então só muda o endereço hein. Aqui em véspera de regionais e abertos surgem os et's também! rsrsrs
É FIDA, para andar com estes caras tem que estar muito forte ou muito leve. Ou os dois!
O problema é que muitos desses ETs devem estar com o hematócrito lá em cima hahahahaha. Vide o gringo, atacando de bandeira no circuito e dando uma volta no pelotão e também atacando de bandeira na estrada e nem querendo revesar com o Goes do Avaí (segundo o Goes, ele queria puxar um pouco e aí o gringo acelerava mais ainda, coisa de outro mundo! kkkkkkkkkkk).
Quem é o Gringo? Aquele cara que tem as pernas tamanho de duas toras?

Exato!
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 18:03
by elgleidson
PH wrote:elgleidson wrote:portoga wrote:Dúvida aos que estão considerando comprar um PM Stages ou similar:
Se é para ter um PM em apenas um lado da pedivela, não é mais vantajoso comprar um Garmin Vector S, que tem um preço próximo ao Stages?
Pelo que pesquisei:
- Powertap G3 hub =~ U$ 750
- Stages pra um pedivela Ultegra =~ U$ 900
- Garmin Vector S =~ U$ 900 (com possibilidade de gastar mais uns U$ 700 depois e fazer o upgrade pra medir dos 2 lados)
Realmente, se fosse pra gastar esta grana, eu optaria pelo Garmin. Mas vou esperar lançarem o 4iii, que dizem que sairá por U$ 400!

Eu mudei minha opinião bruscamente nos ultimos tempos.
Ainda considero o PT o melhor custo benefício, workhorse mesmo, pode usar sem se preocupar com nada, só trocar a bateria quando arriar e pronto. Comprar um PT usado de fora é de longe a melhor alternativa para começar a treinar com potência.
Depois disso, se estiver apertado de grana, compraria um SRM com fio. O ARocha comprou um recentemente no ML por 1200 dilmas, achei excelente negócio, teria me interessado se não fosse bcd misto 110/130.
Stages, só se for muito barato. Da pra comprar um Quarq novo praticamente pelo mesmo valor, ainda é mais negócio.
Garmin Vector parece ser o que mais da manutenção (do tipo de acertar o torque bonitinho etc). Vi bastante reclamação de quebra dos pods, não sei se é causado pelos marreteiros brasileiros ou se confere com o resto do mundo.
Pois é, depois de ver vcs falando tanto, comecei a cojitar a possibilidade de um PT usado no ebay.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 18:53
by PH
elgleidson wrote:
PH wrote:
Quem é o Gringo? Aquele cara que tem as pernas tamanho de duas toras?

Exato!
Bizarro cara, aquilo parece mais um tumor hahaha
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 19:54
by marcoaleite
Tora foi foda! Kkkkk Imagino o naipe do peão!
Também acho que o PT a melhor alternativa para quem quer começar. Eu montei aquele cubo wired em um aro alu/carbono de 80 mm e ainda 32 raios e ficou com 1279 gr, mais leve do que a roda original perfil baixo que estava montado que pesava 1440 gr.
Então se não quer de inicio ter duas rodas, pode colocar um cubo destes em um aro de 38 mm e vira uma roda pau para toda obra, seja treinar ou correr.
O único inconveniente é treino no rolo, quem é adepto precisaria de dois cubos, ficar trocando pneu ou partir para um medidor na pedivela. Esse Vector ainda não me pegou, um conhecido aqui tem e na época quase consegui um negócio bom nele, mas no final achei o p2max mais negócio pelo conjunto.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 19:57
by ftmonjardim
Tava pedalando esses dias com um cara de bmc com vector , tava dando uma diferença grande na minha potência para a dele, eu tava mantendo 220 e ele do meu lado mantinha 170, peso parecido.
foi oque o PH disse, garmin tem que estar bem calibradinho com o torque correto.
ainda acho PT pau para toda obra.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 20:14
by Marcelo Marino
Com a atualização do firmware esse problema da calibração do Garmin foi resolvido, não?
A parte ruim do Power Tape é ficar engessado com uma roda, não poder usufruir de rodas com construções melhores.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 20:21
by ftmonjardim
Marcelo Marino wrote:Com a atualização do firmware esse problema da calibração do Garmin foi resolvido, não?
A parte ruim do Power Tape é ficar engessado com uma roda, não poder usufruir de rodas com construções melhores.
não. ainda precisa de um valor x correto de aperto.
PT eu aconselho 24 ou 28. da pra montar até roda zipp neles.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 20:31
by Marcelo Marino
E aí vai ter que treinar de Zipp ou ter duas rodas com Power Tap.
O cubo nunca vai ser como o do projeto original e ainda a maioria é montada com raios com a ponta em J e isso fica muito ruim para uma roda.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 20:35
by ftmonjardim
Marcelo Marino wrote:E aí vai ter que treinar de Zipp ou ter duas rodas com Power Tap.
O cubo nunca vai ser como o do projeto original e ainda a maioria é montada com raios com a ponta em J e isso fica muito ruim para uma roda.
tem cubo com raio straight também a PT.
eu montei 2 rodas por o preço de 1 stages.
Bom, se o Clythio que é mestre aprova as rodas zipp com pt não vou eu discordar dele.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 20:47
by Marcelo Marino
Eu sei, por isso disse a maioria, mas as medidas do cubo são diferentes e aí muda a roda como foi projetada.
O Clythio é um cara bem inteligente e eu concordo com um monte de coisa que ele fala, mas não necessariamente ele não pode ver um ponto negativo aí. Não estou falando que o negócio é uma merda, é só um ponto negativo, a restrição com rodas.
Para treinar inclusive o Clythio usava um aro simples com 32 raios.
No meu caso por exemplo eu teria que me desfazer de uma Fulcrum R1 e todo o custo benefício que uma roda desse tipo oferece.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 20:59
by ftmonjardim
Marcelo Marino wrote:Eu sei, por isso disse a maioria, mas as medidas do cubo são diferentes e aí muda a roda como foi projetada.
O Clythio é um cara bem inteligente e eu concordo com um monte de coisa que ele fala, mas não necessariamente ele não pode ver um ponto negativo aí. Não estou falando que o negócio é uma merda, é só um ponto negativo, a restrição com rodas.
Para treinar inclusive o Clythio usava um aro simples com 32 raios.
No meio caso por exemplo eu teria que me desfazer de uma Fulcrum R1 e todo o custo benefício que uma roda desse tipo oferece.
para quem já tem roda top não vale a pena mesmo.
Mas para partir do zero vale.
o Clythio fez isso tb, montou uma roda para treino e outras para competir.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 21:02
by ftmonjardim
Outra coisa que eu não entendi,qual a desvantagem em raio J?
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 21:11
by Marcelo Marino
Rigidez e reatividade.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 21:34
by ftmonjardim
Marcelo Marino wrote:Rigidez e reatividade.
tem algo escrito sobre isso? pois rodas tops como enve, dtswiss fazem raio J
Re: Treinamento por Potência
Posted: Tue 18 Nov 2014 23:25
by Marcelo Marino
Segundo o Paul Lew 40% da rigidez da roda vem dos raios, acho que já postei esse artigo aqui.
Como deve fazer para o raio ser mais rígido aí está nos livros de Mecânica (não de bicicleta, mas sim a área da física que leva esse nome).
Só parar para pensar, um raio J tem liberdade de movimento em duas direções, um raio encaixando nos entalhes do cubo não.
Mais simples de entender,, conhece alguma roda top de linha com raios J?
Nem precisa ser top, mas as grandes marcas fazem a maioria de suas rodas assim.
Os raios comuns tem sua utilidade, mas não quer dizer que são melhores em questão de performance, mesmo sendo de grandes marcas.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Wed 19 Nov 2014 00:38
by ftmonjardim
Marcelo Marino wrote:
Mais simples de entender,, conhece alguma roda top de linha com raios J?
não estou duvidando não, é que realmente gostaria por curiosidade ver se achava alguma comparação de rodas entre J e Straight Pull spoke, já que como viu, tem bastante roda top com spoke em J.
Inclusive no site da Dtswiss diz que o problema é que o J quebra mais fácil por erro de montagem.
s there any significant loss in strength between a J-bend or a straight-pull spoke in real life?
J-bends spokes tend to suffer more breakage issues due to poor build quality and low spoke tension. Also, some hubs have spokes holes too large, which causes poor fit of the elbow. Most of the time you can chalk up premature J-bend spoke breakage to corners being cut in the wheel-building process. For example: it's always surprising to me to see a shop build wheels without the use of a spoke tensiometer. To me, that's like trying to build a house without a tape measure! I can't speak for other brands of spokes, but I can say that our J-bend and our straight-pull spokes are very close in quality and strength. Going forward, DT Swiss will be offering more versions of straight-pull spokes due to numerous requests as field replacements on other brands of wheels/build, or for new wheel builds on DT hubs.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Wed 19 Nov 2014 08:40
by PH
Maior parte das Enve e acho que quase a totalidade das zipp's vem com sapim cx-ray. Pra mim esse raio é cara, só uso desses nas minhas montagens e se for comprar uma roda montada prefiro que já venha com ele. Independente de ser J-bend ou reto, se começar com o raio certo a chance de dar problema é miníma.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Wed 19 Nov 2014 09:12
by Marcelo Marino
Bom, desencana então, você só vai acreditar se o Clythio ou o Dcrainmaker falar.
Não vou ficar tentar provando nada.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Wed 19 Nov 2014 09:32
by PH
Ah, e os raios da zipp são retos, não J-bend. Essa imagem acima da a impressão contrária, mas são retos mesmo. Não lembro de ter visto um desses quebrados também.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Wed 19 Nov 2014 10:12
by ftmonjardim
Marcelo Marino wrote:Bom, desencana então, você só vai acreditar se o Clythio ou o Dcrainmaker falar.
Não vou ficar tentar provando nada.
Bom, só queria saber o quanto ela é menos rigida e ativa para se tornar um ponto negativo.
Nem sei porque perco tempo kkk.
Re: Treinamento por Potência
Posted: Wed 19 Nov 2014 12:25
by marcoaleite
Eu montei a minha com sapim cx-ray. O cara que montou ficou impressionado com a leveza dos raios. Talvez faça o mesmo nas full carbon. Ah, detalhe para a rigidez que a roda ficou, sprintei com o perfil 80 e não torce nada.