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Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Wed 28 Jan 2015 14:42
by Papillon
PQP não devia ter entrado nesse tópico.

Mas enfim.. acho que em breve vão ter corridas com isso e apostas (sim isso dá uma grana, cadê o Binho?), enquanto não profissionaliza...creio que em breve existam corridas só pra quem usa PM para evitar os cheeters.

BABEI.

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Wed 28 Jan 2015 23:23
by Landim
Testei! Só uma palavra(composta), putaquelosparius!!! Muito massa. Como vou fazer teste de limiar amanhã só ia botar os sensores online e ver qual era, fiquei pedalando de cueca e descanso por mais de 10 minutos e empurrando os pes pra andar com a galera que tava online, quase ferro meu teste, rsrsrsr.

Do caralho, e não precisa de sensor de velocidade pra quem tem PM, ele estima a velocidade pela potência. E pelo menos o beta é tudo na potência mesmo, sem watts/kg por enquanto.

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 08:40
by Cebo
Rapaz, a cada dia que passa eu chego a conclusão que eu PRECISO de um PM. Tenho certeza que o Zwift é só o primeiro de muitos jogos que vão mudar a forma com que treinamos.

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 09:42
by marcoaleite
Comecei bem, ontem fiquei até a 1:00 da manhã instalando e fazendo aquele update demorado da porra e deu crash error quando abre o software. Agora vou reinstalar para ver o que acontece, se der o mesmo erro vou tentar instalar no desktop. Só falta estar bugado essa bagaça.

Olha Cebo, não sei aonde podem chegar esses simuladores. Acho que a limitação "rolo" ainda me desmotiva um pouco, eu uso o rolo mais por necessidade do que prazer.

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 10:09
by russow
duvida rápida, nessa comunicação do software com o rolo, tem algum controle de carga no rolo??
exemplo: no trajeto do game aparece uma subida, ai o game aumenta a carga do rolo para forçar o atleta a pedalar com mais força ou usar uma relação mais leve, consequentemente quando aparece uma subida ele joga o rolo para uma carga mais leve.

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 10:26
by portoga
russow wrote:duvida rápida, nessa comunicação do software com o rolo, tem algum controle de carga no rolo??
exemplo: no trajeto do game aparece uma subida, ai o game aumenta a carga do rolo para forçar o atleta a pedalar com mais força ou usar uma relação mais leve, consequentemente quando aparece uma subida ele joga o rolo para uma carga mais leve.
Imagino que se estiver usando um Wahoo Kickr ou Cycleops Powerbeam Pro o controle é feito automaticamente via ANT+.

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 11:05
by raulfragoso
É isso mesmo: http://zwift.com/what-is-it" target="_blank

Nos chamados "smart trainers" (Kickr, Computrainer, PowerBeam, etc) o Zwift altera a resistência do rolo para refletir as mudanças do ambiente simulado, como subidas, vento, etc

Ô vontade de comprar um Kickr !

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 11:12
by Magnus
Nos outros, o que deve acontecer e a velocidade no jogo diminuir. Vamos supor que vc esteja no plano produzindo X watts e andando a 40 km/h, ao entrar numa subida, esses mesmos X watts passam a representar 15 km/h.

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 11:43
by portoga
Ô vontade de comprar um Kickr! x2

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 14:21
by PH
Bom, mandei um request tb, vai que mandam o link pra download.....

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 14:59
by raulfragoso
O link pra download é tranquilo, posso colocar aqui: https://dl.dropboxusercontent.com/u/131 ... tSetup.exe" target="_blank

É bem provável que você não consiga criar a conta para se logar no jogo, mas tenta aí e depois diga se deu certo.

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 20:29
by raulfragoso
Galera, o tempo tá muito curto aqui - nem consegui ir pra rua treinar desde segunda-feira :(
Mas hoje sobrou um tempinho à tarde e deu pra montar o rolo e gravar um vídeo pra mostrar pra vocês como é o esquema do Zwift:

phpBB [media]


Algumas considerações rápidas:

- é legal pra caralho ! :D

- só funciona com PM mesmo;

- o jogo simula altimetria de uma maneira bem interessante: numa subida, a potência mostrada na tela é menor do que a potência real do PM, ou seja, você tem que fazer mais força durante uma subida no jogo. Isso é legal porque reproduz de maneira justa o que acontece na rua, mas em contrapartida tende a favorecer quem é gordo (como eu :lol:) pois a relação Watts/KG não é simulada;

- achei muito bacana a integração com o Strava, no fim do treino ele apresenta uma tela com estatísticas e dá a opção de subir pro Strava (tem que dar permissão no website do Zwift primeiro). Reparem que o upload é feito com o percurso simulado junto com a altimetria: https://www.strava.com/activities/247826646" target="_blank

- achei a interface do jogo muito legal, tem estatísticas bem bacanas em tempo real e mostra de forma clara a posição dos seus oponentes. O jogo fomenta a competitividade, pois você quer sprintar toda vez que alguém passa correndo do seu lado rsrsrsrsrs

É isso, se amanhã continuar chovendo, vou pro Zwift de novo, mas vou com mais tempo para poder brincar :)

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 20:47
by Flavio Tuix
irado.

mas ainda prefiro treinar na rua.

mas pra dias chuvosos, com certeza eh maneirissimo, estimula demais.

alem do mais, fazer uma competição pelote ia ser mto maneiro.

abrax

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 21:02
by Marcelo Marino
Quando tem uma subida o que acontece? Você continua pedalando normalmente?

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 21:41
by kinbold
Nos rolos normais sim, de acordo com seu w/Kg ele calcula a velocidade.

Alguns rolos possuem controle eletrônico de carga, aumentam ou diminuem a carga de acordo com a inclinação.

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 21:47
by ftmonjardim
Marcelo Marino wrote:Quando tem uma subida o que acontece? Você continua pedalando normalmente?
Pelo oque eu entendi, ele á uma reduzida na sua potência, se voce no plano rodando a 90rpm naquela marcha gera 200 watts, quando tiver uma subida, o jogo mostrava que você está gerando 150, mesmo estando gerando os 200 no rolo, diminuindo assim sua velocidade no jogo.

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 21:51
by raulfragoso
Continua pedalando normalmente nas subidas, mas sua velocidade no jogo cai. Isso faz sentido, pois no jogo todas as variáveis, inclusive a velocidade, é derivada da potência medida no PM. Por exemplo numa subida de 5% de inclinação do percurso simulado, olhei no Garmin e a velocidade estava a 45km/h (medida pelo sensor de velocidade da bicicleta) enquanto que no Zwift estava a 20 km/h. Já no "plano" fica tudo praticamente igual.

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 22:08
by Marcelo Marino
Seria mais um jogo mesmo do que uma ferramenta de treino então.


Os rolos do tipo do Elite RealPower aí sim, porque a resistência muda conforme o terreno e todos em uma competição estão com o mesmo rolo, só que custam...

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Thu 29 Jan 2015 22:12
by raulfragoso
Sim, Marino, seria mais um jogo mesmo - o treino é apenas consequência da diversão rsrsrsrs

O Zwift já tem suporte para esses 'smart trainers', onde muda a resistência de acordo com o terreno sendo simulado no jogo. Por enquanto estão na lista apenas o Wahoo Kickr e o Computrainer, mas já anunciaram suporte em breve para a linha Elite Real e também o CycleOps PowerBeam Pro.

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Fri 30 Jan 2015 01:04
by marcoaleite
Aqui não instalou no note Core2duo que temos. Dá crash error e só se um dos motivos for o video que não é tão próximo da especificação mínima. Amanhã instalo no desktop e vamos ver, ele tem mais recursos para games e se não rodar meto fogo no meu cadastro de teste.

Estes rolos simuladores como o Tacx são bacanas para treinar, um cara aqui tem um e quando e coloca para subir o D'Huez fica legal de ver! :D

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Fri 30 Jan 2015 09:38
by PH
Instalado e configurado no meu notebook caroço. Problema é que o notebook é mais antigo, core2duo tb, tem video dedicado de 1GB mas ainda assim deu pra ver que ficou um pouco lento, talvez tenha que instalar no notebook de produção.

A noite vou usar uma meia hora pra ver qual é a pegada...

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Fri 30 Jan 2015 13:08
by Flavio Tuix
Marcelo Marino wrote:Seria mais um jogo mesmo do que uma ferramenta de treino então.


Os rolos do tipo do Elite RealPower aí sim, porque a resistência muda conforme o terreno e todos em uma competição estão com o mesmo rolo, só que custam...

o meu eh esse, mas o garmin nao parelha com o software, infelizmente.
ai vc treina e soh fica com os dados do rolo mesmo.
ja fiz uns 3 treinos com os videos q eu tenho, eh bem legal. Na subida a carga fica pesada mesmo, bem real.
Mas nunca tentei competir contra as pessoas na internet.
Vou tentar no carnaval, ja q as ruas do Rio vao ficar limpissimas hahahhaa

abrax

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Fri 30 Jan 2015 19:25
by PH
OK, testado por 30 minutos.

Primeiras impressões:
- Meu hardware está um pouco abaixo do esperado, ficou um pouco travado, especialmente nas descidas;
- Não achei nenhum menu para configuração, gostaria de baixar as opções de renderização, com certeza já ficaria com a jogabilidade bem melhor;
- É raro ficar muito tempo sem alguma distração, metas de sprint ou de montanha - o tempo passa mto rápido!
- A potência que lid no computador era a mesma do jogo, mesmo nas subidas. Não achei ruim, pq meu rolo tem uma resposta mto boa, então se apertar nas subidas o rolo responde a contento simulando a carga, sem problema. Idem nos sprints.

Resumindo, mesmo com o hardware meio bugado, ficaria fácil mais de 1 hora nele. Com certeza vai ser muito usado no futuro. Talvez exista a opção de se criar terrenos ou criar group rides e afins, acabei não explorando mas seria bem divertido.

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Fri 30 Jan 2015 22:00
by marcoaleite
Também testei aqui, dei uma volta no circuito Island.

Realmente é raro se distrair, toda hora passava um atleta ou chegava alguma parte do circuito que te chamava a atenção. Como eu dei apenas 3 voltas no rolo (estava com a full carbon) não consegui colocar muita potência, mas na subida mais longa eu me peguei girando igual um ventilador quando mostrou que eu estava ficando ranqueado na subida! kkkkk Depois seguindo um pelotinho "fantasma", um deles atacou e eu institivamente levantei para pedalar em pé e ir buscar quando ele começou a abrir.

Ou seja, o fato de estar ali vendo e correndo com outros ciclistas "engana" bem a mente. Daria para ficar fácil uma hora nele treinando, principalmente se fosse possível montar treinos como no TR e escolher o percursos. Com um software destes é mais que necessário um rolo legal para brincar para valer!

PS: Agora foi, segue o strava: https://app.strava.com/activities/248302914" target="_blank

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Sat 31 Jan 2015 21:57
by Landim
Agora sim devidamente testado e aprovado.

Ia fazer uma horinha só, já que amanheci com a garganta arranhando. Mas me empolguei e acabei fazendo um 2x20'@Tempo e depois um fartlek com os pelotinhos que iam se formando. Acabei rodando 50km e 1h40min sem perceber muito.

Quando tiver a versão final espero que deem a opção de audio chat, ai é beijo e abraço, vai ser difícil largar o bicho. É muito realista no sentido de enganar a mente. Mesmo meu rolo sendo dumb quando eu chegava nas subidas e via a velocidade caindo sentia como se realmente estivesse escalando, interessantíssimo.

Até minha esposa quis experimentar, e um colega que nunca pedalou e viu eu pedalando no bicho ficou com vontade.

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Sun 01 Feb 2015 20:29
by marcoaleite
Agora a tarde rodei mais 45 min no Zwift. Muito legal mesmo, passou o tempo rapidinho! Só não está mais sendo legal porque meu rolo não ajuda, para colocar uma potência que costumo treinar não dá com a bike de estrada, pois não posso apertar tanto o rolo como na TT que é de alumínio. Ou compro um rolo melhor ou arrumo um Power Tap ANT+ (ou arrumar com o PH aquele esquema), aí a brincadeira vai ficar legal de vez!! :D

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Sun 01 Feb 2015 21:18
by ReinaldoBrisolla
Tbm estou a fim do esquema do PH...

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Sun 01 Feb 2015 21:23
by PH
Nunca entendi essa de não usar o rolo com bike de carbono.... até hoje só usei bikes de carbono com rolo fixo e nunca quebrei nenhuma. O que acontece Marco?

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Sun 01 Feb 2015 21:35
by Marcelo Marino
PH wrote:Nunca entendi essa de não usar o rolo com bike de carbono.... até hoje só usei bikes de carbono com rolo fixo e nunca quebrei nenhuma. O que acontece Marco?

Quebra, hehe. Alguns quadros vem com um aviso que não podem ser usados no rolo fixo. Fiquei sabendo de 1 ou dois casos, deve ser meio raro, mas dependendo do quadro pode acontecer.

No rolo você acaba submetendo o quadro a esforços diferentes da rua. O fato do eixo traseiro estar preso gera uma torção nos stays que na rua não acontece. Não rompe pelo esforço em si, mas por uma fadiga que não estava preparado para isso. Sendo por fadiga depende da frequência que usa.

Re: Review de Jogos por potência.

Posted: Sun 01 Feb 2015 23:03
by elgleidson
Eita, vou ficar ligado nisso. Finalzinho do ano passado fiz muito rolo. Fiquei preocupado com isso agora (a fadiga, que não é perceptível, só quando quebra mesmo)