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Re: Quadros Chineses OEM
Posted: Fri 06 Jun 2014 20:10
by Ed Braz
Antes da moderação fechar este tópico, deixa eu contar uma historinha interessante que ouvi de fonte segura:
Quando a equipe Funvic mudou para Cannondale e apresentou as novas bikes para os atletas, os quadros eram cópias chinesas de Supersix(!). O fabricante não tinha quadro em estoque para fornecer, vai de papelão amassado por mãos escravas mesmo. Não sei como está a situação hoje, se trocaram por quadros originais.
Comentário capcioso: não me lembro de nenhum destes quadros quebrar/explodir/rachar em alguma prova que os caras participaram, estão todos vivos até agora.

Re: Quadros Chineses OEM
Posted: Sat 07 Jun 2014 21:03
by Gili
Eu comprei pq nao tenho 50 mil pra dar numa McLaren original kkkk. E adoro o visual do quadro! Fora questao de peso, conforto..... Mas pelo menos pra mim foi o tesao do visual mesmo, acho muito foda.
Re: Quadros Chineses OEM
Posted: Sat 07 Jun 2014 21:07
by romanetto
Gili wrote:Eu comprei pq nao tenho 50 mil pra dar numa McLaren original kkkk. E adoro o visual do quadro! Fora questao de peso, conforto..... Mas pelo menos pra mim foi o tesao do visual mesmo, acho muito foda.
Vende aquela porcaria de picape com o adesivo do Pelote e compra original. Desculpa esfarrapada!
Re: Quadros Chineses OEM
Posted: Sat 07 Jun 2014 21:17
by Gili
Ai eu carrego os pneus dos caminhoes, bombas dagua, bombonas de diesel, ferramentas, bikes, produtos para serem entregues, nas costas? Kkkkkkkk
Re: Quadros Chineses OEM
Posted: Sat 07 Jun 2014 21:19
by Rafaeljc
é... fisioterapia grátis... hahahahahah...
Queremos ver essa bike montada Gili... tá demorando muito... não sei como você aguenta!!!!
Eu abri a caixa do meu quadro e em 2 horas tava fazendo a primeira volta de teste!
Re: Quadros Chineses OEM
Posted: Sat 07 Jun 2014 21:24
by Gili
Ah cara, tbm sou ancioso, mas depois do que passei nesse ultimo ano melhorou alguma coisa kkkkk
Ainda estou recuperando o joelho, malhando e pedalando indoor somente. Como estou sem pedaalr na rua ha muito tempo, vou fazer mais um mes nesse esquema e depois ir pra rua, e pra tentar sentir alguma diferenca entre as bikes, ainda vou rodar na rua por um tempo com a ridley (vou tentar um mes ) pra depois depenar ela e montar a ChiLaren.
Mais uns 2 meses pra montar ela entao.... Se bem que o selim chega semana que vem kkkkk. Ai comeca a tomar forma ja viu ne kkkkk
Re: Quadros Chineses OEM
Posted: Sat 07 Jun 2014 22:52
by romanetto
Gili wrote:Ah cara, tbm sou ancioso, mas depois do que passei nesse ultimo ano melhorou alguma coisa kkkkk
Ainda estou recuperando o joelho, malhando e pedalando indoor somente. Como estou sem pedaalr na rua ha muito tempo, vou fazer mais um mes nesse esquema e depois ir pra rua, e pra tentar sentir alguma diferenca entre as bikes, ainda vou rodar na rua por um tempo com a ridley (vou tentar um mes ) pra depois depenar ela e montar a ChiLaren.
Mais uns 2 meses pra montar ela entao.... Se bem que o selim chega semana que vem kkkkk. Ai comeca a tomar forma ja viu ne kkkkk
Eu já teria montado para deixar enfeitando a parede!
Re: Quadros Chineses OEM
Posted: Sun 08 Jun 2014 17:55
by PAF
Essa discussão de ser China ou não-China pra mim já encheu! Isso aqui tá parecendo o
http://www.pedal.com.br" target="_blank.
Eu vou me posicionar aqui pela última vez sobre desse assunto e espero sinceramente que meu ponto de vista seja respeitado.
Ser China ou não-China não é mais relevante. Se assim fosse, a Giant ou a Kinesis não seriam tão respeitadas no mercado. Agora querer jogar tudo numa vala comum para justificar suas escolhas ou possibilidades, é outra coisa.
1) Quando eu fui comprar a Zero.7, ela era vendida aqui no Recife por R$27.990,00.
2) A mesma bicicleta fora, custava US$ 12.000,00. A cotação do dólar na época era cerca de 2,20. Ou seja, trazer dos Estados Unidos me custaria R$39.600,00 (considerando que eu pagaria os impostos de importação, 50%, como deve ser em vôos vindo do exterior).
3) Assim, trazer de fora era mais caro.
4) A Wilier fabrica no Oriente (acho que Taiwan), pois os custos são mais favoráveis.
5) No entanto, tudo é feito na Itália e o processo é realmente OEM. Isso não faz minha Zero.7, minha Cento1 Air ou minha Izoard XP uma China.
6) Meus quadros (os 3 Wilier), tem geometria proprietária, projeto proprietário, garantia das especificações, garantia da qualidade das especificações, garantia de 5 anos. Quem entende o mínimo de Engenharia sabe o que isso significa. Meu Notebook é Apple e fabricado na China. Vê se tem alguma outra discussão em algum fórum por aí se ele tem a mesma qualidade que um Macfu? O projeto dele é Apple (americano) assim como a Dogma deveria ser Pinarello, a Venge ser Specialized e a Cento1 Air ser da Wilier.
7) Quem quiser achar que eu sou otário por comprar produtos originais que são "Made in China", pagando uma pequena fortuna por isso e assim generalizar, que ache. Estou cagando.
Cada um faz o que lhe traz prazer e satisfação. Eu tenho um certificado de garantia o qual me assegura que todas as especificações de projeto que eu comprei foram entregues. Essa é minha satisfação. E você? Tem essa segurança? Se isso lhe importar, claro.
Re: Quadros Chineses OEM
Posted: Sun 08 Jun 2014 18:14
by ftmonjardim
PAF wrote:Essa discussão de ser China ou não-China pra mim já encheu! Isso aqui tá parecendo o
http://www.pedal.com.br" target="_blank.
Eu vou me posicionar aqui pela última vez sobre desse assunto e espero sinceramente que meu ponto de vista seja respeitado.
Ser China ou não-China não é mais relevante. Se assim fosse, a Giant ou a Kinesis não seriam tão respeitadas no mercado. Agora querer jogar tudo numa vala comum para justificar suas escolhas ou possibilidades, é outra coisa.
1) Quando eu fui comprar a Zero.7, ela era vendida aqui no Recife por R$27.990,00.
2) A mesma bicicleta fora, custava US$ 12.000,00. A cotação do dólar na época era cerca de 2,20. Ou seja, trazer dos Estados Unidos me custaria R$39.600,00 (considerando que eu pagaria os impostos de importação, 50%, como deve ser em vôos vindo do exterior).
3) Assim, trazer de fora era mais caro.
4) A Wilier fabrica no Oriente (acho que Taiwan), pois os custos são mais favoráveis.
5) No entanto, tudo é feito na Itália e o processo é realmente OEM. Isso não faz minha Zero.7, minha Cento1 Air ou minha Izoard XP uma China.
6) Meus quadros (os 3 Wilier), tem geometria proprietária, projeto proprietário, garantia das especificações, garantia da qualidade das especificações, garantia de 5 anos. Quem entende o mínimo de Engenharia sabe o que isso significa. Meu Notebook é Apple e fabricado na China. Vê se tem alguma outra discussão em algum fórum por aí se ele tem a mesma qualidade que um Macfu? O projeto dele é Apple (americano) assim como a Dogma deveria ser Pinarello, a Venge ser Specialized e a Cento1 Air ser da Wilier.
7) Quem quiser achar que eu sou otário por comprar produtos originais que são "Made in China", pagando uma pequena fortuna por isso e assim generalizar, que ache. Estou cagando.
Cada um faz o que lhe traz prazer e satisfação. Eu tenho um certificado de garantia que me assegura que todas as especificações de projeto que eu comprei foram entregues. E você? Tem essa segurança? Se isso lhe importar, claro.
Perai, alguém comentou algo do seu quadro nesse tópico? o grande problema desse tópico é exatemente esse, muita gente preocupada com oque os outros fazem, eu estou pouco me lixando se voce ou alguém compra um quadro por x reais, como estou cagando se o Flavio comprou um quadro "crucificado" aqui.
Voce mesmo disse no seu post, cada um faz oque lhe traz prazer e satisfação e não cabe a voce, a mim e nem a ninguem julgar se alguém aqui compra produto x ou y.
O objetivo desse tópico sempre foi mostrar coisas relacionadas aos quadros chineses que eu CHAMO FU, porém o intuito do tópico se tornou ORIGINAL X NÃO ORIGINAL, gente querendo PROVAR que TODOS OS QUADROS FEITOS NA CHINA são uma PORCARIA e não são.
Enfim, pra mim esse tópico já deu, já partiu para a fogueira das vaidades, perdeu o foco totalmente.
Re: Quadros Chineses OEM
Posted: Sun 08 Jun 2014 18:18
by joaojuliomello
meninos, essa discussão já deu a seculos ainda antes desse forum ser criado... roma favor não responder se não teremos mais 10pag só das suas respotas... PAF relaxa veio, monja, relaxa e ka a maldita foto da sua bike do lado outro lado?
Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 10:02
by PAF
Aceitando a sugestão dos moderadores estou abrindo o tópico. Aqui a porrada é livre? Se minha opinião valer ainda, eu gostaria de ver os não relacionados lá transferidos para cá (se não der muito trabalho, claro) e as coisas do Quadros Chineses OEM zeladas, voltando ao espírito original do tópico, que eu aprecio muito.
P.
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 10:28
by Magnus
Gostei da ideia. Acho importante tudo o que foi discutido lá, só estava muito misturado, de um lado tinha o pessoal querendo reviews, impressões etc e de outro um pessoal querendo discutir quase que filosofias de vida....
Assim vai ficar mais bacana, lá ficam as impressões sobre os quadros, dados técnicos, preço, como comprar etc... e por aqui rolam as opiniões pessoais sobre cópias, falsos OEMs, projetos originais independentes etc, a exemplo do tópico sobre a voracidade do mercado brasileiro, onde se discute até economia.
Por mim, essa divisão está aprovadíssima!
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 11:13
by pelote
Iremos mover os posts para cá, nosso objetivo é não apagar, só que demanda tempo então faremos aos poucos a noite.
Vou reabrir o tópico, evitem de citar mensagens referentes a esse novo assunto, essas irei apagar sem aviso.
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 11:15
by PAF
Jóia!
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 11:57
by romanetto
Eu não vejo problema na discussão ser toda naquele tópico unificado, mas vejo que aqui a galera pode discutir suas perspectivas e lá a coisa fica mais para uma questão técnica e dúvidas das China. Eu aprovo. Apenas peço que sejamos, todos nós, cordiais, pois todos nós aqui estamos com o mesmo propósito de aprender com experiências nossas e dos outros amigos sobre ciclismo.
Apenas o título pende pesadamente para a resolução em favor das "originais", quando posto deste modo. O título poderia ser mais neutro, embora eu ache assim mais divertido!
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 12:02
by ftmonjardim
O tópico lá foi criado exclusivamente para falarmos dos famigerados quadros e não compararmos com quadros originais, acho de bom grado abrir esse tópico e assim o pessoal se mata a vontade aqui.
Editando oque eu disse: reformulando, retiro o comparando com quadros originais, pois nem todos os chinas são cópias, o meu por exemplo não é copia de nenhum modelo de marca, geometria exclusiva da velobuild.
Gostaria que os defensores dos quadros de marcas se atenham a isso por favor, compare Pinarello com Chinarellos, Cervelo com Chinarvelo e não jogue todos os quadros china's na mesma vala de quadros do DEMÔNIO.
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 12:05
by PAF

com estilo...
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 12:11
by laertejr
Porrada com estilo eu queria ver de alguem que comprou um daqueles Colnago ou De Rosa que sao vendidos no aliexpress

Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 12:23
by romanetto
Vou dizer aqui um pouco do que eu disse ao Pedro lá no tópico que ficou só pra discutir aspectos técnicos das china (e, João, não vou exceder as 9 páginas, fica frio!

). O Pedro disse sobre alguém que o acha otário e tudo mais por ele ter comprado uma Wilier original. Eu mesmo não vi ninguém fazer isso lá, mas acredito que ele tenha os motivos dele para ter dito isso, pois de algum modo em algum outro lugar alguém deve ter dito isso a ele. Então, vou dizer o meu ponto de vista. Eu não acho que é otário alguém que paga uma fortuna por uma bicicleta original, ao contrário disso. Como eu já disse, a coisa a meu ver foi vista assim, no momento da compra: Specialized de entrada ou China de ponta? E escolhi a China. Eu não tenho dúvidas de que uma Specialized ou Pinarello de ponta sejam as melhores bicicletas já produzidas no mundo. A única questão é que ainda não posso pagar por elas e, como todos sabem, peguei uma FM098. A discussão de eu ser a favor ou contra a pirataria, já foi debatida lá e será aos poucos passada por aqui, mas o ponto fulcral disso tudo é que eu não posso crer que alguém individualmente seja responsável por uma engenharia ou descoberta produtiva, já que o conhecimento é socialmente produzido e reproduzido, é um acumulado histórico de várias experiências teleológicas, de modo que as descobertas são da humanidade como um todo. Por isso sou contra patentes e outras coisas, pois penso no bem da humanidade como um todo. A descoberta de um é a descoberta para o gênero humano, ou assim as coisas deveriam ser. Como dizia o velho Goethe, se a humanidade perecer, não tem jeito, perecerei com ela.
Embora eu não tenha visto ninguém chamar de otário alguém que tenha uma bicicleta original (até porque todos nós gostamos das originais, apenas não concordamos em pagar ou não temos como pagar o preço delas), eu vi as pessoas me chamarem de otário, e inclusive dizer que a minha bicicleta de casca de ovo me poria em riscos descomunais. Então, às vezes, eu vejo que o respeito e a cordialidade não é assim tão recíproca (ainda que a minha FM098 não seja exatamente uma cópia de nada).
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 12:26
by romanetto
... e apesar disso devo dizer que não estou ofendido e que estou é gostando desta discussão toda. Sobretudo, porque estou bem seguro de minhas decisões e, mais ainda, porque somente eu me responsabilizo pelas minhas escolhas e pelas consequências derivadas delas.
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 12:37
by Gili
EU vou tirar o adesivo da McLaren da minha China e colocar da Williams, meu pedal ta mais parecido com o do Massa kkkkk
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 12:50
by T-Rodman
é o tal do 'processo de auto-convencimento'.
Serve para qualquer caso que você tenha de operar, e também, o bolso conta proporcionalmente com a conta.
Vamos assim dizer, vamos comprar carros. (nem vou subir muito a lista pra não ficar muito desproporcional ás bikes)
Há quem possa comprar e usufruir de um Alfa Mito:
http://www.alfaromeo.com/com/#/models/mito" target="_blank
Há quem possa comprar e usufruir de um Fiat Bravo:
http://bravo.fiat.com.br/" target="_blank
Há quem possa comprar e usufruir de um Cherry Celer:
http://www.cherybrasil.com.br/celer-hatch" target="_blank
E cada um que compra qualquer um dos 3 carros, ou de qualquer outro, vai se justificar, colocando suas razões e por que considera a melhor compra.
De um lado, quem compra um melhor vai justificar que o mais caro é melhor porque é xyz. E de outro lado quem comprou o mais baratinho, chinês, vai justificar que foi uma boa compra porque saiu mais barato, porque tuv, etc.
So what?
- é, talvez o importante seja se respeitarem, os consumidores.
Como em outras épocas, já teve a época que tinha diferença grande de preço quem montava um PC com PC Chips e fonte genérica, contra um Dell/IBM/Gateway da vida. Hoje em dia, tudo tem melhor qualidade e tudo vem da China. O preço já não é tãao diferente uma 'grife' de um 'genérico', mas cada um tem seu mercado, seu valor agregado, seu consumidor.
A minha opinião hoje é que o genérico chinês hoje é igual a uma PCChips, hoje. Mas também, como os PCs, daqui algum tempo, carros e bicicletas chinesas vão ter qualidade maior, serão cópias de modelos mais sofisticados, mas também, terão design, engenharia, e se duvidar até tecnologia própria embarcada em seus produtos.
Vamos relembrar também: marcas como Giant e Merida são de Taiwan.
E que dá na telha quem tem um 'alfa romeo', falar que é otário, por um proprietário de um 'cherry', dá, rs.
Mas também, tem de saber de vez em quando optar pela ignorância. Tem umas pérolas que eu guardo pra mim, que já ouvi/presenciei, tipo "ah essa marca aí deve ser ruim, Campagnolo - nem Shimano é"; "esse pedal de plástico é ruim, muito frágil" (falando de um speedplay, um cara numa MTB velha). Tem outras que se lembrar eu posto por aqui, mas eu fico quieto, nem falo muito.
whatever. Cada um que seja feliz com o que tem, que possa pagar e usar. e sonhar também, oras. Sempre é legal ter um degrauzinho a mais pra subir. Dá gosto de chegar lá - tanto quanto dá um vaziozinho no peito quando se chega (dia que comprei um Alienware, um Quad-Xeon e a Radeon mais top da época, eu tive isso, rs).
amplexos
T.
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 13:01
by romanetto
É isso, T.! Só ainda não consegui chegar no vaziozinho... e pensando que o Shimano é mais antigo, muito mais, que o Campagnolo (que só tem 80 anos), muita gente deve ter dito isso. E eu mesmo prefiro o Shimano, na empunhadura e no esquema de troca de câmbio! Questão meramente de gosto.
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 13:11
by Papillon
E eu acabo de me arrepender de não ter comprado a roda do Flávio.
T. acho essa analogia com PC mais pertinente, assim como no caso de jeans, temos aqui no Brasil os maiores fabricantes de jeans no mundo no entanto uma calça hamuche custa 29,90 no walmart e uma diesel custa 900, nem por isso basta colocar uma etiqueta diesel para a hamuche "ser a mesma coisa", porém existem diversas "marcas"que apenas costuram sua própria etiqueta sobre jeans OEM da hamuche.
Dentro da cadeia de produção, pode-se haver tanto produtores grandes como pequenos, vejam os vídeos abaixo:
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 13:13
by PAF
Roma,
Eu sou engenheiro, cientista e professor. Por formação e ofício, eu desenvolvo projetos em que normalmente patentes estão envolvidas e vou deixar esse aspecto da discussão para uma outra (breve) oportunidade.
Por enquanto, gostaria de me ater a citação de, (des)pretensiosamente, ser chamado de otário,
sem querer ser agressivo.
Para descorrer em meus argumentos, eu preciso de uma primeira afirmação: ciclismo é antes de tudo uma paixão.
Pois bem. Eu comecei a andar de bicicleta aos 4. Esse instrumento me acompanha por uma vida inteira. Nos anos 80, pratiquei ciclocross e quando nem se falava em MTB, eu já adaptava as minhas bicicletas para fazer trilha com meus amigos da rua. Por 5 anos e meio, meu único meio de transporte foi uma bicicleta (nem sempre de forma voluntária). Embora que, depois dessa experiência tenha jurado que nunca mais iria subir em uma, decidí ir para o ciclismo de estrada.
Então voltemos aos fatos...
No mundo que a gente vive hoje, qualquer dólar poupado para fabricar alguma coisa é vantagem competitiva. Quem tiver tempo, leia esse
artigo que explica em detalhes tudo que eu estou afirmando em minha sentença acima.
A pergunta fundamental é a seguinte: quando eu digo que a bike é China, o que eu quero
realmente dizer? Que é projeto
Made in China? Que a fábrica do quadro fica na China? Que o projeto é Italiano e a fábrica fica na China? Que o projeto é Italiano, é um projeto proprietário e a fábrica fica na China por questões de OEM? Ou na verdade eu quero dizer que é tudo igual e até mesmo jogar tudo numa vala comum?
Percebeu a diferença?
Existem mais coisas entre-linhas forísticas do que sonha nosso imediatismo webnês.
Tantos mil reais não caem do céu e optar por um quadro original de uma marca consagrada não é mera vaidade (embora muita gente ache o contrário). É muito fácil achincalhar no privado e defender-se no público. E foi isso que eu viví e não gostei.
Talvez o local não tenha sido o mais apropriado? Sim, com certeza. E tem coisas que nós nos arrependemos de fazer. Eu me arrependo de sido agressivo (palavras do Flávio Tuix Fialho) e causado o fechamento temporário do tópico OEM. Mas aprendí com esse fato.
As rusgas do outro fórum, ficaram no outro fórum. Aqui eu me sinto muito mais livre em participar e trocar idéias, expor algum conhecimento e fazer novos amigos (veja aí o Flávio que hoje conheço pessoalmente e tenho o maior carinho

).
Não fui chamado de otário... nominalmente. Até porque se fosse assim, a reação teria sido outra. Mas fui tratado como um. E isso é tão ruim como. Ficam as desculpas públicas de uma mea-culpa.
Portanto para que essa discussão fique no passado e lá permaneça, vamos tocar o barco aqui.
Grande abraço.
Pedro
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 13:21
by T-Rodman
romanetto wrote:É isso, T.! Só ainda não consegui chegar no vaziozinho... e pensando que o Shimano é mais antigo, muito mais, que o Campagnolo (que só tem 80 anos), muita gente deve ter dito isso. E eu mesmo prefiro o Shimano, na empunhadura e no esquema de troca de câmbio! Questão meramente de gosto.
Em termos de bike eu até estou em um patamar confortável, mas ainda tem vários degraus pra subir.
Câmbio eu uso Shimano Ultegra, Campagnolo Centaur, Sram Apex e Microshift White. Rodas, as melhores são Fulcrum Racing 3, Campy Scirocco, Mavic Cosmic e Shimano WH-601R. Quadros meus 4 de carbono são: Ridley Excalibur, Wilier Isoard XP, Look 386 e PZ Racing 2.1.
Eu tenho quantidade sobre qualidade, rs. A qualidade, fica num meio-termo, no melhor que eu pude pagar, sem ficar muito constrangido - na época que podia gastar essa quantia. Hoje em dia tá mais difícil de eu subir um degrauzinho. Por isso, sabendo que era por uma época, eu fiz meu devaneio estocando bikes para uso, rs.
amplexos
T.
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 13:24
by Papillon
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 13:32
by romanetto
Compreendo, Pedro. Você sempre foi muito cordial comigo, e creio que vice-versa. De modo que não me resta outro sentimento aqui no fórum de mim por você senão de profundo respeito. No caso, também sou cientista e professor. Mas não da engenharia, embora alguns de meus objetos de estudo sejam a produção sociometabólica do capital.
Desde o começo eu sempre soube a diferença entre uma empresa chinesa produzindo cópias e uma Wilier que desloca sua linha de produção para um local onde a mão-de-obra mais barata valerá a eles uma extração relativa de mais-valor estratosférica. De tal sorte que tuas explicações também podem dar margem a me chamar de ingênuo, mas obviamente não me ofende, já que você somente o faz para esclarecer de modo categórico as coisas.
Mas, só para deixar ainda mais claro,também não imaginei ser vaidade comprar uma Madone 7 em vez de comprar uma FM029, verbi gratia. Imaginei ser uma questão de opinião e decisão particular. Respeito ambas.
Pedro, não sei se foi para mim, acerca de "ser muito fácil achincalhar no privado e defender-se no público". Pelo que me lembro, não ridicularizei ninguém no privado para depois vir me defender no público. Acho que não foi pra mim.
De minha parte, tanto não me restam rusgas ou desavenças de nenhuma espécie, como também elas nunca chegaram a existir de facto.
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 13:41
by romanetto
T-Rodman wrote:romanetto wrote:É isso, T.! Só ainda não consegui chegar no vaziozinho... e pensando que o Shimano é mais antigo, muito mais, que o Campagnolo (que só tem 80 anos), muita gente deve ter dito isso. E eu mesmo prefiro o Shimano, na empunhadura e no esquema de troca de câmbio! Questão meramente de gosto.
Em termos de bike eu até estou em um patamar confortável, mas ainda tem vários degraus pra subir.
Câmbio eu uso Shimano Ultegra, Campagnolo Centaur, Sram Apex e Microshift White. Rodas, as melhores são Fulcrum Racing 3, Campy Scirocco, Mavic Cosmic e Shimano WH-601R. Quadros meus 4 de carbono são: Ridley Excalibur, Wilier Isoard XP, Look 386 e PZ Racing 2.1.
Eu tenho quantidade sobre qualidade, rs. A qualidade, fica num meio-termo, no melhor que eu pude pagar, sem ficar muito constrangido - na época que podia gastar essa quantia. Hoje em dia tá mais difícil de eu subir um degrauzinho. Por isso, sabendo que era por uma época, eu fiz meu devaneio estocando bikes para uso, rs.
amplexos
T.
Eu entendo, T. Eu fiz isso durante os últimos 15 anos com meus livros, e hoje tenho uma biblioteca respeitável, tanto em qualidade como em quantidade (cerca de 1400 livros). Mas por um ano inteiro eu ia pedalando para o trabalho, quando morei aí no interior do estado, com uma Super Italy, aquela de 12 marchas, montada pela Gipiemme. Era trocador no quadro. E por um longo tempo, achava que aquela era uma "puta" bike. Hoje eu sei que era limitada demais, mas também tenho um apreço tão grande por ela, pois ela faz parte de minha história, me acompanhou por dezenas de milhares de quilômetros por cerca de 15 anos comigo. E acho que é isso. Entendo o Pedro Anselmo quanto ele diz que a coisa é também paixão, é também o que nos torna melhor. E ele está certo nisso. Por isso jamais poderia acusar ele de ser bobo em gastar pequenas fortunas na bike, pois só se vive uma vez, oras, e é o gosto dele. E julgo, no fim das contas, que vale muito a pena!
Re: Oliginal Vs. Original
Posted: Mon 09 Jun 2014 13:45
by Papillon
PAF wrote:
A pergunta fundamental é a seguinte: quando eu digo que a bike é China, o que eu quero realmente dizer? Que é projeto Made in China? Que a fábrica do quadro fica na China? Que o projeto é Italiano e a fábrica fica na China? Que o projeto é Italiano, é um projeto proprietário e a fábrica fica na China por questões de OEM? Ou na verdade eu quero dizer que é tudo igual e até mesmo jogar tudo numa vala comum?
Pedro, eu já devia estar suspenso por lá ou nem peguei essa rusga enfim melhor que fique por lá.
Meu velho trabalhou na indústria por coisa de 50 anos, o escritório que tivemos teve clientes como BMW, VW, FIAT e mais algumas dezenas de indústrias grandes, bem grandes. Cada qual com suas características e normas e você já deve imaginar que não é fácil ficar nesse mercado por tanto tempo sem conhecer bem o que esta fazendo.
O fato é que no princípio o projeto era 100% in house, depois passaram a fazer parte do projeto fora, deixando só o design dentro mas controlando tudo de modo central e finalmente hoje o projeto principal é feito fora, isso é terceirizado para empresas grandes de projeto em especial na Índia ou China, já partes de projeto antes desenvolvidas in house passaram a ser desenvolvidas unicamente por empresas especializadas como por exemplo o sistema de injeção ser desenvolvido pela Marelli ou Denso e não pela fabrica do motor ou mesmo partes da suspensão, ai que entramos e por alguns anos projetamos a suspensão de diversos modelos fabricados aqui no Brasil em um processo de ramificação que saia por exempo da Fiat-Aethra-Nós-Estamparia.
Bom dei esse enredo agora o ponto:
A fábrica faz um contrato digamos de 30.000 peças/ano com a fornecedora que desenvolve o projeto conosco e finalmente manda para um terceiro estampar ou fundir, esse terceiro recebe o molde, a especificação da chapa e recebe visita de engenheiros da fábrica, do fornecedor, da matriz e nossos, não é difícil para descobrirem o que e para que estào fazendo, e invariavelmente ocorrem 3 fatos:
1. O volume de peças que a montadora solicita é variável e a produção funciona melhor com número fixo, aqui ou a fábrica estoca ou a fábrica para e máquina parada igual a prejuízo.
2. O volume "extra" de peças pode atingir um certo patamar que não é viável estocar, ai o negócio é não fabricar com o número do fabricante e abastecer OEM, e assim temos um amortecedor "dana" que é exatamente o mesmo montado como VW no Fox.
E agora começa a parte ruim da estória.
3. Invariavelmente ocorre rejeita pelo fabricante de peças fora de especificação, as vezes de lote inteiro e as vezes rejeitando/vetando permanentemente a fábrica, esses produtos deveriam ser descartados mas chegam invariavelmente no mercado sob marcas sequer relacionadas com o mercado é aquela "bieleta" sem marca ou com a marca raspada.
4. Ocorre também que algum terceiro possa conseguir o projeto e clonar a peça porém sem ter acesso a especificação e controle de qualidade, utilizar aço de diferente especificação e colocar um produto 100% pirata no mercado.
Isso acontece diariamente no mercado de autopeças no Brasil, que aliás foi invadido por autopeças chinesas, desde as de ótima qualidade até as que nem se parecem com as originais.
Não é difícil fazer um paralelo para a bicicleta.
