RODAS!

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Marcelo Marino
Membro

Re: RODAS!

Post by Marcelo Marino »

Zo wrote:
Marcelo Marino wrote:O peso é o mesmo de um Fulcrum R0 por exemplo. A única vantagem seria a aerodinâmica, então?
Preço e talvez a rigidez (me baseando em relatos de pessoas que falam que rodas de perfil alto são super-rígidas)
De perfil alto, mas qual? Zipp, Hed ou china mesmo?

Porque esses cubos "normais" com raios "normais" que as chinas geralmente vem montadas não passam muito a impressão de rigidez.

O preço é verdade, as chinas são mais baratas que uma R0, Kysrium SSL e outras desse nível.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Zo
Membro

Post by Zo »

Marcelo Marino wrote:
Zo wrote:
Marcelo Marino wrote:O peso é o mesmo de um Fulcrum R0 por exemplo. A única vantagem seria a aerodinâmica, então?
Preço e talvez a rigidez (me baseando em relatos de pessoas que falam que rodas de perfil alto são super-rígidas)
De perfil alto, mas qual? Zipp, Hed ou china mesmo?

Porque esses cubos "normais" com raios "normais" que as chinas geralmente vem montadas não passam muito a impressão de rigidez.

O preço é verdade, as chinas são mais baratas que uma R0, Kysrium SSL e outras desse nível.
De chinas mesmo.

Pretendo comprar um par da Yoeleo ou Carbonzone.
kinbold
Membro

Post by kinbold »

Comprei uma Yoeleo com cubos Novatec. Já está em terras tupiniquins.
Image
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

As minas talvez cheguema amanhã ou na sexta... já passaram na mão do fiscal...
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Bom, ontem fiz o 1º teste de campo com as rodas! Não foi "aquele" teste porque sai apenas para girar e fazer uns sprints, era o que tinha para fazer apenas.

-Sobre rigidez, elas aparentaram ser muito rígidas! Testei arrancando em uma subida de uns 4%, depois em uma de 10% e no final do treino fiz 5 sprints seguidos, nenhum sintoma de torção, nenhum raio estalando por enquanto. Pelo menos nas subidas, onde consigo forçar mais, passaram no teste.

-Quanto a rolagem também não vi problemas. Elas giram muito bem, não senti nenhum pulo ou desbalanceamento quando em velocidade alta em descida. Em subida elas aceleram demais! rsrsrs

-A frenagem é diferente do aro de alumínio, tinha que ser. No começo fica um freio mais esponjoso com a sensação que não vai parar. Mas depois a sapata começa a assentar com o aro e a coisa vai melhorando, na dianteira está praticamente igual a de alu. Na traseira, onde uso menos, ainda está meio esponjoso, mas melhorou bastante. Se bem que preciso regular melhor o traseiro, encurtar um pouco mais a ferradura e um outro detalhe, os holders da Clarks que peguei tem aquela inclinação de ataque e isto faz uma diferença pequena na sensação do freio.

** A dica é: em longas descidas, tipo serras, evitar frear continuamente por mais de 5 segundos e esperar de 5 a 8 segundos para frear novamente. Saber dosar melhor a frenagem entre dianteira e traseira (tipo 70%/30%) é importante, para quem já tem este hábito vai ter uma melhor frenagem, visto que a dianteira freia bem mais. Essa recomendação foi dada pela Yoeleo para ter uma longa duração da pista de frenagem. ;)

-Os cubos são muito silenciosos, não gostei não! kkkk Com as Fulcrums é aquele barulhão gostoso, com estes Novatecs eu paro de pedalar e não ouço nada! O modelo do meu é o 482/582, o melhorzinho oferecido.

No mais é isto, pelo que vi da construção, acabamento e desempenho, a princípio as rodas da Yoeleo são bacanas. Assim que eu for testando mais vou atualizando as informações.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

marcoaleite wrote:
** A dica é: em longas descidas, tipo serras, evitar frear continuamente por mais de 5 segundos e esperar de 5 a 8 segundos para frear novamente. Saber dosar melhor a frenagem entre dianteira e traseira (tipo 70%/30%) é importante, para quem já tem este hábito vai ter uma melhor frenagem, visto que a dianteira freia bem mais. Essa recomendação foi dada pela Yoeleo para ter uma longa duração da pista de frenagem. ;)
O que eu tinha visto sobre frenagem em rodas de carbono é que não se deve frear por tanto tempo assim. Você freia e solta bem rapidamente. Se segurar por tanto tempo assim o aro vai esquentar demais, mas o lado bom é que eles esfriam bem rápido também, então não precisaria tanto tempo assim sem frear.

Sobre a distribuição da frenagem, lembre que se você estiver usando freio de pivô simples atrás eles já freiam menos por natureza. Então a força que vai ter que por nos manetes não é esses 70%/30%, é algo mais igual, embora a frenagem continue nos 70%/30%.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

Marino, sabia desse lance do freio de pivô simples não, o duplo tem mais poder de frenagem? É uma diferença significativa?
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

marcoaleite wrote: -A frenagem é diferente do aro de alumínio, tinha que ser. No começo fica um freio mais esponjoso com a sensação que não vai parar. Mas depois a sapata começa a assentar com o aro e a coisa vai melhorando, na dianteira está praticamente igual a de alu. Na traseira, onde uso menos, ainda está meio esponjoso, mas melhorou bastante. Se bem que preciso regular melhor o traseiro, encurtar um pouco mais a ferradura e um outro detalhe, os holders da Clarks que peguei tem aquela inclinação de ataque e isto faz uma diferença pequena na sensação do freio.
ALERTA muitíssimo importante:
No seco as rodas de carbono atuais freiam bem, nao se preocupe.
Tome cuidado nesse início para nao pegar confiança DEMAIS nesses testes no seco, pq no MOLHADO é q tá o problema.
Na primeira vez q andar na chuva, lembre-se de experimentar os freios com frequencia e beliscá-los beeem antes do q faz no seco.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Ah sim, este negócio de molhado é embaçado mesmo com as rodas de alu, tem que sempre ficar beliscando para secar o aro. Esta proporção de frenagem fui eu quem acrescentei Marino, mas varia de situação para situação, aí vai de cada um, o importante é não sobrecarregar só um aro.

Uma coisa que vou testar, pensando aqui na dissipação de calor e construção da roda, é mudar o ângulo da sapata em relação ao aro. Vou deixar a parte de ataque inicial mais para dentro, margeando o fim da banda de freio para o perfil, acho que como ali se tem mais material a dissipação ficará mais efetiva e terá mais massa para receber o calor. A parte mais externa da banda de freio vai ser tocada só quando alicatar para valer e 100% da sapata pegar o aro, eu deixei ao contrário quando montei na terça-feira.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

joaojuliomello wrote:Marino, sabia desse lance do freio de pivô simples não, o duplo tem mais poder de frenagem? É uma diferença significativa?
Da uma diferença boa sim, mas a maioria hoje é duplo pivô.
A Campagnolo que faz o traseiro de pivô simples (tem opção de duplo também). A vantagem do simples seria uma economia de peso e que com ele é mais difícil travar as rodas, por ter um poder de frenagem menor.

Marco, eu tinha visto que essa proporção seria a mais indicada em uma descida cheia de curvas. O freio traseiro seria mais para não sair de traseira e dar uma ajuda na diminuição da velocidade.
Dag Hammarskjöld
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

As minhas chegaram hoje... vou pesar agora a tarde... mas são bem leves devem beirar os 1100g anunciados...

Olha elas aí... Estão laceando os tubulares para colagem...

Image
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Não sei onde vocês postam essas fotos que aqui no trampo não abre! rsrsrs Mas legal hein Clayton! Eu vou acabar mais para frente pegando uma tubular também viu, se a coisa engrenar mesmo eu vendo as Fulcrums e vou para o abraço! rsrsrs

Ah, sobre as sapatas azuis, o fabricante Yoeleo me falou que são de borracha especial para aros de carbono. Por isso que são similares as Reynolds, do jeito que quase tudo é feito na china, não dúvido ser a mesma sapata. Bom, pelo menos eu usei ontem e a pista de freio está intacta.
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

Vamos lá... falando com mais calma das rodas agora....
Não tenho balança de precisão então usei uma meia boca do meu amigo...

Roda Traseira:
Sem blocagem = 620g
Com blocagem = 650g
Com pneu = 940g

Roda Dianteira
Sem blocagem = 470g
Com blocagem = 480g
Com pneu = 770g

Então a princípio o peso é realmente de 1100g para 38mm, cubos Bitex e Raios Sapim CX Ray...
Gastei 1900 dilmas para comprar as rodas com o imposto e frete...
Então está de bom tamanho para o meu nível de pedal...
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Cacetada hein Clayton!! É muito leve, impressionante!! :shock: Quando colocar para rodar conta aí como que foi!
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Rapaz.......
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

ProfClayton wrote:Vamos lá... falando com mais calma das rodas agora....

Roda Traseira:
Sem blocagem = 620g
Com blocagem = 650g
Com pneu = 940g

Roda Dianteira
Sem blocagem = 470g
Com blocagem = 480g
Com pneu = 770g

Então a princípio o peso é realmente de 1100g para 38mm, cubos Bitex e Raios Sapim CX Ray...

quer trocar pelas minhas?
hehehehe
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

Carvalho_BR wrote:
ProfClayton wrote:Vamos lá... falando com mais calma das rodas agora....

Roda Traseira:
Sem blocagem = 620g
Com blocagem = 650g
Com pneu = 940g

Roda Dianteira
Sem blocagem = 470g
Com blocagem = 480g
Com pneu = 770g

quer trocar pelas minhas?
hehehehe
Carvalho você é um FANFARRÃO!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Agora a tarde corri a primeira etapa da Volta Master com as rodas e foi sossegado! A rodas se comportaram muito bem, rodas bem rígidas, sprintei, ataquei, subir forte, desci de ponta cabeça! rsrsrs E foi tudo tranquilo, agora as sapatas assentaram bem e está freando legal a traseira. Fiz aquele esquema e deixei encostando primeiro perto do do perfil e por último perto do pneu. ;)

Só faltou mesmo as pernas apresentarem a mesma performance, ficar este mês de setembro sem correr e depois sem treinar cobraram um preço alto hoje. Mas amanhã tem mais! :D
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Mais um feedback sobre as rodas: ontem elas fizeram um pouco de ciclocross também, aguentaram firme estes 3 dias seguidos de provas, socação sem dó nelas! :)
Gili
Membro

Post by Gili »

marcoaleite wrote: Fiz aquele esquema e deixei encostando primeiro perto do do perfil e por último perto do pneu. ;)
Isso é interessante fazer em qualquer roda/freio?
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Gili wrote:
marcoaleite wrote: Fiz aquele esquema e deixei encostando primeiro perto do do perfil e por último perto do pneu. ;)
Isso é interessante fazer em qualquer roda/freio?
Não, creio que não. Isto que eu fiz foi experimental também, nem sei se implica em alguma coisa viu Bruno. São as "experiências caseiras"! hahahahaha :lol:
Gili
Membro

Post by Gili »

Então eh melhor deixar como está kkkk

Obrigado
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Eu tinha prometido um video sobre as rodas né... Quando recebi eu fiz, mas só agora consegui dar uma upada na net. Não ficou aquela maravilha de vídeo, mas acho que dá para ter uma noção de como são.
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

meninos 450 ta bom num par de rs10 0km?
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Orlando Neto
Membro

Post by Orlando Neto »

Julio, muito bom.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

marcoaleite wrote:Eu tinha prometido um video sobre as rodas né... Quando recebi eu fiz, mas só agora consegui dar uma upada na net. Não ficou aquela maravilha de vídeo, mas acho que dá para ter uma noção de como são.
Perfeito o acabamento hein, tara para comprar uma viu..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

Inaugurei as rodas hoje numa prova em Araçariguama...

O que posso falar é que são muito boas as rodas...
Comprei as de 38mm tubulares... Estão montadas com Continental Giro... montadas com o Cassete pesou 1800g o par prontas para rodar...

E rodam muito bem... Não percebi torções e as rodas embalam bem...
Usei bastante os freios e o tratamento de Basalto na lateral é muito bom... e as sapatas que eles me mandaram são muito boas...

Resumindo rodas aprovadas e prontas para correr o Granfondo de Ubatuba...

Ahhh na corrida hoje fiz 7º lugar...

Fiquei contente...
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

ProfClayton wrote:Inaugurei as rodas hoje numa prova em Araçariguama...

O que posso falar é que são muito boas as rodas...
Comprei as de 38mm tubulares... Estão montadas com Continental Giro... montadas com o Cassete pesou 1800g o par prontas para rodar...

E rodam muito bem... Não percebi torções e as rodas embalam bem...
Usei bastante os freios e o tratamento de Basalto na lateral é muito bom... e as sapatas que eles me mandaram são muito boas...

Resumindo rodas aprovadas e prontas para correr o Granfondo de Ubatuba...

Ahhh na corrida hoje fiz 7º lugar...

Fiquei contente...
inveja branca eu tenho :mrgreen:
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Parabéns pelo sétimo lugar Professor!
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Na contra mão da galera que está partindo para as "di carbono", vi hoje um par de Scirocco 2014, 35mm, 16 raios na frente e 21 atrás e fiquei doido para ver a Orbea com elas... Lindas demais...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Post Reply