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Re: Cadência: teoria e prática
Posted: Fri 23 Oct 2015 12:04
by Adriano
Por que os amadores não devem tentar pedalar como Chris Froome:
http://www.cyclingweekly.co.uk/news/lat ... ome-191779" target="_blank
Artigo interessante, que confirma o que eu já percebia nos meus pedais: Pedalar em baixas velocidades numa cadência acima da minha CN não me ajuda em nada, pelo contrário, me atrapalha.
Re: Cadência: teoria e prática
Posted: Fri 23 Oct 2015 12:12
by Wanderson Mata
Tó começando a destravar a minha cadência
https://www.strava.com/activities/418554832" target="_blank
Re: Cadência: teoria e prática
Posted: Fri 23 Oct 2015 12:28
by tbortolotto
Boua! As vezes não faço essa média nem no rolo qm dirá na estrada haha
Re: Cadência: teoria e prática
Posted: Fri 23 Oct 2015 12:51
by RodrigoVGA
Adriano wrote:Por que os amadores não devem tentar pedalar como Chris Froome:
http://www.cyclingweekly.co.uk/news/lat ... ome-191779" target="_blank
Artigo interessante, que confirma o que eu já percebia nos meus pedais: Pedalar em baixas velocidades numa cadência acima da minha CN não me ajuda em nada, pelo contrário, me atrapalha.
Bem interessante!
Eu só treino com alta cadência quando quero fazer treino de "velocidade", mas para andar normalmente tento pedalar onde me sinto confortável. E isso antes era com baixa cadência e marcha pesada, mas depois de conversar com várias pessoas estou me adaptando a andar com mais cadência e marcha mais leve. Mas nada fora da minha "zona de conforto".
Com isso estou sentindo um desconforto respiratório (era maior no início) mas minhas pernas ficam bem mais "inteiras" até o final do pedal, podendo utilizar mais força quando preciso.
Abs!
Re: Cadência: teoria e prática
Posted: Fri 23 Oct 2015 13:08
by tbortolotto
Na boa? Já comentei isso em algum outro tópico, mas essa matéria é uma BOSTA! O artigo nem tem esse objetivo (de ver o efeito da cadência x potência) e a "brilhante" conclusão do autor da matéria foi baseada em dados obtidos numa potência irreal para quem se importa com cadência: 50 W.
Quem pedala a 50W tá nem aí pra cadência. Quem pedala a 50W se quer é ciclismo amador... isso aí é menos que um pedal recreativo como bem dito em: “If a recreational cyclist tries to copy the high cadence of a pro (...)" e aqui “At this low intensity of 50W it really is very gentle riding (...)"
Aí vc lê essa frase: "Scientists reveal how pedalling a low gear at a high cadence could waste 60% of a cyclist's energy" sem ler as duas acima e sai achando que todo mundo tem q ser o Ullrich.
Ridiculamente mal feita essa matéria.
Re: Cadência: teoria e prática
Posted: Fri 23 Oct 2015 13:21
by marcoaleite
Muito bom! Agora é começar a ter este patamar fazendo força, vai se sentir melhor no final.

Re: Cadência: teoria e prática
Posted: Fri 23 Oct 2015 13:27
by Magnus
RodrigoVGA wrote:
Bem interessante!
Eu só treino com alta cadência quando quero fazer treino de "velocidade", mas para andar normalmente tento pedalar onde me sinto confortável. E isso antes era com baixa cadência e marcha pesada, mas depois de conversar com várias pessoas estou me adaptando a andar com mais cadência e marcha mais leve. Mas nada fora da minha "zona de conforto".
Com isso estou sentindo um desconforto respiratório (era maior no início) mas minhas pernas ficam bem mais "inteiras" até o final do pedal, podendo utilizar mais força quando preciso.
Abs!
Rodrigo, a mudança tem que ser gradual. Eu cometi um erro que fez com que o meu rendimento caísse muito quando aumentei a cadência. Eu pedalava normalmente com cadência por volta dos 80 rpm. Depois de ler bastante sobre isso, resolvi trabalhar a cadência e comecei a usar marchas mais levez, "só no girinho". A adaptação pra cadência mais alta foi boa, sentia também esse desconforto respiratório, mas continuei e consegui me sentir bem ali pelos 95 rpm.
O meu erro foi tirar o "peso" de uma vez, deixar o pedal leve pra conseguir a cadência maior. O resultado foi que perdi bastante potência por fazer menos força. Na minha opinião, o grande lance é você se acostumar a fazer a mesma força, só que com cadências cada vez mais altas, aí sim melhora a potência e a eficiência da pedalada.
Hoje eu já estou me acostumando a girar acima dos 90rpm fazendo força, mas poderia ter chegado nesse ponto mais rápido se tivesse aumentado a cadência gradativamente sem diminuir a força no pedal...
Re: Cadência: teoria e prática
Posted: Fri 23 Oct 2015 16:16
by Keeepz
Eu acho desconfortável cadência alta com potencia baixa.
Meus treinos em L2 sempre ficam por volta de 88-90 a cadência.
Agora, quando é pra torcer o cabo, dificilmente minha cadência baixa de 95rpm, se mantendo geralmente na faixa dos 100~105rpm, que me sinto bem melhor.
Re: Cadência: teoria e prática
Posted: Fri 23 Oct 2015 16:19
by Adriano
Keeepz wrote:Eu acho desconfortável cadência alta com potencia baixa.
Meus treinos em L2 sempre ficam por volta de 88-90 a cadência.
Agora, quando é pra torcer o cabo, dificilmente minha cadência baixa de 95rpm, se mantendo geralmente na faixa dos 100~105rpm, que me sinto bem melhor.
Acontece exatamente o mesmo comigo.

Re: Cadência: teoria e prática
Posted: Fri 23 Oct 2015 17:10
by RodrigoVGA
Magnus wrote:
Rodrigo, a mudança tem que ser gradual. Eu cometi um erro que fez com que o meu rendimento caísse muito quando aumentei a cadência. Eu pedalava normalmente com cadência por volta dos 80 rpm. Depois de ler bastante sobre isso, resolvi trabalhar a cadência e comecei a usar marchas mais levez, "só no girinho". A adaptação pra cadência mais alta foi boa, sentia também esse desconforto respiratório, mas continuei e consegui me sentir bem ali pelos 95 rpm.
O meu erro foi tirar o "peso" de uma vez, deixar o pedal leve pra conseguir a cadência maior. O resultado foi que perdi bastante potência por fazer menos força. Na minha opinião, o grande lance é você se acostumar a fazer a mesma força, só que com cadências cada vez mais altas, aí sim melhora a potência e a eficiência da pedalada.
Hoje eu já estou me acostumando a girar acima dos 90rpm fazendo força, mas poderia ter chegado nesse ponto mais rápido se tivesse aumentado a cadência gradativamente sem diminuir a força no pedal...
Valeu pelas dicas!
Eu estava acostumado no mtb (2x10) a andar só de "coroão" (38) e para subir no máximo catraca 28, o que para quem não anda pode parecer leve, mas é bem mais pesado que a maioria usa no mtb.
Mas isso fazia eu chegar no final com as pernas bem cansadas mas com a respiração "sobrando".
Vou seguir as suas dicas e colocar uma marcha abaixo da que estou utilizando nesse adaptação.
Abs!
Re: Cadência: teoria e prática
Posted: Fri 23 Oct 2015 20:52
by Wanderson Mata
continuando
Giro de volta para casa, 96RPM de média
https://www.strava.com/activities/418846802" target="_blank
Re: Cadência: teoria e prática
Posted: Sat 24 Oct 2015 13:21
by tbortolotto
Só reitero oq o Magnus já falou: não deixe de usar o coroão mesmo em cadência alta, mesmo q pra isso vc tenha que usar catracas grandes no cassete. Pra aumentar minha cadência eu fiquei "viciado" na coroinha. Em algumas situações eu tava rodando de 39x14 a 100 rpm pra atingir 35 kmh oq eu poderia fazer a 52x17 a 90-95 rpm cruzando bem menos a corrente.
Às vezes pessoal dava uns ataques e eu simplesmente esquecia de subir pro coroão! Qdo o pessoal tava longe é q percebia que tava em 39x12 e não dava conta de alcançar.