Treinamento de Base para Machos

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Cebo
Membro

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by Cebo »

Não sei, cara. Eu consigo manter 90, 95% da BPM máxima durante 20 minutos pra subir o pico. Não consigo manter 20 minutos assim no plano.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

binho wrote:
marcoaleite wrote: O duro que subida de 5 km dá bem menos de 20 min. E outro detalhe, na subida temos a forçar mais e isto eleva a estimativa do FTP, não sei se isto seria o ideal.
Mas no caso do Gili (com todo respeito!) seria suficiente!

Eu acho que o Gili (sem qualquer respeito! ;) ) não deveria fazer teste de FTP agora. Esses testes são muito duros e ele ainda sente algumas dores localizadas. Eu faria pelo menos um mês de base antes ...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Magnus wrote:
binho wrote:
marcoaleite wrote: O duro que subida de 5 km dá bem menos de 20 min. E outro detalhe, na subida temos a forçar mais e isto eleva a estimativa do FTP, não sei se isto seria o ideal.
Mas no caso do Gili (com todo respeito!) seria suficiente!
com certeza Magnus. Não tenho dúvida disso.

Eu acho que o Gili (sem qualquer respeito! ;) ) não deveria fazer teste de FTP agora. Esses testes são muito duros e ele ainda sente algumas dores localizadas. Eu faria pelo menos um mês de base antes ...
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Pensando aqui com meus neuronios...
Se voce faz o teste numa subida, seus numeros ficam ligeiramente elevados.
Por outro lado, durante os treinamentos isso vai fazer com que voce seja exigido mais, levando a uma melhor evolucao.
Nao?

Mas o ideal mesmo eh quem tem uma montanha do lado de casa e fazer a maioria dos intervalos pra cima. Andar no plano deve ficar um melzinho na chupeta depois.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

binho wrote:Pensando aqui com meus neuronios...
Se voce faz o teste numa subida, seus numeros ficam ligeiramente elevados.
Por outro lado, durante os treinamentos isso vai fazer com que voce seja exigido mais, levando a uma melhor evolucao.
Nao?

Mas o ideal mesmo eh quem tem uma montanha do lado de casa e fazer a maioria dos intervalos pra cima. Andar no plano deve ficar um melzinho na chupeta depois.
Ou entrando em zonas que não era para entrar..
binho
Membro

Post by binho »

Discordo. Se voce atinge um patamar, no caso do teste, é pq vc possui condicoes fisiologicas de faze-lo.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

binho wrote:Discordo. Se voce atinge um patamar, no caso do teste, é pq vc possui condicoes fisiologicas de faze-lo.
não é isso que quis dizer, voce faz um treino que era para ser Z3 e por estar "Não aferido" voce estará mesmo em Z3?
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

Não sei se seria tão ruim assim fazer i teste de FTP na subida, até porque confio no trabalho do Igor e todos, repito todos os alunos dele fazem o teste no Pico...

mas não sei o protocolo que ele usa, por isso achei tb estranho, até porque conheço alunos dele que tenho certeza que sobem o pico em menos de 20min fácil...
Image
binho
Membro

Post by binho »

ftmonjardim wrote:
binho wrote:Discordo. Se voce atinge um patamar, no caso do teste, é pq vc possui condicoes fisiologicas de faze-lo.
não é isso que quis dizer, voce faz um treino que era para ser Z3 e por estar "Não aferido" voce estará mesmo em Z3?
Nao to entendendo seu ponto.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

ProfClayton wrote:Não sei se seria tão ruim assim fazer i teste de FTP na subida, até porque confio no trabalho do Igor e todos, repito todos os alunos dele fazem o teste no Pico...

mas não sei o protocolo que ele usa, por isso achei tb estranho, até porque conheço alunos dele que tenho certeza que sobem o pico em menos de 20min fácil...

Fiz o tira-teima do meu teste lá e deu certo. Subi em 19 minutos. Acho que 1 minuto não representa uma diferença tão grande assim.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

binho wrote:
ftmonjardim wrote:
Nao to entendendo seu ponto.
Binho, um exemplo, seu teste de ftp como vc disse ficou acima do que era pra ser .
Você pega sua planilha e tem um treino em Z2, você estará mesmo em Z2? ou estará entrando em Z3?
será que um pouco elevado não ficou cutucando o Z5? e o ftp ficou acima do que era para ser? pois a maioria dos protocolos que vejo são testes ou no rolo ou plano.
Last edited by ftmonjardim on Mon 21 Jul 2014 14:49, edited 1 time in total.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

O Pico tem uma inclinação variável, metade menos inclinada, metade mais.

Dessa forma não acho muito válido, além do problema de não dar os 20 min.

Bom, mas quem sou para me meter em um assunto mais complicado desses.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Marcelo Marino wrote:O Pico tem uma inclinação variável, metade menos inclinada, metade mais.

Dessa forma não acho muito válido, além do problema de não dar os 20 min.

Bom, mas quem sou para me meter em um assunto mais complicado desses.
Eu acho muito loco esse assunto, ciência do ciclismo.
binho
Membro

Post by binho »

ftmonjardim wrote:
ftmonjardim wrote:
Binho, um exemplo, seu teste de ftp como vc disse ficou acima do que era pra ser .
Você pega sua planilha e tem um treino em Z2, você estará mesmo em Z2? ou estará entrando em Z3?
será que um pouco elevado não ficou cutucando o Z5? e o ftp ficou acima do que era para ser? pois a maioria dos protocolos que vejo são testes ou no rolo ou plano.
Entao, oras. Discordo de voce quando fala que o "ftp ficou acima do que era pra ser"/ Julgando pela broscience, seu FTP foi o que deveria ser. No plano é que ele ficou aquém do que deveria.

Dessa forma, se voce é um Froome da vida que só corre com base no PM, e tem seu FTP aferido no plano, vai fazer uma escalada aquém da sua capacidade. E o inverso, por mais que seja difícil, é alcançável.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

ProfClayton wrote:Não sei se seria tão ruim assim fazer i teste de FTP na subida, até porque confio no trabalho do Igor e todos, repito todos os alunos dele fazem o teste no Pico...

Também não sei o que ele leva em consideração, aí só conversando com ele mesmo.

Mas lembrando aqui, tem um porém no livro do Coggan, no Training and.. Power Meter, está no print abaixo.

Image

Image
Last edited by marcoaleite on Mon 21 Jul 2014 15:07, edited 1 time in total.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Não acho que um minuto faz diferença porque esses protocolos são baseados em um modelo padrão que não se aplica em todo mundo. Alias, nem a definição de FTP é perfeita. Tenta pegar seu FTP e manter por uma hora pra ver o que acontece. Não dá.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

marcoaleite wrote:

Também não sei o que ele leva em consideração, aí só conversando com ele mesmo.

Mas lembrando aqui, tem um porém no livro do Coggan, no Training and.. Power Meter, está no print abaixo.

[ Imagem ]

[ Imagem ]
oque ele quer dizer aí no livro é que se você nunca fez, vc não saberá dosar o máximo e terá variações.
subindo é mais fácil pois vc dará o máximo msm. foi o que eu entendi.
binho, máximo é máximo, se não atingiu o máximo no plano é pq tá errado, 1 kg é 1 kg, ftp é ftp
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Muito legal essa discussão, aprendo muito, bem legal mesmo.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Exatamente Monja! Pensando nisto, como o Clayton falou, o Igor pode colocar todo mundo para subir para testar o limite do peão.

Aí que vem algo que ando pensando desde que migrei para os watts e comentei com vocês no tópico de potência, porque eu subo com um tanto de potência e não consigo reproduzir o mesmo no plano? Seria apenas questão de adaptação fisiológica ou é pré disposição muscular mesmo, vou me matar fazendo 2x20 no plano e nunca vou ter a mesma capacidade que tenho subindo?
:wigo2

Enfim, a gente vai aprendendo com estas conversas.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

O que eu entendo é que com muito treino você consegue. Agora o quanto é "muito" eu não sei, e nem que tipo específico de treino é necessário.... pq de alguma forma é necessário ativar a mesma musculatura que se usa na subida.
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Dei uma estudada e é isso mesmo. A maioria das pessoas gera mais watts na subida porque a resistência é constante, diminuindo a necessidade de ter um técnica perfeita.Pelo que li, a diferença pode diminuir justamente fazendo intervalos de alta rotação e treinamento de uma perna só.
Acho que, seja o plano ou na subida, o importante é fazer o teste nas mesmas condições que você vai treinar. :conta1
Henrique33
Membro
Nome Verdadeiro:: Carlos Henrique

Post by Henrique33 »

Olá pessoal... Depois de anos visitando outros fóruns encontrei este e, especificamente este tópico q era exatamente o q procurava... Pessoas interessadas em aprofundar-se nas teorias e assim pôr em prática. Li todo o tópico, e fiquei cheio de coisas a colocar, mas demorou alguns dias p o administrador liberar minha conta e eu esqueci de um bocado.... A anos q pedalo, corro, nado sempre com o objetivo de ter uma vida saudável... Por minha cidade não ter muitas provas, sempre participei de todas q aparece, sendo ela mtb, estrada, corrida de aventura e corridas de 5km 10km e 2 meias maratonas...
Acontece q inventei de participar de uns triathlons e além de gostar tive bons resultados... Por isso resolvi me especializar nessa prova... Especificamente no rápido... Daí sei q toda discussão aki é a cerca de provas de ciclismo de estrada, mas queria q opinassem a cerca de o q mudaria o treinamento de vcs caso se preparassem para uma prova de apenas 20km... O quanto a base, predominantemente voltada a evolução aerobia, deve ser feita(precisa de treinos tao longos na z2?)... Praticamente é um treino p tt? ... Visto que tem outras modalidades a serem treinadas, diminuindo os treinos semanais p 3 ou 4 pedais, o qnto devo focar p especificidade da prova...

Fiquem a vontade p opniar... E caso achem q estou fugindo do objetivo do tópico podem mandar eu calar a boca... Kkkkkk

Abraços
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Fala, Henrique, seja bem-vindo. A base tem que ter longos sim, independente das provas que vc vai fazer. Longão em Z2 tem uma função fisiológica que prepara o teu corpo para os exercícios específicos que, esses sim, variam conforme o tipo de prova que vc vai participar.

Mesmo após o período de base, é importante manter pelo menos um longão em Z2 por semana.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Gili
Membro

Post by Gili »

Cara, eu ACHO que no trainer road tem treino especifico pra triathlon, certo Magnus? pelo menos pra dar uma analisada lá e fazer na rua.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Tem sim, mas aí já depende do Henrique ter rolo, stick e assinar o TR.
Gili
Membro

Post by Gili »

Nem digo isso, mas dar uma olhada em como é a preparação e fazer na rua.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Henrique33
Membro
Nome Verdadeiro:: Carlos Henrique

Post by Henrique33 »

Aew galera...

Magnus então a necessidade fisiologica para a fase específica de um atleta para uma prova de 100km e 20km é a mesma? Tem fundamento visto q intensidade da parte específica destes atletas são parecidas, podendo do de 20km ser até maior num menor espaço de tempo...

A cerca do treinamento formulado pela fc fiquei triste da última vez q utilizei... Dias em q me sinto bem numa zona com as variáveis, tempo, sensação de esforço, carga etc... e precisando diminuir o ritmo pq a fc estourou... E outras coisas q me fez tentar entender meu corpo e fazer algumas alterações na periodização de acordo com o q venho compreendendo nos treinos e no descanso....
Tô no sonho do potenciômetro...

Tenho um kinetic road... Pretendo ver essas indicações de treinos...
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Fala Henrique!

Para este tipo de prova curta, 20 km, pelo pouco que aprendi penso que você vai ter que focar muito em treino na limiar de lactato, a zona 4. Quanto mais você conseguir andar neste limite mais força vai conseguir fazer e também menos fadigado vai terminar para iniciar a corrida a pé.
Agora não sei se precisaria focar em treinos extremamente longos viu. É algo bem mais específico e também você tem que treinar as tais transições né?
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Quando eu falo em longões, não estou falando em 100, 150 km... mas acho que uns 50 ou 60 km uma vez por semana estaria de bom tamanho para te daros benefícios dos "Z2"... usei o termo longão porque imagino que os teus treinos específicos serão bem menores que isso...
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Henrique aqui tem bastante material a respeito de treinos especificos para triathlon, pode ser que te ajude em algo:

http://www.trainingbible.com/resource.php" target="_blank
Post Reply