Re: Imagem do Dia
Posted: Fri 03 Oct 2014 17:30
Ed, os Gêmeos são fantásticos.
Apesar disso, o protagonista é Dante. Percebe que as coisas sempre aparecem primeiro aos olhos de Dante antes mesmo de aparecerem a Virgílio?Enkidu wrote:Ahn...sei não. Virgílio estaria à frente de Dante, e não o contrário, uma vez que ele era o guia, até o surgimento de Beatrice.romanetto wrote: PS: Doré é genial! Essa primeira gravura que você postou, Reinaldo, é fantasticamente genuína em relação à obra de Dante.
Pena que a Adriane Galisteu não é membra do forum, queria saber a opinião dela.
roma, indolatrando um capitalista que explorava pobres aprendizes em benefício próprio? hahaharomanetto wrote:[ Imagem ]
Apenas um pequeno parêntese nesta nossa seção de sessão de fotos do dia. Vamos pensar rapidinho em Rubens. Começou a pintar ainda no século XVI. Rompeu com o decoro na arte religiosa e foi realmente revolucionário na técnica. Assim como Poussin (cuja obra máxima rendeu uma homenagem de Balzac, no texto "Obra-prima ignorada"), debruçou-se por décadas sobre a técnica de como representar a luz e a luminosidade. Depois foi um grandioso empreendedor da arte, porque ele foi contemporâneo à revolução de Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg (é verdade, mais de um século depois, mas as coisas aconteciam um tanto mais lentamente naquela época) e isso propiciou as suas maravilhosas gravuras. Do meu ponto de vista (e não só do meu!, ainda bem, galera!), este cara é tão genial que ele consegue empregar a luz nas gravuras de um modo como ninguém antes pôde fazer. Senão, vejamos:
[ Imagem ]
Eu acho que este é um tema que o Reinaldo há de concordar comigo: a genialidade de Rubens era tão grande que logo ele foi reconhecido como o maior de todos em seu ofício. Ele tinha um ateliê e muitos outros grandes especialistas e aprendizes trabalhavam com ele. Num curso que realizei no MASP (e é por isso que eu amo São Paulo), pudemos observar as gravuras de Rubens. Sabemos que quando alguém encomendava gravuras ou pinturas de Rubens, muitas vezes ele delegava a seus aprendizes. Se o contratante quisesse que fosse das mãos de Rubens, o preço era 100 vezes maior. Em seu ateliê ele tinha especialistas em luminosidade, em pés, em mãos, em rostos, em animais entre outras coisas. Ele realmente foi um gênio de seu tempo. Ficará para a eternidade. Ele foi um artista que causaria inveja em Leonardo, um empreendedor para Skaff nenhum botar defeito. Ficará na história dos Homens.
E Romero Britto? Ah, ele é bonitinho.
Enkidu wrote:Claro, é uma narrativa quase que toda na primeira pessoa de Dante.
Oras, vc nunca soube que a Galisteu declarou numa entrevista que adora comédias, e que estava lendo Dante? Ela deve realmente ser muito bem humorada pra ter se divertido com a obra em questão...
Eu tenho também. São de Gustave Doré, século XIX.ReinaldoBrisolla wrote:Roma eu tenho um livro em casa do Dante Alighieri a Divina Comédia que era de meu avô 1 impressão em lingua portuguesa da obra, as gravuras no livro lembram muito essas que o Roma postou para mim são coisas extremamente lindas, delicadas e de um talento impressionante, pessoalmente gosto muito de obras da epoca medieval, mais exatamente da Renascentista, essas gravuras no livro do Dante não possuem esse lance da luminosidade mais aprofundado, mas são também de um talento incrível:
Essas gravuras sao de uma epoca anterior, a tecnica de luminosidade ainda não é tão bem desenvolvida.
Não! Errei! Foi a Suzana Werner!romanetto wrote:Enkidu wrote:Claro, é uma narrativa quase que toda na primeira pessoa de Dante.
Oras, vc nunca soube que a Galisteu declarou numa entrevista que adora comédias, e que estava lendo Dante? Ela deve realmente ser muito bem humorada pra ter se divertido com a obra em questão...![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Isso mesmo Denise, agora pegando o livro em mãos estão lá os creditos para ele, acho que perdi mais tempo olhando as gravuras que propriamente lendo o livro rsrsDeniseDognini wrote:Eu tenho também. São de Gustave Doré, século XIX.ReinaldoBrisolla wrote:Roma eu tenho um livro em casa do Dante Alighieri a Divina Comédia que era de meu avô 1 impressão em lingua portuguesa da obra, as gravuras no livro lembram muito essas que o Roma postou para mim são coisas extremamente lindas, delicadas e de um talento impressionante, pessoalmente gosto muito de obras da epoca medieval, mais exatamente da Renascentista, essas gravuras no livro do Dante não possuem esse lance da luminosidade mais aprofundado, mas são também de um talento incrível:
Essas gravuras sao de uma epoca anterior, a tecnica de luminosidade ainda não é tão bem desenvolvida.
ReinaldoBrisolla wrote:Isso mesmo Denise, agora pegando o livro em mãos estão lá os creditos para ele, acho que perdi mais tempo olhando as gravuras que propriamente lendo o livro rsrsDeniseDognini wrote:Eu tenho também. São de Gustave Doré, século XIX.ReinaldoBrisolla wrote:Roma eu tenho um livro em casa do Dante Alighieri a Divina Comédia que era de meu avô 1 impressão em lingua portuguesa da obra, as gravuras no livro lembram muito essas que o Roma postou para mim são coisas extremamente lindas, delicadas e de um talento impressionante, pessoalmente gosto muito de obras da epoca medieval, mais exatamente da Renascentista, essas gravuras no livro do Dante não possuem esse lance da luminosidade mais aprofundado, mas são também de um talento incrível:
Essas gravuras sao de uma epoca anterior, a tecnica de luminosidade ainda não é tão bem desenvolvida.
Enkidu wrote:Não! Errei! Foi a Suzana Werner!romanetto wrote:Enkidu wrote:Claro, é uma narrativa quase que toda na primeira pessoa de Dante.
Oras, vc nunca soube que a Galisteu declarou numa entrevista que adora comédias, e que estava lendo Dante? Ela deve realmente ser muito bem humorada pra ter se divertido com a obra em questão...![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"O gênero que mais curto é comédia. Eu estava lendo o livro do Jô, mas parei e agora vou começar A Divina Comédia."
Susana Werner, modelo, agosto/2000
Da Abril, dos anos 1970? Se for é a mesma que eu tenho! Que legal, temos bibliotecas gêmeas (que exagero)!DeniseDognini wrote:Reinaldo, esse livro foi meu companheiro de infância, e essas gravuras, em especial as do inferno, são as imagens de que mais lembro dessa época.
Ele ilustrou, também, do Dom Quixote. Eu tenho uma edição, não tão caprichada como a da Comédia, mas ainda assim bem bonita.
Dante é do século XIII. A Pontevecchio ainda estava em obras e nenhum político tinha ido lá fazer cerimônia de inauguração...ReinaldoBrisolla wrote:Engraçado, nunca havia lido sobre as gravuras/ilustrador, pensei que elas eram contemporâneas à escrita da obra.
Mais uma gravura dele do mesmo livro:
[ Imagem ]
Vish! Vou ver o que me interessa, sim, valeu! Vou te mandar MP.DeniseDognini wrote:Não, é da Itatiaia,em 2 volumes.
Aliás, por falar em biblioteca, se um dia você se interessar, estou precisando desocupar espaço aqui e tenho um acervo bem grande de Ciências Humanas, do tempo em que eu trabalhava na Editora Unesp (eu ganhava todos os livros publicados).
Estão às ordens, querendo é só marcar e levar o que quiser.
Bota as fotos aí, Binho!binho wrote:Cade as fotos de bicicletas?
binho wrote:Cade as fotos de bicicletas?