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Re: RODAS!

Posted: Thu 16 Jul 2015 16:29
by PH
Nada contra as rodas campagnolo, aliás essas que o pessoal listou estou com ótimos preços, mas na minha opinião uma Vzan Lev teria um efeito tão bom quanto uma Campagnolo, basicamente por conta do baixo peso, e por custar 1/4 do valor também.

Re: RODAS!

Posted: Thu 16 Jul 2015 16:48
by T-Rodman
PH wrote:Nada contra as rodas campagnolo, aliás essas que o pessoal listou estou com ótimos preços, mas na minha opinião uma Vzan Lev teria um efeito tão bom quanto uma Campagnolo, basicamente por conta do baixo peso, e por custar 1/4 do valor também.
peso pode ser parecido, mas a rolagem e resistência da Zonda é muito superior.
Vlev nem me aguenta, rs. Já uma Zonda/Fulcrum 3 me aguenta, aguenta pancada, rola muito mais.
Nem dá pra comparar elas diretamente.

Re: RODAS!

Posted: Thu 16 Jul 2015 19:21
by joaojuliomello
meninos, mas para alem do upgrade de roda do colega, é realmente valido com o nivel de bike que ele tem, com as peças que tem fazer esse upgrade? é a opção mais inteligente pra ele ter um conjunto melhor?

Re: RODAS!

Posted: Thu 16 Jul 2015 20:12
by Liter
joaojuliomello wrote:meninos, mas para alem do upgrade de roda do colega, é realmente valido com o nivel de bike que ele tem, com as peças que tem fazer esse upgrade? é a opção mais inteligente pra ele ter um conjunto melhor?
Pode parecer exagero se for comparar com o a bicicleta, mas vai ser roda para o resto da vida e estão U$342 na CRC. Por essa grana acho dificil um upgrade que faça tanta diferença.

Re: RODAS!

Posted: Thu 16 Jul 2015 20:18
by Marcelo Marino
Eu acho que vale sim. Na minha Strada eu tinha uma roda com 32 raios e troquei por uma R500 e já foi válido.

Roda pode dar mais conforto, mais rigidez e acelerar uma roda bem mais leve chega a ser perceptível na pedalada.

E como disseram, da para continuar com a roda mesmo depois de se desfazer da bicicleta.

Antes da roda só acho válido trocar o selim primeiro caso seja desconfortável.

Re: RODAS!

Posted: Thu 16 Jul 2015 20:19
by joaojuliomello
mas precisa ser esse nivel de roda?

Re: RODAS!

Posted: Thu 16 Jul 2015 20:22
by Marcelo Marino
Quanto mais elevado o nível maior a diferença, mesmo que a roda custe mais que a bicicleta. :D

Acho que não daria para comprar algo muito melhor com o valor da roda + venda da Strada.

Re: RODAS!

Posted: Fri 17 Jul 2015 10:15
by brunocarlo
É João, e tem aquela, se vai fazer um up, e tem a oportunidade de fazer logo um muito bom, faça, dai depois pode ir vendo outros, e não precisar gastar 2 vezes.

Re: RODAS!

Posted: Fri 17 Jul 2015 13:38
by T-Rodman
bom é que depois da Fulcrum3/Zonda o próximo objeto de desejo já vai ser bem lá no alto tipo Fulcrum 0/Bora, fullcarbon, etc.
No mundo das rodas de alumínio, vai ser uma dessas aí o que agrada.

amplexos

T.

Re: RODAS!

Posted: Fri 17 Jul 2015 14:35
by Liter
joaojuliomello wrote:mas precisa ser esse nivel de roda?
Ele pode pegar uma Fulcrum 5, Scirocco ou outra na faixa dos U$250,00, mas se ele pode gastar os U$350,00 mais imposto acho que vale já chutar o balde e pegar a mais top. Eu to namorando rodas a meses e não compro nada :lance3

Re: RODAS!

Posted: Fri 17 Jul 2015 15:27
by PH
T-Rodman wrote:
PH wrote:Nada contra as rodas campagnolo, aliás essas que o pessoal listou estou com ótimos preços, mas na minha opinião uma Vzan Lev teria um efeito tão bom quanto uma Campagnolo, basicamente por conta do baixo peso, e por custar 1/4 do valor também.
peso pode ser parecido, mas a rolagem e resistência da Zonda é muito superior.
Vlev nem me aguenta, rs. Já uma Zonda/Fulcrum 3 me aguenta, aguenta pancada, rola muito mais.
Nem dá pra comparar elas diretamente.
Não vou questionar o quesisto resitencia, mas já usei a vzan lev em provas com muito pavê e não tive problemas. Diria até que se sairam muito bem, tirando o fato do aro ser um pouco fino pro meu gosto.

Falando em aro, o aro da Vzan tem a mesma largura da Campagnolo Zonda. Portanto, mantendo-se o mesmo pneu e camaras, ambas teriam a mesma resistencia a rolagem. Acho que quando voce falou em rolagem, deve ter pensando no cubo. Ambos tem rolamentos e mantendo as mesmas condições (pneus e camaras) vc não vai conseguir dizer a diferença sem usar equipamento de laboratórios também.
O peso é exatamente o mesmo (1550g).
Ganhos aerodinâmicos? Talvez, mas vc não vai conseguir medir isso tão facilmente. De qualquer forma, ambas são fuziladas por qualquer outra roda com aros de 50mm+.

Tendo dito isso, ainda acho que são bonitas e bem construídas, mas arriscam se sair tão bem quanto uma Vzan Lev, que por sinal eu paguei 300 reais na promoçao da Netshoes.

Quer gastar pra ter diferença? Pegue uma Hed Ardennes, Zipp 101 (acho que é Zipp60 agora) ou uma 303 mesmo.

Re: RODAS!

Posted: Fri 17 Jul 2015 15:36
by Marcelo Marino
Concordo com a questão do peso e rolagem.

Mas nem de longe tem a mesma rigidez e reatividade.

Re: RODAS!

Posted: Fri 17 Jul 2015 16:04
by Liter
Pergunta um Vzan Lev se sambar na subida vai deformar ao ponto de encostar no quadro? De MTB sei que Vzan fazia uma largura ridicula para ter peso comparado aos aros dos grandes fabricantes. Duvido que a Vzan Lev tenha a mesma largura interna que a Campagnolo Zonda.

Re: RODAS!

Posted: Fri 17 Jul 2015 17:07
by T-Rodman
1. eu tenho as 2 rodas
2. a vlev eu acho que não aguenta meus 120kg. a Fulcrum 3 aguenta meus 120kg, com pavé incluso
3. a vlev é bem travadinha e barulhenta. a fulcrum 3 roda macio, gira muito mais.
4. eu tenho e prefiro frente a vlev: 1) a própria vzan futura; 2) RS10, 3) Mavic Cosmic, 4) Campagnolo Scirocco, 5) Fulcrum 3.
5. acabamento. não queira comparar uma vlev com uma Zonda.
6. em termos de 'sambar na subida', até uma R500, uma RS10 também samba - dependendo da pedalada. A Vlev vai sambar até mais.

- pra comprar uma fulcrum 3 ou Zonda (mesmo naipe de roda, saem da mesma fábrica) tem de olhar qual das duas está mais em conta na época, entre wiggle, merlincycles, chainreactioncycles, etc. Tem versões mais caras, as 2 way fit.

Re: RODAS!

Posted: Fri 17 Jul 2015 17:30
by Masuk

Re: RODAS!

Posted: Sat 18 Jul 2015 15:42
by tbortolotto
joaojuliomello wrote:meninos, mas para alem do upgrade de roda do colega, é realmente valido com o nivel de bike que ele tem, com as peças que tem fazer esse upgrade? é a opção mais inteligente pra ele ter um conjunto melhor?
Vou aproveitar esse gancho pra pedir a opinião de vcs sobre uma coisa...

Eu sigo o conceito de: "não é a bike que limita meu desempenho e sim minha falta de treino". Então eu só vou trocando oq quebra na minha humilde Sprint20. Acontece que seguindo este mesmo conceito o meu sonho de consumo é um PM. Qdo comentei isso com algumas pessoas recebi uns comentários do tipo: "uma bike dessas com um PM? Eu trocaria a bike primeiro...". Então... isso é babaquice dos "amigos" ou será q ofensivo eu rodar com uma bike simples mas com PM? Admito que colocar um SRM/Quarq/P2M numa Sprint20 seria bizarro até pra mim!

Mas pq esse meu post está num tópico sobre Rodas? Pq justamente to atrás de um PT usado (já q não tenho condições financeiras maiores que isso). Além disso, acho que um PT não é um PM "na bike" e sim "na roda"... aí tira um pouco desse pseudo-mal estar de ter uma bike jeca com PM.

E aí.. to viajando? o.O

Re: RODAS!

Posted: Sat 18 Jul 2015 16:13
by Marcelo Marino
Dane-se o que os outros vão dizer, o dinheiro é seu, a bicicleta é sua.

Mas se estiver pensando em qual seria a melhor forma de gastar o dinheiro, eu entendo que o medidor de potência seja a cereja do bolo no treinamento. Antes disso por que não investir em treinamento? Podem ser livros, treinador, academia, qualquer coisa assim.

Acho mais "problemático" ter o medidor e não treinar do que por o medidor em uma bicicleta simples.

Re: RODAS!

Posted: Sat 18 Jul 2015 16:40
by tbortolotto
Marcelo Marino wrote:Antes disso por que não investir em treinamento?
No atual momento da minha vida penso que toda a bagagem de entendimento sobre treinamento que já tenho (obtida por livros e por caras mto experientes no assunto aqui do Pelote) ficam limitadas por falta de um medidor de esforço mais fidedigno. Usei FC por mto tempo e acho legal, mas a flutuação pra uma mesma RPE é nítida pra mim hj. RPE sozinha, ainda é um desafio principalmente pra não exagerar num ritmo mais leve. Eu simplesmente não consigo me adaptar a escalas qualitativas (tipo RPE mesmo) eu gosto de números! hehe

Enfim, um PM não só um recurso a mais pra mim, mas O RECURSO pra efetivamente fazer as poucas horas que tenho na semana render...

Mas concordo com tua opinião Marino. A grana é minha e eu faço oq eu quiser hehe

Re: RODAS!

Posted: Sat 18 Jul 2015 16:56
by PH
Se eu estivesse começando hoje, compraria um PM antes de um par de rodas boas, independente se a bike é uma Caloi10 ou algo sendo usado no TDF desse ano. Potencia é potencia, quem gera é voce e nao a bicicleta. Mas claro, isso tudo considerando que vc tem objetivos de treinamento e até mesmo científicos onde os dados sao vitais.

Re: RODAS!

Posted: Sat 18 Jul 2015 17:35
by Marcelo Marino
tbortolotto wrote:
Marcelo Marino wrote:Antes disso por que não investir em treinamento?
No atual momento da minha vida penso que toda a bagagem de entendimento sobre treinamento que já tenho (obtida por livros e por caras mto experientes no assunto aqui do Pelote) ficam limitadas por falta de um medidor de esforço mais fidedigno. Usei FC por mto tempo e acho legal, mas a flutuação pra uma mesma RPE é nítida pra mim hj. RPE sozinha, ainda é um desafio principalmente pra não exagerar num ritmo mais leve. Eu simplesmente não consigo me adaptar a escalas qualitativas (tipo RPE mesmo) eu gosto de números! hehe

Enfim, um PM não só um recurso a mais pra mim, mas O RECURSO pra efetivamente fazer as poucas horas que tenho na semana render...

Mas concordo com tua opinião Marino. A grana é minha e eu faço oq eu quiser hehe

Você que pensa, um bom treinador faz miséria.

Re: RODAS!

Posted: Sat 18 Jul 2015 18:22
by ftmonjardim
Não tem regra, compra oque te faz feliz, eu tenho equipamento pra 3 de mim e tô cagando se tenho tempo de treinar, oque importa pra mim é ser feliz, estudar o ciclismo e quando der aplicar oque aprendeu ou simplesmente ir na padaria de Dogma e Bora se você pode e se isso te faz feliz.
Eu compraria um PT tb bortola, tem muita coisa legal no eBay, compra um com 24 ou 28 furos que você vai sempre ter condição de ter uma roda legal.
Pra quem quer treinar sério e tem tempo pra isso um PM é um must have como o PH disse.

Re: RODAS!

Posted: Sat 18 Jul 2015 19:07
by tbortolotto
PH wrote:Se eu estivesse começando hoje, compraria um PM antes de um par de rodas boas, independente se a bike é uma Caloi10 ou algo sendo usado no TDF desse ano. Potencia é potencia, quem gera é voce e nao a bicicleta. Mas claro, isso tudo considerando que vc tem objetivos de treinamento e até mesmo científicos onde os dados sao vitais.
É esse meu pensamento hj. Ainda não senti tesão de participar de provas, pois tenho bom senso de que sou mto pangaré, mas gosto de treinar e competir comigo mesmo. Algo mais ou menos que o Storopoli costuma fazer. E sim, sou bem "cientista" mesmo.. sou no estilo show me the data!!
ftmonjardim wrote:Eu compraria um PT tb bortola, tem muita coisa legal no eBay, compra um com 24 ou 28 furos que você vai sempre ter condição de ter uma roda legal. Pra quem quer treinar sério e tem tempo pra isso um PM é um must have como o PH disse.
Véio tu sem querer ressuscitou meu apelido do fundamental... bortola! hauehuaehuaeh

Tenho uma tara por um PT de 20 furos, pq minha intenção no longo (e põe longo!) prazo é montar um par de rodas 16/20 (furos) de carbono (possivelmente China) com perfil de 50 ou 60 mm. Mas acho que vou ter q partir pra uma coisa mais assim mesmo entre 24 e 28 furos.. até pq eu não sou peso pena.. To na casa dos 81-82 kg.

Re: RODAS!

Posted: Sat 18 Jul 2015 19:16
by ftmonjardim
Eu tenho uma carbono de 24 com PT e uso no dia a dia normal e peso isso tb, o cara do SPA da bike montou e ficou super rígida.
Inclusive a easton de 28 furos que está com PT tb vou levar pra ele mexer pois tô achando ela pesada, os raios parecem ser pesados demais

Re: RODAS!

Posted: Sun 19 Jul 2015 02:31
by joaojuliomello
Eu já acho que existe um limite pro que o equipamento pode te trazer. Se vc já treina, já se esforça acho q vale mais a pena trocar a sprint do que por um Pm nela. Não é gastar por gastar ou pra ostentar, mas uma geometria e materiais melhores vão modificar seus resultados nos treinos. O Pm pode vir em um segundo momento.

Re: RODAS!

Posted: Sun 19 Jul 2015 08:08
by ftmonjardim
Um PM vai trazer muito mais benefício para o treino dele hoje do que trocar a sprint.

Re: RODAS!

Posted: Sun 19 Jul 2015 16:06
by ProfClayton
A bike no meu ver não muda nada desde que vc tenha um material que não de problema...
Até pq conheço gente que corre com bike de entrada e ganha corrida do mesmo jeito!!!!

Re: RODAS!

Posted: Sun 19 Jul 2015 16:23
by binho
Concordo.
Deixei de comprar um rolo e um PM pra economizar na montagem de outra bike e me ferrei.
Se eu pudesse voltar atrás, teria deixado pra lá e ido no rolo + pm logo.

Re: RODAS!

Posted: Sun 19 Jul 2015 17:46
by Flavio Tuix
se quiser te vendo meu vector bortolotto.

tava conversando com o pessoal do Rio esses dias: Pra ter um PM pra enfeitar o strava ou a bike, prefiro continuar so treinando forte mesmo.

meu treinador nao faz treino especifico por potência, faz uns tiros e talz e manda eu atingir tal potência. Será q é somente isso?

Estou sem tempo ate de treinar direito por conta do mestrado e sem tempo de estudar sobre o assunto. Mas ter por ter, eh desnecessário.

Ja ta pago, blz, mas se alguem quiser comprar eu vendo facil. Só nao anunciei ainda pq quero vender a Wilier pra comprar outra bike, ai nesse meio tempo eu anunciaria o Vector.

abrax

Voltando sobre o topico, nao sei se V Lev eh melhor q Zonda, mas Campy é Campy :lance4 :lance4

Re: RODAS!

Posted: Sun 19 Jul 2015 18:28
by raulfragoso
Concordo parcialmente com você, Flavio. Também acho que é um desperdício ter um PM sem poder usa-lo adequadamente nos treinos.
Eu mesmo estou com dois PowerTaps, um na roda de treino e outro que fica na roda para usar no rolo, e é quase vergonhoso assumir um conjunto assim quando não se treina direito.
Também comecei a fazer acompanhamento com um treinador daqui da região, ele é 'old school', e todos os treinos que ele me passa utilizam apenas a RPE como métrica. Ou seja, o cara não quer nem saber do meu PM.

Mas apesar disso tudo, eu tenho aprendido MUITO com o uso frequente do PM. Só para citar dois exemplos práticos:

- melhorei muito meu posicionamenteo na bicicleta depois que comecei a usar o PM, pois é muito fácil (e instantâneo) perceber o quanto uma posição mais aerodinâmica influencia na eficiência energética;
- já não sobro tanto naqueles pedais mais longos (acima de 3 horas), e isso porque aprendi a me manter numa média abaixo do meu FTP;

No meu caso, só esses dois exemplos já justificam o uso do PM, e ainda que eu pudesse comprar um par de rodas tops só com o valor desses dois PT's, ainda acho que o uso do PM me traria mais vantagens.
Agora, se eu tivesse mais tempo e alguém que pudesse me orientar nos treinos com potência, daí sim estaria usando o PM em todo seu potencial. Mas no meu caso, isso é utopia rsrsrsrs

Re: RODAS!

Posted: Sun 19 Jul 2015 19:03
by ftmonjardim
Flavio Tuix wrote:
meu treinador nao faz treino especifico por potência, faz uns tiros e talz e manda eu atingir tal potência. Será q é somente isso?
Se ele tiver te treinando para correr pista pode até ser rsrsrs.

Tem muita coisa na internet sobre treinamento por POTENCIA e o pessoal faz uma confusão do cão, Potência nada mais é que uma MEDIDA de treinamento, assim como o HR.

Todos os livros sobre treinamento por potência que eu tenho eles colocam o Treino em Potência (% ftp) e em % de LTHR, ou seja % ftp é apenas uma maneira MAIS REAL de treinar.

Por exemplo, um treino de TEMPO RIDE (ZONA 3) é medido por (76-90%) do FTP, (84-94%) do LTHR ou (3-4) de RPE (escala de 1 a 7), sendo que por POTENCIA é a maneira mais fácil e constante de se MEDIR, pois independente de como voce esteja, POTENCIA É POTENCIA.

Cabe a cada um dar uma olhada nos beneficios de treinamento em cada zona, como treinar em cada zona e QUANTO treinar em cada zona.

abaixo essa tabela ajuda
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Desculpem o OFF-TOPIC, é só para aproveitar o gancho já que estavamos falando de potência.
Resumindo, o PM nada mais é mais uma das maneiras de se treinar, assim como o BPM e RPE, sendo que por POTÊNCIA é a maneira mais fidedigna de medir esse esforço.
mas isso seria para um tópico de potência.