Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
ftmonjardim
Membro

Re: Treinamento por Potência

Post by ftmonjardim »

O g3 já usa a 2032, os modelos anteriores usam 2 menores.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Landim
Membro
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Post by Landim »

Foi uma bela surpresa quando abri meu G3 novo e vi que dentro era bem mais robusto e usava a 2032 em vez daquelas porcarias difíceis de achar das SR44.

Paulo segue comparativo entre PT x TR(KKRM com pneu Victoria pra rolo com 110psi, todos os outros testes foram a 100psi, a pressão do rolete é sempre a mesma, depois que coloco a roda no rolo não mexo mais nela, deixo o pneu seco na bike entre um treino e outro)

PT: 219/221w
TR: 234/236w
(-): 15/15w

Semana que vem faço com um pneu comum.
Image
portoga
Membro
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Post by portoga »

Pessoal, devido à chuva acabei não indo ao centro ontem para resolver uma coisa e aproveitar para passar na loja mencionada no outro post para ver a disponibilidade de baterias.
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

a porcaria dos correios errou a entrega das pilhas para o PowerTap e comprei a LR44, coloquei no PT e o garmin reconheceu o mesmo, amanhã cedo eu saiu para testar, acredito que não deva estragar o PT, no máximo vai acabar a bateria rapidinho.
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Post by Keeepz »

Aqui nem é o tópico correto para o que vou falar, mas acho que vocês que tem PM poderiam ter uma melhor noção e me ajudar.

Tem um segmento aqui (https://www.strava.com/activities/39051 ... 9350420385" target="_blank), que tem vento a favor e é bastante plano, e nessa época do ano o vento é bem forte e constante.

O atual KOM fez 48,3km/h de média, 7:56, 379W Médios.
Eu estou em segundo com 46,7km/h, 8:13.

Eu usando aquela calculadora (kreuzotter), fiz alguns calculos pra estimar minha potência pra esse segmento, apesar de saber que o ERRO será bem grande, mas queria algo pelo menos com 20W de precisão.

Jogando na calculadora, o KOM desenvolveria 44km/h sem vento.
Eu pra desenvolver essa mesma velocidade, precisaria de 340W.
To pensando que no dia que fiz, por exemplo, o vento estaria um pouco mais forte, me ajudando em 6km/h. logo, eu teria q desenvolver sem vento 40,7km/h. Necessários 275W ( valor que acho aceitavel pra minha pau de ratisse).

Vocês que andam com PM, e são pequenos e pesam 60kgs, acham normal andando com um generoso vento a favor, a 275W, e rodar a 46kmh de média? Ou acham que dá pra rodar com menos Watts? ou 275 é pouco?
Landim, tu que já passou muito nesse segmento, o que acha?

Sei que é meio complicado até de entender meu raciocínio, e o erro é grande, mass................
portoga
Membro

Post by portoga »

Keepz, tenho 61Kg.

Manter 275W é foda para mim. Acho que em 40 minutos conseguia manter algo ao redor de 230W. Agora, destreinado e sem treinar, nem imagino!
Image
portoga
Membro

Post by portoga »

Keepz, tenho 61Kg.

Manter 275W é foda para mim. Acho que em 40 minutos conseguia manter algo ao redor de 230W. Agora, destreinado e sem treinar, nem imagino!
Image
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

62kg aqui, deixa eu ver se te ajudo. Vou procurar no meu Strava uns treinos num plano que a galera usa aqui e já te mostro os dados de potência.
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Vamos lá então.

Primeiro: 275W é muita coisa! Pelo menos pra mim é. Por que digo isso? No meu teste de FTP (TT de 20min no esforço máximo que eu suportaria isso), passei num trecho bem plano a 42.3 km/h de média e 248 W de média. Aqui: https://www.strava.com/activities/275382882#6450536232

Pra comparar, segue 3 outros esforços no mesmo trecho: Quando eu fazia os tiros em VO2max, normalmente eu andava a uns 45~47 km/h, sem vento. E isso é 238 - 272 W pra mim.

Com vento a favor, eu diria que tu precisaria de pouca coisa acima dos 200 W pra isso. Por que? Exemplo:

https://www.strava.com/activities/336637836#7984900437
42.1 km/h de média e apenas 204 W de média. Compare com os demais acima e tu vai ver o poder que um vento a favor faz! Viu a diferença? No meu teste de FTP eu praticamente andei na mesma velocidade, ambos os trechos são totalmente planos, mas olha a diferença de potência de um e de outro: preciso de quase 50 W a mais pra andar igual, mas sem vento me ajudando.

Então dizer que precisa de 275W pra andar com vento a favor e "só" a 47km/h acho que é MUITO! Precisar de 275 W pra andar a 47km/h tá mais pra fazer isso sem vento.

Obs.: se não conseguir ver os links, pede pra me seguir no Strava.
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Complementando, segue outro trecho, de um teste de FTP: https://www.strava.com/activities/310134225#7311340508

45.2 km/h de média e 264 W de média!

Então 275 W seria pra andar a 47km/h sem vento.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Tem uma descida boa no começo, ali ajuda bem a subir essa média de velocidade.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

elgleidson wrote:Complementando, segue outro trecho, de um teste de FTP: https://www.strava.com/activities/310134225#7311340508

45.2 km/h de média e 264 W de média!

Então 275 W seria pra andar a 47km/h sem vento.

Como o marco falou, tem uma descida, o trecho todo tem um desnivel de -1%, o que já aumenta bem a velocidade.
Mas seus dados ja me ajudaram bastante..o vento da um empurrao FORTE uhahuahuahua.

Agora esse medidor de potencia desse cara que comparei ta desrregulado, ou ele pesa 200kgs uahuahuahua
380W? WTF.

Eu já imaginava que eu não tava tão forte assim, claro, mas acho que deve ter sido pelo menos uns 240w.
Estimando calculo de potência em uma serra sem descansos no meio, fiz 230w pra 42min ( usando a formula da VAM do Dr. Ferrari).

Preciso urgente de um PM. Se alguem tiver mais dados pra dar uma ajuda.. :conta1

edit: Esses dois segmentos aqui me deram uma noção legal, sabe dizer mais ou menos como é o vento por ae?

Pedagio-elevado e elevado pedágio.

https://www.strava.com/activities/33663 ... 7984900450" target="_blank
https://www.strava.com/activities/33663 ... 7984900425" target="_blank

Fica clara a diferença, e aqui como o vento é muito forte, a diferença deve ser ainda mais absurda.
raulfragoso
Membro
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso

Post by raulfragoso »

Keeepz wrote: Agora esse medidor de potencia desse cara que comparei ta desrregulado, ou ele pesa 200kgs uahuahuahua
380W? WTF.
Não parece estar desregulado, note que 380w é a média para o segmento que o cara fez em menos de 8 minutos. Eu que sou gordo, pangaré e não treino com muita regularidade, consigo manter 300w em 8 minutos.
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

Show Raul.
Então peso é um diferencial enorme, mesmo no plano.
Porque eu precisaria de uns 250w pra fazer a mesma coisa que ele fez com 380w.
(alem que quanto mais pesado, deve ser maior e mais largo, menos aerodinâmico etc).

Coisas que só saberei com dolar abaixo de 3 reais...resumindo: Adeus PM.
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Aqui sempre tem vento. De manhã cedinho tem dias que não tem, mas vai tendo a medida que vai ficando mais tarde. Dia de vento mesmo, com vento sul, aí é foda: é fazer MUITA força pra andar a 25km/h no máximo hahahahaha. Não gosto desses dias de muito vento porque não rende muito, só desgasta demais.
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

É mais ou menos igual aqui então, a diferença é que não tem horário sem vento :vino2
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

O problema é que não dá para comparar potência no plano e potência subindo. No plano a relação W/kg não prevalece como numa subida, e digo mais, ser leve tem horas que mais atrapalha do que ajuda no plano.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

marcoaleite wrote:O problema é que não dá para comparar potência no plano e potência subindo. No plano a relação W/kg não prevalece como numa subida, e digo mais, ser leve tem horas que mais atrapalha do que ajuda no plano.

Vento contra por exemplo, eu acho que é uma dessas horas. Sofro bastante.
Em descida então nem comento, enquanto pedalo bastante numa serra que tem aqui, um amigo meu não pedalou NENHUMA vez, sendo mais pesado uns 25kgs.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

elgleidson wrote:Aqui sempre tem vento. De manhã cedinho tem dias que não tem, mas vai tendo a medida que vai ficando mais tarde. Dia de vento mesmo, com vento sul, aí é foda: é fazer MUITA força pra andar a 25km/h no máximo hahahahaha. Não gosto desses dias de muito vento porque não rende muito, só desgasta demais.
Chupa seus magrelos :lance5
Landim
Membro

Post by Landim »

raulfragoso wrote:
Keeepz wrote: Agora esse medidor de potencia desse cara que comparei ta desrregulado, ou ele pesa 200kgs uahuahuahua
380W? WTF.
Não parece estar desregulado, note que 380w é a média para o segmento que o cara fez em menos de 8 minutos. Eu que sou gordo, pangaré e não treino com muita regularidade, consigo manter 300w em 8 minutos.

Acho que tem alguma pegadinha ai, além de ele ter ido fazer só isso, acho que tava de pelotinho, no mínimo, ou até vácuo de moto.
Image
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

Landim wrote:
raulfragoso wrote:
380W? WTF.

Acho que tem alguma pegadinha ai, além de ele ter ido fazer só isso, acho que tava de pelotinho, no mínimo, ou até vácuo de moto.
Domingo fiquei sabendo que tava ele e o Elionai..
Se tinha mais alguém além dos dois, não sei.

O que acho mais estranho mesmo não é nem terem roubado meu KOM, mesmo que tenham sido dois ou mais revezando algo que fiz sozinho, mas acho muita potência 380W pra pouca velocidade com vento a favor, ou posso estar enganado...sei lá mais o que achar :wigo2
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Também acho potência demais pra velocidade e vento a favor. A não ser que o cara pese tipo uns 120kg ou mais hahahahaha.

E é potência de verdade ou potência estimada pelo Strava? Por que pelos dados, tá mais pra ser algo estimado pelo Strava, que não leva vento em consideração.
raulfragoso
Membro
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso

Post by raulfragoso »

Não acredito ter pegadinha alguma. O cara é forte, mas não parece ser nada de outro mundo.

A atividade toda teve apenas 16km, com uma potência média de 291w e NP de 318w, ou seja, o cara foi lá só pra fazer força nesse segmento específico:

Image

Basicamente ele já aqueceu bem até chegar no começo do segmento, e depois socou a bota. O gráfico de distribuição das zonas de potência mostra isso também:

Image

E os dados de potência são reais, no Strava o ícone de raio junto ao valor da potência quer dizer que um PM real foi usado:

Image
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Sei lá, eu achei 380 W muito exagerado para "apenas" 48km/h com vento forte a favor. Se fosse sem vento acho que estaria de acordo, mas enfim, se o PM diz que foi 380, é porque foi! Não discuto com números hhahahahaha
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

O que me deixou encucado desde o começo é isso.
Eu não duvido, jamais, que ele fez 380W nesse segmento, não mesmo!!!! Totalmente possivel, eu não to discordando disso.

Mas 380W e só fez 1,6km/h a mais na média do que eu fiz com uns 230~250w? Achei que daria muito mais velocidade...mas vai que impossivelmente não tinha quase vento nesse dia...então faz sentido.
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Alguém reparou no Fc?
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

A FC está boa.

Keepz, de onde vem essa sua estimativa de potência? No brasileiro de CRI, eu fiz 287 W em quase 25 min e 40.3 de média. Quem subiu no pódio rodou a 46 de média e na faixa dos 350 W. E lá era plano, tinha um pouco de vento, mas dá para ter uma noção de grandeza.
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

marcoaleite wrote:A FC está boa.

Keepz, de onde vem essa sua estimativa de potência? No brasileiro de CRI, eu fiz 287 W em quase 25 min e 40.3 de média. Quem subiu no pódio rodou a 46 de média e na faixa dos 350 W. E lá era plano, tinha um pouco de vento, mas dá para ter uma noção de grandeza.
To confiando naquela calculadora (kreuzotter) que o Clythio falava, mas acho que quando entra o vento, o negocio começa a complicar bem mais.

Mas a MINHA potência eu estimo mais ou menos isso porque além dessa calculadora, já calculei algumas vezes em montanhas por aquele método que usam no pessoal do Pro Tour, e meu FTP fica em uns 230W.
Nesse segmento soquei a bota e tava MUITO acima do FTP, muito acima mesmo de qualquer esforço que eu já tenha feito em alguma serra.

Mas como não tenho PM, tudo são suposições e cálculos mirabolantes.
Landim
Membro

Post by Landim »

O número pode estar correto, ainda mais pq teve muito pico anaeróbico, mas como disse, foi de vácuo de moto ou pelotinho. E o Elionai é quase uma moto né.
Image
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Bem
O dia que eu por 40 e pouco de média em 16km eu faço um churrasco kkkkkkkkkkkkkkk
Post Reply