Quadros Chineses OEM

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
T-Rodman
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Re: Quadros Chineses OEM

Post by T-Rodman »

PAF wrote:
T-Rodman wrote:
Já em algumas bikes com aquela trama que aguenta 42ton/cm2, hum, eu me arriscaria. (a Ridley é 30ton. uma Wilier Zero7 air, já seria 42ton).
Wilier Zero.7 e Cento1 as tramas são de 60 ton.
errei pra menos, rs. é o que há 60ton.

To com essa foto na cabeça, o da 501XN
Image
Image
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

Marcelo Marino wrote:Quadros de carbono na casa dos 700g quebram por fadiga.
nao sei q fadiga... tá beeeeem embasado esse comentario, hein!

os quadrinhos estão aí, rodando perfeitos, sem trincas, desde 2007-2008... nada de fadiga...
e tem q considerar tb o qto foi usado desde a fabricacao - se o cara comprou em 2008 e pedalou 1x por semana nos ultimos 5 anos, rodou 7x menos q o meu Look em 2 anos de uso... qual teria maior probabilidade de quebrar por fadiga, se este fosse o caso?

enfim, fibra de carbono tem prazo de fadiga tao longo (casa dos 20 anos de USO FREQUENTE E REPETITIVO), que esse problema nem é levado em consideracao.
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

Gili wrote:Quadro de marca carbono com 5 anos de uso sem procedencia x quadro carbono china novo?

E ai?

o q vc chama de "sem procedencia"?
pq comprado aki no "Cusil" eu desconfiaria - mas comprando nos EUA eu pego de olhos fechados, confiando tranquilo no que o vendedor escreveu no anuncio - se ele disse q foi pouco usado e tava guardado juntando pó na garagem, pode acreditar.
Gili
Membro

Post by Gili »

Ok
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Carvalho_BR wrote:
Marcelo Marino wrote:Quadros de carbono na casa dos 700g quebram por fadiga.
nao sei q fadiga... tá beeeeem embasado esse comentario, hein!

os quadrinhos estão aí, rodando perfeitos, sem trincas, desde 2007-2008... nada de fadiga...
e tem q considerar tb o qto foi usado desde a fabricacao - se o cara comprou em 2008 e pedalou 1x por semana nos ultimos 5 anos, rodou 7x menos q o meu Look em 2 anos de uso... qual teria maior probabilidade de quebrar por fadiga, se este fosse o caso?

enfim, fibra de carbono tem prazo de fadiga tao longo (casa dos 20 anos de USO FREQUENTE E REPETITIVO), que esse problema nem é levado em consideracao.

Talvez esteja me baseando em inúmeros quadros quebrados em pouquíssimo tempo. Independente da marca, quadros levíssimos não são duráveis. Fadiga depende do tempo de uso (número de ciclos) e de quanto é solicitado, mas mesmo quadros usados por amadores quebram em pouco tempo.

Fadiga não é levada em consideração? Vai ver que é por isso que os fabricantes ficam testando os quadros e componentes com máquinas que simulam as solicitações, tsss.

20 anos? Só se for determinado em teste, porque há 20 anos atrás existiam pouquíssimos quadros em carbono e que usavam uma tecnologia totalmente diferente da de hoje e nenhum pesava 700g.

O que acontece é que alguns fabricantes lançam quadros levíssimos no mercado sabendo que terão durabilidade baixa.
Quem quiser pagar uma fortuna em um quadro de 700g para usar por poucos anos, fique a vontade.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

ainda nao vi o quanto o "inumeros" representa em percentual sobre a quantidade produzida (e em uso)...
tem esse dado aí, Percival?

Marino, ta falando bobagem atras de bobagem, tentando ratificar dogmas que vc sabe que nao refletem a realidade...
Até o teu padrinho la do inominavel sabe e repete que a fibra de carbono é mais resistente e tem vida util longeva sem tanta preocupacao com quebra (o aluminio tem fadiga 70x MAIS rapida).
Vai la dar uma conversada com ele pra ampliar um pouco seu horizonte... :)
T-Rodman
Membro

Post by T-Rodman »

Essa linha do Marino é a que eu levo em consideração - em não adquirir um ultraleve americano - e sim, um europeu.
(quebrar, sempre me vem à cabeça alguns modelos ultraleves da SPZ)
O povo ainda não paga uma fortuna em Colnago de cachimbo? (tipo a C59)

Então. Eu gosto de bikes de carbono. Mas destas, eu fico com as italianas, belgas, francesas, espanholas...
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Carvalho_BR wrote:ainda nao vi o quanto o "inumeros" representa em percentual sobre a quantidade produzida (e em uso)...
tem esse dado aí, Percival?

Marino, ta falando bobagem atras de bobagem, tentando ratificar dogmas que vc sabe que nao refletem a realidade...
Até o teu padrinho la do inominavel sabe e repete que a fibra de carbono é mais resistente e tem vida util longeva sem tanta preocupacao com quebra (o aluminio tem fadiga 70x MAIS rapida).
Vai la dar uma conversada com ele pra ampliar um pouco seu horizonte... :)
Já ouviu falar em Klaus Poloni? Melhor discutir com ele então, talvez esteja a sua altura de conhecimento. :lol:

Eu não compro uma porcaria dessas, não preciso ficar correndo atrás de estatísticas (que não existem), me basta conhecer engenharia e conversar com quem entende sobre o assunto ao invés de acreditar em palavra de vendedor.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Carvalho_BR wrote:so q a informacao importante eu deixei justamente pra depois dos comentarios de voces hehehehehe
e se eu disser q o quadro da foto é de 2008, e foi comprado pelo mesmo preco de um FM066SL???
e agora, josé????
novo com garantia? Ou melhor.. nós conseguimos comprar aqui um FM066SL por U$1.000 entregues na porta de casa já com impostos, mas mesmo um americano do ebay dificilmente chegará aqui por esse preço mesmo que usasse um serviço de redirecionamento como o seu só esse serviço bateria nos U$1000.

Ai acho que é uma comparação injusta. mas sei lá...segue o jogo.

Quanto a quebrar, tudo quebra se ficar pensando nisso todo mundo compra um quadro de 2,5kg de aço... e olha o Klhada quebra! kkkk

Obviamente o sujeito que paga U$600 (com frete e impostos) num quadro de carbono de 1.200g não esta pensando num top em comparação, ta pensando em um quadro de alumínio BEM simples aqui que costuma bater na casa de 1.900g só o quadro e mais 550g do garfo com espiga de alumínio contra outro com 1700g totais.

Ai vale a pena e por isso vende tanto e esse tópico chama tanta atenção
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Post by Enkidu »

Peoples, tem um aspecto importantíssimo com relação a peso. 200g a mais em um quadro NUNCA deve ser considerado equivalente a 200g a mais em uma roda. Peso estático é muuuuuuuito menos relevante que o momento de inércia quando vc pedala.

Ao meu ver, a principal qualidade de um quadro é a resiliencia, que vai determinar o conforto e a eficiencia energética (conservação de energia). Em segundo lugar, a rigidez. Mesmo que o quadro não seja rígido, mas resiliente, ele flete, mas a energia é devolvida ao sistema, e não absorvida. E por fim o peso.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Papillon
Membro

Post by Papillon »

exato. 200g em cada roda (aros, camaras e pneus) = 400g x 3.14 = ~1.200g a cada giro da roda.

Ainda assim há a questão aerodinâmica (assunto do tópico das rodas) pelo qual a altura do perfil pode ser mais vantajosa que a super leveza (rodas de perfil 20mm e 1.200g vs perfil 50mm e 1.500g)
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Carvalho_BR wrote:(...) e tem q considerar tb o qto foi usado desde a fabricacao - se o cara comprou em 2008 e pedalou 1x por semana nos ultimos 5 anos, rodou 7x menos q o meu Look em 2 anos de uso... qual teria maior probabilidade de quebrar por fadiga, se este fosse o caso?
Isso é verdade, a minha foi fabricada em 2010, mas o cara que vendeu disse ter comprado em 2012 e ter rodado muito pouco. O cateye que veio junto marcava menos de 2.000 km e, pelo estado da bicicleta, acredito que fosse isso mesmo. Quando eu sai as primeiras vezes com ela todo mundo achava que era nova. Em 3 anos de fabricação ela tinha rodado menos de 2.000 km e um ano na minha mão já rodou 7.000... A minha preocupação de comprar esse tipo de coisa usada de americano é que todos eles tem um lado Jack Ass, os caras são loucos e usam os equipamentos quase sempre no limite, basta ver os vídeos no youtube, hehe...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Gili
Membro

Post by Gili »

Na boa, não coloco meu suado $ em suposições de SE andou pouco, SE cuidou, SE nunca caiu seriamente, se fosse de algum conhecido que comprou zero, que sei que é cuidadoso e tal... iria facil, mas....

Por enquanto, ano que vem vou de venge ling Fu
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Zo
Membro

Post by Zo »

Gili wrote:Na boa, não coloco meu suado $ em suposições de SE andou pouco, SE cuidou, SE nunca caiu seriamente, se fosse de algum conhecido que comprou zero, que sei que é cuidadoso e tal... iria facil, mas....

Por enquanto, ano que vem vou de venge ling Fu
(2) :twisted:
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

T-Rodman wrote: Então. Eu gosto de bikes de carbono. Mas destas, eu fico com as italianas, belgas, francesas, espanholas...
Fabricadas aonde? CHINA?
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Gili
Membro

Post by Gili »

ftmonjardim wrote:
T-Rodman wrote: Então. Eu gosto de bikes de carbono. Mas destas, eu fico com as italianas, belgas, francesas, espanholas...
Fabricadas aonde? CHINA?
T, o meu quadro Ridley belga modelo Tempo, parecido com o seu tem uma etiqueta linda embaixo escrito MANDE.IN CHINA KKKKK nao sei os tops da marca. Kkkkk

Abraço
T-Rodman
Membro

Post by T-Rodman »

Pode até ser fabricado na China. Mas uma coisa fabricada sob encomenda na China ou em qualquer outro lugar, a responsabilidade é do fabricante.
"OEM" não é. Pode até ter o mesmo desenho de algum modelo famoso, mas sequer temos garantia se o material seja o mesmo.
Igual quando se fabrica um carro na Europa, que começa a ser fabricado no Brasil. Do projeto original, os fabricantes trocam o material dos carros, e o mesmo carro que tem 5 estrelas no NCAP europeu, aqui chega a ter 2/3 estrelas. Isso é com carros da mesma fabricante, fabricadas na subsidiária aqui. Imagina uma cópia de um quadro com especificações e material encomendados por fabricante X, sendo fabricado sob imitação, sem licença?

Falar que eu não tenho bikes assim?
tenho. Tive uma Vicinitech Roubaix, que era de alumínio, e nada rígida.
E tenho uma 29'er, Vzan Eagle, que também, apesar de ter desenho que lembre uma italiana, o material, por ser diferente, é estranho.

Também tenho uma Wilier Isoard XP, que é de marca italiana, fabricada na China. Teria uma Colnago M10 se pudesse. A confiabilidade é outra. A garantia existe do fabricante - e até recall tem - como Wilier já teve no garfo da Isoard, tanto quanto as speciaized tiveram na Dolce e Roubaix.
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

As kung fu também tem garantia, só mandar pra eles que eles trocam.
As kung fu são pra mim as melhores custos benefícios, outra coisa, fm066 são cópias da R5 que não verdade é um open model.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Gili
Membro

Post by Gili »

:D

Image
Papillon
Membro

Post by Papillon »

São e não são!

Eu já coloquei aqui no tópico algo sobre, meu pai trabalha a 40 anos na industria automobilistica em especial em projetos de ferramental para estamparia, ai é total o que o T-Rodman comenta, um carro feito aqui muitas vezes tem specs de lataria totalmente diferente da Europa ou Japão, ainda assim é "original", uma fornecedora de estamparia ou peças de suspensão ou o que você imaginar de um carro tem contrato com a fabrica de quantidade mínima e máxima, assim ele tem uma capacidade instalada X e pode entregar um número entre X e Y, bom...maquina parada é prejuízo, assim é muito comum esse fornecedor não parar sua produção e fabricar um número maior de peças e abastercer o mercado OEM, funciona com pequenas e grandes empresas.

Ocorre que essas marcas geralmente estampam seu logo no lugar da fornecedora, ex. Sachs, Dana, Goodyear... E ai começa o "deepmarket", outros fabricantes podem copiar o ferramental ou por ter acesso ao projeto ou por fazer engenharia reversa e produzir "dentro ou fora das especificações" ninguém sabe ao certo, existem casos onde um fornecedor certificado teve um lote de peças condenado por não atingir a especificação mínima da fábrica, qual a solução para "não perder" o material? Raspam-se o logo da montadora, não se estampa nada e são vendidos em caixas sem logo por alguma empresa de fundo de quintal que 'em teoria' comprou o lote danificado como refugo.

Bom isso é no automotivo... voltemos para as bikes.

Obviamente não são poucas as histórias de bikes europeias feitas na China, mas isso não significa propriamente que uma "boqueta" faça pinarellos certo? Porém os modelos mais simples de diversas marcas são produzidos em escala e não dificilmente se deve ter empresas que façam MAIS do que o fabricante encomende e também empresas que tenham lotes ou produção toda condenada por não atingir certa especificação.

Como separar o joio do trigo a 20.000km de distância? Só indo por indicação, erro e acerto.

É o caso da pina do Tuix, é "perfeita", bem diferente das cópias mais ou menos de U$400, se vai durar só ele para saber e daqui 1-2 anos mas pela quantidade de réplicas muito diferentes da dele que rodam por ai sem quebrar (e já estamos nesse negócio de réplicas a rodo por aqui fazem uns 3 anos)...por mim é uma excelente opção.
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Afinal, a Pchina do Tuix tem geometria assimétrica ou não?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Flavio Tuix
Membro
Nome Verdadeiro:: Flavio

Post by Flavio Tuix »

binho, tem sim.

eu achei a minha Pina "bem igual" a uma original.

pena q ainda nao está montada. falta-me o glamour, hahahahahahaha

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Eu tinha preconceito contra as Pinas. Não me agradava o visual.
Mas depois que comecei a pedalar com um colega aqui do fórum que tem uma Dogma2, mudei de opinião.
Ao vivo ela é bem mais bonita. Diria que ela não é fotogênica!
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Flavio Tuix
Membro

Post by Flavio Tuix »

She-ra sendo montada!

:D :D :D :D

acho q fica pronta amanhã. Detalhe: Com rodas novas.

Marco Leite vai surtar com as rodinhas q comprei, hehehehe

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Enkidu
Membro

Post by Enkidu »

Mostra a rodinha
Mostra aqui pra galerinha
Já não é sua, agora é minha
Esse é o funk da rodinha
tururu ru turu ru

(Em primeira mão, o tema musical da próxima campanha da candidata Suelem Aline Mendes da Silva)

Image
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Huahuahua,
Marcelo seu fanfarrão...
Flavio Tuix
Membro

Post by Flavio Tuix »

hahaha Marcelo nao presta!

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Enkidu
Membro

Post by Enkidu »

Fanfarronices à parte, que raio de roda vc comprou pra dispensar as carbono 38mm???
Flavio Tuix
Membro

Post by Flavio Tuix »

em breve vc vai matar sua curiosidade.

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Klhada
Membro

Post by Klhada »

meu quadro não é made in china, nem made in Taiwan.

vem escrito bonitão embaixo: MADE IN CAMBODIA!

bwahahahaha. Vou descolar um adesivo cambodia pride pra ela :P
Image
Post Reply