Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
samuelgouvea
Membro

Re: Treinamento por Potência

Post by samuelgouvea »

pra quem treina em rolo SEM powermeter... comprovei que, pra um mesmo ajuste de resistência, a potência é constante pra uma mesma velocidade...
ou seja: dá pra fazer um teste de FTS (funcional thereshold speed :lol: ) e trabalhar com a velocidade como se fosse watts!

hoje eu fiz um intervalos (tá no meu strava) e reparei que fazia a recuperação a 28-50km/h e os tiros a 50-52km/h.
aliás, o trainerroad trabalha exatamente assim...
eu estou pra fazer uma planilha com watts x velocidade no rolo btwin (um trans-x j118 na essência) pra mandar pro TR, quando eu o fizer vai ajudar muita gente...
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

samuelgouvea wrote:pra quem treina em rolo SEM powermeter... comprovei que, pra um mesmo ajuste de resistência, a potência é constante pra uma mesma velocidade...
ou seja: dá pra fazer um teste de FTS (funcional thereshold speed :lol: ) e trabalhar com a velocidade como se fosse watts!

hoje eu fiz um intervalos (tá no meu strava) e reparei que fazia a recuperação a 28-50km/h e os tiros a 50-52km/h.
aliás, o trainerroad trabalha exatamente assim...
eu estou pra fazer uma planilha com watts x velocidade no rolo btwin (um trans-x j118 na essência) pra mandar pro TR, quando eu o fizer vai ajudar muita gente...
Muuuuuito bom Samuel. Muita gente tem esse rolo, inclusive eu..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Iberê
Membro

Post by Iberê »

a quem interessar a tacx disponibiliza as curvas de potência dos seus rolos no site.
Image
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

samuel, se vai fazer, faça direito.
eu vou ficar de molho um bom tempo, pega comigo a roda powertap.
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

carvalho, estou com uma emprestada aqui, se eu tiver que devolver mais rápido do que o planejado, pego com vc.

agora... me ajuda descrevendo o "fazer direito"? :lol:

se vc não estivesse convalescendo, levava o rolo aí pra vc, mais experiente, fazer...
Image
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

ah bom, se ja tem um powermeter vai fazer direito - pensei q vc nao tinha.
mas sabe q me deu uma ideia?
vou precisar de um rolo fixo por pelo menos um mês, ate a clavicula estabilizar...
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

Fiz um 2x20 hoje. Não tão ruim como eu esperava, mas o curioso é ver como minha resistência muscular é baixa. Mas vamos lá, crescer 6% esse ano.
Image
Image

Uploaded with ImageShack.us

Abraços.

P.
--
Image
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

Carvalho_BR wrote:ah bom, se ja tem um powermeter vai fazer direito - pensei q vc nao tinha.
mas sabe q me deu uma ideia?
vou precisar de um rolo fixo por pelo menos um mês, ate a clavicula estabilizar...
cara, vc tem rolo fixo?

se não tiver, empresto o meu rolinho humilde pra vc, vai ser um tremendo prazer ajudar um atleta mais sério do que eu!
Image
Gentleman
Membro

Post by Gentleman »

Pessoal, sou novato no fórum e já me apresentei lá no tópico apropriado.

Estou começando a treinar com potência (virtual), conheço muito pouco sobre o assunto, mas me identifiquei bastante com este tópico. Ter gráficos, números e controles para todos os lados (e aprender a interpretar isso) em um treinamento é algo que me agrada.

Não tenho intenção de participar de competições. Estou treinando apenas para melhorar. Tá, quero também deixar alguns camaradas aqui para trás, mas isso é secundário :D.

Estou lendo este livro: http://www.amazon.com/The-Cyclists-Trai ... 1934030201" onclick="window.open(this.href);return false;

E este é o próximo: http://www.amazon.com/Training-Racing-P ... ower+meter" onclick="window.open(this.href);return false;

Uso aqui o TrainerRoad com um rolo Kurt Kinetic Road Machine. Creio que para meus objetivos, está ótimo. Baixei o Golden Cheetah mas ainda não me dediquei a ele.

Tenho 1,80m e atualmente estou pesando 103 kg. :( Principal objetivo, por enquanto, é chegar pelo menos aos 90kg.

Não acho que vá ter nada muito interessante lá, mas como gosto de ver os gráficos de outros também, esse sou eu: http://www.trainerroad.com/career/gentil" onclick="window.open(this.href);return false;

Provavelmente farei muitas perguntas por aqui...
PAF
Membro

Post by PAF »

Boa noite pessoal!

Segue abaixo meu treino de hoje à noite. Afoguei no último intervalo de 3'.

Image
Image

Uploaded with ImageShack.us
--
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Muito bom Pedro, mesmo afogando no final, como falei lá no Strava. O duro é que quando fadiga não sai mais nada mesmo, é complicado e uma sensação estranha! rsrsrs

Fiz meu teste de FTP hoje. Fui até quase fadigar as pernas, os 3 minutos finais foram eternos! :o Achei engraçado o comportamento da minha HR, eu estava quase sem pernas e a bomba de boas. Senti o mesmo em um teste que fiz para uma universidade.

Image
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Landim
Membro
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Post by Landim »

Bom demais, congratulações!
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Estou com a revista VO2 desse mês aqui na minha mão e tô vendo a parte de triathlon e a média de potência na prova em Kona no pedal foi de 281w que dá 3.88w/kg ..Os caras são brutos hein
PAF
Membro

Post by PAF »

Caralho! 301W de FTP. 4.70 W/kg!!!!

Tá um monstrinho, né macoaleite?
--
Image
acunha
Membro
Nome Verdadeiro:: Anderson Cunha

Post by acunha »

Na reportagem de serras eu apareço rs rs... as fotos são da minha filha :P
ftmonjardim wrote:Estou com a revista VO2 desse mês aqui na minha mão e tô vendo a parte de triathlon e a média de potência na prova em Kona no pedal foi de 281w que dá 3.88w/kg ..Os caras são brutos hein
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Que legal a Cunha, vou ler
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

PAF wrote:Caralho! 301W de FTP. 4.70 W/kg!!!!

Tá um monstrinho, né macoaleite?
Nada meu! O FTP ficou em 285 w, mas foi interessante fazer o teste para mensurar como eu estava, me senti bem nas últimas provas e o resultado apareceu. Agora ano que vem vamos ver se rompo a casa dos 300 w e começo a incomodar um pouco mais nas provas. :twisted:

Fabio, este negócio de serras o Acunha manja muito, já não é a primeira vez que leio coisa de serras e ele está no meio. :) Se houver um pelote do pelote em Campos qualquer dia, ele é o cara para comandar! 8-)

E estes caras que foram para Kona são tudo cavalos, 281 w por 180 km se não me engano, é watts pra cacete se colocar pelo tempo de pedal!! :shock: Vide o Sergio Vargas!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

meu FTP hoje tá em uns 185W, mas desde que a filhota nasceu eu não treino sério ou mesmo com regularidade... e como o marcoaleite pesa um pouco menos que eu (64 ele, 69 eu) o bichim deve estar voando baixo nas subidas, hehehe...
Image
Gentleman
Membro

Post by Gentleman »

Pessoal, vindo de uma rotina relativamente pesada de treinos, vocês costumam fazer algum procedimento especial (descanso mais prolongado, alimentação diferenciada, etc.) antes de realizar um novo teste de FTP?
Iberê
Membro

Post by Iberê »

o ideal é ter esses parâmetro para programar a periodização de treinos... Geralmente antes de pensar um novo macrociclo rola pelo menos umas duas semanas de regenerativo, então o ideal é fazer logo no começo da temporada ou durante o período de base. Se você quiser fazer no pico para ficar feliz com os resultado até pode, mas não vai ser tão útil para planejar a temporada seguinte.
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

acunha wrote:Na reportagem de serras eu apareço rs rs... as fotos são da minha filha :P
ftmonjardim wrote:Estou com a revista VO2 desse mês aqui na minha mão e tô vendo a parte de triathlon e a média de potência na prova em Kona no pedal foi de 281w que dá 3.88w/kg ..Os caras são brutos hein
Muito legal a reportagem, principalmente por citar minha cidade Braganca Pta, onde começa a mantiqueira
FIDA
Membro

Post by FIDA »

Gentleman wrote:Pessoal, vindo de uma rotina relativamente pesada de treinos, vocês costumam fazer algum procedimento especial (descanso mais prolongado, alimentação diferenciada, etc.) antes de realizar um novo teste de FTP?
Meu treinador sempre programa meu teste de FTP para o sábado da semana de descanso, que é leve para recuperar para o bloco seguinte de treinos.
PAF
Membro

Post by PAF »

O protocolo do FTP desgasta e também pede que você esteja em boas condições. Procure fazer ele após o dia de descanso. Também é necessário fazê-lo quando já se está um pouco mais adaptado à rotina de treinos, após um período parado. Coisa de uma semana está bom.

Eu repito o meu a cada 8-10 semanas.

P.
--
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Se seguir a risca é um teste duro, não é o fim do mundo, mas é duro. Quando eu fiz o meu em setembro, estava voltando de uma gripe forte e sofri demais!
Ah, estou vendo se consigo uma roda com PT emprestada para testar e comparar com o TR. Aí vou tirar a prova e ver o quanto o TR superestimou meu FTP. ;) Esta época de férias é bom para ficar brincando! rsrsrs :P
Gentleman
Membro

Post by Gentleman »

Obrigado, pessoal.

marcoaleite, comecei a treinar com o TR no dia 03/09/2013. Fiz o 8 Minute Test e ele recomendou um FTP de 255. 10 semanas depois repeti o teste e o resultado foi 280.

Porém, eu sempre desconfiei desses resultados pois, com a experiência dos workouts, percebi que eu não conseguiria chegar nem perto de manter esses valores durante 60 minutos.

Embora o TR diga que o FTP obtido através de virtual power sirva apenas para alguém se comparar a si mesmo, resolvi que queria chegar o mais próximo possível do que um medidor de potência indicaria e hoje iniciei um novo ciclo de treino, mas aumentando a pressão do rolo com o pneu de duas voltas para cinco voltas e usando o teste de 20 Minutos. Resultado: 220.

Diferença brutal, mas acredito agora que esse seja um valor bem mais próximo da minha realidade.

Há bastante documentação sobre o rolo que uso, e a mudança não foi ao acaso. O pessoal do TR diz que com cinco voltas e um pneu a 110psi é que obtiveram os resultados bem próximos ao do PowerTap.

Esse foi o teste de hoje: http://www.trainerroad.com/cycling/ride ... inute-Test" onclick="window.open(this.href);return false;
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Legal Gentil, também achei que com mais voltas a coisa fica mais "real", comecei com 4 voltas e hoje dou 6 para conseguir fazer mais força de 50x12.
Eu estou com um pm aqui em mãos, agora só preciso arrumar um cassete shimano para fazer o teste. Amanhã vou ver se consigo com alguém e quarta faço o mesmo protocolo e comparo. :)
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Hoje fiz o promeiro teste com o powertap. Fiz um pedal de boas com um colega, apenas dei uma forçada em uma subida mais curta no começo e em outra mais longa no final quando estava sozinho. Achei muito foda andar com PM, saber na hora alí o quanto de força está imprimindo nos pedais é interessante demais! Tanto que na subida da lap4 eu queimei no começo, se tivesse subido a parte mais ingreme controlando a potência com certeza chegaria no final fazendo bem mais força! :)
PS: Só não reparem na HR de 199 bpm, pois passou um volks ao meu lado no começo do treino e deixou piradinho minha HR, a máxima de hoje foi 170 bpm. Tentei limpar este trecho no WKO mas não consegui, só no GC dá.

Os dados ficaram assim:

Image

Nas laps 2 e 4 ficaram as subidas.

LAP2
Image

LAP4
Image
kinbold
Membro

Post by kinbold »

Desisti de comprar um powermeter.... se eu pegar um negócio desses não terei vida mais....
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

kinbold wrote:Desisti de comprar um powermeter.... se eu pegar um negócio desses não terei vida mais....
Eu também não. Se eu comprar um treco desses, minha mulher me mata.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Gentleman
Membro

Post by Gentleman »

Cebo wrote:
kinbold wrote:Desisti de comprar um powermeter.... se eu pegar um negócio desses não terei vida mais....
Eu também não. Se eu comprar um treco desses, minha mulher me mata.
Cebo, se for pelo $, é só dizer que vai fazer uma melhoria na bike. O mais importante é nunca mentir. Se ela perguntar quanto custou, você diz "caro". Se ela insistir, você diz "muito caro". :lol:

Agora, se for pelo tempo a mais que você vai ficar na bike, aí é preciso negociar melhor... :)
Post Reply