Treinamento de Base para Machos

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by Magnus »

elgleidson wrote:Galera, agora que vi que um treinamento mais estruturado realmente surte bons resultados, estou pensando em começar o ano certinho, fazendo uma base e tal. E pra tanto, pretendo começar agora em dezembro mesmo. Porém minhas férias acabaram e aí me surgiu a dúvida: como fazer uma base tendo que trabalhar das 8h às 18h ?

Não sei se estou errado (e se estiver, peço aos colegas que me corrijam), mas o que eu entendo como base inclui fazer muitas horas de endurance, sem se preocupar com velocidade e tal. Só girar mesmo, de 2 a 3hs por pedal no mínimo. Porém eu só poderei fazer isso sábado e/ou domingo. Como vcs fazem? Fazem esses endurance apenas nos fins de semana mesmo? E dias de semana, apenas rolo (2x20, 7x3, e o que mais dê pra fazer em coisa de 1h a 1h30 no rolo) ?
Cara, pelo que tenho visto, não é bem assim de só girar sem se preocupar com a velocidade, acho que tem que se manter em Z2, ou seja, tem que ter um esforçozinho. O problema do rolo é que dificilmente vc vai ficar 2h... acredito que o lance seja sacrificar os finais de semana mesmo. Faz longos no sábado e no domingo e mais uns 3 treinos de 30 ou 40 km no rolo durante a semana...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Não sei se acaba batendo as zonas de potência com a de HR, mas no livro do Coggan ele diz que se você tem problema de tempo, o melhor para endurance é rodar em L3.
Chegando em casa hoje eu posto o texto do livro.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro

Post by Magnus »

ftmonjardim wrote:Não sei se acaba batendo as zonas de potência com a de HR, mas no livro do Coggan ele diz que se você tem problema de tempo, o melhor para endurance é rodar em L3.
Vê isso pra gente, já ajudaria bastante... Será que rola fazer os pedais mais longos em Z2 no final de semana e mais curtos em Z3 durante a semana? Assim ficaria bem mais fácil pra levar esse período de base...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

Magnus wrote:
ftmonjardim wrote:Não sei se acaba batendo as zonas de potência com a de HR, mas no livro do Coggan ele diz que se você tem problema de tempo, o melhor para endurance é rodar em L3.
Vê isso pra gente, já ajudaria bastante... Será que rola fazer os pedais mais longos em Z2 no final de semana e mais curtos em Z3 durante a semana? Assim ficaria bem mais fácil pra levar esse período de base...
Quando eu me referi a girar sem se preocupar com velocidade me referi a rodar em Z2 mesmo. Nada de ataques ou "segurar nos drops" hehehehehe. Fins de semana eu tava fazendo uns longões de 5 hs em Z2, coisa de girar uns 120 km a uns 25 km/h mais ou menos. Só subindo de Z2 em poucas ocasiões como pequenas subidas e tal. No começo era difícil manter o coração em Z2, tinha que ficar me policiando direto, pois o coração sempre beirava a Z2/Z3 (135 bpm). Nos últimos já nem precisava mais fazer isso, pois o coração tava sempre nuns 125, 130 bpm - e com isso eu sentia que tava evoluindo no treino.

Monja, mas ele indica o tempo equivalente em Z3? Porque pelo que li por aí, um treino de endurance deve ser de 2hs pra mais - os meus sempre batem umas 3hs quando resolvo fazer metade do percurso ou umas 5hs quando resolvo fazer o percurso todo. Se for pra rodar 2hs no rolo em Z3 também não rola. Pelo menos pra mim não rola, eu acho chato pra caramba, mesmo colocando alguma etapa de GT ou clássica pra assistir. Por isso faço no rolo só os tiros de 2x20 e 7x3, porque aí dá 1h, 1h10 (incluindo aquecimento e desaquecimento) e já to com o treino feito.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Ele diz de 2.5 a 3 horas.
faço igual você tb
rolo 2x20 e 7x3 e 3 horas na estrada em L3
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Pega agora para fazer trabalhos de cadência, alta e baixa, fazer alguns treinos para fortalecimento e fim de semana roda mais tempo se possível. Um detalhe, não precisa ficar bitolado em rodar sempre em Z2, se pegar subida não tem jeito, sobe mesmo o bpm. Não precisa subir atacando, mas também pode por um passo bom e ir passando elas, pode intercalar subindo em pé e sentado, baixa e alta cadência, etc.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Magnus
Membro

Post by Magnus »

marcoaleite wrote:Pega agora para fazer trabalhos de cadência, alta e baixa, fazer alguns treinos para fortalecimento e fim de semana roda mais tempo se possível. Um detalhe, não precisa ficar bitolado em rodar sempre em Z2, se pegar subida não tem jeito, sobe mesmo o bpm. Não precisa subir atacando, mas também pode por um passo bom e ir passando elas, pode intercalar subindo em pé e sentado, baixa e alta cadência, etc.
Sim, claro. Nas subidas é normal subir um pouco e nas descidas vai lá pra Z1, mas nas partes mais planas eu tento manter Z2 e as médias ficam sempre dentro disso.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

elgleidson wrote:
Magnus wrote:
Quando eu me referi a girar sem se preocupar com velocidade me referi a rodar em Z2 mesmo. Nada de ataques ou "segurar nos drops" hehehehehe. Fins de semana eu tava fazendo uns longões de 5 hs em Z2, coisa de girar uns 120 km a uns 25 km/h mais ou menos. Só subindo de Z2 em poucas ocasiões como pequenas subidas e tal. No começo era difícil manter o coração em Z2, tinha que ficar me policiando direto, pois o coração sempre beirava a Z2/Z3 (135 bpm). Nos últimos já nem precisava mais fazer isso, pois o coração tava sempre nuns 125, 130 bpm - e com isso eu sentia que tava evoluindo no treino.

Monja, mas ele indica o tempo equivalente em Z3? Porque pelo que li por aí, um treino de endurance deve ser de 2hs pra mais - os meus sempre batem umas 3hs quando resolvo fazer metade do percurso ou umas 5hs quando resolvo fazer o percurso todo. Se for pra rodar 2hs no rolo em Z3 também não rola. Pelo menos pra mim não rola, eu acho chato pra caramba, mesmo colocando alguma etapa de GT ou clássica pra assistir. Por isso faço no rolo só os tiros de 2x20 e 7x3, porque aí dá 1h, 1h10 (incluindo aquecimento e desaquecimento) e já to com o treino feito.
Image

:conta1
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Qdo o Coggan diz: "upper range of Level 3" isso não é basicamente o mesmo que SweetSpot?
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

Não, SS é L4 um pouco abaixo do seu FTP. L3 up é quase L4.
--
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Z3 -> 76-90%
Z4 -> 91-105%
SS -> 90-95% (?)
PAF
Membro

Post by PAF »

Image
--
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Thx PAF!
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

O que acontece quando paramos de treinar? http://www.cyclingweekly.co.uk/fitness/ ... ness-22330
NOM
Nome Verdadeiro:: Bruno Santos

Post by NOM »

quero começar a treinar!
nunca fiz treinamento sério, alguém pode me ajudar?
Magnus
Membro

Post by Magnus »

NOM wrote:quero começar a treinar!
nunca fiz treinamento sério, alguém pode me ajudar?
Cara, acho que vc está no lugar certo. Leia esse tópico desde a primeira mensagem, você vai entender bem o que é o trabalho de base e como executá-lo. E a base é o começo de tudo...
NOM

Post by NOM »

Certo Magnus, estive lendo o topico, alguns termos não conheço,
porém penso como poderia aplicar o metodo, pois pedalo de fixa.
li também sobre o aplicativo trainer road, mas é um aplicativo pago né?
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Cara, de fixa fica meio complicado porque vc tem menos opções pra trabalhar o giro. O Trainer Road é pago sim.

Há quanto tempo vc já pedala a fixa? Como é a tua rotina de pedais?
NOM

Post by NOM »

de fixa to a um ano, antes pedalava com uma caloi 10 e com a schwin do meu pai. pedalo todos os dias pois vou e volto do trabalho, ja fiz uma viagem de bike com a fixa, fui de sao bernardo do campo ate sumare, cidade dps de campinas, estA viagem foi agora no meio do ano. comprei um rolo de um amigo e quero me empenhar nos treinos
PAF
Membro

Post by PAF »

Faaaaallaaaaa Galera!

Dezembro está chegando à sua metade e daqui à dez dias todo mundo vai encher o bucho com as comidas de Natal e Ano Novo.
:jan1

Também é hora de fechar as contas, reprisar 2014 e fazer os planos para 2015. Para mim, minha base esse ano não vingou, tudo que planejei saiu errado e se não evoluí, ao menos não regredi. Então, está na hora de começar tudo novamente.
:merckx3

Achei esse excelente artigo na net. Vale a pena ler.

Grande abraço.
--
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

dezembro pra mim será perdido, agora tenho feito 2x20 no rolo , umas 2 x por semana, abaixo do ftp, será que ajuda em pelo menos não retroceder tanto com um mês parado?
Gili
Membro

Post by Gili »

Encerrei as atividades esse ano pra curar as lesões. Janeiro começo.uma.base decente e tentar fazer 2015 inteiro sem problemas e com regularidade boa de treinos semanais.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

2014 foi totalmente averso do que planejei.
Dezembro estou de férias, a bike está dentro de uma caixa dos correios, as rodas encostadas na parede e estou em clima de despedida da Meredith, em breve Serena vai esta pronta para o início das atividades, em janeiro.
PAF
Membro

Post by PAF »

Monja,

Nessa nossa idade, ficar paradão mesmo por uns 2 meses vai lhe custar cerca de 10% no seu FTP. Pelo menos é isso que eu observo em mim.

P.
--
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

PAF wrote:Monja,

Nessa nossa idade, ficar paradão mesmo por uns 2 meses vai lhe custar cerca de 10% no seu FTP. Pelo menos é isso que eu observo em mim.

P.
:lance3 :lance3 :lance3 :lance3

Vou pelo menos fazer umas 2 vezes 2x20 na semana esse final de ano para não perder tanto!
raulfragoso
Membro
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso

Post by raulfragoso »

Já eu estou parado há 1 semana por causa do trabalho, e pra ajudar estou com suspeita de dengue desde sexta-feira (febre, dores no corpo, náusea, vômito, cansaço).
Nessas horas vem a pergunta: porque diabos o vizinho gordo escroto (por natureza) e sedentário (por opção) não pega dengue ?!? :merckx3
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
PAF
Membro

Post by PAF »

Isso é pecado.
--
Image
raulfragoso
Membro

Post by raulfragoso »

É pecado ainda que a suspeita de foco de dengue vem da casa dele ? :lance3

Image
raulfragoso
Membro

Post by raulfragoso »

Pelo menos foi comigo, minha esposa está grávida de 7 meses, poderia ser pior.

Image
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Eu to seguindo as dicas e to fazendo endurance/tempo nos fins de semana e vou recomeçar os 2x20 e 7x3 no rolo esta semana. Pretendo ficar nisso até passar as festas de fim de ano. Aí depois acrescento uns treinos de força (big gear) e toco assim até início de fevereiro, quando pretendo incluir uns treinos mais específicos de subida, pois no comecinho de março tem Desafio da Serra do Rio do Rastro. :conta1

Este fim de semana consegui fazer um longão ontem (pouco mais de 4hs de treino) em endurance e tempo e hoje ia fazer isso de novo, mas mais longo, pois já queria aproveitar pra completar o desafio do Strava. Mas aí tive que abandonar o treino na metade, pois não aguenta mais o desconforto na virilha. :jens2 Foi aí que eu lembrei o porque eu não uso gilete pra depilar e sim a máquina zero. Fica pipocando tudo, tipo meio que querendo encravar, sei lá. Nunca mais faço isso novamete :lance3
Post Reply