Rice cake

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Orlando Neto
Membro

Re: Rice cake

Post by Orlando Neto »

Sucesso o bolinho!
Fiz um pedal de 130km comi um na metade do pedal e meio bolinho + uma bananinha nos 100km.
O pessoal que provou disse que gostou.
Acho que essa xícara de aveia não chega a trazer transtornos na hidratação pois hoje tava bem quente e tomei água normalmente, não senti sede nem mais nem menos.
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Pedalei 15 dias seguidos, 1400km, SÓ a base de rice cake.
Não usei suplemento nenhum e quase não comia outra coisa, além de uma coca e uns docinhos mineiros.

A diferença é que eu sou bem mais generoso nesse açúcar aí.

Cozinho 500g de arroz com suco de maça (água + 3 maçãs) e uma garrafa de leite de coco, um pacote inteiro de açúcar mascavo e damasco. E ainda acho que cabe mais açúcar viu?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Cara, não tem sentido por tanto açúcar assim. A sacarose da picos de insulina e isso não é bom. Deem preferência por frutas.

Não coloquem muita gordura, porque isso atrapalha a absorvição dos carboidratos e tomem cuidado com o excesso de fibras, aveia e o suco de maçã tem que ser coado em peneira bem fina (pano de preferência).
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Bem, diria que eu já experimentei exaustivamente. E so far so good.
E a quantidade de açúcar quem passou foi a Hanna Grant, que cozinha pra Tinkoff. Ela inclusive fala que quando fizer e estiver quente, tem que ficar MUITO doce.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

O que me quebrou em todas as receitas que testei foi a consistencia. Já havia feito duas levas com o uso do forno no final, mas ai ficava seco porem "esfarelava" o arroz.
Ainda to buscado a conssitencia certa, pois no final das constas isso precisa ficar no bolso da camisa, e tem que ser capaz de retirar do bolso, abrir o pacote e conseguir comer sem precisar parar a bike.

Rolou uma receita bom cream cheese por ai, pra mim foi a pior, a menos consistente de longe. Testei com glucose de milho (Caro), ficou bem mais consistente mas o gosto nao ficou bom.

Outra coisa, papel alumínio que temos normalmente nao presta pra isso. Alguem sabe o nome daquele papel q é aluminio por fora mas branco por dentro? Parece ser o ideal esse.
Image
PH
Membro

Post by PH »

Bom aparentemente é papel alumínio, Reynolds non stick wrap:

https://www.youtube.com/watch?v=QjZ9Xjmo7pQ" target="_blank

Sera que existe algo parecido no Brasil?
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Paulo, já tentou com Nutella? O meu deu certo logo na primeira vez que fiz. Uma colher para cada 100g de arroz mais ou menos e eu não coloquei nada líquido.

Segundo a senhora minha mãe esse papel se chama papel laminado. Fazendo uma busca rápida encontrei esse aqui:
http://www.89embalagens.com.br/busca/0/papel-laminado/" target="_blank

Mas o bom seria ver de perto mesmo para ter certeza, tem que procurar alguma loja de embalagens.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
PH
Membro

Post by PH »

Olha parece ser esse mesmo, vou procurar pro aqui, valeu!
Image
DeniseDognini
Membro
Nome Verdadeiro:: Denise

Post by DeniseDognini »

Papel laminado para fins culinários eu nunca vi aqui no BRasil.

Eu sugiro este: http://www.assamaisleve.com.br/

É um papel-manteiga, bom para assar e embrulhar.

Se não encontrar, qualquer papel-manteiga para fins culinários funciona bem.
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Boas notícias. Consegui a consistência ideal, macio, unido como um bolo para comer pedalando sem fazer cagada e não ficou seco a ponto de precisar comer acompanhado de líquidos. Ficou com gosto suave de banana, praticamente uma base neutra para se colocar granola, passas ou outras coisas da preferência do freguês. Segue o how to:

Ingredientes:
- 2 copos de água;
- 1 maçã;
- 1 xícara de arroz arbóreo;
- 200 ml de leite de coco;
- sal;
- 4 bananas médias;
- canela;
- 4 colheres de sopa de açúcar;
- clara de 2 ovos (dica da Denise);

1) Bata a maçã com a água no liquidificador;

2) Ponha numa panela o arroz, o leite de coco, o suco de maçã e sal a gosto. Cozinhe em fogo médio até virar uma massa homogênea:
Image

3) Amasse as bananas, misture ao arroz e coloque uma pitada de canela, não desligue o fogo e mexa o tempo todo para não grudar no fundo da panela;
Image

4) Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo até virar uma calda caramelizada;
Image

5) Vire a calda de açúcar no arroz e continue cozinhando e mexendo;
Image

6) Em seguida coloque as claras e continue mexendo até cozinhar a clara de forma homogênea na massa;
Image

7) Desligue o fogo e coloque o seu ingrediente preferido, como granola, passas, frutas secas etc... eu fiz sem nada para sentir o gosto puro da coisa. Vire tudo num pote deixe esfriar;
Image

8) Depois de frio, tire da forma e leve ao congelador para transformar num bloco;
Image

9) Corte;
Image

10) Agora é só embalar;
Image

Deixei um para fora e comi depois que descongelou. Consistência e gosto aprovados!

Edit: Fiz um vídeo para mostrar a consistência:
phpBB [media]
Last edited by Magnus on Fri 27 Jun 2014 16:22, edited 1 time in total.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Orlando Neto
Membro

Post by Orlando Neto »

A dica da clara foi muito boa mesmo, vou tentar na próxima vez. Ficou parecido com os meus, valeu!
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Orlando, acho que o açúcar em calda também ajudou muito. Faça uma experiência rápida com uma colher de chá de açúcar e tente tirar da panela depois que esfriar. O negócio gruda que é um absurdo.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Orlando Neto
Membro

Post by Orlando Neto »

Exato, fica difícil mesmo mas nessa etapa eu coloco as bananas junto com a açúcar, elas liberam um pouco de água e facilita um pouco.
DeniseDognini
Membro

Post by DeniseDognini »

Magnus

Deve ter ficado show, especialmente com o caramelo. A ideia da clara de ovo eu tirei daqueles bolinhos de arroz salgados que a mãe faz com a sobra, sabe?

Agora, me acorre mais uma opção: depois de tudo cozido, incorporar as claras e o caramelo e, em vez de cozinhar mais, colocar em uma assadeira e levar ao forno. Talvez não precise congelar para endurecer...
PH
Membro

Post by PH »

Muitas dicas boas, vou tentar mais uma leva no final de semana. Consegui comprar o papel que a Denise comentou, é um papel parecido com manteiga mas que diz bem grande na caixa "Não é papel Manteiga" rss. Um dos usos indicado é para congelar inclusive, entao acho que vai dar certo.
Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Denise, o anterior eu levei ao forno. Ficou bom também, mas ficou meio seco, esse ficou com a umidade perfeita. Quando eu coloquei no congelador ele já estava com a consistência boa , mas como fiz muito eu já ia congelar mesmo, congelei antes de cortar para ficar mais prático.
DeniseDognini
Membro

Post by DeniseDognini »

Magnus, foi fácil cortar congelado?
Magnus
Membro

Post by Magnus »

DeniseDognini wrote:Magnus, foi fácil cortar congelado?
Sim, cortei na pressão. Usei uma faca boa, posicionei e fiz força para baixo, cortou com facilidade sim. Mas nem precisa esperar congelar, a consistência ficou boa, dá para cortar assim que ficar mais durinho.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Fiz um vídeo para mostrar a consistência. Coloquei junto da receita acima para ficar tudo num lugar só.
heringer
Membro

Post by heringer »

phpBB [media]

Papito vai gostar dessa receita
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

Caramba, bolinho de bacon???
A única coisa em comum é o arroz de sushi, hehehe!
Image
PH
Membro

Post by PH »

O cara nao consegue comer isso pedalando a bike, coitado de quem vier atrás, vai ficar salpicado de arroz e bacon...
Image
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Navegando no youtube me deparei com essa receita:

phpBB [media]

Deve ficar bom pacas...
Orlando Neto
Membro

Post by Orlando Neto »

Nossa, esse com bacon deve ficar violento mesmo, valeu!
heringer
Membro

Post by heringer »

Imageiz minha versao hj a noite, esta no freezer. O gosto ficou bem bom quente. Usei a receita do Magnus mas usei duas macas e 3 bananas. De complemento coloquei um pouco de aveia e um pouco de uva passas.
acho que da proxima vez vou colocar menos maca e banana porque achei que a proporcao de arroz deveria ser maior.
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
heringer
Membro

Post by heringer »

Image Embalei individualmente, tireo o ar com uma bombinha de cozinha e congelei.
Orlando Neto
Membro

Post by Orlando Neto »

Ficou profissional hein Heringer, valeu!
Magnus
Membro

Post by Magnus »

heringer wrote:[ Imagem ]iz minha versao hj a noite, esta no freezer. O gosto ficou bem bom quente. Usei a receita do Magnus mas usei duas macas e 3 bananas. De complemento coloquei um pouco de aveia e um pouco de uva passas.
acho que da proxima vez vou colocar menos maca e banana porque achei que a proporcao de arroz deveria ser maior.
Eu tive essa dúvida da proporção fruta/arroz também, mas o meu rendeu 12 bolinhos, ou seja, 1/3 de banana por bolinho. Levando dois bolinhos para o pedal não vou comer nem uma banana inteira. Visualmente me pareceu que as 4 bananas amassadas tinham um volume menor que o arroz cozido, sem falar que a banana e a maça também possuem carboidratos:

carboidratos para cada 100g, segundo o google:
Arroz = 28g;
Banana = 23g;
Maçã = 14g.

Eu acredito que a proporção esteja boa, mas alguém que manje mais de nutrição pode dar uma explicada sobre a melhor proporção...
Magnus
Membro

Post by Magnus »

heringer wrote:[ Imagem ] Embalei individualmente, tireo o ar com uma bombinha de cozinha e congelei.
:conta1
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

só um bizú sobre essas proporçoes de carboidratos: quantidade não é qualidade!

o arroz tem muita amilopectina, o que é ótimo. já a banana, tem muito açucar e muito amido resistente, que a gente não digere mas as bactérias do intestino sim - em resumo, ou a banana tá madurinha e cheia de açucar ou vc vai ter gases pra caramba...
Image
Post Reply