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Re: O tópico dos tubulares

Posted: Thu 05 Jun 2014 01:18
by Magnus
tbortolotto wrote:
Magnus wrote:Esse lance de ganho com aerodinâmica para mim fica elas por elas devido ao peso a mais. Uma diferença de 5% no peso de um pneu é muito pouco mesmo, mas duvido que o ganho aerodinâmico do 25 mm seja superior a isso... Vou procurar saber mais sobre isso...

De qualquer forma, pelo conforto valeria a pena. De qualquer forma, os tubulares já são por natureza mais confortáveis.
Magnus, o ganho aerodinâmico que eu disse se refere ao aro do roda mais largo (25 mm) e não do pneu mais largo (25 mm). Um aro mais largo acomoda o pneu de forma de "U" com o piso, mas com o aro mais estreito o pneu fica no formato de "bulbo de lâmpada" (que é mais esguio, mas se mostrou menos aerodinâmico!). Pra nós mortais isso deve ser realmente pouco relevante, mas num ITT de ProTour....
O que eu tinha lido sobre o formato em U era em relação a aerodinâmica mesmo, aconteceria com o pneu 25 mm cortando o vento em forma de U. O pneu 23 mm, mesmo num aro mais largo, preservaria o formato em V. Mas é como eu disse, vou me aprofundar mais no assunto, eu li superficialmente e realmente não lembro se foi isso mesmo. De qualquer forma, a roda sendo também mais larga aumentaria ainda mais o peso e realmente não sei se o ganho aerodinâmico compensaria isso...

Mas pelo conforto, concordo. Acho, inclusive, que estando mais confortável o rendimento melhore muito. Chegar num sprint menos "quebrado" depois de quase duzentos km deve fazer uma diferença significativa.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Thu 05 Jun 2014 12:07
by Tiger
Eu tinha postado sobre as rodas no tópico das rodas, mas já que o assunto desenvolveu por aqui, vamos lá.

Sobre os pneus 25mm, foi comentado o que imaginava, então, vou dar mais um pesquisada para fazer meus obamas valerem um pouquinho a mais e vou partir para eles.

Sobre rodas, estive olhando essas com perfil mais largo, e a impressão que tenho é que isso é voltado apenas para rodas com razão aerodinâmicas (geralmente com 38mm de altura ou mais). Não é o meu caso, no momento quero apenas umas rodas leves para escaladas e talvez algumas provas de circuito. O objetivo é ter rodas bacaninhas e testar essa "parada" de tubular. Se gostar, mais para frente (talvez no próx. ano) eu montaria rodas de perfil alto (e talvez perfil largo, pesquisarei sobre mais sobre o assunto) tubulares, se eu não gostar dos tubulares, ou tiver muitos problemas, minhas rodas de perfil alto serão clincher. Meu planejamento a longo prazo seria:

1 - montar esse kit rodas/pneus SL tubulares (nos próximos meses)
2 - montar uma chinezinha sub 7 utilizando essas rodas (ano que vem, tenho que dar os passos conforme a perna alcança, kkk)
3 - comprar um par de rodas de perfil alto leves, penso em 50/60mm (mas isso, mais para o final do próximo ano, até lá teria ideia do que me atende melhor, tubular ou clincher).

Sou relativamente leve (68kg para 1,83m), nunca tive problemas com peças com limite rígido de peso do ciclista, muito pelo contrário, no mtb uso várias peças chinezas com restrição, e meus dentes permanecem em bom estado. Então não tenho medo de arriscar nas rodas SL. Essas rodas tem largura de 20,5mm, mas como não há objetivo aerodinâmico, não vejo problemas.

Estou falando merda? Alguém "desrecomenda"?

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Thu 05 Jun 2014 14:03
by marcoaleite
Acho que você poderia unir melhor dos dois mundos: ao invés de uma roda super baixa, já que pretende montar com tubular eu iria em uma roda de 38 mm de perfil. Vai ser uma roda muito boa para escalar (creio que não perca quase nada para a perfil baixo) e o fato de ser tubular vai ser muito próxima de 1.100 a 1.200 gr. Além disto vai te proporcionar uma condição para andar nos circuitos também.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Thu 05 Jun 2014 14:22
by Magnus
Não acho que vc esteja falando merda não. Você quer ter duas rodas específicas, mas acho que a solução do Marco pode ser uma boa, vai te economizar uns bons trocados e vc vai perder muito pouco rendimento, tanto escalando, quanto mantendo o passo ou fazendo um TT...

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Thu 05 Jun 2014 15:29
by ProfClayton
Eu recomendo fortemente as 38mm... Tenho um par que pronta para rodar fica com 1550g... Minhas clinchers de treino pesam 2600g...

Eu pegaria as 38mm

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 06 Jun 2014 02:05
by FIDA
Eu tbem tenho um parzinho de tubulares 38 mm, pesam 1170gr na balança, são otimas rodas tanto para subir como andar nos planos.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 06 Jun 2014 14:25
by marcoaleite
Já que estávamos discutindo rodas tubulares e perfis largos, olhem o peso deste par com 25 mm de largura:

http://www.yoeleobike.com/u-shape-super ... -38mm.html" target="_blank

Esta é uma aposta futura, mas eu ainda fico com o mix 38/50. ;) Quem sabe uma 25 mm na frente e uma 23 mm atrás? Assunto para pesquisar.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 06 Jun 2014 17:00
by ftmonjardim
Image

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 06 Jun 2014 17:46
by Tiger
ftmonjardim wrote:[ Imagem ]
Medo!!!! Mas agora (parte da) a m... já está feita. Pneus encomendados.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 06 Jun 2014 18:05
by Tiger
Fico pensando, já que estou indo para rodas tubulares pelo peso, se é pra enfiar o pé na jaca, que seja com gosto! Rodas de perfil baixo SL, mas a razão manda ir de 38mm.

Acho que irei de 38mm mesmo, em vez de rodas beeeeeem leves, terei rodas bem leves e relativamente aerodinâmicas. Provavelmente nem perceberia essas 100g de diferença mesmo, e realmente as 38mm são muito mais versáteis, se depois de tudo eu quiser algo mais aero ainda, posso comprar apenas uma roda traseira de 56 ou 60mm, deve ficar uma combinação muito legal.

Mas se eu for de 38mm, provavelmente irei de rodas estreitas mesmo, essas mais largas além de serem mais caras, são mais pesadas. Bom, ainda tenho tempo pra decidir isso, por enquanto encomendei os pneus (Corsa CX 25mm).

O mix 38/50 do Marco também é legal, mas acresce mais peso ainda, daí vira mais perfil aero ainda, e torna-se interessante rodas mais largas (mais peso ainda), acho vou deixar isso pra frente.

Dúvidas:
Se eu for de rodas 38mm precisarei usar extensores de válvula, certo? Posso comprar extensores maiores no caso de usar futuramente um perfil maior ainda, ou devo comprar extensores curtos? Há alguma questão além da estética do "bicão"? Algum modelo específico?

Posso usar aquela cola que uso pra fica cheirando, digo cola de sapateiro, ou corro risco ver o pneu por ângulo diferente como o tio da foto? Há ainda aquelas fitas próprias para tubulares, me parecem facilitar o alinhamento do pneu no aro. O que será mais seguro, cola ou fita?

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 06 Jun 2014 20:59
by FIDA
Tiger wrote: Dúvidas:
Se eu for de rodas 38mm precisarei usar extensores de válvula, certo? Posso comprar extensores maiores no caso de usar futuramente um perfil maior ainda, ou devo comprar extensores curtos? Há alguma questão além da estética do "bicão"? Algum modelo específico?

Posso usar aquela cola que uso pra fica cheirando, digo cola de sapateiro, ou corro risco ver o pneu por ângulo diferente como o tio da foto? Há ainda aquelas fitas próprias para tubulares, me parecem facilitar o alinhamento do pneu no aro. O que será mais seguro, cola ou fita?
Sim, vai precisar de extensores. Como você comprou pneus Vittoria, tem extensores especificos para eles, da uma pesquisada.

Eu uso cola de sapateiro normal, (adesivo de contato da amazonas). As fitas para tubular são piores porque perdem alguns watts, que é exatamente o que você não quer quando anda de tubulares. :twisted:

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Sat 07 Jun 2014 14:58
by marcoaleite
Eu compraria cola específica para tubulares. Já que está gastando, pede de fora que é bem mais em conta. Para carbono diz ter uma cola própria, aí já sai da minha alçada de conhecimento se tem diferença ou não da normal.

Acho que a 38 mm vai lhe atender bem. A diferença de peso é mínima como notou e vai ter uma roda pau para toda obra!

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Sun 08 Jun 2014 16:50
by FIDA
marcoaleite wrote:Eu compraria cola específica para tubulares. Já que está gastando, pede de fora que é bem mais em conta. Para carbono diz ter uma cola própria, aí já sai da minha alçada de conhecimento se tem diferença ou não da normal.

Acho que a 38 mm vai lhe atender bem. A diferença de peso é mínima como notou e vai ter uma roda pau para toda obra!
As lojas de fora não enviam cola para o Brasil... ponha no checkout para ver... Já usei a cola especifica para carbono, e é a mesma coisa que a cola de sapateiro normal...

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Sun 08 Jun 2014 18:24
by ftmonjardim
FIDA wrote:
marcoaleite wrote:Eu compraria cola específica para tubulares. Já que está gastando, pede de fora que é bem mais em conta. Para carbono diz ter uma cola própria, aí já sai da minha alçada de conhecimento se tem diferença ou não da normal.

Acho que a 38 mm vai lhe atender bem. A diferença de peso é mínima como notou e vai ter uma roda pau para toda obra!
As lojas de fora não enviam cola para o Brasil... ponha no checkout para ver... Já usei a cola especifica para carbono, e é a mesma coisa que a cola de sapateiro normal...
Infelizmente não mesmo FIDA, nem lubrificantes também, porém dá para tentar pelo Ebay..

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Sun 08 Jun 2014 20:03
by Wanderson Mata
Vou te falar

Ontem fui na oficina da Barcellos, e eles estavam revisando bikes para a 4º etapa da copa Rio de Janeiro.
Achei absurdo a diferença de peso da Zipp 202 tubular para a Zipp clincher.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Sun 08 Jun 2014 22:45
by PAF
Vamos aos pesadelos!!!!

Meu dianteiro furou semana passada e já tive experiência de tentar consertar e também de por o selante. Dessa vez decidí ir apenas de selante, só que muito pouco e virando o pneu para o lado do furo. Calibrei com 200 psi e o negócio jorrava. Paciência! Fui lá, descolei o pneu todo, coloquei mais uma pequena carga e calibrei a 200 psi novamente. parou. Agora está alí, esperando curar e eu acho que o negócio vai fungar!

:vino1

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Mon 09 Jun 2014 08:58
by marcoaleite
PAF, está aí uma coisa que quero evitar fazer se migrar para tubular no futuro: treinar com a roda! Isto foi um fator que me limitou na primeira compra, como eu pretendia usar a roda atual em alguns treinos acabei optando pelo formato clincher. Em um treino com a equipe levei um cravo de aço e foi-se uma câmara SPZ light weight, se fosse um tubular acho que estaria pistola até hoje! kkkkk

Mas estou pensando seriamente em ano que vem colocar um par de tubular exclusivo para correr. Vamos ver como vai ser, mas pretendo ver se monto uma roda de 25 mm na frente e 23 mm atrás, vou dar uma pesquisada neste tempo e se bobear vou de pneu 25 mm! Mais para frente coloco tudo na balança! :vino1

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Mon 09 Jun 2014 09:20
by PAF
Marco,

Quem tá na chuva é pra se molhar, né? Dá dó deixar aquela roda pendurada na parede para usar uma vez ou outra (aqui em Recife as corridas que dá para eu ir são poucas). Eu resolví desencanar quando ano passado eu furei um tubular 4 vezes em quatro pedais. Esse furo eu meio que esperava, porque batí numa pedra no acostamento. O estranho seria não furar. Ontem parece que o selante finalmente funcionou. A ver.

Outra coisa que é muito importante ter quando comprar os seus tubulares é a extensão de válvula. Com o tempo, as válvulas começam a empenar (muita pressão) e fica difícil esvaziar ou encher o pneu. Tenha sempre os bicos e as extensões de reserva. Elas dão problema sem aviso e um dia você pode ficar na mão.

P.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Mon 09 Jun 2014 14:10
by Enkidu
Eu estou com tubulares há 3 anos e não volto pros clincher. Dá mais trabalho, sem dúvida, mas é parte da viagem. O lance de voce colar, costurar etc. te proporciona uma verdadeira "comunhão" com a bicicleta.

O que mais gosto neles é a redução de peso, a rolagem mais macia e aquele chiado oco. Dá a impressão que vc ta andando sobre duas bexigas. E também o fato de eles furarem menos. E se furar, é só ter uma bisnaga de selante apropriado.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Thu 12 Jun 2014 23:47
by PAF
Meu selaste não selou nada! Deixei repousando com o furo para baixo por dois dias, média pressão e quando sequei e pus 200 psi, um abraço. vazou de novo. Estou começando a viagem de cortar, descosturar, etc. Não comecei muito bem, pois já rasguei a fita que protege a costura.

P.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 13 Jun 2014 12:49
by Enkidu
PAF wrote:Meu selaste não selou nada! Deixei repousando com o furo para baixo por dois dias, média pressão e quando sequei e pus 200 psi, um abraço. vazou de novo. Estou começando a viagem de cortar, descosturar, etc. Não comecei muito bem, pois já rasguei a fita que protege a costura.

P.
Oi PAF, qual pneu/selante vc ta usando (consertando)?

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 13 Jun 2014 14:52
by PAF
Enkidu, o pneu é um Vittoria Corsa CX. O selante era um tal de Jack, amarelo. Uma bosta!

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 13 Jun 2014 16:54
by marcoaleite
Esse Jack nunca ouvi falar!

Eu partiria para o Continental ou o próprio da Vittoria, na dúvida apostaria na tradição. Vamos ver, se der certo no próximo mês pretendo comprar um par de tubulares para já entrar no clima! :D

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 13 Jun 2014 22:22
by Wanderson Mata
No final do ano, com a minha entrada no lado negro campy, talvez parta para tubular.
PÔ, deve dar uma melhora significativa rodar com mais de 150psi para que está na faixa dos 87kg, e que não tem como baixar mais este peso!!!!!!!!!!!

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Sat 14 Jun 2014 15:03
by samuelgouvea
PAF,

essas fitas coladas junto com a cola do pneu são casca grosa mesmo.

pra limpar outras coisas com cola de sapateiro aqui eu usei um solvente para cola de contato da amazonas, é uma latinha verde e retangular, ela dissolve bem a cola e permite um serviço bem mais limpo...
esse solvente é o mesmo solvente da cola, não creio que ele ataque nenhum material não.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Mon 30 Jun 2014 23:56
by PAF
Atualizando a situação: Eu tenho 2 Corsa CX 700x23 que vieram com minha bike e no primeiro mês de uso eu furei 4 vezes o traseiro e mês passado o dianteiro. O traseiro foi recosturado umas dias vezes. O dianteiro, eu partí direto para um selante Joe's (uma bosta amarela que só deve servir para implementos agrícolas).

O Joe's espirrou como jato quando eu bombei a mais de 150 psi. Aí fui tentar abri o pneu e rasguei a fita. Antes de de descosturar eu decidí dar mais uma chance aos selantes. Comprei o Effeto Mariposa Express numa bicicletaria aqui perto (só tinha esse que eu achei minimamente decente). Sexta-feira foi uma comédia! Fiquei todo branco e cheio de latex nos meus pelos, mas parece que a coisa funcionou quando eu deixei o pneu dormindo com o furo para baixo. Hoje eu o enchí com 180 psi e o negócio finfou.

Tô com as esperanças renovadas. A ver...

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Tue 01 Jul 2014 08:35
by marcoaleite
Esse Mariposa aí nunca ouvi falar! kkkkkk Se funcionou, estã bom!

Isso é algo que eu tenho muita curiosidade de testar. O Klhada está testando usando em câmaras normais e parece que está tendo bons resultados com furos pequenos, se der certo de eu migrar para tubulares vou tentar nas marcas mais tradicionais como Continental ou Vittoria. Só espero não me arrepender!

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Tue 01 Jul 2014 11:25
by PH
PAF wrote:Atualizando a situação: Eu tenho 2 Corsa CX 700x23 que vieram com minha bike e no primeiro mês de uso eu furei 4 vezes o traseiro e mês passado o dianteiro. O traseiro foi recosturado umas dias vezes. O dianteiro, eu partí direto para um selante Joe's (uma bosta amarela que só deve servir para implementos agrícolas).

O Joe's espirrou como jato quando eu bombei a mais de 150 psi. Aí fui tentar abri o pneu e rasguei a fita. Antes de de descosturar eu decidí dar mais uma chance aos selantes. Comprei o Effeto Mariposa Express numa bicicletaria aqui perto (só tinha esse que eu achei minimamente decente). Sexta-feira foi uma comédia! Fiquei todo branco e cheio de latex nos meus pelos, mas parece que a coisa funcionou quando eu deixei o pneu dormindo com o furo para baixo. Hoje eu o enchí com 180 psi e o negócio finfou.

Tô com as esperanças renovadas. A ver...
Quanto voce ta pesando? So vejo voce falando 200 psi, 180 psi, 150 psi, isso é coisa pra caramba pra um pneu 23mm!

Meus ultimos tubulares 23mm não passavam de 110 psi, isso num dia de estrada boa e seca...

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Tue 01 Jul 2014 17:28
by ProfClayton
Uma dica eu uso tubulares faz uns 7 anos e o melhor selante que eu já usei foi o TUFO EXTREME.... procura por ele que é muito bom...
E uso um No Tubes também, mas esse eu uso primeiro para saber se dá para tapar o furo e se não der eu coloco o TUFO...

PS - tenho o tufo nas rodas de corrida faz 3 meses e sofreu um furo que eu sei...

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Tue 01 Jul 2014 23:22
by tbortolotto
marcoaleite wrote:Esse Mariposa aí nunca ouvi falar! kkkkkk Se funcionou, estã bom!

Isso é algo que eu tenho muita curiosidade de testar. O Klhada está testando usando em câmaras normais e parece que está tendo bons resultados com furos pequenos, se der certo de eu migrar para tubulares vou tentar nas marcas mais tradicionais como Continental ou Vittoria. Só espero não me arrepender!
Eu lembro que fiz um tópico a mto tempo atrás sobre uma experiência parecida, mas na época eu usei selante de MTB (Stan NoTubes) e ficou uma bosta! Acho que se usar um selante pra tubular (que aguenta alta pressão) deve funcionar sim.